Prova de Pedagogia 7 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da OAB, tanto para nível médio como superior da matéria Conhecimentos de Pedagogia. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- APM
- Avaliação da Aprendizagem
- Bases Legais da Educação Nacional
- Charlot - 2005
- Comunicação e à Interação Grupal no Processo de Planejamento
- Concepções Pedagógicas
- Controle Social de Ações Governamentais
- Currículo
- Cury (2003)
- Decreto 12.983/1978 - Estabelece o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres
- Deliberação CEE 01/1999
- Deliberação CEE 21/2001
- Desenvolvimento Infantil
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
- EaD (Educação a Distância) - Pedagogia
- Educação Continuada dos Profissionais da Escola
- Educação Espe
- Educação Profissional e Técnica
- EJA
- ENEM
- Específico do Estado de São Paulo
- Ética Profissional - Pedagogo
- Funções Socioculturais da Escola
- Hernández (1998)
- Interculturalidade
- Mecanismos de Participação
- Metodologia de Projetos e a Interdisciplinaridade
- Multiculturalismo
- Papel da Pedagogia nas Instituições
- Papel Político-Pedagógico da Escola
- Pedagogia - Geral
- Pedagogo
- Pesquisa Participante
- Piaget
- Planejamento de Ensino e seus Elementos Constitutivos
- Processo de Formação dos Professores
- Processo Educativo
- Projeto Pedagógico
- Proposta Curricular
- Schwartzman
- Sistema de Ensino Brasileiro
- Sistema Escolar
- Supervisão Escolar
- Tecnologia na Educação
- Tipos de Lideranças e às Relações Humanas no Trabalho
- Vygotsky
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #16168
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(1,0) 1 - O Brasil somente construiu uma certa unidade nacional a nível de ensino, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais na década de 90 e, posteriormente, com as Diretrizes Curriculares Nacionais, que surgem para facilitar a aplicação das avaliações externas. Daí, a origem do tema norteador da CONAE 2010:
- a) Qualidade da educação, gestão democrática e avaliação.
- b) Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação.
- c) Financiamento da educação e controle social.
- d) Formação e valorização dos profissionais da educação.
- e) Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar.
- #16169
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(1,0) 2 - Qual o conceito que melhor define Orientação Sexual?
- a) Remete a construções sociais, históricas, culturais e políticas que dizem respeito a disputas materiais e simbólicas que envolvem processos de configuração de identidades, definições de papeis e funções sociais, construções e desconstruções de representações e imagens, diferentes distribuições de recursos e de poder e estabelecimento e alteração de hierarquias entre os que são socialmente definidos como homens e mulheres.
- b) Refere-se à direção ou à inclinação do desejo afetivo e erótico. De maneira simplificada, pode-se afirmar que esse desejo, ao direcionar-se, pode ter como único ou principal objeto pessoas do sexo oposto (heterossexualidades), pessoas do mesmo sexo (homossexualidades) ou de ambos os sexos (bissexualidades) (JESUS et al., 2006:46).
- c) Definição apenas de macho ou fêmea, desconsiderando que entre o masculino e o feminino existem diversas e dinâmicas masculinidades e feminilidades.
- d) Inclinação natural para as relações heterossexuais.
- e) Inclinação anormal para as relações homossexuais.
- #16170
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(1,0) 3 - A atual Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, regulamentada pelo decreto n.º 6.571, de 17 de setembro de 2008, fere o direito da família da pessoa com deficiência em relação à escolha do programa educacional almejado para o atendimento educacional de seu filho. Isso se deve a este decreto
- a) possibilitar apenas a matrícula em escolas especiais como as APAE, por exemplo.
- b) determinar a matrícula compulsória dos alunos com deficiência em programas de AEE exclusimente ofertados pelo sistema público de ensino.
- c) estabelecer como critério para o sujeito ser atendido em programas de AEE – atendimento educacional especializado, que esteja matriculado na rede pública de ensino regular, o que impossibilita às escolas especiais, como as APAE, continuar oferecendo escolarização, restringindo assim sua ação no campo do AEE.
- d) abrir a possibilidade para a família fazer a opção que melhor lhe convier.
- e) normatizar a livre concorrência entre a oferta de AEE no setor público e no privado.
- #16171
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(1,0) 4 - “Entre 1963 e 2001, 2.092 pessoas foram assassinadas pela simples razão de serem gays, transgêneros ou lésbicas. Somente em 2000, foram 130 assassinatos, dos quais 69% gays, 29% travestis e 2% lésbicas. O País não passa três dias sem que um gay, uma travesti ou uma lésbica não sejam brutalmente assassinados, vítimas do preconceito (MOTT e CERQUEIRA, 2001).” Infelizmente este cenário não se alterou nos últimos 10 anos. A homofobia está presente na sociedade por algumas razões como:
- a) não termos construído a concepção de que “a pluralidade, a multiplicidade e a dinamicidade das identidades de gênero e das expressões afetivo-sexuais são próprias dos processos de construção de sujeitos e identidades nas sociedades contemporâneas e, também, por isso, devem ser tratadas como direitos de todas as pessoas.”
- b) a existência de programas eficientes que vem desmistificando a crença de que outras orientações sexuais, que não a heterossexual, não podem ser admitidas pois tratam-se de doenças contagiosas.
- c) um ambiente Escolar efetivamente constituído como espaço de respeito à diversidade, onde não se manifestam atitudes discriminatórias nem preconceituosas de espécie alguma.
- d) o destaque que a mídia vem dando aos casos de homofobia sem culpabilizar a vítima, mas sim o agressor.
- e) a abordagem que os livros didáticos dão às questões de gênero e orientação sexual com enfoque no direito à diversidade.
- #16172
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(1,0) 5 - Aprovado pela Emenda Constitucional nº 53/2006, o FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, visa garantir uma educação pública universal e de qualidade para o Brasil. Sobre ele não é possível afirmar: (Assinale a opção adequada.)
- a) tem natureza contábil e seus recursos advêm dos próprios estados e municípios, adicionados a uma complementação de recursos federais.
- b) destina proporcionalmente recursos financeiros à Educação Básica que compreende a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, o Ensino Médio e EJA.
- c) as cotas estaduais e municipais da arrecadação do salário- educação são distribuídas proporcionalmente ao número de alunos das respectivas redes públicas de ensino.
- d) com o repasse de recursos, mesmo federais, a fiscalização caberá aos Tribunais de Contas dos estados e dos municípios.
- e) o acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do programa são feitos por conselhos criados em escalas federal, estadual e municipal especificamente para esse fim.
- #16173
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(1,0) 6 - “Aprovada como a mais recente solução para atender à demanda na formação de professores e para o aprimoramento da Educação no País. [...] Alicerçada no acelerado avanço tecnológico, vai revolucionar a estrutura do sistema de ensino” (PALHARES, 2007) Trata-se de (Assinale a opção correta.)
- a) Educação semipresencial.
- b) Universidade Aberta do Brasil.
- c) Tutoria qualificada a distância.
- d) Pós-graduação a distância.
- e) Educação On-line.
- #16174
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(1,0) 7 - A resolução n° 1, de 11 de fevereiro de 2009, estabelece diretrizes operacionais para a implantação do programa emergencial de segunda Licenciatura para os professores em exercício na educação básica. Este programa destina-se aos professores
- a) que estão atuando na gestão de instituição dos sistemas.
- b) que estão atuando em qualquer escola de educação básica.
- c) da rede pública que atuam em qualquer área.
- d) da rede privada que atuam em área distinta da sua formação.
- e) da rede publica que atuam em área distinta da sua formação.
- #16175
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(1,0) 8 -
A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação, no art. 44 dispõe sobre o acesso aos cursos de graduação por meio de processo seletivo. Sobre o processo seletivo para ingresso na educação superior, é correto afirmar:
- a) o PEC-G possibilita a estudantes de qualquer país ingressar em uma universidade pública brasileira.
- b) o PROUNI é uma forma de acesso à educação superior por meio de seleção própria.
- c) o ENEM é utilizado por todas as Instituições de Educação Superior no preenchimento das vagas.
- d) o Ministério da Educação define os critérios e normas para elaboração dos processos seletivos das universidades brasileiras.
- e) as Instituições de Ensino Superior são responsáveis pela elaboração e divulgação das normas do processo seletivo, de forma autônoma, mediante aprovação dos seus conselhos.
- #16176
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(1,0) 9 - A visão de que o sistema de supervisão deve explicar como deve ser o processo pedagógico na atual sociedade, explicitar a quem ele serve, apontar suas contradições e promover alternativas que formem um cidadão bem informado, capaz de analisar o mundo em que vive e de tomar decisões éticas por vias democráticas, considera que o supervisor atua como
- a) ferramenta de controle daquilo que é planejado nas esferas administrativas mais elevadas do sistema escolar.
- b) agente fiscalizador da qualidade de ensino e da educação fornecida às gerações mais jovens incumbindo- se portanto de cuidar do futuro.
- c) aparato institucional, cuja finalidade é garantir a preservação do prédio escolar e das atividades previstas em calendário, tal como programadas.
- d) instância responsável por estabelecer uma parceria com a equipe escolar, auxiliando-a a romper com o ultrapassado e a construir o novo.
- e) instrumento de regulação das relações pessoais e profissionais que se passam nas escolas, entre escolas e destas com as esferas administrativas.
- #16177
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(1,0) 10 - Com objetivo de auxiliar o supervisor a melhor desempenhar suas funções junto às escolas, a literatura mais atual tem proposto que se entenda sua função como I. uma tarefa baseada na participação, na cooperação, na integração e na flexibilidade. II. um trabalho que requer, para ser bem sucedido, o estabelecimento de uma sólida parceria com a equipe escolar, com espaços de interlocução garantidos na e pela escola. III. uma prática que não pode ser aprisionada em objetivos claramente especificados, uma vez que depende do contexto de cada escola. IV. uma atividade política, vinculada diretamente às esferas administrativas de poder, resultando daí seu caráter persuasivo, burocrático, cujo compromisso está em cumprir as diretrizes da SEE. V. uma ação que envolve constante avaliação crítica acerca do próprio desempenho na escola, além de aperfeiçoamento profissional e pessoal. Espera-se do supervisor escolar APENAS as propostas apresentadas em
- a) I, II e V.
- b) I e II.
- c) II e III.
- d) III, IV e V.
- e) IV e V.