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Sabe-se que a BNCC apresenta quatro campos de atuação para o estudo da língua portuguesa, que acabam por estabelecer relação com as diversas áreas do conhecimento. Sobre esse tema, julgue as afirmativas abaixo:
I. O campo das práticas de estudo e pesquisa mantém destaque para os gêneros e as habilidades envolvidos na leitura/escuta e produção de textos de diferentes áreas do conhecimento e para as habilidades e procedimentos envolvidos no estudo. Ganham realce também as habilidades relacionadas à análise, síntese, reflexão, problematização e pesquisa.
II. No campo de atuação da vida pública, o aluno deve produzir textos reivindicatórios, de reclamação, de denúncia de desrespeito a direitos e de peças ou campanhas sociais, dependendo do que for mais significativo, levando em conta demandas locais e a articulação com o trabalho em outros campos de atuação social a partir das mais diversas áreas do conhecimento.
III. No campo jornalístico-midiático, trata-se de ampliar as possibilidades de participação dos jovens nas práticas relativas ao trato com a informação e opinião das mais diversas áreas do conhecimento, as quais estão no centro da esfera jornalística/ midiática. Para além de consolidar habilidades envolvidas na escuta, leitura e produção de textos que circulam no campo, o que se pretende é propiciar experiências que mantenham os jovens interessados pelos fatos que acontecem na sua comunidade, na sua cidade e no mundo e que afetam as vidas das pessoas.
IV. No campo artístico-literário, trata-se, principalmente, de levar os estudantes a ampliar seu repertório de leituras e selecionar obras significativas para si, conseguindo apreender os níveis de leitura presentes nos textos e os discursos subjacentes de seus autores. A prática da leitura literária, assim como de outras linguagens, deve ser capaz também de resgatar a historicidade dos textos: produção, circulação e recepção das obras literárias, em um entrecruzamento de diálogos (entre obras, leitores, tempos históricos) e em seus movimentos de manutenção da tradição e de ruptura, suas tensões entre códigos estéticos e seus modos de apreensão da realidade, nas diversas áreas do conhecimento.
Está(ão) CORRETA(S)