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Simulado APEX Brasil | Analista | CONCURSO

Simulado APEX Brasil | Analista

SIMULADO APEX BRASIL | ANALISTA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso APEX Brasil para o cargo de Analista .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IADES para o concurso APEX Brasil. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista , contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado APEX Brasil | Analista contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso APEX Brasil.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#51866
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IADES
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Concurso
APEX-Brasil
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(1,0) 1 - 

Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é um conjunto de práticas detalhadas para gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI). Esse conjunto de práticas divide o ciclo de vida de um serviço em cinco partes principais: estratégia de serviço; desenho de serviço; transição de serviço; operação de serviço; e melhoria contínua de serviço. Entre essas cinco divisões, qual é a responsável por definir como os serviços de TI irão entregar valor para o negócio?

  • a) Transição de serviço
  • b) Desenho de serviço
  • c) Estratégia de serviço
  • d) Operação de serviço
  • e) Melhoria contínua de serviço
#51867
Banca
IADES
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APEX-Brasil
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(1,0) 2 - 

O conjunto de práticas Information Technology Infrastructure Library (ITIL) está documentado em um conjunto principal de cinco livros, cada um dos quais corresponde a uma das divisões do ciclo de vida de um serviço. Acerca desses livros, é correto afirmar que o (a)

  • a) Desenho de Serviço cobre princípios e métodos para pensar em objetivos estratégicos e convertê-los em portfólios de serviço.
  • b) Transição de Serviço provê um guia de como gerenciar a complexidade relacionada a mudanças em serviços, prevenindo consequências não desejadas ao impedir inovações.
  • c) Operação de Serviço tem como foco principal a implementação do serviço.    
  • d) Escopo do Desenho de Serviço está limitado a novos serviços, sendo que mudanças em serviços existentes são cobertos por operação de serviços.
  • e) Operação de Serviço provê um guia de como manter a estabilidade do serviço em operação.
#51868
Banca
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(1,0) 3 - 

Um dos processos dentro do ciclo de desenho de serviço é responsável por prover um ponto de foco e gerenciamento para os problemas relacionados a performance. Esse processo é gerenciamento

  • a) da capacidade.
  • b) do nível de serviço.
  • c) do serviço de catálogo.
  • d) da disponibilidade.
  • e) de continuidade.
#51869
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(1,0) 4 - 

A central de serviços (service desk) é uma parte importante na organização de um departamento de tecnologia da informação (TI), integrando o ciclo de operação de serviços. Acerca dessa central, é correto afirmar que ela

  • a) é responsável pelas atividades operacionais diárias necessárias para gerenciar a infraestrutura de TI.
  • b) provê habilidades técnicas detalhadas e recursos necessários para auxiliar as operações em curso da infraestrutura de TI.
  • c) coleta informações sobre todos os sistemas, criando relatórios sobre suas performances.
  • d) é o primeiro ponto de contato para usuários quando existe um problema no serviço.
  • e) é responsável por gerenciar as aplicações ao longo de seus ciclos de vida.
#51870
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(1,0) 5 - 

O Guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK) oferece uma coletânea de melhores práticas para o gerenciamento de projetos. Acerca desse guia, é correto afirmar que

  • a) os grupos de projeto são executados em etapas distintas do projeto, finalizando-se um grupo antes do início do seguinte.
  • b) os processos de qualquer grupo podem ser usados novamente ao longo do ciclo de vida do projeto.
  • c) um projeto sempre se inicia a partir dos processos no grupo de planejamento.
  • d) os grupos de processos são fases do ciclo de vida do projeto.
  • e) os cinco grupos de processos não têm dependências claras.
#51871
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(1,0) 6 - 

O Guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK) define 10 áreas de conhecimento, entre as quais separa os processos. A respeito dessas áreas de conhecimento, é correto afirmar que o processo

  • a) "definir o escopo" pertence à área "qualidade".
  • b) "encerrar o projeto ou fase" pertence à área "tempo".
  • c) "gerenciar as comunicações" pertence à área "recursos humanos".
  • d) "encerrar as aquisições" pertence à área "integração".
  • e) "sequenciar atividades" pertence à área "tempo".
#51872
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(1,0) 7 - 

Na metodologia Scrum, existem times que tipicamente consistem de um dono do produto, um mestre Scrum e um time de desenvolvimento. Acerca das respectivas responsabilidades, é correto afirmar que o

  • a) mestre Scrum é o responsável por maximizar o valor do produto que resulta do trabalho do time de desenvolvimento.
  • b) mestre Scrum é responsável por gerenciar o backlog do produto.
  • c) time de desenvolvimento tem autonomia para organizar e gerenciar seu próprio trabalho.
  • d) dono do produto é responsável por promover e suportar o Scrum, ajudando a todos entenderem a teoria.
  • e) time de desenvolvimento garante que o dono do produto saiba como organizar o backlog do produto para maximar o valor.
#51873
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(1,0) 8 - 

A metodologia Scrum possui alguns eventos regulares voltados a minimizar a necessidade de reuniões não definidas no próprio Scrum, como a reunião de planejamento do sprint, o Scrum diário ou a revisão do sprint. Em relação a essas reuniões, é correto afirmar que

  • a) o time de desenvolvimento, durante o planejamento do sprint, trabalha para prever as funcionalidades que serão desenvolvidas no decorrer do sprint.
  • b) as reuniões de planejamento do sprint são usualmente rápidas, com cada desenvolvedor respondendo a três perguntas rapidamente, sendo elas: o que foi feito ontem; o que será feito hoje; há algo o bloqueando?
  • c) o trabalho a ser realizado no sprint é decidido durante a revisão do sprint.
  • d) a reunião diária é realizada para adaptar o backlog do produto.
  • e) a revisão do sprint não tem autonomia para revisar o backlog do produto.
#51874
Banca
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(1,0) 9 - 

A Instrução Normativa MP/SLTI nº 4/2014, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, dispõe sobre o processo de contratação de soluções de tecnologia da informação pelos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) do Poder Executivo federal. Essa instrução normativa define que

  • a) funcionários de uma empresa contratada estabelecem vínculo de subordinação com a contratante.
  • b) a contratada que provê a solução de tecnologia da informação poderá ser a mesma que a avalia, quando a avaliação da referida solução for objeto de contratação.
  • c) um único contrato pode contratar mais de uma solução de tecnologia da informação.
  • d) é vedado adotar a métrica homem-hora ou equivalente para aferição de esforço.
  • e) custos com transporte ou hospedagem são de responsabilidade da empresa contratante.
#51875
Banca
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(1,0) 10 - 

O artigo 9° da Instrução Normativa MP/SLTI nº 4/2014, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, trata da fase de planejamento da contratação. Essa fase consiste em quatro etapas, que são as seguintes:

  • a) instituição da equipe de planejamento da contratação; estudo técnico preliminar da contratação; análise de riscos; e termo de referência ou projeto básico.
  • b) instituição da equipe de planejamento da contratação; estudo técnico preliminar da contratação; seleção do fornecedor; e termo de referência ou projeto básico.
  • c) instituição da equipe de planejamento da contratação; seleção do fornecedor; análise de requisitos; e gestão do contrato.
  • d) instituição da equipe de desenvolvimento; escolha de metodologia de desenvolvimento; análise de requisitos; e termo de referência ou projeto básico.
  • e) instituição da equipe de planejamento da contratação; estudo técnico preliminar da contratação; análise de riscos; e gestão do contrato.
#51876
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(1,0) 11 - 

De acordo com a Instrução Normativa MP/SLTI n° 4/2014, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, a equipe de planejamento da contratação deverá manter registro histórico de

  • a) áudio gravado e atas das reuniões.
  • b) áudio gravado e e-mails trocados sobre a negociação.
  • c) listas de requisitos e atas das reuniões.
  • d) fatos relevantes ocorridos e documentos gerados e (ou) recebidos.
  • e) listas de contatos e cópias autenticadas dos documentos de identidade dos responsáveis.
#51877
Banca
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(1,0) 12 - 

Art. 29. III - [...] apoiar tecnicamente o pregoeiro ou a Comissão de Licitação na análise e julgamento das propostas e dos recursos apresentados pelos licitantes.

 

O trecho apresentado é parte da seleção do fornecedor na Instrução Normativa MP/SLTI n° 4/2014, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Ele indica uma das atribuições de qual área?

 

 

  • a) Área de licitações
  • b) Área de tecnologia da informação
  • c) Área administrativa
  • d) Comissão de licitação
  • e) Área jurídica
#51878
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(1,0) 13 - 

Dizendo-o mais sucintamente, e reportando-nos à noção que demos de negócio jurídico, podemos definir contrato como o acordo de vontades com a finalidade de produzir efeitos jurídicos.

PEREIRA, C. M. da. S. Instituições de direito civil. Rio de janeiro: Forense, 2004.

 

Uma parte importante do dia a dia de um técnico em tecnologia de informação (TI) é a gestão de contratos de TI. Acerca desse tema, é correto afirmar que um contrato

 

  • a) não pode extinguir direitos.
  • b) pode ser feito sem que haja consentimento.
  • c) não pode resguardar direitos.
  • d) é um objeto informal e sem validade jurídica.
  • e) é necessariamente bilateral e exige o consentimento.
#51879
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(1,0) 14 - 

Art. 2° . V - [...] servidor com atribuições gerenciais, designado para coordenar e comandar o processo de gestão e fiscalização da execução contratual, indicado por autoridade competente; [...]

BRASIL. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI). Instrução Normativa nº 04/2014. Disponível em:<https://www.governodigital.gov.br> . Acesso em: 28 set. 2018.

 

O trecho apresentado define as responsabilidades de um dos profissionais envolvidos na gestão do contrato. O profissional a que ela se refere é o

 

  • a) fiscal técnico do contrato.
  • b) fiscal administrativo do contrato.
  • c) gestor do contrato.
  • d) profissional autônomo.
  • e) fiscal requisitante do contrato.
#51880
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(1,0) 15 - 

Art. 2º XVII - [...] Plano de Fiscalização: documento elaborado com base no Modelo de Gestão que define o processo de fiscalização do contrato, contendo a metodologia de fiscalização, os documentos ou as ferramentas, computacionais ou não, e controles adotados, recursos materiais e humanos disponíveis e necessários à fiscalização, entre outros; [...]

BRASIL. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI). Instrução Normativa nº 04/2014. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2018.

 

Uma parte importante da gestão de contratos de tecnologia da informação é a criação de um plano de fiscalização. Acerca desse plano, é correto afirmar que ele

 

  • a) tem a obrigação de contemplar o repasse, à contratada, de conhecimentos necessários à execução dos serviços ou ao fornecimento de bens.
  • b) tem a obrigação de contemplar a configuração e (ou) a criação de ferramentas, computacionais ou não, para implantação e acompanhamento dos indicadores.
  • c) tem a obrigação de contemplar a disponibilização de infraestrutura à contratada.
  • d) não tem obrigação, mas pode contemplar o refinamento ou a elaboração de listas de verificação e de roteiros de testes com base nos recursos disponíveis para aplicá-los.
  • e) não tem obrigação, mas pode contemplar o refinamento dos procedimentos de teste e inspeção detalhados no modelo de gestão do contrato.