Processando...

Simulado Etec | CONCURSO

Simulado Etec

SIMULADO ETEC

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Etec .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Etec que foi organizado pela Etec. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Etec , portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Etec contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Etec .

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Etec . Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Etec
Para realizar o simulado Etec você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Etec você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Etec é aqui!


#174772
Banca
ETEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Escola Técnica Estadual Fernando Prestes-Etec
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

O artigo 18 da Lei Federal 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC),

define Reserva Extrativista como uma área utilizada por populações tradicionais, cuja subsistência se baseia no

extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte.

Essa lei tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso

sustentável dos recursos naturais da unidade.

Nessas reservas, as terras são

  • a) das comunidades tradicionais e de usufruto de todos os brasileiros.
  • b) de particulares e o usufruto é dado às comunidades carentes.
  • c) do governo e o usufruto é dado aos grandes latifundiários.
  • d) da União e de usufruto das comunidades tradicionais.
  • e) privadas e de usufruto das comunidades ribeirinhas.
#174773
Banca
ETEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Escola Técnica Estadual Fernando Prestes-Etec
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

No final de 1988, surgiu no Acre a Aliança dos Povos da Floresta, formada por seringueiros e povos indígenas motivados

por problemas comuns. Inspirados pelo modelo de demarcação das terras indígenas, os seringueiros propuseram

como solução o que viria a se tornar uma nova forma de unidade de conservação ambiental: as Reservas Extrativistas.

Nelas, as populações tradicionais (ribeirinhas, caiçaras, indígenas, quilombolas etc.), que dependem da extração de

produtos da natureza como, por exemplo, o látex ou a castanha, recebem áreas demarcadas para as quais desenvolvem

um complexo plano de manejo que, ao mesmo tempo, garanta a biodiversidade local e a dinâmica cultural do grupo.

No estado de São Paulo, existe a Reserva Extrativista e Quilombo do Mandira, que foi premiada em 2002 na Rio+10 pela

iniciativa socioambiental que conjuga o manejo de ostras e a valorização cultural e econômica da comunidade envolvida.

Segundo o texto, é correto afirmar que

  • a) as Reservas Extrativistas, apesar da atuação pioneira dos seringueiros, ficaram restritas às comunidades quilombolas.
  • b) o objetivo da proposta da Aliança dos Povos da Floresta foi o de conjugar a conservação ambiental com a manutenção dos modos de vida.
  • c) a Constituição Brasileira, promulgada em 1988, incorporou as solicitações da Aliança dos Povos da Floresta, como a criação de unidades de conservação.
  • d) o seringueiro Chico Mendes, líder da Aliança dos Povos da Floresta, foi escolhido para ser ministro do Meio Ambiente em 1989.
  • e) a Rio+10, realizada no Rio de Janeiro, premiou a iniciativa dos seringueiros e indígenas pelo manejo da castanha.
#174774
Banca
ETEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Escola Técnica Estadual Fernando Prestes-Etec
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Do ponto de vista econômico, social e ambiental, para minimizar a possibilidade de catástrofes ambientais,

como a mencionada no texto, é adequado

  • a) impedir as atividades de empresas mineradoras em todo o território nacional.
  • b) deslocar pessoas e a biodiversidade para outros locais até a atividade mineradora se esgotar.
  • c) construir barragens de rejeito ao longo do curso dos rios, pois se romperem, destruirão um bem natural de menor importância.
  • d) fiscalizar os empreendimentos de forma mais eficiente e efetiva e garantir o cumprimento de normas técnicas para reduzir os impactos socioambientais.
  • e) transferir as barragens existentes para áreas desérticas onde possíveis impactos ambientais, gerados por um rompimento, não afetem a biodiversidade.
#174775
Banca
ETEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Escola Técnica Estadual Fernando Prestes-Etec
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Segundo o geógrafo Paulo Roberto Moraes, entende-se por degradação dos solos a redução da qualidade desse recurso

natural devido às ações naturais e/ou humanas.


Existem medidas que podem prevenir ou reverter a degradação dos solos, entre elas, podemos citar corretamente:

  • a) cultivar sempre o mesmo tipo de espécie vegetal para acostumar o solo com as demandas de nutrientes exigidas.
  • b) alargar o tamanho das voçorocas para aumentar a área de plantio, ampliando assim a produção agrícola.
  • c) intensificar o processo de lixiviação, que permite o acúmulo de nutrientes no solo, deixando-o mais fértil.
  • d) plantar em curvas de nível, técnica que consiste em cultivar seguindo cotas altimétricas do relevo.
  • e) incentivar a salinização dos solos, uma vez que o sal facilita o manuseio da terra.
#174776
Banca
ETEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Escola Técnica Estadual Fernando Prestes-Etec
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Nos oceanos são encontradas as mais diferentes formas de vida, desde organismos microscópicos, de enorme

importância para os ciclos biogeoquímicos, até gigantes cetáceos como, por exemplo, as baleias-azuis.

Fazendo parte da biodiversidade oceânica, estão incluídos vários mamíferos, como as focas e os leões-marinhos;

os répteis, como as tartarugas e as serpentes-marinhas; além dos peixes, crustáceos, moluscos, estrelas e ouriços-do-mar,

águas-vivas, corais, anêmonas-do-mar e esponjas, como também muitos outros tipos de organismos e muitas espécies

de algas, clorofiladas, que interagem entre si nas teias alimentares.

Essa grande quantidade de seres submarinos variam em tamanho e forma, habitam diferentes locais dos oceanos

e apresentam adaptações específicas, que os diferenciam dos seres vivos encontrados no ambiente terrestre.

Sobre a biodiversidade marinha, é correto afirmar que

  • a) os cetáceos e os répteis possuem diversas adaptações ao modo de vida essencialmente aquático, tais como: corpo alongado e hidrodinâmico; capacidade de depositar ovos com casca e espessa camada de gordura.
  • b) as esponjas são animais aquáticos, porosos, filtradores, pois absorvem minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água, que circulam através das cavidades internas que as esponjas possuem.
  • c) os crustáceos, os moluscos, as estrelas-do-mar, os ouriços-do-mar e as águas-vivas são invertebrados de corpo mole, com dois pares de antenas e sem apêndices locomotores.
  • d) os organismos citados não dependem da presença de luz para sobreviver, pois todos são incapazes de produzir seus próprios alimentos.
  • e) os animais aquáticos relacionados no texto possuem brânquias para realizar as trocas gasosas, o que impede a morte por asfixia.
#174777
Banca
ETEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Escola Técnica Estadual Fernando Prestes-Etec
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

A Mata Atlântica é uma série de ecossistemas de florestas

tropicais da América do Sul que abriga uma diversidade

de espécies endêmicas. Estudos estimam que haja um

total de 8 732 espécies entre plantas e vertebrados

endêmicos nesse bioma, e que a diferença entre a

quantidade daquelas plantas e a quantidade destes

vertebrados, nessa ordem, seja de 7 268 espécies.


Nessas condições, a quantidade de plantas endêmicas
nesse bioma é

  • a) 732.
  • b) 1 464.
  • c) 5 813.
  • d) 8 000.
  • e) 16 000.
#174778
Banca
ETEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Escola Técnica Estadual Fernando Prestes-Etec
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Nas interações ecológicas, os seres vivos se entrelaçam

numa teia de relações tanto entre membros da própria

espécie como entre indivíduos de espécies diferentes.

Assim, por exemplo, as orquídeas, bromélias e muitas

samambaias, conhecidas como epífitas, vivem no interior

das matas e sobre plantas maiores que lhes servem

de suporte, permitindo que consigam obter maior

suprimento de luz para a fotossíntese.

A associação descrita no texto entre diferentes plantas é

um tipo de relação ecológica denominada

  • a) simbiose.
  • b) predação
  • c) inquilinismo.
  • d) canibalismo.
  • e) parasitismo.
#174779
Banca
ETEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Escola Técnica Estadual Fernando Prestes-Etec
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Nas florestas tropicais úmidas, encontra-se mais da metade

das espécies vivas do planeta Terra. Nos diversos estratos

dessas florestas, criam-se diversos hábitats, onde convive

um grande número das mais variadas espécies. Quando

a quantidade de espécies é muito elevada, podemos

dizer que se trata de uma área com megadiversidade.

Algumas das principais causas da elevada biodiversidade

nas florestas citadas são

  • a) presença de tundra, solo fértil e vegetação xerófita exuberante.
  • b) grande luminosidade, muita umidade e elevada temperatura média.
  • c) baixa temperatura média, solos rasos e chuvas convectivas abundantes.
  • d) forma plana do terreno, baixa temperatura média e elevada amplitude térmica.
  • e) rios intermitentes, grande quantidade de vegetação rasteira e pequena luminosidade.
#174780
Banca
ETEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Escola Técnica Estadual Fernando Prestes-Etec
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

De acordo com o texto, é correto afirmar que

  • a) o aquecimento global é um problema real e pode ser constatado por evidências como o aumento da temperatura média global, o derretimento da neve e do gelo e a consequente elevação do nível do mar.
  • b) não existem evidências de que estamos entrando em uma era de alteração climática e de que essa alteração causaria a deterioração do meio ambiente ou dos padrões de vida humanos.
  • c) as mudanças climáticas dos últimos cinquenta anos são naturais e permanentes, e a Terra pouco se aqueceu ao longo desse período.
  • d) os animais invertebrados são os principais responsáveis pelas alterações climáticas que ocorreram ao longo do tempo no planeta.
  • e) a Terra, durante os últimos cem anos, tem esfriado, apesar do aumento das emissões de gás carbônico.
#174781
Banca
ETEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Escola Técnica Estadual Fernando Prestes-Etec
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

De acordo com o autor, é correto afirmar que

  • a) o desenvolvimento do sistema de rotação tornava as colheitas previsíveis e dinamizava as redes comerciais intercontinentais, das quais a Europa feudal era o principal centro produtor.
  • b) a sacralização foi substituída pelos investimentos no desenvolvimento da ciência, vista como meio de solucionar os problemas que afligiam o europeu medieval.
  • c) a relação da sociedade medieval com a natureza era pacífica, porque o racionalismo indicava soluções práticas para os problemas cotidianos.
  • d) a sensação de insegurança diante do inesperado fez com que essas sociedades medievais buscassem a solução no sobrenatural.
  • e) a sociedade medieval, de valores antropocêntricos, viu na domesticação da natureza a solução para problemas sanitários.