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Simulado CREF - 7ª Região (DF) de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado CREF - 7ª Região (DF) de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO CREF - 7ª REGIÃO (DF) DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso CREF - 7ª Região (DF).

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da CREF - 7ª Região (DF) que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores CREF - 7ª Região (DF), portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado CREF - 7ª Região (DF) de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso CREF - 7ª Região (DF).

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso CREF - 7ª Região (DF). Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO CREF - 7ª Região (DF)
Para realizar o simulado CREF - 7ª Região (DF) você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado CREF - 7ª Região (DF) você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para CREF - 7ª Região (DF) é aqui!


#168241
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(1,0) 1 - 

Entre as atividades inerentes às rotinas administrativas e financeiras está a de fazer levantamentos de pagamentos e recebimentos, constatar as irregularidades e emitir relatórios parar subsidiar as decisões gerenciais e da chefia. A elaboração de relatórios técnico-gerenciais deve ser cuidadosamente planejada, seguindo algumas etapas básicas (apresentadas a seguir). Identifique a que está incorreta.

  • a) Iniciar definindo, com clareza, os objetivos do relatório. Para tanto, é preciso identificar o público a que se destina, preocupar-se com sua utilização e forma de apresentação.
  • b) Iniciar definindo, com clareza, os objetivos do relatório. Para tanto, é preciso identificar o público a que se destina, preocupar-se com sua utilização e forma de apresentação.
  • c) Escolher indicadores de desempenho da empresa. Para definir esses indicadores, recomenda-se utilizar alguns critérios básicos, tais como: importância, simplicidade, abrangência, acessibilidade, comparabilidade, estabilidade, baixo custo.
  • d) Optar por uma linguagem mais adequada. Não é recomendável utilizar termos técnicos, só entendidos por profissionais da área. O conteúdo é importante, mas a forma também contribui para o melhor entendimento do relatório. Na apresentação dos dados, por exemplo, preferencialmente incluindo gráficos, é primordial se ter um grosso volume, somente com dados analíticos, para uma melhor visão global do desempenho da empresa.
  • e) Identificar previamente as pessoas responsáveis pelo levantamento de informações, consolidação e análise dos dados. Deve-se, também, estabelecer quem os fornecerá e qual a periodicidade, formato e como eles deverão estar disponíveis para elaboração do documento.
#168242
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(1,0) 2 - 

Henry Ford se ocupou do sistema de produção empresarial como um todo, visando a sua maior eficiência. Ford introduziu conceitos modernos, concebendo um ritmo de trabalho em cadeia, para poupar tempo e custos. Estabeleceu, portanto, três princípios pelos quais deve se orientar a produção:

  • a) de intensificação; de economicidade; e de produtividade.
  • b) de constância do trabalho; de retorno do capital investido; e de efetividade.
  • c) de divisão do trabalho; de treinamento e seleção do trabalhador; de coordenação entre as atividades.
  • d) de centralização; de cadeias hierárquicas; e de subordinação do interesse individual ao coletivo.
  • e) de estabilidade; de cooperação; e de iniciativa.
#168243
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(1,0) 3 - 

A função controle e avaliação para os sistemas de informações gerenciais, a estrutura organizacional, bem como os métodos, as normas e os procedimentos da instituição têm, entre outras, a finalidade de identificar problemas, falhas e erros que se transformam em desvios do planejado, com o intuito de corrigi-los e de evitar suas reincidências. Existem três conceitos inerentes à ideia de controle e avaliação: eficiência, efetividade e eficácia. Alguns aspectos podem prejudicar tais conceitos, como os listados a seguir, exceto:

  • a) inadequação no processo de feedback aos profissionais envolvidos nos trabalhos.
  • b) sistemas de controle complicados.
  • c) frequência constante das informações.
  • d) estrutura organizacional inadequada.
  • e) incapacidade de recursos humanos.
#168244
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(1,0) 4 - 

A primeira tentativa de definir e estabelecer racionalmente cargos e tarefas aconteceu com a Administração Científica. Nesse aspecto, Frederick Taylor foi o pioneiro. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas.
I. O conceito de eficiência é fundamental para a Administração Científica. A análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos buscava a melhor maneira de executar uma tarefa e elevar a eficiência do operário. A eficiência significa a correta utilização dos recursos (meios de produção) disponíveis.
II. A ênfase sobre as tarefas a serem executadas levou à simplificação dos cargos no intuito de obter o máximo de especialização de cada trabalhador: cada operário ficaria restrito a uma simples e específica tarefa que deveria ser executada cíclica e repetitivamente para aumentar sua eficiência. Os cargos e as tarefas são desenhados para uma execução automatizada por parte do trabalhador: ele deve fazer e não pensar ou decidir.
III. A Administração Científica baseou-se no conceito de homo economicus, isto é, do homem econômico. Segundo esse conceito, toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais.
Pode-se afirmar que:

  • a) somente I está correta.
  • b) somente II está correta.
  • c) somente III está correta.
  • d) há apenas duas afirmativas corretas.
  • e) todas estão corretas.
#168245
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(1,0) 5 - 

Nesse tipo de departamentalização, tendo em vista sua característica de responsabilidade compartilhada, exigem-se nível de confiança mútua e capacidade de improvisação na solução de problemas. Do ponto de vista evolutivo, surgiu porque as formas tradicionais de organizar as empresas não eram eficazes para lidar com atividades complexas, envolvendo várias áreas do conhecimento científico e com prazos determinados para sua realização. Tais características e vantagens como possibilidade de maior aprimoramento técnico de sua equipe de trabalho, maior desenvolvimento da capacitação profissional, maior especialização nas atividades desenvolvidas, uso adequado dos vários recursos e melhor atendimento aos clientes do projeto referem-se à departamentalização:

  • a) mista.
  • b) matricial.
  • c) por clientes.
  • d) por processos.
  • e) territorial.
#168246
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(1,0) 6 - 

“Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos – humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e equipamentos – em unidades organizacionais.” Na Departamentalização por produtos ou serviços, o agrupamento é feito de acordo com as atividades inerentes a cada um dos produtos ou serviços da empresa. Assinale a alternativa que não apresenta uma das vantagens desse tipo de departamentalização.

  • a) Propicia a alocação de capital especializado para cada um dos grupos de produtos ou serviços.
  • b) É de fácil coordenação, quando do estabelecimento das políticas gerais da empresa, o que resulta na redução dos custos nos vários grupos de produtos ou serviços.
  • c) Facilita a utilização máxima da capacitação dos recursos, inclusive os humanos, por meio de seu conhecimento especializado.
  • d) Permite maior flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores, conforme as condições mudem, sem interferir na estrutura organizacional.
  • e) Propicia condições favoráveis para a inovação e a criatividade.
#168247
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(1,0) 7 - 

No desenvolvimento de uma estrutura organizacional, devem-se considerar seus componentes, condicionantes, níveis de influência e níveis de abrangência. São três os componentes da estrutura organizacional: sistema de responsabilidades, sistema de autoridades e sistema de comunicações. A autoridade é o direito estabelecido de se designar o que – e, se necessário, como, por quem, quando e por quanto – deve ser realizado em sua área de responsabilidade na empresa. Sobre autoridade, leia as seguintes afirmativas.
I. A autoridade formal representa a estabelecida pela estrutura hierárquica da empresa, e pode ser delegada pelo superior hierárquico imediato.
II. A autoridade informal é uma espécie de “autoridade adquirida” a qual é desenvolvida por meio de relações informais entre as pessoas da empresa, que o fazem voluntariamente e por deferência à sua posição ou status.
III. A autoridade informal serve para modificar a autoridade formal na determinação do quanto esta terá de aceitação por parte dos vários subordinados nos diferentes níveis hierárquicos da empresa.
Pode-se afirmar que:

  • a) somente I está correta.
  • b) somente II está correta.
  • c) somente III está correta.
  • d) há apenas duas afirmativas corretas.
  • e) todas estão corretas.
#168248
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(1,0) 8 - 

Administração Federal compreende: a Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios; e a Administração Indireta, que compreende as autarquias, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e as fundações públicas, todas dotadas de personalidade jurídica própria. As atividades da Administração Federal obedecerão aos seguintes princípios fundamentais:

  • a) plano geral e programação financeira; coordenação; descentralização; competência; interesse público.
  • b) planejamento; coordenação; descentralização; orçamento; metodologia.
  • c) planejamento; coordenação; descentralização; delegação de competência; controle.
  • d) plano geral e programação financeira; coordenação; descentralização; delegação de competência; autonomia.
  • e) planejamento; coordenação; supremacia; delegação de competência; interesse público.
#168249
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(1,0) 9 - 

Autarquias são entes administrativos autônomos, criados por lei específica, com personalidade jurídica de Direito Público interno, patrimônio próprio e atribuições estatais específicas. O decreto Lei nº 200/67, em seu art. 5º, I, assim define autarquia: “Serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.” Analise as seguintes afirmativas, referentes a autarquias.
I. A autarquia é forma de descentralização administrativa, por meio da personificação de um serviço retirado da Administração centralizada. Por essa razão, à autarquia só deve ser outorgado serviço público típico, e não atividades industriais ou econômicas, ainda que de interesse coletivo.
II. A autarquia não age por delegação; age por direito próprio e com autoridade pública, na medida da parcela de direito que lhe foi outorgado pela lei que a criou.
III. Os contratos das autarquias estão sujeitos à licitação por expressa determinação do art. 1º da Lei nº 8.666/93e do art. 37, XXI, da CF, sendo nulos os que não a realizarem ou fraudarem o procedimento licitatório. São autarquias: o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq), o Banco de Brasília (BRB), a Caixa Econômica Federal (CEF) e a Universidade de Brasília (UnB).Pode-se afirmar que:

  • a) somente I está correta.
  • b) somente II está correta.
  • c) somente III está correta.
  • d) há apenas duas afirmativas corretas.
  • e) todas estão corretas.
#168250
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(1,0) 10 - 

A fase interna dos processos de compras deve conter alguns elementos essenciais. A falta de informações pode comprometer a boa tramitação do pleito, suscitando, em momentos posteriores, aquisição de objetos em desconformidade com a real necessidade do órgão solicitante ou, ainda, questionamentos de instâncias jurídicas e órgãos de controle. Portanto, o conhecimento da Lei de Licitações e Contratos (nº 8.666/93) é fundamental. Com base nela, leia as seguintes afirmativas.
I. Em órgãos públicos, é recomendável a divisão do objeto em parcelas, quando técnica e economicamente viável, preservando-se, em cada etapa, a modalidade de licitação pertencente ao todo. Essa linha de ação visa harmonizar-se com os princípios da economicidade e da ampliação da competitividade, e que tem seu fundamento legal na lei.II. A Lei de Licitações e Contratos veda a indicação arbitrária ou subjetiva da marca do bem a ser adquirido. No entanto, são 3 (três) as hipóteses nas quais a indicação de marca é permitida: como parâmetro de qualidade (critérios de comparação); para atender ao princípio da padronização; e quando for tecnicamente justificável.III. O fracionamento de despesa caracteriza-se quando se divide a despesa para utilizar modalidade de licitação inferior à recomendada pela legislação para o total da despesa, ou para efetuar contratação direta. O fracionamento de despesa é uma prática vedada pela legislação. No caso do fracionamento de despesa que resulta em uma contratação direta, o agente responsável incorre nas penalidades constantes da lei.Pode-se afirmar que:

  • a) somente I está correta.
  • b) somente II está correta.
  • c) somente III está correta.
  • d) há duas afirmativas corretas.
  • e) todas estão corretas.
#168251
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(1,0) 11 - 

Providenciar as compras e recebê-las estão entre as rotinas do Auxiliar de Atendimento e Administração. O primeiro passo para repor os estoques com a devida precisão é obter uma previsão acurada do consumo dos materiais envolvidos. Caso haja informações incorretas na previsão de consumo, duas situações podem ocorrer: acentuação de custos de estoque – quando se mantém estoque de itens que não têm demanda na organização – e custos de falta de estoque – quando o estoque mantido é inferior à demanda, acarretando a falta do item de material em um momento em que ele é necessário.
O ______________ parte do pressuposto de que a demanda do item de material é constante. De acordo com esse sistema, partindo-se de um nível máximo de estoque, ocorre a demanda até o instante em que o estoque atinge um nível denominado ponto de pedido, quando deve ocorrer a solicitação do almoxarifado para a área de compras da organização. Nesse momento, passa a contar o tempo de ressuprimento (ou de reposição). Há de se considerar que, durante o tempo de ressuprimento (TR), continua a ocorrer o consumo. Tal sistema é concebido de modo que, no momento em que seria necessário fazer uso do estoque de segurança, o lote de compra (LC) é entregue, evitando o consumo desse estoque mínimo. Assinale a alternativa que, corretamente, preenche a lacuna. Assinale a alternativa que, corretamente, preenche a lacuna.

  • a) sistema de evolução de consumo constante.
  • b) sistema de reposição contínua.
  • c) sistema de evolução de consumo de tendência.
  • d) sistema de variável evolutiva.
  • e) sistema de estoque de reposição máxima.
#168252
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(1,0) 12 - 

Tendo em vista a Gestão da qualidade – análise de melhoria de processos, considere a proposição I e a razão II a seguir.
I. Um princípio fundamental do método científico e do PDCA é a iteração (repetição), ou seja, uma vez que uma hipótese é confirmada ou negada, a continuidade do ciclo vai ampliar o conhecimento, evitando que os mesmos erros aconteçam novamente.
PORQUE
II. A repetição reforça as melhorias do sistema, aumentando o conhecimento dele sobre o problema existente e ajustando a melhoria contínua para sua resolução. Dessa forma, com o conhecimento melhorado, pode-se optar por refinar ou alterar o estado atual e fazer com que seu executor fique ainda mais próximo da meta que enseja.
Assinale a alternativa correta.

  • a) A proposição é verdadeira, mas a razão é falsa.
  • b) A proposição é falsa, mas a razão é verdadeira.
  • c) A proposição e a razão são falsas.
  • d) proposição e a razão são verdadeiras, mas a razão não justifica a proposição.
  • e) A proposição e a razão são verdadeiras, e a razão justifica a proposição.
#168253
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(1,0) 13 - 

A administração pública gerencial surgiu em decorrência dos avanços tecnológicos e da necessidade do Estado de competir a níveis de igualdade econômica e social com outros. Sobre ela, leia as seguintes afirmativas. I. É muito focada em descentralizações políticas e administrativas. II. Possui poucos níveis hierárquicos, boa flexibilidade organizacional, controle dos resultados, confiança limitada e uma administração voltada ao atendimento do cidadão. III. Procura adequar as organizações públicas a seu objetivo primário – excelência nos resultados. Também busca manter uma boa identificação com seus usuários e incrementa sua concorrência com mecanismos de quase mercado ou concorrência administrada (Nova Política de Recursos Humanos).
Está correto o que se afirma em:

  • a) I e II, somente.
  • b) II e III, somente.
  • c) I e III, somente.
  • d) todas.
  • e) nenhuma.
#168254
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(1,0) 14 - 

A tabela de temporalidade e destinação de documentos (TTD) é um instrumento arquivístico resultante do processo de avaliação que tem por objetivo definir prazos de guarda e destinação de documentos, com vistas a garantir o acesso à informação a quantos dela necessitem, constituindo-se, ainda, num registro esquemático do ciclo de vida documental do órgão. Sua estrutura básica deve, necessariamente, apresentar: os conjuntos documentais produzidos e recebidos pela instituição no exercício de suas atividades, os prazos de guarda nas fases corrente e intermediária, a destinação final – eliminação ou guarda permanente –, além de um campo para observações necessárias à sua compreensão e aplicação. Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas.
I. Os prazos de guarda que se referem ao tempo necessário para arquivamento dos documentos, nas fases corrente e intermediária, visando atender exclusivamente às necessidades da administração que os gerou, devem ser representados, preferencialmente, em anos. Excepcionalmente, podem ser expressos a partir de uma ação estabelecida em dispositivos ou rotinas administrativas. Entretanto, a definição da ação deve ser objetiva. Exemplos: “até aprovação das contas”, “até homologação da aposentadoria”, “até quitação da dívida”, “até o trânsito em julgado”.II. O prazo estabelecido para a fase corrente relaciona-se ao período em que o documento é frequentemente consultado, exigindo sua permanência junto às unidades organizacionais. A fase intermediária se refere ao período em que o documento ainda é necessário à administração, porém com menor frequência de uso, podendo ser transferido para depósito em outro local, porém próximo da administração.III. A destinação final pode ser a guarda permanente – quando as informações contidas no documento são consideradas importantes para fins de prova, informação e pesquisa, e, portanto, imprescindíveis ao órgão produtor e à sociedade – ou a eliminação, se o documento não apresenta valor probatório ou informativo. Está correto o que se afirma em:

  • a) I e II, somente.
  • b) II e III, somente.
  • c) I e III, somente.
  • d) todas.
  • e) nenhuma.
#168255
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(1,0) 15 - 

De acordo com os prazos de guarda, os documentos podem ser considerados: de guarda eventual, de guarda temporária ou de guarda permanente. Os de guarda temporária são aqueles em que prevalece o interesse administrativo como determinante de seu valor e, consequentemente, de seu prazo de retenção. Nesse grupo estão incluídos os seguintes documentos, exceto:

  • a) documentos cujos textos tenham sido reproduzidos em sua totalidade ou parcialmente e cujas informações essenciais acham-se recapituladas em outros.
  • b) documentos que apresentem repetição da informação e qualidade técnica inferior.
  • c) documentos visuais e/ou sonoros referentes a fatos da vida da instituição, como programas audiovisuais, ampliações fotográficas, filmes e fitas magnéticas sobre comemorações, solenidades e obras.
  • d) documentos que sejam cópias e duplicatas de originais destinados à guarda permanente.
  • e) documentos que, mesmo originais, detêm interesse administrativo apenas por determinado período.