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Simulado Demais Aspectos da Lei 9.784/99 | Concursos Diversos | CONCURSO

Simulado Demais Aspectos da Lei 9.784/99 | Concursos Diversos

SIMULADO DEMAIS ASPECTOS DA LEI 9.784/99 | DIVERSOS

INSTRUÇÕES

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado de concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso público da(o) Diversos.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso Diversos. Estas questões são especificamente do assunto Demais Aspectos da Lei 9.784/99 da matéria Direito Administrativo e foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto seus gabaritos são os oficiais da banca.

ESTATÍSTICA
O simulado de Demais Aspectos da Lei 9.784/99 contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é Demais Aspectos da Lei 9.784/99 da banca FCC do concurso Diversos.

RANKING
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#47853
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(1,0) 1 - 

Acerca do princípio da oficialidade, a Lei de Processo Administrativo Federal dispõe que

  • a) quando surgirem fatos novos ou circunstâncias relevantes suscetíveis de justificar a inadequação da sanção aplicada, pode haver revisão da sanção aplicada, independentemente de requerimento do apenado.
  • b) a defesa dos administrados em processos acusatórios somente pode ser realizada mediante procuração, com firma devidamente reconhecida.
  • c) a desistência ou renúncia do interessado têm efeito preclusivo, impedindo o prosseguimento do processo.
  • d) a autoridade ou servidor que incorrer em suspeição deve, independentemente de provocação, abster-se de atuar, sob pena de responsabilização
  • e) para que haja a convalidação de atos maculados por defeitos sanáveis, é necessário haver provocação do particular interessado, sob pena de se violar o princípio da supremacia do interesse público.
#47854
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(1,0) 2 - 

Diferentemente do processo judicial, cujo procedimento é exaustivamente descrito em lei, o processo administrativo regido pela Lei no 9.784/1999

  • a) admite a utilização de provas obtidas por meios ilícitos, tendo em vista que importa a apuração da verdade real.
  • b) admite a utilização de provas obtidas por meios ilícitos, desde que se observe, no trâmite do processo, o direito de defesa e o contraditório do servidor ao qual se imputa a conduta antijurídica.
  • c) pode ser impulsionado de ofício, salvo no que se refere à fase de instrução, que depende de especificação de provas pela Administração pública e pelo acusado.
  • d) pode se movimentar de ofício, inexistindo a mesma formalidade do processo judicial, não sendo imprescindível a presença de advogado para defesa técnica do servidor ao qual se imputa conduta antijurídica.
  • e) prevê a realização de apenas uma audiência, dita una, que concentra as fases de conciliação, instrução e decisão.
#47855
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(1,0) 3 - 

No que concerne à competência das autoridades administrativas e sua delegação, nos termos disciplinados pela Lei Federal no 9.784, de 1999, que disciplina o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, tem-se que

  • a) a delegação somente é admitida para órgão hierarquicamente subordinado àquele detentor da competência legal.
  • b) não é admissível a delegação de competência para decisão de recursos administrativos.
  • c) admite-se a delegação para a edição de atos normativos, desde que não gerem efeitos perante terceiros.
  • d) a avocação de competência de órgão hierarquicamente inferior é sempre cabível, independentemente de ato específico.
  • e) não é passível de delegação a competência exclusiva, salvo para a prática de atos declaratórios.
#47856
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(1,0) 4 - 

A Lei de Processo Administrativo - Lei Federal no 9.784/1999 - estabelece que, no tocante à comunicação dos atos processuais aos interessados,

  • a) o desatendimento da intimação pelo interessado importará em confissão ficta.
  • b) somente deve ser objeto de intimação a produção de provas requeridas pelo próprio interessado.
  • c) a intimação dos atos processuais é feita por publicação em Diário Oficial, cabendo ao interessado acompanhar os assuntos de seu interesse.
  • d) as intimações serão nulas quando feitas sem observância das prescrições legais, mas o comparecimento do administrado supre sua falta ou irregularidade.
  • e) a intimação observará a antecedência mínima de 10 dias úteis quanto à data de comparecimento.
#47857
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(1,0) 5 - 

As funções administrativas, típicas do Poder Executivo, conferem relevância ao trâmite dos processos administrativos, possuindo disciplina específica conforme o ente federado em questão, à exemplo da Lei n° 9.784/1999 que

  • a) se presta também a disciplinar o trâmite e o procedimento dos processos administrativos no âmbito do Poder Legislativo e do Poder Judiciário, visto que também exercem funções administrativas, de forma atípica.
  • b) rege direitos e obrigações no âmbito dos processos administrativos federais que tramitam perante o Poder Executivo, não alcançando aqueles que se processam diante dos outros Poderes, que demandam regulação própria.
  • c) impede a movimentação de ofício do processo administrativo sempre que o objeto do mesmo envolver, direta ou indiretamente, apuração de infração disciplinar.
  • d) se destina a disciplinar o processo administrativo no âmbito da Administração direta federal, não alcançando a Administração indireta em razão da autonomia e independência dos entes que a integram.
  • e) estabelece as garantias dos administrados, introduzindo princípios e direitos a serem observados nos processos administrativos, de forma a excluir quaisquer aspectos discricionários das decisões que venham a ser tomadas nos mesmos e assim garantir o adequado contraditório.
#47858
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(1,0) 6 - 

A Lei n° 9.784/1999, que regula o processo administrativo, estabelece que

  • a) deve ser observada a interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.
  • b) não é admitida renúncia de competência, delegação nem avocação.
  • c) o indeferimento da alegação de suspeição de autoridade no âmbito do processo administrativo poderá ser objeto de recurso, com efeito suspensivo.
  • d) órgão ou entidade é a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e indireta.
  • e) é vedada a utilização de meio mecânico que reproduza os fundamentos das decisões no caso de solução de vários assuntos da mesma natureza para evitar que sejam prejudicados direito ou garantia dos interessados.
#47859
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(1,0) 7 - 

Determinado processo administrativo, de âmbito federal, foi iniciado a pedido da interessada Marta, sendo ela a titular do direito versado no processo. Durante a fase instrutória, a Administração fixou prazo para que Marta apresentasse documento necessário à apreciação do pedido formulado. Nos termos da Lei nº 9.784/1999, o não atendimento no prazo fixado pela Administração para a respectiva apresentação

  • a) implicará o arquivamento do processo.
  • b) suspenderá o trâmite processual por sessenta dias, e, findo tal prazo, caso Marta não apresente o documento, será o feito obrigatoriamente extinto sem qualquer análise de mérito.
  • c) implicará o imediato prosseguimento do feito, o qual será apreciado somente com o conjunto probatório constante nos autos do processo.
  • d) acarretará a concessão imediata de prazo suplementar de cento e oitenta dias, a fim de que Marta apresente o documento.
  • e) suspenderá o trâmite processual por trinta dias, e, findo tal prazo, caso Marta não apresente o documento, será o processo obrigatoriamente julgado em seu mérito.
#47860
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(1,0) 8 - 

Mauro, servidor público federal, responsável por determinado processo administrativo de âmbito federal, deve, de acordo com a Lei no 9.784/1999, praticar ato no prazo de cinco dias, quando inexistir disposição legal específica, bem como quando inexistir motivo de força maior que justifiquem prazo diverso. De acordo com a mesma Lei, o referido prazo

  • a) pode ser dilatado até o dobro, mediante comprovada justificação.
  • b) não comporta dilatação.
  • c) pode ser dilatado até o triplo, não sendo necessária justificação para tanto.
  • d) pode ser dilatado até o dobro, não sendo necessária justificação para tanto.
  • e) pode ser dilatado para o prazo máximo de trinta dias, mediante comprovada justificação.
#47861
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(1,0) 9 - 

Rúbia e Nefertite são partes interessadas em um mesmo processo administrativo de âmbito federal. Em determinado momento, Rúbia formulou, por meio de manifestação escrita, pedido de desistência total do pedido formulado. A propósito do tema e, nos termos do que preceitua a Lei no 9.784/1999, é correto afirmar que

  • a) o processo administrativo será obrigatoriamente extinto.
  • b) a desistência atingirá somente Rúbia.
  • c) a desistência de Rúbia também poderia ser feita verbalmente, haja vista a informalidade que vigora no processo administrativo.
  • d) a desistência não pode ser total, devendo ser parcial, vez que apenas a Administração pública tem o poder de extinguir integralmente o feito.
  • e) a desistência de Rúbia somente será admissível se decorrer de fatos supervenientes, isto é, que surgiram após a instauração do processo administrativo.
#47862
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(1,0) 10 - 

Em determinado processo administrativo, de âmbito federal, a parte interessada, Ana Lúcia, possui domicílio incerto e, por falha na tramitação do processo, deixou de ser intimada. No entanto, posteriormente, Ana Lúcia compareceu espontaneamente ao processo. Nos termos da Lei nº 9.784/1999,

  • a) o comparecimento de Ana Lúcia não supre a falta de intimação, mas é garantido o direito de ampla defesa à Ana Lucia.
  • b) a ausência de intimação importa nulidade insanável, razão pela qual o processo deverá ser extinto.
  • c) o comparecimento de Ana Lúcia supre a falta de intimação.
  • d) o desatendimento da intimação importa o reconhecimento da verdade dos fatos.
  • e) a intimação deveria ter sido efetuada por telegrama, por ser a forma adequada de intimação nas situações de domicílio incerto.
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(1,0) 11 - 

Tarcísio é parte interessada em processo administrativo de âmbito federal e, ao ser intimado para ingressar nos autos, procurou Eliseu, advogado renomado na cidade, para representá-lo. Eliseu recusou a solicitação de Tarcísio por estar assoberbado de trabalho, além de justificar sua recusa na absoluta desnecessidade de Tarcísio ingressar nos autos através de advogado. Nos termos da Lei no 9.784/1999, a postura de Eliseu está

  • a) incorreta, porque o advogado não pode recusar-se a representar alguém que o procure, sob pena de ferir o princípio do contraditório.
  • b) correta, pois a representação por advogado é sempre facultativa.
  • c) incorreta, pois a representação por advogado é sempre obrigatória.
  • d) incorreta, porque, para ingressar nos autos, é sempre necessária a representação por advogado, no entanto, para a prática dos demais atos a representação é facultativa
  • e) correta em parte, pois somente em algumas hipóteses específicas previstas em lei, a representação por advogado é obrigatória.
#47864
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(1,0) 12 - 

Em determinado processo administrativo de âmbito federal, durante a fase de instrução, constatou-se que a matéria nele versada envolvia assunto de interesse geral. Assim, o órgão competente, mediante despacho motivado, abriu período de consulta pública. Nos termos da Lei nº 9.784/1999,

  • a) nos processos em que houver período de consulta pública não será cabível audiência pública.
  • b) a consulta pública não se destina a pessoas jurídicas, mas sim, às pessoas físicas, as quais poderão examinar os autos e apresentar alegações escritas.
  • c) o comparecimento à consulta pública confere, por si só, a condição de interessado do processo.
  • d) o comparecimento à consulta pública confere o direito de obter da Administração resposta fundamentada.
  • e) as respostas proferidas por ocasião da consulta pública não podem ser comuns, ainda que existam alegações substancialmente iguais, pois cada administrado tem o direito de obter resposta individualizada.
#47865
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(1,0) 13 - 

Conforme estabelece a Lei n° 9.784/1999, órgão é a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta

  • a) que detém personalidade jurídica própria, ao contrário da entidade que não é dotada de personalidade jurídica própria e distinta do ente instituidor.
  • b) destituído de personalidade jurídica própria, tal qual as entidades que integram a Administração pública indireta e agem em nome do ente instituidor.
  • c) que com elas não se confunde, a despeito de ser uma de suas partes integrantes, não possuindo personalidade jurídica própria, ao contrário das entidades que são dotadas de personalidade jurídica própria.
  • d) representativo do fenômeno denominado descentralização por serviço, o que o distingue da entidade que constitui unidade de atuação dotada de personalidade jurídica, característica do fenômeno da desconcentração.
  • e) que congrega atribuições exercidas pelos agentes públicos, razão pela qual com eles se confunde para todos os fins de direito.
#47866
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(1,0) 14 - 

A Lei no 9.784/99 (Lei Federal de Processos Administrativos) estabelece que

  • a) é admitida a participação de terceiros no processo administrativo.
  • b) é faculdade do administrado fazer-se assistir por advogado, exceto nos processos disciplinares em que a defesa técnica é obrigatória.
  • c) é expressamente vedada a apresentação de requerimento formulado de maneira oral pelo interessado, em vista do princípio da segurança jurídica.
  • d) a condução do processo administrativo é absolutamente indelegável.
  • e) é admitida a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente superior.
#47867
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(1,0) 15 - 

No curso de determinado processo administrativo de âmbito federal, a norma administrativa em discussão foi devidamente interpretada e, em seguida, extinto o processo. Posteriormente, a Administração pública deu nova interpretação à mesma norma, e desarquivou o mencionado processo administrativo para aplicá-la retroativamente. Nos termos da Lei n°9.784/1999,

  • a) só será possível a aplicação retroativa de nova interpretação quando deferida pelo Chefe do Poder Executivo.
  • b) é possível aplicação retroativa de nova interpretação, desde que em prol do interesse particular.
  • c) sempre será possível a aplicação retroativa de nova interpretação.
  • d) só será possível a aplicação retroativa de nova interpretação quando postulada pelo particular.
  • e) é vedada aplicação retroativa de nova interpretação.