Processando...

Simulado Gestão da Qualidade | CONCURSO

Simulado Gestão da Qualidade

Simulado Gestão da Qualidade

Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Gestão da Qualidade não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Gestão da Qualidade

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Gestão da Qualidade foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: CONCURSO
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Gestão da Qualidade
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

Vejam outros Simulado Gestão da Qualidade

  1. Todos Simulados Gestão da Qualidade
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Gestão da Qualidade e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Gestão da Qualidade

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Gestão da Qualidade, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Gestão da Qualidade

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#219499
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gestão da Qualidade
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

O mercado globalizado apresenta desafios, cujas ferramentas desenvolvidas nas primeiras revoluções industriais, com produções estáticas e sem a participação do cliente, já não respondem à necessidade do consumidor. O design thinking (DT) que, em tradução livre, seria algo próximo a “pensamento do design” surgiu por meio da compreensão de que as ferramentas e perspectivas que orientavam os designers seriam aplicáveis para resolver desafios e solucionar problemas diversos, estimulando a criatividade. Em relação ao DT, assinale a alternativa que apresenta uma característica ou uma quebra de paradigma proposto por essa metodologia.

  • a) As decisões passam a ser impostas, em oposição ao modelo de questionamento.
  • b) As decisões passam a ser centradas nas pessoas, e não nas imposições do sistema produtivo.
  • c) No modelo do DT, pensa-se para desenvolver alguma ideia; anteriormente se desenvolvia uma ideia para construir o raciocínio.
  • d) Tendo em vista a natureza e a aplicação do DT, orienta-se que sua aplicação seja realizada apenas por designers.
  • e) O DT apresenta-se como um modelo de solução de problemas fechado, no qual os passos descritos são essenciais para o sucesso do planejamento.
#219500
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gestão da Qualidade
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Assinale a opção que indica uma ferramenta da qualidade que propõe analisar uma série de possíveis causas que colaboram para ocasionar determinado efeito.

  • a) 5W2H
  • b) gráfico de controle
  • c) diagrama de Ishikawa
  • d) diagrama de Pareto
  • e) ciclo PDCA
#219501
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gestão da Qualidade
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Para Paladini (2019, p. 351), as ferramentas da Gestão da Qualidade “exercem (e têm exercido, ao longo do tempo) um papel essencial no êxito da aplicação prática dos princípios e definições que caracterizam esta área: elas asseguram a plena viabilização da estrutura conceitual e das diretrizes básicas da Gestão da Qualidade”. Dentre as várias ferramentas disponíveis para a gestão da qualidade, os Gráficos de Pareto são amplamente utilizados para classificar causas que atuam em um processo com maior ou menor intensidade, ou, ainda, com diferentes níveis de importância. Ele deriva do Princípio de Pareto, formalizado por Vilfredo Pareto, que propõe:

  • a) que 80% dos efeitos surgem a partir de apenas 20% das causas.
  • b) que 90% dos efeitos surgem a partir de apenas 90% das causas.
  • c) que 30% dos efeitos surgem a partir de apenas 70% das causas.
  • d) que 50% dos efeitos surgem a partir de apenas 50% das causas.
  • e) que 40% dos efeitos surgem a partir de apenas 60% das causas.
#219502
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gestão da Qualidade
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Ao analisar as ferramentas de Gestão da Qualidade, observa-se uma variedade de ferramentas e estratégias que podem ser adotadas. Dessa forma, é importante o gestor adotar a melhor estratégia para o seu setor ou organização. Dentre as ferramentas que podem ser utilizadas, indique a alternativa inadequada conceitualmente.

  • a) O Diagrama de Pareto, Gráficos de Dispersão e Diagramas de Causa-Efeito são ferramentas que podem ser usadas para análise de causas de um problema ou identificação de ocorrências.
  • b) As práticas do 5s têm como foco a mudança na organização dos processos de trabalho para aumento dos sensos de produtividade e qualidade.
  • c) Brainstorming, brainwriting, diagrama de afinidades e benchmarking podem ser usados no processo de geração de ideias relacionadas à Gestão de Qualidade.
  • d) Six Sigma, com foco no aperfeiçoamento de processos, a partir da melhoria contínua e redução da variabilidade de um processo, contribui para o maior aumento da produtividade e eficiência organizacionais.
  • e) Normas ISO orientam o processo de Gestão da Qualidade, indicando os requisitos necessários ao processo
#219503
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gestão da Qualidade
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Certa agência de um órgão público vem recebendo um número significativo de reclamações dos cidadãos atendidos em relação à qualidade dos serviços prestados. A gerente da agência quer identificar se há correlação entre o tempo de atendimento ao público e o tempo de experiência dos funcionários no cargo, com vistas a planejar possíveis ações para melhoria da qualidade.

Para identificar essa possível correlação, uma ferramenta de gestão da qualidade adequada seria:

  • a) gráfico de Pareto;
  • b) diagrama espinha de peixe;
  • c) gráfico de Gantt;
  • d) gráfico de dispersão;
  • e) carta de controle.
#219504
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gestão da Qualidade
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Uma gerente de certo órgão público recebeu uma tabela com os dados relativos ao tempo médio de espera, pelo público, de determinado documento emitido pelo órgão. Para analisar os dados recebidos, a gerente gostaria de fazer uso de uma ferramenta de gestão da qualidade e decidiu elaborar um histograma.
São operações necessárias na elaboração de um histograma, entre outras:

  • a) calcular a amplitude total dos dados; construir uma tabela de frequências;
  • b) calcular o desvio padrão da amostra; calcular o número de classes;
  • c) identificar o padrão de dispersão dos dados; listar as categorias observadas em ordem decrescente de frequência;
  • d) listar as categorias observadas em ordem decrescente de frequência; calcular a frequência acumulada das categorias observadas;
  • e) determinar os limites das classes; calcular o desvio padrão da amostra.
#219505
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gestão da Qualidade
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Desde a sua formalização, no início do século XX, a gestão da qualidade passou por diversas modificações, adotando, em cada uma dessas fases, diferentes interpretações e técnicas para se alcançar a qualidade na produção.
Acerca das técnicas utilizadas comumente na gestão da qualidade, existe o entendimento de que

  • a) o uso do 5W2H é decorrente da era da inspeção, baseando-se em uma mudança disciplinar incremental no ambiente de trabalho.
  • b) o desenvolvimento do ciclo PDCA se fundamenta na ideia de reengenharia, promovendo alterações radicais no processo.
  • c) a matriz GUT desvia a ótica dos problemas para as causas, propondo soluções alternativas para elas.
  • d) a proposta do Diagrama de Ishikawa visa se espelhar nas melhores práticas utilizadas no mercado, reproduzindo-a internamente.
  • e) o sucesso da técnica Seis Sigma ocorre quando o processo não produz mais que 3,4 defeitos por milhão.
#219506
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gestão da Qualidade
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Quanto aos 14 pontos de Deming para a produtividade gerencial, julgue os itens a seguir.
I A alta administração e todas as pessoas devem adotar a filosofia de não mais conviver com atrasos, erros e defeitos no trabalho. II A administração deve eliminar exortações à produtividade quando os métodos necessários não tiverem sido providenciados. III A administração deve fortalecer a realização de negócios com base apenas no preço.
Assinale a alternativa correta.

  • a) Nenhum item está certo.
  • b) Apenas o item I está certo.
  • c) Apenas o item III está certo.
  • d) Apenas os itens I e II estão certos.
  • e) Apenas os itens II e III estão certos.
#219507
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gestão da Qualidade
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Na área da administração pública, a qualidade está relacionada com a questão de cidadania. São princípios para a gestão da qualidade:

I. as ações de desbloqueio gerencial.
II. o desenvolvimento dos recursos humanos.
III. a identificação dos clientes internos e externos.
IV. a avaliação da satisfação dos clientes.

É correto o que se afirma em:

  • a) II, III e IV.
  • b) I e II.
  • c) I e IV.
  • d) I, II e III.
  • e) I, III e IV.
#219508
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gestão da Qualidade
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

O gerenciamento da qualidade total proposto por Deming enfatiza a aplicação dos princípios de qualidade em todas as áreas de uma empresa ou instituição pública e se concentra no aperfeiçoamento contínuo. Uma das ferramentas japonesas usadas frequentemente na gestão da qualidade e que ajuda na eliminação dos desperdícios e na organização e limpeza do ambiente de trabalho chama-se 5S, que representa cinco palavras japonesas: SEIRI, SEITON, SEISO, SEIKETSU e SHITSUKE, que significam, respectivamente, senso de

  • a) organização; ordenação; limpeza; higiene; e, saúde.
  • b) disciplina; limpeza; padronização; higiene; e, direção.
  • c) seleção; descarte; utilização; padronização; e, higiene.
  • d) análise; aperfeiçoamento; controle; medição; e, direção.
  • e) utilização; organização; limpeza; saúde; e, autodisciplina.