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Simulado CORREIOS | Analista de Correios - História | CONCURSO

Simulado CORREIOS | Analista de Correios - História

SIMULADO CORREIOS | ANALISTA DE CORREIOS - HISTÓRIA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso CORREIOS para o cargo de Analista de Correios - História.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Cespe para o concurso CORREIOS. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista de Correios - História, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado CORREIOS | Analista de Correios - História contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso CORREIOS.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#88757
Banca
CESPE
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CORREIOS
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difícil

(1,0) 1 - 

Poucos dias após a instituição do Estado Novo (novembro
de 1937), o período ditatorial da Era Vargas, foi promulgado
decreto-lei com o objetivo de organizar a proteção do patrimônio
histórico e artístico nacional. Seu primeiro artigo conceituava esse
patrimônio como “o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes
no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua
vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu
excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou
artístico”.

Considerando o fragmento de texto acima como motivador, julgue
os itens seguintes, referentes a conceitos de patrimônio histórico e
de patrimônio cultural.
Atualmente, no Brasil, diferentemente do ocorrido no passado, a gestão da documentação governamental é de responsabilidade da administração pública, mas as providências para possibilitar sua consulta, franqueando-a aos interessados, ficam a cargo de conselho formado por representantes da sociedade civil e de organizações não governamentais, aprovados pelo Congresso Nacional

#88758
Banca
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CORREIOS
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Certo/Errado
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(1,0) 2 - 

Poucos dias após a instituição do Estado Novo (novembro
de 1937), o período ditatorial da Era Vargas, foi promulgado
decreto-lei com o objetivo de organizar a proteção do patrimônio
histórico e artístico nacional. Seu primeiro artigo conceituava esse
patrimônio como “o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes
no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua
vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu
excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou
artístico”.

Considerando o fragmento de texto acima como motivador, julgue
os itens seguintes, referentes a conceitos de patrimônio histórico e
de patrimônio cultural.
Em consonância com a especialização que caracteriza a fragmentada civilização contemporânea, a atual legislação brasileira enumera como constituintes do patrimônio cultural do país obras, objetos, documentos, edificações e outros espaços destinados a manifestações artístico-culturais, mas excetua dessa enumeração as criações científicas e tecnológicas

#88760
Banca
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(1,0) 3 - 

Poucos dias após a instituição do Estado Novo (novembro
de 1937), o período ditatorial da Era Vargas, foi promulgado
decreto-lei com o objetivo de organizar a proteção do patrimônio
histórico e artístico nacional. Seu primeiro artigo conceituava esse
patrimônio como “o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes
no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua
vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu
excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou
artístico”.

Considerando o fragmento de texto acima como motivador, julgue
os itens seguintes, referentes a conceitos de patrimônio histórico e
de patrimônio cultural.
A rigor, a concepção de história presente na legislação dos anos 30 do século passado perdura ainda hoje em seus aspectos mais definidores, ou seja, mantém-se a convicção de que fatos memoráveis estão vinculados às relações de poder político, protagonizadas por personagens que se distanciam do cotidiano da sociedade

#88761
Banca
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(1,0) 4 - 

Poucos dias após a instituição do Estado Novo (novembro
de 1937), o período ditatorial da Era Vargas, foi promulgado
decreto-lei com o objetivo de organizar a proteção do patrimônio
histórico e artístico nacional. Seu primeiro artigo conceituava esse
patrimônio como “o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes
no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua
vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu
excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou
artístico”.

Considerando o fragmento de texto acima como motivador, julgue
os itens seguintes, referentes a conceitos de patrimônio histórico e
de patrimônio cultural.
A Constituição de 1988 avançou na compreensão abrangente do que seja patrimônio cultural, incluindo nesse conceito os bens de natureza material e imaterial — vistos coletiva ou individualmente — portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos mais diversos grupos formadores da sociedade brasileira

#88762
Banca
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(1,0) 5 - 

Poucos dias após a instituição do Estado Novo (novembro
de 1937), o período ditatorial da Era Vargas, foi promulgado
decreto-lei com o objetivo de organizar a proteção do patrimônio
histórico e artístico nacional. Seu primeiro artigo conceituava esse
patrimônio como “o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes
no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua
vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu
excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou
artístico”.

Considerando o fragmento de texto acima como motivador, julgue
os itens seguintes, referentes a conceitos de patrimônio histórico e
de patrimônio cultural.
Segundo a Constituição Federal vigente, inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação são, entre outras formas de acautelamento e preservação, exemplos de ações a serem empreendidas pelo poder público para, em colaboração com a comunidade, promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro

#88763
Banca
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(1,0) 6 - 

Tendo em vista a produção historiográfica e conceitos relacionados
à preservação do patrimônio cultural — como história e memória
social, lugares de memória, cultura e identidade, diversidade
cultural, tradição e modernidade —, julgue os itens de 20 a 24.
Ao se interessar por temas como a vida cotidiana, as relações familiares, os rituais e as festas, ou seja, pelas mais diversas formas de sociabilidade, o historiador afasta-se da subjetividade como mecanismo consciente de legitimação de seu trabalho

#88764
Banca
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(1,0) 7 - 

Tendo em vista a produção historiográfica e conceitos relacionados
à preservação do patrimônio cultural — como história e memória
social, lugares de memória, cultura e identidade, diversidade
cultural, tradição e modernidade —, julgue os itens de 20 a 24.
Na atualidade, a produção historiográfica analisa diversos objetos e utiliza-se de variadas opções metodológicas. Nesse contexto, pode-se falar, por exemplo, de uma renovada história política, entendida como estudo das diferentes formas de articulação entre agentes e grupos de interesses, como também da pesquisa em torno de padrões de socialização e de trajetórias de vida, tanto de indivíduos quanto de grupos sociais distintos

#88765
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(1,0) 8 - 

Tendo em vista a produção historiográfica e conceitos relacionados
à preservação do patrimônio cultural — como história e memória
social, lugares de memória, cultura e identidade, diversidade
cultural, tradição e modernidade —, julgue os itens de 20 a 24.
A partir dos anos 80 do século XX, temas contemporâneos foram incorporados à história; essa ampliação dos objetos de estudo da disciplina significou, entre outros aspectos, a valorização da análise qualitativa e a percepção de que a memória pessoal, ao ser relatada, torna-se capaz de transmitir uma experiência coletiva e social

#88766
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(1,0) 9 - 

Tendo em vista a produção historiográfica e conceitos relacionados
à preservação do patrimônio cultural — como história e memória
social, lugares de memória, cultura e identidade, diversidade
cultural, tradição e modernidade —, julgue os itens de 20 a 24.
Os modos pelos quais as lembranças são fixadas na memória são fundamentais e indissociáveis da pesquisa histórica, justamente porque as lembranças formam uma espécie de mosaico da memória social

#88767
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(1,0) 10 - 

Tendo em vista a produção historiográfica e conceitos relacionados
à preservação do patrimônio cultural — como história e memória
social, lugares de memória, cultura e identidade, diversidade
cultural, tradição e modernidade —, julgue os itens de 20 a 24.
Ao se falar em lugares de memória, três categorias emergem de maneira fundamental: lembrar, esquecer, comemorar. Na história contemporânea do Cone Sul, na América Latina, a experiência de regimes ditatoriais entre os anos 1960 e 1980 foi superada por todos os países da região, em clara sujeição à tríade esquecer-perdoar-omitir

#88769
Banca
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(1,0) 11 - 

Relativamente a aspectos conceituais que envolvem os arquivos,
inclusive quanto ao papel que eles representam na preservação da
memória e do patrimônio cultural, julgue os itens que se seguem.
Pelas normas vigentes hoje no Brasil, que refletem a classificação proposta pela UNESCO, sítios de valor histórico, paisagístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico não são mais considerados patrimônio cultural brasileiro, mas componentes do patrimônio natural do país

#88770
Banca
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(1,0) 12 - 

Relativamente a aspectos conceituais que envolvem os arquivos,
inclusive quanto ao papel que eles representam na preservação da
memória e do patrimônio cultural, julgue os itens que se seguem.
Na comunidade acadêmica brasileira, é majoritária a corrente de opinião segundo a qual o não tombamento dos documentos e dos sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos deveu-se à reação conduzida por grandes proprietários rurais

#88771
Banca
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(1,0) 13 - 

Relativamente a aspectos conceituais que envolvem os arquivos,
inclusive quanto ao papel que eles representam na preservação da
memória e do patrimônio cultural, julgue os itens que se seguem.
Embora a legislação brasileira estabeleça incentivos para a produção e o conhecimento de bens e valores culturais, o país continua a merecer advertências de organismos culturais de abrangência mundial por não tipificar como crime — e, consequentemente, não acenar com punições — os danos e ameaças ao patrimônio cultural

#88773
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(1,0) 14 - 

Relativamente a aspectos conceituais que envolvem os arquivos,
inclusive quanto ao papel que eles representam na preservação da
memória e do patrimônio cultural, julgue os itens que se seguem.
Uma definição tecnicamente adequada é a que afirma ser o arquivo a acumulação ordenada de documentos, geralmente — mas não exclusivamente — textuais, criados por instituição ou pessoa ao longo de sua atividade e preservados para eventual utilidade no futuro

#88774
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(1,0) 15 - 

Relativamente a aspectos conceituais que envolvem os arquivos,
inclusive quanto ao papel que eles representam na preservação da
memória e do patrimônio cultural, julgue os itens que se seguem.
Enquanto a finalidade de bibliotecas e museus é essencialmente cultural, indo do conjunto de material geralmente impresso à conservação de peças e objetos, todos colocados à disposição do público, a finalidade do arquivo, a despeito de seu inegável valor cultural, é primordialmente funcional, por ser essencial à produção do conhecimento histórico