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Simulado IF-PB de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado IF-PB de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO IF-PB DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso IF-PB.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da IF-PB que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores IF-PB, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado IF-PB de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso IF-PB.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso IF-PB. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO IF-PB
Para realizar o simulado IF-PB você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado IF-PB você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para IF-PB é aqui!


#142118
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Concurso
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(1,0) 1 - 

Carlos é bacharel em Engenharia Ambiental e possui mestrado em Ciências Biológicas e pretende trabalhar como consultor para fazer licenciamentos ambientais. A empresa recém fundada Arbor Ltda pretende realizar o plantio de eucalípto para fabricação de papel, celulose e pasta mecânica e, desta forma, solicitou o licenciamento ambiental no órgão ambiental. Analisando as pessoas física e jurídica presentes nessas situações hipotéticas, assinale a opção correta a respeito do Cadastro Técnico Federal (“CTF”), previsto na Política Nacional de Meio Ambiente - Lei n.º 6.938/1981.

    • a) Carlos não precisa possuir cadastro no CTF se a empresa for cadastrada.
    • b) Apenas Carlos deverá ter o CTF, pois não é exigido o cadastro da empresa.
    • c) Carlos e a empresa devem ter CTFs das respectivas atividades que irão executar.
    • d) Apenas a empresa deverá ter o CTF, pois o profissional já possui registro no CREA.
    #142119
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    (1,0) 2 - 

    A Lei 6938/1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, enuncia em seu art. 1º que referida Lei, com fundamento nos incisos VI e VII do art. 23 e no art. 235 da Constituição Federal, estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, constitui o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e institui o Cadastro de Defesa Ambiental. No que concerne, especificamente, ao que está disposto nesse artigo 23 da CF/88, é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios

    • a) preservar as florestas, a fauna e a flora.
    • b) proteger as áreas ameaçadas de degradação.
    • c) proteger os ecossistemas, com a preservação de áreas representativas.
    • d) controlar o zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras.
    #142120
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    (1,0) 3 - 

    Adriano está muito interessado em comprar uma moto, mas como tem pouco dinheiro resolveu participar de um leilão de motos, mesmo sabendo que existe outro interessado. Pelas regras da administradora de leilões, quem der o lance mais alto, acima de R$ 5.000,00, ganha. Supondo que o lance do seu adversário seja uma variável aleatória, uniformemente distribuída entre R$ 5.000,00 e R$ 7.500,00. Qual a probabilidade de Adriano vencer, se der um lance de R$ 6.000?

    • a) 10%
    • b) 20%
    • c) 30%
    • d) 40%
    #142121
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    (1,0) 4 - 

    Daniel sempre pega o mesmo trem para ir ao colégio, pois somente um trem lhe serve para não chegar atrasado. Ele sempre passa pela estação, de manhã, em qualquer momento, entre 6 horas e 6 horas e 30 minutos. Um dia, Daniel se atrasou e chegou a estação às 6 horas e 24 minutos. Qual a probabilidade de que ele ainda consiga pegar o trem?

    • a) 16,7%
    • b) 20,0%
    • c) 9,6%
    • d) 49,0%
    #142122
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    (1,0) 5 - 

    O processo de comunicação organizacional é um meio de troca de informação onde deve ser privilegiado o processo de mãodupla, uma vez que a comunicação obrigatoriamente supõe retorno. Por isso que os líderes organizacionais precisam dominar as formas diferentes de comunicação, como, a interpessoal, a comunicação por meio de redes e entre equipes, a comunicação empresarial e a eletrônica. Ramos (2007) diz que o fluxo da comunicação é influenciado pela estrutura da organização e divide este fluxo em padrões:

    • a) Comunicação em redes e equipes de trabalho.
    • b) Comunicação escrita, oral e interpessoal.
    • c) Comunicação descendente, ascendente, horizontal, vertical e diagonal.
    • d) Comunicação de redes, radial, cardeal, circular e em conexão total.
    #142123
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    (1,0) 6 - 

    Levando em conta a quantidade de fatores que podem interromper a comunicação, faz-se necessário que as lideranças recorram a técnicas variadas para aumentar a eficiência dessa comunicação. Entre essas técnicas, está a habilidade de ouvir (a escuta) (Griffin, 2007). Um líder é considerando um ouvinte mais eficaz quando

    • a) é passivo, desatento, centrado, faz perguntas e distrai-se com facilidade.
    • b) tem preconceitos, mas permanece atento e centrado.
    • c) regula o fluxo de informações e entende a riqueza do meio.
    • d) permanece atento, centrado, presta atenção, faz perguntas, tem a mente aberta e assimila informações.
    #142124
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    (1,0) 7 - 

    Em relação a clínica médica das afecções do sistema musculoesquelético de suínos é correto afirmar:

    • a) A síndrome dos membros abertos (SMA) é uma miopatia observada em leitões nos primeiros dias de vida. Os membros encontram-se em abdução e há dificuldade de manter-se em pé. Há evidências de que a doença seria multifatorial, dependendo de fragilidade muscular de origem genética, relacionada também com a nutrição da porca, peso ao nascer, superfícies escorregadias que seriam fatores desencadeantes.
    • b) A apofisiólise é a fratura uni ou bilateral da tuberosidade isquiática, onde se inserem os músculos bíceps femural, semitendinoso e semi-membranoso, provocando a queda dos músculos. Ocorrendo em porcas apenas no pós-parto.
    • c) A epifisiólise caracteriza-se por fratura do colo da cabeça do fêmur causando claudicação súbita. Ocorre somente em suínos adultos que tiveram alta velocidade de crescimento, pelo rápido aumento de peso da massa muscular com pressão sobre a articulação coxofemoral.
    • d) A osteomalácia é uma doença de cunho nutricional devido à alimentação mal balanceada em vitamina C e A. Caracteriza-se pelo amolecimento gradual dos ossos. Atinge fêmeas de alta produção láctea. Manifesta-se por distúrbios de locomoção nos membros posteriores.
    #142125
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    (1,0) 8 - 

    “Se um corpo está em queda livre no ar, de forma retilínea, sua velocidade sempre será variável?” Assinale a alternativa que responde corretamente ao questionamento acima.

    • a) Sim, sempre será, pois a variação da velocidade depende exclusivamente do fato de estar no ar.
    • b) Sim, sempre será variável, uma vez que a velocidade irá variar com a aceleração da gravidade.
    • c) Não, tenderá a variar de forma negativa, uma vez que, neste caso, a aceleração da gravidade é contrária ao movimento.
    • d) Não, pois, quando considerado uma força de resistência diretamente proporcional a velocidade de movimento do corpo, este corpo poderá atingir uma velocidade constante quando considerado um tempo de queda extremamente alto.
    #142126
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    (1,0) 9 - 

    Nas afirmações a seguir: (i) “A gramática manda usar o pronome depois do verbo”; (ii) “Independentemente de ter ido à escola, os falantes de língua portuguesa sabem que a palavra “um” pode aparecer antes de palavras como “livro” ou “elefante”, mas não antes de palavras como “janela” ou “cabrita”; e (iii) “retratar e sistematizar os fatos de uma língua é papel da gramática”, vemos concepções diferentes do termo gramática e a acepção realizada de uma ou de outra define as estratégias didático pedagógicas do ensino de língua. As declarações correspondem, respectivamente, às seguintes concepções de gramática:

      • a) Gramática como receita, Gramática internalizada e Gramática descritiva.
      • b) Gramática como disciplina, Gramática social e Gramática sistematizada.
      • c) Gramática como disciplina, Gramática internalizada e Gramática descritiva.
      • d) Gramática como pragmática, Gramática de letramentos e Gramática sistematizada.
      #142127
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      (1,0) 10 - 

      Imagens virtuais e reais podem ser formadas por reflexão, por exemplo, uma imagem formada em um espelho, e por refração, quando são formadas por lentes, por exemplo. Sobre imagens reais e virtuais, é correto afirmar que

      • a) uma imagem formada por raios luminosos é chamada de real e uma imagem formada pelo prolongamento de raios luminosos para trás é chamada de imagem virtual.
      • b) uma imagem real sempre é formada dentro do espelho. Uma virtual é formada na frente do espelho.
      • c) a imagem real é formada pelo prolongamento dos raios luminosos desenhados para trás do espelho e a virtual é desenhada a frente do espelho.
      • d) as imagens virtuais formadas em lentes possuem sempre mesmo tamanho e as formadas em espelho possuem tamanhos sempre menores.
      #142128
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      (1,0) 11 - 

      Suponha que você está em uma cidade onde o período de inverno atinge valores de temperaturas extremamente baixos e você precisa construir uma casa que lhe dê proteção das baixas temperaturas do inverno. O material que você deve utilizar para atingir seu objetivo deverá ter

      • a) valor de espessura e condutividade térmica bastante elevados e quase iguais para conseguir um valor de resistência térmica também elevado.
      • b) razão entre espessura e condutividade térmica bastante elevada.
      • c) espessura elevada e uma condutividade térmica zero.
      • d) elevado valor de espessura e de condutividade térmica.
      #142129
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      (1,0) 12 - 

      Os elétrons livres que existem em um fio de cobre se movem em direções aleatórias com velocidades superiores a 1.000.000 m/s. Se elétrons de condução passarem em um plano imaginário perpendicular a um fio de cobre, podemos afirmar que tem-se uma corrente elétrica nesse fio?

      • a) Não. Para que exista corrente elétrica em um fio é necessário que haja um fluxo líquido de cargas carregadas através de uma superfície contida no fio de cobre.
      • b) Não. Elétrons em movimento não corresponde a corrente elétrica. São prótons em movimento retilíneo constante que produzem corrente elétrica em um fio de cobre.
      • c) Sim. Fios de cobre possuem excesso de elétrons livres e para que os elétrons de condução se movimentem basta aplicar uma força de origem mecânica ao fio.
      • d) Sim. Para que uma corrente elétrica percorra um fio de cobre basta que os elétrons se movimentem em um plano perpendicular ao fio de cobre.
      #142130
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      (1,0) 13 - 

      A década de 90 no Brasil foi marcada por intenso debate em torno das políticas e ações voltadas para a garantia de acesso, a permanência e qualidade de atendimento na educação. Entre outros eventos, ressalta-se a Conferência Mundial de Educação para todos, na Tailândia, que influenciou a elaboração do Plano Decenal de Educação, mediante o qual se estabeleceu o compromisso de garantir o direito à educação a todas as crianças, os jovens e os adultos. É correto afirmar que

      • a) o Ensino Médio passou a ser compreendido como espaçotempo de formação geral, dissociável da formação básica para o trabalho e para o aprimoramento do educando como pessoa/cidadão.
      • b) a operacionalização dos princípios requer considerar a situação de igualdade social e étnico-racial vivida historicamente pelo segmento negro da população brasileira. Do discurso para a prática ainda se mostra tarefa em andamento.
      • c) em 2000, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi aprovada e, em decorrência, elaboraram-se as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e, posteriormente, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
      • d) estabelecidas as bases legais, o projeto de reforma curricular do Ensino Médio prima por (re)construir sua identidade e tem como fim promover alternativas interdisciplinares, nas quais o conhecimento seja tomado como base para um futuro humanista e solidário.
      #142131
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      (1,0) 14 - 

      Barbosa (1997) classifica a avaliação em três etapas que podem auxiliar o trabalho docente numa perspectiva de avaliação qualitativa e participativa, são elas: Diagnostica, Formativa e Somativa. Sobre essas etapas, considera-se que

      • a) a avaliação somativa tem por finalidade verificar o processo de ensino aprendizagem através de dados qualitativos, para que o aluno saiba se poderá seguir para a próxima série ou não.
      • b) para que a avaliação somativa se efetive é necessário que somente o professor se reconheça mediador do processo ensino aprendizagem, refletindo constantemente sobre sua prática pedagógica.
      • c) a avaliação diagnóstica é aquela realizada no início e no interim de um ano letivo ou curso, tendo por objetivo dar ao professor informações sobre o nível de conhecimento ou habilidades que o aluno ainda não possui.
      • d) a avaliação diagnóstica se refere às informações do nível de ensino aprendizagem, conhecimento e habilidades que o professor coleta para direcionar o seu planejamento, conforme as características da turma.
      #142132
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      (1,0) 15 - 

      Historicamente, a avaliação proposta pela maioria dos professores nas aulas de Educação Física (EF) tem enfatizado o rendimento, ou seja, a medição do desempenho das capacidades físicas e habilidades motoras dos alunos, de caráter muito mais objetivo e quantitativo. O profissional de EF deve considerar que

      • a) tradicionalmente, a avaliação em EF tem priorizado os aspectos qualitativos de mensuração do rendimento do aluno, em gestos técnicos, destrezas motoras e qualidades físicas, visando, principalmente, à seleção e à classificação dos alunos.
      • b) para uma avaliação utilizada adequadamente no processo de ensino-aprendizagem é preciso considerar padrões máximos de conhecimentos, como as habilidades e os hábitos já adquiridos e não apenas uma média mínima de nota para a sua aprovação.
      • c) geralmente é feita pela consideração da presença em aula, sendo esse o único critério de aprovação e reprovação e reduzindo-se às medidas de ordem biométrica: peso, altura, descartando as técnicas de execução de gestos técnicos, destrezas motoras, qualidades físicas, ou simplesmente, não é realizada.
      • d) Na sistemática das aulas de EF verifica-se que a avaliação tem sido entendida e tratada, predominantemente, por professores e alunos para: a) atender exigências burocráticas expressas em normas da escola; b) atender a legislação vigente; e c) selecionar alunos para competições e apresentações tanto dentro da escola, quanto com outras escolas.