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Simulado Gêneros Literários | CONCURSO

Simulado Gêneros Literários

Simulado Gêneros Literários

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Este Simulado Gêneros Literários foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Gêneros Literários
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Questões Gêneros Literários

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#225364
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(1,0) 1 - 

O termo gênero, segundo Abaurre, é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes de forma e conteúdo. No Renascimento, a grande valorização da poesia lírica, desencadeada pela produção de Petrarca e seus seguidores, consolidou o estabelecimento de três categorias básicas ou gêneros literários: o épico, o lírico e o dramático, classificação que continua sendo usada até hoje. Avalie as assertivas abaixo que relacionam os gêneros literários e as obras que os exemplificam, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Gênero Épico – Odisseia, de Homero.

( ) Gênero Lírico – Os Lusíadas, de Camões.

( ) Gênero Dramático – Medeia, de Eurípedes.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) V − F − V.
  • b) F − V − F.
  • c) F − F − V.
  • d) V − V − F.
#225365
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(1,0) 2 - 

As opções a seguir apresentam definições de alguns gêneros literários, retiradas do Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.
Assinale a que cabe ao gênero denominado crônica.

  • a) “Obra literária em prosa, analítica ou interpretativa, sobre determinado assunto, porém menos aprofundada ou menor que um tratado formal e acabado.
  • b) “Descrição longa das ações e sentimentos de personagens fictícios, numa transposição da vida para o plano artístico.”
  • c) “Narração, usualmente curta, ordenada e completa, de fatos humanos fictícios, mas, por via de regra, verossímeis.”
  • d) “Narração histórica, ou registro de fatos comuns feitos por ordem cronológica.”
#225366
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(1,0) 3 - 

A BNCC (Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental) apresenta quatro campos de atuação: o campo jornalístico-midiático, o campo de atuação da vida pública, o campo das práticas investigativas e o campo artísticoliterário. Para cada campo, o professor de Língua Portuguesa deve promover momentos de estudo e aprofundamento da leitura, produção textual, oralidade e análise linguística/semiótica. Sobre esse tema, analise as afirmações abaixo:

I. O campo jornalístico-midiático deve priorizar o estudo dos gêneros jornalísticos – informativos e opinativos – e publicitários, com foco em estratégias linguístico-discursivos e semióticos voltados para a argumentação e persuasão. Também deve problematizar as práticas contemporâneas de curtir, comentar, redistribuir, publicar, curar etc.
II. O campo de atuação da vida pública deve priorizar o estudo dos gêneros legais e normativos, abrindo-se espaço para aqueles que regulam a convivência em sociedade. Também deve estudar os gêneros textuais reivindicatórios e propositivos, como habilidades ligadas a seus tratos, explorando os canais de participação social, inclusive os digitais.
III. O campo das práticas investigativas deve priorizar o estudo dos gêneros expositivos, impressos e digitais; também os gêneros de apoio à compreensão e interpretação de textos; gêneros que permitem o processamento e a organização de conhecimentos em práticas de estudo e de dados levantados em diferentes fontes de pesquisa.
IV. O campo artístico-literário deve priorizar o contato com as manifestações artísticas em geral, e, de forma particular e especial, com a arte literária em condições para que se possa reconhecer, valorizar e fluir essas manifestações.

Estão CORRETAS

  • a) I e II, apenas.
  • b) I, II e III, apenas.
  • c) I e IV, apenas.
  • d) I, II, III e IV.
#225367
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(1,0) 4 - 

Identifique os gêneros textuais descritos a seguir.

1. Texto curto publicado em jornais, revistas ou blogs, de linguagem simples, em estilo literário e jornalístico, e que retrata os aspectos da vida cotidiana, geralmente com toques de humor ou ironia.
2. Conjunto de normas jurídicas, acordadas pelos sócios ou fundadores, que regulamenta o funcionamento de órgãos colegiados, constituídos como entidade jurídica ou não, quer seja uma sociedade, uma associação ou uma fundação.
3. A principal característica deste gênero é o uso do tom crítico, ou seja, a capacidade de interpretar os pontos mais importantes de um texto (ou obra) e opinar a respeito, tendo como base textos e informações de outras fontes que possam complementar o argumento apresentado.
4. É uma narrativa linear e curta, tanto em extensão quanto no tempo em que se passa, que envolve poucas personagens e com ações que, em geral, se passam em um só espaço e se encaminham diretamente para o desfecho, em torno de um só eixo temático e um só conflito.
5. Trata-se de interação entre interlocutores com o objetivo de relatar experiências, conhecimentos e opiniões acerca de um determinado assunto de acordo com os questionamentos apresentados.

Os gêneros discursivos descritos são, respectivamente, de cima para baixo:

  • a) entrevista, poema, regimento, notícia, romance.
  • b) anedota, regimento, resumo, crônica, entrevista.
  • c) carta, resenha crítica, entrevista, estatuto, conto.
  • d) crônica, estatuto, resenha crítica, conto, entrevista.
#225368
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(1,0) 5 - 

Quando faz turismo em outras cidades e países, é comum que a argentina Mariana Enriquez encaixe na programação visitas a cemitérios. Apesar de muita gente considerar esse comportamento exótico ou até macabro, ela discorda. “É antropológico, mostra rituais e tradições de um povo”, descreve a autora, que participará de uma mesa na Bienal Internacional do Livro Rio, com Josh Malerman e Matt Ruff, outros autores de terror.
Em 2019, ela venceu o maior prêmio literário para línguas castelhanas, o Herralde de Novela, por Nossa Parte da Noite (Ed. Intrínseca), lançado este ano no Brasil. A trama de quase 600 páginas acompanha a viagem de pai e filho atravessando a Argentina da capital até as Cataratas do Iguaçu. Com a ditadura como plano de fundo, durante os anos 1960, a história apresenta fatores sobrenaturais, uma ordem mediúnica e rituais de tortura e sacrifício. Essa combinação de realidade e fantasia se tornou a marca registrada de Mariana, que nomeou seu gênero de ficção dark. “Não é terror puro, porque também tem momentos de humor e ironia, de ficção científica”, descreve a autora.
(D’ERCOLE, Isabella. Uma aula do terror. Claudia. São Paulo: Ano 60, n. 11, nov. 2021. Ed. Abril. p. 12. Fragmento adaptado)

No texto, a expressão “ficção dark” funciona como um elemento

  • a) meramente estilístico, que confere expressividade literária à reportagem jornalística.
  • b) que marca a opinião da jornalista a respeito do gênero literário praticado por Mariana Enriquez.
  • c) de coesão referencial, na medida em que se associa ao que é descrito a respeito da produção literária da autora.
  • d) mobilizado para justificar por que a autora argentina venceu em 2019 o maior prêmio literário para línguas castelhanas.
#225369
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(1,0) 6 - 

Sabe-se que a BNCC apresenta quatro campos de atuação para o estudo da língua portuguesa, que acabam por estabelecer relação com as diversas áreas do conhecimento. Sobre esse tema, julgue as afirmativas abaixo:

I. O campo das práticas de estudo e pesquisa mantém destaque para os gêneros e as habilidades envolvidos na leitura/escuta e produção de textos de diferentes áreas do conhecimento e para as habilidades e procedimentos envolvidos no estudo. Ganham realce também as habilidades relacionadas à análise, síntese, reflexão, problematização e pesquisa.
II. No campo de atuação da vida pública, o aluno deve produzir textos reivindicatórios, de reclamação, de denúncia de desrespeito a direitos e de peças ou campanhas sociais, dependendo do que for mais significativo, levando em conta demandas locais e a articulação com o trabalho em outros campos de atuação social a partir das mais diversas áreas do conhecimento.
III. No campo jornalístico-midiático, trata-se de ampliar as possibilidades de participação dos jovens nas práticas relativas ao trato com a informação e opinião das mais diversas áreas do conhecimento, as quais estão no centro da esfera jornalística/ midiática. Para além de consolidar habilidades envolvidas na escuta, leitura e produção de textos que circulam no campo, o que se pretende é propiciar experiências que mantenham os jovens interessados pelos fatos que acontecem na sua comunidade, na sua cidade e no mundo e que afetam as vidas das pessoas.
IV. No campo artístico-literário, trata-se, principalmente, de levar os estudantes a ampliar seu repertório de leituras e selecionar obras significativas para si, conseguindo apreender os níveis de leitura presentes nos textos e os discursos subjacentes de seus autores. A prática da leitura literária, assim como de outras linguagens, deve ser capaz também de resgatar a historicidade dos textos: produção, circulação e recepção das obras literárias, em um entrecruzamento de diálogos (entre obras, leitores, tempos históricos) e em seus movimentos de manutenção da tradição e de ruptura, suas tensões entre códigos estéticos e seus modos de apreensão da realidade, nas diversas áreas do conhecimento.

Está(ão) CORRETA(S)

  • a) II, III e IV, apenas.
  • b) II e III, apenas.
  • c) I, II, III e IV.
  • d) IV, apenas.
#225370
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(1,0) 7 - 

A vasta oferta de informações na rede mundial conectada à internet e a rapidez com que as informações circulam impulsionadas por tecnologias acessíveis, como o smartphone, criaram um ciberleitor ávido por notícias de rápida leitura.

Para atender a esse usuário, o webjornalismo ainda mantém algumas práticas comuns ao jornalismo impresso, como, por exemplo, o uso do(a)

  • a) lide e da pirâmide invertida.
  • b) nariz de cera e das palavras pomposas.
  • c) texto escrito em um gênero literário moderno.
  • d) reportagem escrita em forma de crônica.
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(1,0) 8 - 

Segundo Grossi et ali (1999), numa alfabetização que se embase em proposta didática dentro de princípios construtivistas pós-piagetianos, é importante trabalhar com:

  • a) cartilhas que usem o método fônico, com a correção ortográfica desde o início do processo e com cobertura de letras pontilhadas
  • b) atividades diversificadas de leitura e de escrita, com todas as unidades linguísticas e com vários gêneros e suportes literários
  • c) a concomitância no desenvolvimento da leitura e da escrita, com grupos de alunos por níveis de prontidão e o uso exclusivo da letra cursiva
  • d) cartilhas que usem o método silábico, com ênfase em palavras que têm sons afins como bola/cola e pato/gato e uso de jogos como suporte de todas as atividades didáticas
#225372
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(1,0) 9 - 

Maria do Rosário Mortatti Magnani, em Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto, considera que o ponto de partida de uma prática docente transformadora está na “concepção interacionista da linguagem”.

Conclui-se que, para a autora:

  • a) a organização da subjetividade do aluno precisa ser administrada mediante técnicas de racionalização do prazer da leitura.
  • b) a exposição do aluno ao texto literário favorece a percepção das normas de determinada época e de determinado grupo.
  • c) os gêneros literários mais profícuos para a faixa etária do aluno devem ser identificados por técnicas pedagógicas efetivas.
  • d) a enunciação, enquanto produto do ato de fala, é de natureza social e se dá sempre na relação entre indivíduos socialmente organizados.
#225373
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(1,0) 10 - 

Avalie a descrição de atividades em uma aula de língua portuguesa no Ensino Fundamental.
1. Para trabalhar a compreensão textual, o professor traz a leitura de um texto jornalístico. Realiza a atividade em equipes de cinco alunos e pede para lerem e discutirem sobre o texto, a fim responderem oralmente às perguntas elaboradas por ele. Depois da leitura e da discussão do texto, o professor questiona os alunos sobre o tema da matéria que haviam lido, pergunta em que região ocorrera o terremoto mencionado na notícia, entre outras questões concernentes à compreensão textual. Por fim, como atividade para casa, pede que os alunos encontrem no texto 5 palavras sinônimas, 2 palavras parônimas, 5 verbos e 10 substantivos.
2. Para tratar o conteúdo curricular “orações subordinadas adverbiais”, o professor pede que os alunos elejam um sujeito para realizar uma ação e, posteriormente, pede que relacionem a ação realizada pelo sujeito à ideia de tempo. Os alunos escolhem o sujeito “João” e atribuem a ele a ação de “correr”; por fim, atrelam tal ação à ideia de tempo “amanhecer”. Do raciocínio dos alunos surge a oração “João corre quando amanhece”. Após a elaboração do enunciado realizado pelos alunos, o professor solicita que os mesmos tentem nomear a oração adverbial construída por eles, procurando designá-la como faz a gramática tradicional. Ela segue a mesma estratégia para trabalhar os outros tipos de orações adverbiais e, ao final da aula, expõe textos publicitários aos alunos, para que eles em coletividade, na sala de aula, criem hipóteses explicativas para o emprego das orações adverbiais encontradas naquele gênero textual.
3. A professora trata das “orações adjetivas”. Logo no princípio de uma das aulas, os alunos são indagados sobre a função do adjetivo. Após a resposta dos alunos, a professora, a fim de sondar se eles conseguiriam cambiar um adjetivo para uma oração adjetiva, pediu que os alunos transformassem o adjetivo da frase “Conheço uma menina estudiosa.” em uma oração adjetiva. Os alunos, obtendo sucesso, construíram o seguinte enunciado: “Conheço uma menina que estuda muito.” Após verificar que os alunos compreendiam a função do adjetivo, além de saberem construir uma oração adjetiva, ela oferece explicações sobre os dois tipos existentes de orações adjetivas (explicativas e restritivas) e recomenda aos alunos que atentem ao sentido dessas orações e não apenas para a presença ou ausência de vírgulas. Ao final da aula, além de mostrar anúncios nos quais os alunos puderam perceber o emprego das orações adjetivas, a professora solicita, como atividade para casa, que eles busquem outros anúncios em que pudessem ser encontradas orações adjetivas, observando, sobretudo, as intenções do autor do texto ao empregá-las.

Assinale a alternativa correta, considerando os textos.

  • a) Em 1, o texto foi usado como pretexto para o ensino das classes gramaticais, mas por usar o texto e não a simples explicação do conteúdo o professor mostrou sua concepção de linguagem, qual seja: forma de interação.
  • b) Em 2, o professor praticou a chamada análise linguística, pois se percebem os alunos como sujeitos que constroem o saber sobre a língua, visto que refletem sobre ela ao construírem enunciados e tentarem nomeá-los.
  • c) Em 3, o professor buscou valer-se da análise linguística ao propor um gênero literário aos alunos, mas faltou a estes um embasamento teórico anterior a essa ação capaz de ajudá-los no necessário entendimento da intenção dos autores dos textos publicitários.
  • d) Todas as atividades apresentadas, a partir do momento que trabalham em um primeiro momento com gêneros literários estão em conformidade com o que preceitua a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.