Simulado ANAC | Especialista em Regulação de Avaliação Civil - Área 4 | CONCURSO
SIMULADO ANAC | ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO DE AVALIAÇÃO CIVIL - ÁREA 4
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso ANAC para o cargo de Especialista em Regulação de Avaliação Civil - Área 4.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca ESAF para o concurso ANAC . Estas questões são especificamente para o cargo de Especialista em Regulação de Avaliação Civil - Área 4, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ANAC | Especialista em Regulação de Avaliação Civil - Área 4 contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso ANAC .
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #106267
- Banca
- ESAF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Uma rede de projetos é um fluxograma visual da sequência inter-relações e dependências de todas as atividades que precisam ser realizadas para a finalização do projeto. Com relação à terminologia utilizada na área, assinale a opção correta.
- a) Atividades intercaladas são aquelas que podem acontecer ao mesmo tempo.
- b) Marco é o ponto na rede que consome tempo e delimita o início ou término de uma atividade.
- c) Caminho é uma sequência de atividades conectadas e dependentes.
- d) Atividade de desdobramento é aquela seguida de duas ou mais atividades sequenciais.
- e) Fluxo é o sentido da atividade representado por setas da direita para a esquerda.
- #106268
- Banca
- ESAF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
As estruturas organizacionais influenciam as características relacionadas aos projetos, podendo afetar a disponibilidade dos recursos e influenciar a forma como os projetos são conduzidos. Analise as afirmativas, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F). A seguir, assinale a opção que contenha a sequência correta. ( ) Nas organizações funcionais clássicas, os funcionários são agrupados por especialidade e cada departamento da organização fará o seu trabalho no projeto, de modo independente dos outros departamentos. ( ) Nas organizações matriciais fracas, o papel do gerente de projetos assemelha-se ao de um coordenador que não tem poder para tomar decisões por conta própria. São estruturas semelhantes às organizações funcionais. ( ) Nas organizações compostas, os membros da equipe frequentemente trabalham juntos e se dedicam em tempo integral ao projeto. Existe a figura do gerente de projeto que possui muita independência e autoridade. ( ) Nas organizações projetizadas, as estruturas assemelham-se às organizações funcionais. No entanto, são criadas equipes de projetos especiais para cuidar de um projeto crítico, incluindo pessoal de diferentes departamentos funcionais em tempo integral.
- a) V, V, F, F
- b) F, V, V, F
- c) V, F, F, V
- d) F, F, V, V
- e) V, V, F, V
- #106269
- Banca
- ESAF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Correlacione as colunas abaixo e, ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta para a coluna II.
COLUNA I
(1) Uma fase só poderá iniciar depois que a fase anterior terminar.
(2) Uma fase tem início antes do término da anterior.
(3) As fases do projeto intencionalmente repetem uma ou mais atividades de projeto, à medida que a compreensão do produto pela equipe do projeto aumenta.
(4) O escopo, assim como o tempo e custos exigidos, são determinados o mais cedo possível no ciclo de vida do projeto.
(5) Interessados no projeto devem estar continuamente envolvidos para fornecer o feedback sobre as entregas, garantindo que o backlog do produto reflita suas reais necessidades.
COLUNA II
( ) Ciclo de Vida Predeterminado.
( ) Ciclo de Vida Iterativo.
( ) Ciclo de vida Adaptativo.
( ) Relação Sequencial.
( ) Relação Sobreposta.
- a) 4, 3, 5, 1, 2
- b) 3, 5, 4, 2, 1
- c) 5, 4, 1, 3, 2
- d) 1, 2, 3, 5, 4
- e) 2, 1, 5, 4, 3
- #106270
- Banca
- ESAF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Com relação às demandas de um projeto, ao longo do seu ciclo de vida, é correto afirmar que:
- a) os níveis de custo e de pessoal atingem valor máximo na etapa em que o projeto está sendo finalizado.
- b) as demandas de custos permanecem uniforme em todas as etapas do projeto.
- c) os níveis de custo e de pessoal são baixos no início, atingem um valor máximo enquanto o projeto é executado e caem rapidamente conforme o projeto é finalizado.
- d) à medida que o tempo avança, o nível de custos tende a diminuir.
- e) os custos de início são superiores aos de encerramento do projeto.
- #106271
- Banca
- ESAF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Sobre o Diagrama de Causa e Efeito, é incorreto afirmar:
- a) é conhecido também pelos nomes de Diagrama de Espinha de Peixe, Diagrama de Ishikawa ou apenas Ishikawa.
- b) na região dos efeitos estão as consequências dos processos, isto é, os produtos das combinações e interação das causas.
- c) permite mostrar graficamente todos os fatores contribuintes e suas relações.
- d) na região das causas estão os fatores e as condições da transformação ou processo, que antecedem o efeito.
- e) o produto é causa, enquanto o processo é efeito ou consequência.
- #106272
- Banca
- ESAF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Sobre o GESPÚBLICA – Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, é incorreto afirmar que:
- a) para o GESPÚBLICA, avaliar é comparar o sistema de gestão de um órgão ou entidade pública com o Modelo de Excelência em Gestão Pública.
- b) o GESPÚBLICA tem sido orientado para a melhoria da qualidade do sistema de gestão dos órgãos e entidades públicos.
- c) avaliar a gestão de um órgão ou entidade pública é verificar o grau de aderência das suas práticas gerenciais ao Modelo de Excelência em Gestão Pública.
- d) o sistema de gestão preconizado pelo GESPÚBLICA é extremamente independente do aprendizado.
- e) os centros práticos da ação do GESPÚBLICA são os órgãos e entidades públicos e as políticas públicas, governos e a administração pública, do Estado.
- #106273
- Banca
- ESAF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Uma interessante analogia pode ser feita comparando os processos de pilotar o avião (na condição de processo sob controle) e “pilotar” uma organização. Relacione a primeira com a segunda coluna e marque a opção correta.
PILOTAR O AVIÃO 1- Um objetivo bem definido. 2- Um plano de voo. 3- Processos operacionais perfeitamente controlados, que respondem coerentemente aos comandos, sendo as respostas aquelas esperadas. 4- Registros (além da “caixa-preta”, um diário de bordo, seja para controle imediato, seja para pós-voo). 5- Instrumentos de bordo habilitando o piloto às melhores tomadas de decisão. 6- Pessoas qualificadas a operarem de forma padronizada os seus processos.
“PILOTAR” UMA ORGANIZAÇÃO ( ) Marketing, vendas, logística, produção, manutenção e treinamento sob controle de desempenhos previstos. ( ) Planejamento da Qualidade, programa de produção, planos de logística, de manutenção, de treinamento, de fluxo de caixa, de investimentos, de contingências, de segurança e de reconhecimento. ( ) Indicadores de desempenho que fornecem as indicações precisas e completas do que estiver acontecendo e for essencial para a gestão de processos, clientes, meio ambiente, finanças, rentabilidade, etc. ( ) Vendas, custos globais, grau de satisfação dos clientes, treinamento e rentabilidade devidamente comunicados para todos aqueles que devessem contribuir para alcançá-los. ( ) Medidas de desempenho dos processos e dos produtos, da satisfação dos clientes, de treinamentos capazes de demonstrar a qualidade praticada e a proteção contra demandas judiciais. ( ) Pessoas com perfil adequado, realizando os seus processos de forma padronizada
- a) 6, 5, 3, 4, 2, 1
- b) 4, 1, 6, 3, 2, 5
- c) 2, 1, 6, 4, 3, 5
- d) 3, 2, 5, 1, 4, 6
- e) 4, 6, 1, 2, 5, 3
- #106274
- Banca
- ESAF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Sobre o Desdobramento da Função Qualidade, é certo afirmar:
- a) é um Plano de Qualidade voltado para subunidades organizacionais.
- b) é um processo visual e compartimentado.
- c) é capaz de integrar os requisitos da alta direção.
- d) é algo inerente somente ao departamento da Qualidade.
- e) é uma ferramenta de planejamento do tipo matricial.
- #106275
- Banca
- ESAF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
O sistema de gestão denominado Gerenciamento pelas Diretrizes é:
- a) um conjunto de ações e verificações diárias conduzidas para que cada pessoa possa assumir as responsabilidades no cumprimento das obrigações conferidas a cada indivíduo e a cada organização.
- b) o instrumento que indica a meta e os procedimentos para execução dos trabalhos, de tal maneira que cada um tenha condições de assumir a responsabilidade pelos resultados de seu trabalho.
- c) a organização deve estimular capacitação e desenvolvimento das equipes, de forma a incentivar o alcance de metas, a promoção da cultura da excelência e o desenvolvimento profissional.
- d) um mecanismo que concentra toda a força intelectual de todos os funcionários, focalizando-a para as metas de sobrevivência da organização.
- e) toda operação que introduz uma modificação de forma, composição ou estrutura em todos os níveis organizacionais.
- #106276
- Banca
- ESAF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A atividade de planejamento é considerada fundamental no esforço de produzir qualidade pela administração da empresa. Planejar a qualidade elimina ações improvisadas, decisões com base intuitiva e subjetivismo. Neste contexto, analise as fases do modelo de planejamento, na primeira coluna, e correlacione-as com a correspondente explicação, na segunda coluna, e marque a única opção correta.
FASES 1- Política da Qualidade 2- Diagnóstico 3- Organização e administração 4- Planejamento propriamente dito 5- Implantação 6 - Avaliação
DETALHAMENTO ( ) Avaliação precisa dos recursos disponíveis, do potencial em termos de recursos humanos e materiais, das carências observadas no sistema, bem como uma avaliação da estrutura formal, da fábrica, do processo produtivo e a estrutura de apoio. ( ) Com atividades como reuniões, para discussão do processo de implantação, resultados alcançados, dificuldades a serem contornadas, entre outras, inclui-se ainda as auditorias a serem processadas. ( ) Refere-se à reestruturação da organização e administração. Divide sua execução em três áreas distintas: projeto, processo e produto. São estruturados os manuais da qualidade, que reúnem as atividades planejadas e o roteiro prático de sua efetivação. ( ) Deve preparar os elementos básicos do sistema da qualidade, envolvendo os requisitos básicos para a qualidade em termos de materiais, equipamentos, recursos humanos, ambientes, informações e métodos de produção. Essa fase define aspectos específicos do controle da qualidade, como estruturação dos laboratórios, desenvolvimento do Controle Estatístico de Processos, planos de inspeção e formação técnica do pessoal. ( ) São definidos aspectos importantes para a qualidade, considerando-se a política da empresa, que envolve a infraestrutura para a qualidade, as atribuições e a estrutura do setor da qualidade; a organização de sistemas de informações específicos para a Gestão da Qualidade; o processo gerencial da qualidade; as ações de impacto externo e a alocação, a formação e a qualificação dos recursos humanos. ( ) Com base nessa definição são tomadas decisões de longo alcance, como o nível global de investimentos que serão feitos no sistema, as estratégias a adotar no processo produtivo, os objetivos gerais do sistema e sua abrangência.
- a) 1, 2, 3, 4, 5, 6
- b) 6, 1, 5, 3, 2, 4
- c) 2, 6, 5, 4, 3, 1
- d) 3, 2, 4, 5, 1, 6
- e) 4, 6, 1, 2, 5, 3
- #106277
- Banca
- ESAF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Juran define a Gestão da Qualidade Total como a extensão do planejamento dos negócios da empresa, que inclui o planejamento da qualidade. A implantação do conceito de Gestão da Qualidade Total pode ter gerado algumas dificuldades, consideradas pelo próprio autor como desvantagens naturais, exceto:
- a) gera aumento de trabalho na administração superior.
- b) determina a possibilidade de gerar conflitos nos vários níveis organizacionais.
- c) não garante resultados imediatos.
- d) utiliza uma abordagem que, se otimiza a ação de setores da empresa, não otimiza o funcionamento da empresa em sua totalidade.
- e) desorganização do processo produtivo, com operações duplicadas.
- #106278
- Banca
- ESAF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Com relação à quantificação dos Custos da Qualidade, analise as afirmativas, classificando-as como certas ou erradas. A seguir, escolha a opção correta. I. Os Custos das Falhas Externas ocorrem quando o produto entregue ou o serviço prestado ao cliente não apresenta a Qualidade esperada. II. Os Custos de Avaliação são todos aqueles incorridos no esforço de fazer certo na primeira vez, ou seja, evitar a ocorrência de defeitos. III. Os Custos das Falhas Internas surgem quando produtos, componentes, materiais ou serviços não atendem aos requisitos da Qualidade e as falhas são descobertas antes da entrega do produto ou prestação do serviço ao cliente. IV. Os Custos de Prevenção estão associados às atividades de medir e avaliar as características da Qualidade dos produtos ou serviços, os componentes ou os materiais utilizados para assegurar conformidade com especificações. Estão corretos apenas os itens
- a) I, II e III.
- b) II e IV.
- c) II, III e IV.
- d) I e III.
- e) Todos os itens estão corretos.
- #106279
- Banca
- ESAF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
A Qualidade evoluiu, essencialmente, até nossos dias, por quatro Eras, nas quais a arte de obter Qualidade assumiu formas distintas. São elas:
- a) Era da Inspeção; Era do Controle Estatístico da Qualidade; Era da Garantia da Qualidade e Era da Gestão da Qualidade Total.
- b) Era da Manufatura; Era da Industrialização; Era da Automação; Era da Gestão da Qualidade.
- c) Era dos Custos da Qualidade; Era do Controle Total da Qualidade; Era da Confiabilidade e Era do Zero Defeito.
- d) Era de Prevenção; Era de Avaliação; Era das Falhas Internas e Era das Falhas Externas.
- e) Era da Uniformidade do Produto; Era das Ferramentas e Técnicas; Era do Controle da Qualidade e Era da Qualidade da Gestão da Qualidade.
- #106280
- Banca
- ESAF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Marque a única opção que não corresponde a um conceito de Qualidade.
- a) Segundo Bárbara W. Tuchmam, “qualidade é atingir ou buscar o padrão mais alto em vez de se contentar com o malfeito ou fraudulento”.
- b) Segundo Keith B. Laffer, “qualidade refere-se às quantidades de atributos sem preço presentes em cada unidade do atributo com preço”.
- c) Segundo Philip B. Crosby, “qualidade quer dizer conformidade com as exigências”.
- d) Segundo Thomas H. Davenport, “qualidade é a ordenação específica das atividades de trabalho”.
- e) Segundo Armand V. Feigenbeum, “qualidade quer dizer o melhor para certas condições do cliente”.
- #106281
- Banca
- ESAF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
A operação IFR não precisão diurna em aeródromo somente poderá ser realizada se o aeródromo atender aos critérios e condições abaixo, exceto:
- a) as condições meteorológicas presentes estiverem em conformidade com os parâmetros de teto e visibilidade estabelecidos nas cartas e publicações pertinentes.
- b) as informações meteorológicas relativas ao vento de superfície e à pressão atmosférica do aeródromo estiverem disponíveis no órgão ATS local.
- c) se estiver disponível pelo menos 85% do balizamento luminoso do aeródromo, e se nas luzes de cabeceira, lateral e de final de pista não houver lâmpadas adjacentes queimadas.
- d) houver prestação do serviço de informação de voo de aeródromo (AFIS) ou do serviço de controle de aeródromo.
- e) possuir carta de aproximação ou de saída por instrumentos (IAC/SID), em vigor.