Processando...

Questões de Legislação em Saúde para Concursos Diversos | CONCURSO

Questões de Legislação em Saúde para Concursos Diversos

QUESTÕES DE LEGISLAÇÃO EM SAÚDE PARA CONCURSOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos ao exame da Assunto Concursos, através de simulados para Assunto Concursos, provas e questões da Assunto Concursos.

PÚBLICO ALVO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação em concursos que cobram a matéria de Enfermagem Legislação em Saúde.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Concursos Diversos que foi organizado pela Bancas Diversas. Estas questões são de Enfermagem, contendo o assunto de Legislação em Saúde que foram extraídas de concursos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Questões de Legislação em Saúde para Concursos Diversos contém um total de 10 questões da Assunto Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Enfermagem, Legislação em Saúde para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento nestas matérias.

RANKING
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES na matéria de Enfermagem - Legislação em Saúde. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DA PROVA
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O Questões de Legislação em Saúde para Concursos Diversos
Para realizar este o simulado você deverá realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado de Questões de Legislação em Saúde para Concursos Diversos você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Concursos Diversos é aqui!


#134978
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Legislação em Saúde
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

De acordo com a Portaria nº 1864/GM, do Ministério da Saúde, de 29/9/2003 que trata da implantação de Serviços de Atendimento Móvel de Urgência em municípios e regiões de todo o território brasileiro, as ambulâncias serão adquiridas na proporção de um veículo para cada grupo de habitantes. Sendo assim, qual o intervalo de número de habitantes, mencionado na legislação em questão, para a aquisição de ambulâncias de suporte básico e de suporte avançado à vida, respectivamente?

  • a) 100.000 a 150.000 habitantes para suporte básico e 400.000 a 450.000 habitantes para suporte avançado.
  • b) 50.000 a 100.000 habitantes para suporte básico e 100.000 a 500.000 habitantes para suporte avançado
  • c) 100.000 a 150.000 habitantes para suporte básico e 200.000 a 400.000 habitantes para suporte avançado.
  • d) 50.000 a 100.000 habitantes para suporte básico e 400.000 a 450.000 habitantes para suporte avançado.
#134979
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Legislação em Saúde
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A organização da Rede de Atenção às Urgências tem como objetivo ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência nos serviços de saúde, de forma ágil e oportuna. Sendo assim, de acordo com a Portaria nº 1.600 de 7 de julho de 2011, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I – A Rede de Atenção às Urgências deve ser implementada, de forma gradativa, em todo território nacional, respeitando os critérios epidemiológicos e de densidade populacional. II – Constituem a base do processo e dos fluxos assistenciais de toda Rede de Atenção às Urgências: o acolhimento com classificação do risco; a qualidade; e a resolutividade na atenção. III – As prioridades da Rede de Atenção às Urgências são as linhas de cuidados cardiovascular, cerebrovascular e traumatológica. IV – A Atenção Básica em Saúde e a Atenção Domiciliar não são componentes da rede de Atenção às Urgências.

  • a) Somente as afirmativas I e II estão corretas
  • b) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas
  • c) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
  • d) Todas as afirmativas estão corretas
#134980
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Legislação em Saúde
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A Portaria nº 1.600, de 7 de Julho de 2011, reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde - SUS. Com relação aos objetivos do Componente Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e suas Centrais de Regulação Médica das Urgências, a Portaria discorre que este Componente tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátricas, psiquiátricas, entre outras) que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte, sendo necessário, garantir atendimento e/ ou transporte adequado para um serviço de saúde devidamente hierarquizado e integrado ao SUS. Em se tratando dos tipos de atendimento, leia as afirmativas abaixo e marque a resposta CORRETA.
I. O Componente pode se referir a atendimento primário quando o pedido de socorro for oriundo de um cidadão. II. O Componente pode se referir a atendimento secundário quando a solicitação partir de um serviço de saúde no qual o paciente já tenha recebido o primeiro atendimento necessário à estabilização do quadro de urgência apresentado, mas que necessita ser conduzido a outro serviço de maior complexidade para a continuidade do tratamento.

    • a) As afirmativas I e II estão corretas.
    • b) As afirmativas I e II estão erradas.
    • c) Apenas a afirmativa I está correta.
    • d) Apenas a afirmativa II está correta.
    #134981
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Legislação em Saúde
    Concurso
    . Concursos Diversos
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 4 - 

    Referente à Política Nacional de Humanização – Humaniza SUS, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
    ( ) Cogestão expressa tanto a exclusão de novos sujeitos nos processos de análise e decisão quanto a ampliação das tarefas da gestão. ( ) A clínica ampliada é uma ferramenta teórica e prática cuja finalidade é contribuir para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde/doença. ( ) A Política Nacional de Humanização busca a redução de filas e do tempo de espera, bem como um atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco. ( ) O Humaniza SUS aposta em inovações em saúde, valorizando os diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde, quais sejam: os pacientes, os profissionais da área da saúde e os governantes. ( ) Incluir os trabalhadores na gestão é fundamental para que eles, no dia a dia, reinventem seus processos de trabalho e sejam agentes ativos das mudanças no serviço de saúde.
    A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    • a) F – V – V – F – V.
    • b) F – V – F – F – V.
    • c) V – V – F – V – V.
    • d) V – F – F – F – F.
    #134982
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Legislação em Saúde
    Concurso
    . Concursos Diversos
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 5 - 

    Conforme Portaria nº 2.436/2017, compete às Secretarias Municipais de Saúde a coordenação do componente municipal da Atenção Básica, no âmbito de seus limites territoriais, de acordo com a política, diretrizes e prioridades estabelecidas, sendo responsabilidades dos Municípios e do Distrito Federal, EXCETO:

      • a) Ser corresponsável, junto ao Ministério da Saúde, e Secretaria Estadual de Saúde pelo monitoramento da utilização dos recursos da Atenção Básica transferidos aos municípios.
      • b) Inserir a Estratégia de Saúde da Família em sua rede de serviços como a estratégia prioritária de organização da Atenção Básica.
      • c) Prestar apoio integrado aos gestores dos municípios no processo de qualificação e de consolidação da Atenção Básica.
      • d) Prestar apoio institucional às equipes e serviços no processo de implantação, acompanhamento, e qualificação da Atenção Básica e de ampliação e consolidação da Estratégia Saúde da Família.
      #134983
      Banca
      . Bancas Diversas
      Matéria
      Legislação em Saúde
      Concurso
      . Concursos Diversos
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 6 - 

      Em relação à Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências, assinale a alternativa CORRETA:

      • a) A Conferência de Saúde se reúne cada 4 anos, podendo, também, ser convocada em caráter extraordinário.
      • b) A representação dos usuários do serviço de saúde, nos Conselhos e Conferências de Saúde, é paritária em relação à representação dos prestadores de serviço de saúde.
      • c) A Conferência de Saúde pode ser convocada extraordinariamente pelo poder executivo, pelo poder judiciário e pelo Conselho de Saúde.
      • d) Não há participação dos usuários do serviço de saúde nos Conselhos de Saúde.
      #134984
      Banca
      . Bancas Diversas
      Matéria
      Legislação em Saúde
      Concurso
      . Concursos Diversos
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 7 - 

      De acordo com a legislação vigente que reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde, é correto afirmar:

      • a) é necessária a decisão política do conjunto dos gestores do Sistema Único de Saúde para estímulo à organização e à implantação das Redes de Atenção à Saúde junto à Agência Nacional de Saúde Complementar.
      • b) constituem-se diretrizes da Rede de Atenção às Urgências, a ampliação do acesso e acolhimento aos casos agudos demandados aos serviços de saúde em todos os pontos de atenção
      • c) não consta na Diretriz da Rede de Atenção às Urgências, a atuação territorial, definição e organização das regiões de saúde e das redes de atenção a partir das necessidades de saúde dessas populações, seus riscos e vulnerabilidades específicas.
      • d) não é de responsabilidade da Rede de Atenção às Urgências a promoção, prevenção e vigilância à saúde, sendo esses responsabilidade do Sistema Único de Saúde.
      #134985
      Banca
      . Bancas Diversas
      Matéria
      Legislação em Saúde
      Concurso
      . Concursos Diversos
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 8 - 

      A série Saúde no Brasil 1 - O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios, de Jairnilson Paim, Cláudia Travassos, Célia Almeida, Lígia Bahia, James Macinko, amplamente reconhecida pela literatura científica, traz uma análise do Sistema de Saúde desde a sua implantação até 2010. Assinale a alternativa incorreta sobre o Sistema Único de Saúde.

      • a) O sistema de saúde brasileiro é formado por uma rede complexa de prestadores e compradores de serviços que competem entre si, gerando uma combinação públicoprivada financiada sobretudo por recursos privados.
      • b) O sistema de saúde tem três subsetores: o subsetor público, no qual os serviços são financiados e providos pelo Estado; o subsetor privado (com fins lucrativos ou não), no qual os serviços são financiados de diversas maneiras com recursos públicos ou privados; o subsetor de saúde suplementar, com diferentes tipos de planos privados de saúde e de apólices de seguro.
      • c) A implantação do SUS foi amplamente apoiada pelo setor estatal em detrimento do setor privado, o que promoveu a interiorização dos serviços de saúde e ampliou o acesso da população em todos os níveis de complexidade
      • d) O SUS conseguiu melhorar o acesso à atenção básica e de emergência, atingir uma cobertura universal de vacinação e assistência pré-natal e investir fortemente na expansão dos recursos humanos e de tecnolo
      #134986
      Banca
      . Bancas Diversas
      Matéria
      Legislação em Saúde
      Concurso
      . Concursos Diversos
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 9 - 

      A Política Nacional de Atenção às Urgências foi criada por meio da Portaria n° 1.863/GM, em 29 de setembro de 2003. Ela estabelece uma rede de assistência regionalizada e hierarquizada, proporcionando articular os serviços de saúde, definir fluxo e proporcionar referências resolutivas à assistência à saúde. A Portaria n° 1.600/11 reformulou a Política Nacional de Atenção às Urgências, instituindo a Rede de Atenção às Urgências e seus componentes, no Sistema Único de Saúde. Assinale a alternativa que corresponde ao componente Sala de Estabilização.

        • a) Garante a assistência 24 horas, vinculado a um equipamento de saúde, na estabilização de pacientes críticos ou graves, com eventual encaminhamento à rede de atenção à saúde pela central de regulação das urgências.
        • b) Realiza o atendimento domiciliar para estabilização em situações emergenciais de risco de populações com vulnerabilidades específicas e/ou em regiões de difícil acesso.
        • c) Limita o acesso, o fortalecimento do vínculo e a responsabilização, no primeiro cuidado, para estabilização das urgências e emergências.
        • d) Realiza o atendimento precoce em via pública da vítima com agravo à saúde, garantindo o transporte adequado ao serviço de saúde para estabilização.
        #134987
        Banca
        . Bancas Diversas
        Matéria
        Legislação em Saúde
        Concurso
        . Concursos Diversos
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0) 10 - 

        O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. Segundo o decreto 6287/2007, é objetivo do PSE:

        • a) promover a comunicação entre hospitais e núcleo de apoio a saúde da família, assegurando a troca de informações sobre as condições de saúde da população geral.
        • b) fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidades, no campo da saúde, que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar.
        • c) disponibilizar a "Caderneta de Saúde da Criança", com atualização periódica de seu conteúdo.
        • d) fortalecer a participação comunitária nas políticas de educação básica e saúde, apenas no nível municipal de govern