Processando...

Simulado Câmara de Orizânia - MG | CONCURSO

Simulado Câmara de Orizânia - MG

SIMULADO CÂMARA DE ORIZÂNIA - MG

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Câmara de Orizânia - MG.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Câmara de Orizânia - MG que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Câmara de Orizânia - MG, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Câmara de Orizânia - MG contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Câmara de Orizânia - MG.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Câmara de Orizânia - MG. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Câmara de Orizânia - MG
Para realizar o simulado Câmara de Orizânia - MG você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Câmara de Orizânia - MG você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Câmara de Orizânia - MG é aqui!


#176902
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Orizânia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Licitação é um procedimento administrativo em que a Administração Pública Direta e Indireta obtêm a proposta mais vantajosa, assegurando igualdade de condições aos que participem do certame, visando à celebração do Contrato Administrativo para promover os interesses da coletividade.
Com relação às licitações e aos contratos administrativos, assinale a afirmativa correta.

  • a) O princípio da inalienabilidade, que se refere aos bens públicos de uso privativo da administração pública, não é absoluto, uma vez que a alienação de bens imóveis pertencentes ao ente federativo deve sempre ser precedida de licitação na modalidade leilão.
  • b) A Administração Pública pode alterar unilateralmente os contratos administrativos, independente de justificativa, desde que não seja necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto.
  • c) A alienação dos bens móveis da Administração Pública independe de avaliação prévia, mas é indispensável a licitação na modalidade pregão eletrônico.
  • d) É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial, para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.
  • e) É dispensada a Licitação na modalidade concorrência para alienação de bens imóveis da administração pública quando se tratar de venda a outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo.
#176903
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Orizânia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

“São Restos a Pagar todas as despesas regularmente empenhadas, do exercício atual ou anterior, mas não pagas ou canceladas até 31 de dezembro do exercício financeiro vigente. Distinguem-se dois tipos de restos a pagar: os processados (despesas já liquidadas); e os não-processados (despesas a liquidar ou em liquidação).” (MCASP, 2018, p. 121). Em relação aos Restos a Pagar, analise as assertivas a seguir.
I. A Lei de Responsabilidade Fiscal não aborda o mérito do que pode ou não ser inscrito em restos a pagar, mas veda contrair obrigação no último ano do mandato do governante sem que exista a respectiva cobertura financeira, eliminando desta forma as heranças fiscais onerosas. II. A inscrição de restos a pagar deve observar as disponibilidades financeiras e condições da legislação pertinente, de modo a prevenir riscos e corrigir desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, conforme estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). III. As Despesas não liquidadas, quais sejam, aquelas empenhadas, mas que não cumpriram os termos do Art. 63 da Lei nº 4.320/1964, que serão, ao encerramento do exercício, inscritas como restos a pagar processados.
Com base na análise das assertivas acima, assinale:

  • a) se somente a I estiver correta.
  • b) se somente a II estiver correta.
  • c) se somente a III estiver correta.
  • d) se somente I e II estiverem corretas.
  • e) se todas estiverem corretas.
#176904
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Orizânia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Cada uma das modalidades de licitação tem características específicas, tendo sido cinco delas normatizadas e descritas pela Lei nº 8.666/1993: Concorrência, Tomada de Preços, Convite, Concurso e Leilão.
Considerando as diferentes modalidades de licitação e suas características, assinale a opção que indica a modalidade de licitação que deve ser utilizada por um Município que realize uma obra de engenharia cujo valor seja superior a R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), mas não ultrapasse R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais).

  • a) Concorrência.
  • b) Leilão.
  • c) Concurso.
  • d) Tomada de Preços.
  • e) Convite.
#176905
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Orizânia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A realização da receita pública se dá mediante uma sequência de atividades, cujo resultado é o recebimento de recursos financeiros pelos cofres públicos. Tais etapas ou fases da receita orçamentária podem ser resumidas em previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.
Em relação ao disposto, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( )A previsão implica planejar e estimar a arrecadação das receitas orçamentárias que constarão na proposta orçamentária, devendo ser realizado em conformidade com as normas técnicas e legais correlatas e, em especial, com as disposições constantes na LRF. ( ) Segundo o disposto nos artigos 142 a 150 do CTN, a etapa de lançamento situa-se no contexto de distribuição do crédito tributário, ou seja, não se aplica a impostos, taxas e contribuições de melhoria. ( )Destaca-se que segundo o Art. 35 da Lei nº 4.320/1964, pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas, o que representa a adoção do regime de caixa para o ingresso das receitas públicas. ( )O recolhimento é a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o Art. 56 da Lei nº 4.320, de 1964. As afirmativas são, respectivamente,

  • a) V, V, V e V.
  • b) V, F, V e V.
  • c) V, F, V e F.
  • d) F, V, F e F.
  • e) F, V, F e V.
#176906
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Orizânia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Em conformidade com § 2º do Art. 165 da Constituição Federal, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelecerá diretrizes para a confecção da Lei Orçamentária Anual (LOA), contendo metas e prioridades do governo federal, despesas de capital para o exercício financeiro seguinte, alterações na legislação tributária e política de aplicação nas agências financeiras de fomento. A Lei Complementar nº 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal, ao tratar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aponta que, além de atender ao disposto no § 2º do Art. 165 da Constituição Federal, disporá também sobre:

  • a) formas possíveis de desequilíbrio fiscal entre receita bruta e despesas líquidas.
  • b) critérios e forma de não limitação de empenho.
  • c) normas relativas ao controle de custos e avaliação dos resultados de programas financiados com recursos dos orçamentos.
  • d) demais condições e exigências para arrecadação de recursos a entidades públicas, excluindo-se as privadas.
  • e) o Anexo de Metas Fiscais, que conterá a avaliação para cumprimento das metas para o ano posterior.
#176907
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Orizânia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Os princípios orçamentários são premissas a serem observadas na concepção da proposta orçamentária. Considerando os princípios orçamentários, analise os conceitos a seguir.
1. Previsto expressamente no caput do Art. 2º da Lei nº 4.320/1964, recepcionado e normatizado pelo § 5º do Art. 165 da Constituição Federal, esse princípio determina que a LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público. 2. Previsto no § 8º do Art. 165 da Constituição Federal, esse princípio estabelece que a LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, com ressalva à proibição a autorização para abertura de crédito suplementar e a contratação de operações de crédito, nos termos da lei. 3. Previsto pelo Art. 6º da Lei nº 4.320/1964, obriga registrarem-se receitas e despesas na LOA pelo valor total e bruto, vedadas quaisquer deduções.
Os conceitos apresentados referem-se, respectivamente,

  • a) aos Princípios da Anualidade, da Universalidade e da Legalidade.
  • b) aos Princípios da Universalidade, da Exclusividade e da Transparência.
  • c) aos Princípios da Anualidade, da Transparência e da Publicidade.
  • d) aos Princípios da Universalidade, do Orçamento Bruto e da Legalidade.
  • e) Princípios da Universalidade, da Exclusividade e do Orçamento Bruto.
#176908
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Orizânia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Despesa pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos a fim de saldar gastos fixados na lei do orçamento ou em lei especial, visando à realização e ao funcionamento dos serviços públicos, sendo esta dividida em etapas.
Com relação à despesa e suas respectivas fases, assinale a afirmativa correta.

  • a) A etapa da execução abrange, de modo geral, toda a análise para a formulação do plano e ações governamentais que servirão de base para a fixação da despesa orçamentária.
  • b) A fixação da despesa, da fase de execução, refere-se aos limites de valores arrecadados, incluídos nas leis orçamentárias com base nas despesas previstas.
  • c) O processo da fixação da despesa orçamentária é concluído com a autorização dada pelo poder legislativo por meio da lei orçamentária anual, ressalvadas as eventuais aberturas de créditos adicionais no decorrer da vigência do orçamento.
  • d) A execução da despesa orçamentária se dá em dois estágios, na forma prevista na Lei nº 4.320/1964, quais sejam empenho e pagamento.
  • e) Ordem de pagamento é uma determinação exarada por autoridade competente, determinando que a despesa liquidada seja depositada, sendo que a ordem de pagamento só caberá em documentos jurídicos lançados em processo judicial.
#176909
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Orizânia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

“As entidades do setor público possuem características que as diferem das demais entidades, dentre as quais: importância do orçamento público, natureza dos programas e longevidade do setor público, natureza e propósito dos ativos e passivos no setor público e papel regulador das entidades públicas.” (MCASP, 2018, pp. 19-20).
Com relação aos diferentes aspectos da contabilidade aplicada ao setor público (CASP) – orçamentário, patrimonial e fiscal, assinale a afirmativa correta.

  • a) O aspecto Orçamentário compreende o registro e a evidenciação do orçamento público, tanto quanto à sua aprovação quanto à sua execução
  • b) Os registros de natureza orçamentária não são considerados como base para a elaboração do Relatório Resumido da Execução Orçamentária, nem dos Balanços Orçamentário e Financeiro.
  • c) O aspecto Patrimonial compreende a apuração e evidenciação, por meio da contabilidade, dos indicadores estabelecidos pela LRF, tendo como destaque exclusivo a despesa com pessoal.
  • d) O aspecto Fiscal compreende o registro e a evidenciação da composição patrimonial do ente público, tendo por base os princípios basilares do serviço público.
  • e) O Balanço Patrimonial (BP) e a Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) são considerados fatores secundários, inclusive por vezes sendo desconsiderados para refletir o aspecto patrimonial.
#176910
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Orizânia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

“Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício”. (Lei nº. 6.404, de 15 de dezembro de 1976). Considerando o disposto na Lei nº. 6.404/76, em relação às demonstrações financeiras, assinale a afirmativa correta.

  • a) Dentre as demonstrações financeiras que devem ser elaboradas, incluem-se o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício e a demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados.
  • b) As demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores previstos das demonstrações do exercício posterior.
  • c) Em caso de companhia fechada, além dos demais demonstrativos, é obrigatória a elaboração e divulgação da demonstração do valor adicionado.
  • d) Nas demonstrações, as contas semelhantes não poderão ser agrupadas, assim como os pequenos saldos não poderão ser agregados, independentemente de sua natureza.
  • e) As demonstrações financeiras não deverão registrar a destinação dos lucros segundo a proposta dos órgãos da administração, sendo para tal, necessária apenas a aprovação pela assembleia-geral.
#176911
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Orizânia-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

O _____ representa uma das maiores conquistas da contabilidade aplicada ao setor público. Além de ser uma ferramenta para a consolidação das contas nacionais e instrumento para adoção das normas internacionais de contabilidade, permitiu diversas inovações.
Assinale a opção que completa corretamente a lacuna do fragmento acima.

  • a) Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público.
  • b) Manual de Contas Aplicado ao Setor Público.
  • c) Plano de Diretrizes Orçamentárias.
  • d) Plano de Contas Aplicado ao Setor Público.
  • e) Plano Plurianual.