(1,0) 1 -
Avalie a descrição de atividades em uma aula de língua portuguesa no Ensino Fundamental.
1. Para trabalhar a compreensão textual, o professor traz a leitura de um texto jornalístico. Realiza a atividade em equipes de cinco alunos e pede para lerem e discutirem sobre o texto, a fim responderem oralmente às perguntas elaboradas por ele. Depois da leitura e da discussão do texto, o professor questiona os alunos sobre o tema da matéria que haviam lido, pergunta em que região ocorrera o terremoto mencionado na notícia, entre outras questões concernentes à compreensão textual. Por fim, como atividade para casa, pede que os alunos encontrem no texto 5 palavras sinônimas, 2 palavras parônimas, 5 verbos e 10 substantivos.
2. Para tratar o conteúdo curricular “orações subordinadas adverbiais”, o professor pede que os alunos elejam um sujeito para realizar uma ação e, posteriormente, pede que relacionem a ação realizada pelo sujeito à ideia de tempo. Os alunos escolhem o sujeito “João” e atribuem a ele a ação de “correr”; por fim, atrelam tal ação à ideia de tempo “amanhecer”. Do raciocínio dos alunos surge a oração “João corre quando amanhece”. Após a elaboração do enunciado realizado pelos alunos, o professor solicita que os mesmos tentem nomear a oração adverbial construída por eles, procurando designá-la como faz a gramática tradicional. Ela segue a mesma estratégia para trabalhar os outros tipos de orações adverbiais e, ao final da aula, expõe textos publicitários aos alunos, para que eles em coletividade, na sala de aula, criem hipóteses explicativas para o emprego das orações adverbiais encontradas naquele gênero textual.
3. A professora trata das “orações adjetivas”. Logo no princípio de uma das aulas, os alunos são indagados sobre a função do adjetivo. Após a resposta dos alunos, a professora, a fim de sondar se eles conseguiriam cambiar um adjetivo para uma oração adjetiva, pediu que os alunos transformassem o adjetivo da frase “Conheço uma menina estudiosa.” em uma oração adjetiva. Os alunos, obtendo sucesso, construíram o seguinte enunciado: “Conheço uma menina que estuda muito.” Após verificar que os alunos compreendiam a função do adjetivo, além de saberem construir uma oração adjetiva, ela oferece explicações sobre os dois tipos existentes de orações adjetivas (explicativas e restritivas) e recomenda aos alunos que atentem ao sentido dessas orações e não apenas para a presença ou ausência de vírgulas. Ao final da aula, além de mostrar anúncios nos quais os alunos puderam perceber o emprego das orações adjetivas, a professora solicita, como atividade para casa, que eles busquem outros anúncios em que pudessem ser encontradas orações adjetivas, observando, sobretudo, as intenções do autor do texto ao empregá-las.
Assinale a alternativa correta, considerando os textos.