Simulado FSA-SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO FSA-SP DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso FSA-SP.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da FSA-SP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores FSA-SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado FSA-SP de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso FSA-SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso FSA-SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO FSA-SP
Para realizar o simulado FSA-SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado FSA-SP você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para FSA-SP é aqui!
- #162401
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FSA-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Segundo o INEP, AVA é:
- a) Um ambiente virtual utilizado em contraposição ao tradicional para designar locais onde ocorrem situações de ensino-aprendizagem.
- b) Acessibilidade variável adaptativa.
- c) Ausência de viabilidade na aprendizagem.
- d) Um transtorno psicológico acometido aos adolescentes.
- #162402
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FSA-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Em conformidade com o preconizado pela LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), assinale a alternativa correta:
- a) Os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras devem ser objeto de revalidação por quaisquer universidades brasileiras, desde que credenciadas especificamente para tal finalidade.
- b) Os currículos dos cursos de formação de docentes devem ter por referência a Base Nacional Comum Curricular.
- c) É vedado legalmente o emprego de tecnologias de educação à distância na capacitação de profissionais de magistério.
- d) Atribuições de autonomia universitária não podem ser estendidas a instituições que comprovem elevado grau de qualificação para a pesquisa.
- #162403
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FSA-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
No que diz respeito às diretrizes insculpidas na LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), assinale a alternativa correta:
- a) A formação inicial de profissionais de magistério deve ser efetivada por meio do ensino presencial, vedado o uso de recursos e tecnologias de educação à distância.
- b) Entende-se por educação especial, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede especial de ensino, para educandos oriundos de condições sociais precárias.
- c) Os entes federativos, em regime de colaboração, devem promover a formação inicial, a continuada e a capacitação dos profissionais de magistério.
- d) Nas Universidades, o professor deve ficar obrigado ao mínimo de doze horas semanais de aulas.
- #162404
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FSA-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Em consonância com o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), assinale a alternativa incorreta:
- a) A União deve aplicar, anualmente, nunca menos de dezoito por cento da receita resultante de impostos, manutenção e desenvolvimento do ensino público.
- b) Os Estados devem aplicar, anualmente, nunca menos de vinte e cinco por cento da receita resultante de impostos, ou o que consta nas respectivas Constituições, na manutenção e desenvolvimento do ensino público.
- c) Os Municípios devem aplicar, anualmente, nunca menos de vinte e cinco por cento da receita resultante de impostos, ou o que consta nas respectivas Leis Orgânicas, na manutenção e desenvolvimento do ensino público.
- d) A parcela da arrecadação de impostos transferida pela União aos Estados, e aos Municípios deve ser considerada receita do governo que a transferir.
- #162405
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FSA-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Relativamente às disposições normativas constantes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), assinale a alternativa incorreta:
- a) Nas instituições públicas de educação superior, o professor deve ficar obrigado ao mínimo de doze horas semanais de aulas.
- b) A formação inicial de profissionais de magistério dará preferência ao ensino presencial, subsidiariamente fazendo uso de recursos e tecnologias de educação a distância.
- c) Os entes federativos, em regime de colaboração, devem promover a formação inicial, a continuada e a capacitação dos profissionais de magistério.
- d) Entende-se por educação especial, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
- #162406
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FSA-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
No que se refere ao “Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos” - (ENCEJA), assinale a alternativa incorreta:
- a) O público alvo do ENCEJA inclui os jovens e adultos brasileiros maiores de 18 anos para certificação de ensino médio.
- b) O ENCEJA é o exame para certificação de conclusão de ensino fundamental e médio para jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior.
- c) O ENCEJA é o exame que também se destina à certificação de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros.
- d) O público alvo do ENCEJA inclui os jovens e adultos brasileiros maiores de 15 anos para certificação de ensino fundamental.
- #162407
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FSA-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, um dos critérios para a verificação de rendimento escolar é o da avaliação:
- a) Cumulativa, exigindo-se, pelo menos, dois instrumentos de avaliação, em cada um dos bimestres escolares. No caso da escola adotar o conceito de média final, as provas de recuperação substituirão as realizadas no período escolar regular.
- b) Continua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
- c) Diagnóstica, permitindo-se em cada período escolar, sejam utilizados diversos instrumentos de avaliação, e onde o desempenho do aluno possa ser traduzido em gráficos, viabilizando a percepção do seu rendimento escolar.
- d) Através de testes e medidas que possibilitem aos pais, aos professores e aos alunos, um acompanhamento do rendimento do conjunto-classe, e nela, a posição de cada aluno, em termos de êxito nos estudos.
- #162408
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FSA-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Assinale a afirmativa errada. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional, ao professor compete:
- a) Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
- b) Ministrar os dias letivos e as horas-aula estabelecidos na legislação de ensino.
- c) Zelar pela aprendizagem dos alunos.
- d) Elaborar a proposta pedagógica da unidade educacional
- #162409
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FSA-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Assinale a afirmativa errada. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional, ao professor compete:
- a) Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
- b) Ministrar os dias letivos e as horas-aula estabelecidos na legislação de ensino.
- c) Zelar pela aprendizagem dos alunos.
- d) Elaborar a proposta pedagógica da unidade educacional
- #162410
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FSA-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
O trabalho de uma docente tem sido inovador em relação ao reforço e aos processos de recuperação; sua experiência é desenvolvida dentro do processo regular de aulas, por meio de sistema de monitoria entre os alunos e de atividades diversificadas que resgatam aprendizagens de conteúdos escolares. As alternativas pedagógicas que direcionam o trabalho de suporte e de recuperação junto aos alunos têm como princípio:
- a) O controle do processo avaliativo que orienta a prática classificatória e a emancipação social.
- b) O acompanhamento por meio de uma pedagogia diferenciada e de avaliação mediadora.
- c) O acompanhamento sistemático da progressão e aquisições a partir de uma visão conteudista.
- d) A objetividade e precisão dos conteúdos escolares por meio de avaliação contínua e quantitativa.
- #162411
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FSA-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
O Planejamento Educacional orientado pela intenção de assegurar o acesso e a permanência com aprendizagens significativas para todos os alunos, deve privilegiar ações educativas que propiciem possibilidades e oportunidades de:
I. Classificação dos alunos de acordo com seu desempenho, o que assegura a qualidade do processo e êxito dos resultados. II. Uso das horas de trabalho pedagógico coletivo como recurso que permite o acompanhamento das ações propostas. III. Interação entre as vivências dos alunos fora da escola e os conteúdos curriculares desenvolvidos em sala de aula e outros espaços da Universidade. IV. Desenvolvimento de procedimentos pedagógicos e uso de recursos didáticos coerentes com objetivos pretendidos.
As afirmativas conforme a proposta de Planejamento Educacional do enunciado são:
- a) II, III e IV
- b) I, II e III
- c) I, III e IV
- d) II, IV e V
- #162412
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FSA-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Os institutos superiores de educação devem manter:
- a) Cursos formadores de profissionais para a educação básica, inclusive o curso normal superior, destinado à formação de docentes para a educação infantil e para as primeiras séries do ensino fundamental.
- b) Programas de educação continuada para os estudantes dos diversos níveis.
- c) Programas de formação pedagógica para portadores de diplomas de educação que queiram se dedicar à educação superior.
- d) Programas de formação pedagógica para portadores de diplomas de educação superior que queiram se dedicar à educação no nível do ensino médio.
- #162413
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FSA-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
A educação superior não abrange:
- a) Cursos sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.
- b) De extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.
- c) De pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino.
- d) De graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino fundamental ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo.
- #162414
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FSA-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
O PBL - Project Based Learning ou Ensino Baseado em Projetos como uma técnica de Aprendizagem Ativa é caracterizada por:
- a) Desafiar os estudantes à resolver um problema e o professor atuar como um facilitador e não uma fonte de soluções.
- b) Proporcionar aos estudantes diversos tipos de problemas à serem resolvidos, mas que possuam apenas uma única solução sem reflexão.
- c) Desafiar os estudantes à resolver um projeto e apresentar ao final do período uma apresentação.
- d) Proporcionar aos estudantes o uso de recursos tecnológicos em sala de aula.
- #162415
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FSA-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
No que se refere ao “Exame Nacional de Desempenho de Estudantes” - (Enade), assinale a alternativa incorreta:
- a) O ENADE é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar.
- b) O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
- c) O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.
- d) A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2008 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.