Prova SEDUC-SP - Noções de Gestão Pública 1 - Questões e Simulados (Edital 2014) | CONCURSO
Questões ou Simulados conforme Edital do Concurso SEDUC-SP 2014
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SEDUC-SP.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca Várias, para nível Superior do cargo de Analista de Tecnologia da Informação. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SEDUC-SP.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Noções de Gestão Pública 1 do concurso SEDUC-SP.
- Questões de Conceitos de Estado, sociedade e mercado;
- Questões de Ética no serviço público;
- Questões de Modelos de gestão pública;
- Questões de Qualidade no serviço público: Conceitos de eficiência, eficácia e efetividade aplicados à Administração Pública.
- Questões de Avaliação e mensuração do desempenho governamental.
- Questões de Novas formas de gestão de serviços públicos: formas de supervisão e contratualização de resultados;
- Questões de horizontalização;
- Questões de pluralismo institucional;
- Questões de prestação de serviços públicos e novas tecnologias.
- Questões de Conceitos e aplicações de programas, projetos e atividades;
- Questões de Caracterização das organizações: tipos de estruturas organizacionais;
- Questões de Abordagens da mudança organizacional.
- Questões de Instrumentos gerenciais contemporâneos: gestão por processos, melhoria de processos e desburocratização.
- Questões de Responsabilização e Prestação de Contas; Controle e Desempenho; Transparência; Ouvidoria.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Noções de Gestão Pública 1.
- #31684
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Gestão Pública
- Concurso
- SEDUC-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 1 -
(FUNIVERSIA MPE GO/2010) Com relação à eficiência, à eficácia e à efetividade na administração pública, suponha que, na realização de um concurso público:
- o número de candidatos inscritos tenha ficado aquém do desejado, reduzindo as despesas com a realização das provas;
- o número de candidatos que alcançou a pontuação mínima tenha ficado além do número de vagas existente;
- o perfil dos candidatos aprovados tenha sido considerado inadequado para o exercício das funções para as quais foi feita a seleção.
Diante disso, é correto concluir que o processo caracterizou-se simultaneamente por
- a) eficácia e falta de efetividade.
- b) eficiência e efetividade.
- c) ineficiência e eficácia.
- d) ineficácia e efetividade.
- e) ineficiência e falta de efetividade.
- #31685
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Gestão Pública
- Concurso
- SEDUC-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 2 -
(FCC TRT PE/2012) Eficiência diz respeito
- a) à capacidade de fazer as coisas certas.
- b) à maneira maximizada de obter resultados.
- c) ao método que traz resultados de uma ação controlada.
- d) ao método e ao modo de fazer as coisas direito.
- e) aos princípios e maneiras de fazer coisas de forma maximizada.
- #31686
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Gestão Pública
- Concurso
- SEDUC-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
(FCC TRE CE/2012) A busca por prestação de serviços de qualidade para o cidadão na gestão pública flexibilizada como estratégia para alcançar a satisfação do consumidor, em que o cidadão deixa de ser visto como mero financiador do sistema, por meio de pagamento de impostos, e passa a ser a razão de existir dos serviços públicos, caracterizou o estágio da administração pública conhecido por
- a) gerencialismo puro.
- b) modelo racional-legal.
- c) consumeirismo.
- d) patrimonialismo.
- e) empreendedorismo.
- #31687
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Gestão Pública
- Concurso
- SEDUC-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
(FCC TCE PR/2011) Considere as afirmativas:
I. A satisfação de clientes externos e internos, o envolvimento de todos os servidores, a constância de propósitos e a valorização dos servidores públicos são, entre outros, princípios de qualidade aplicados à administração pública direta e indireta.
II. São instrumentos usuais na aplicação de um programa de qualidade na área pública: o desenvolvimento de um plano para obtenção de resultados em curto prazo, o estímulo à utilização de benchmarking junto a outras organizações, internas ou externas, e a aplicação do ciclo PDCA.
III. Comparativamente ao setor privado, um dos fatores de sucesso de programas de qualidade no serviço público é a qualidade da gestão, ao invés do enfoque de gestão da qualidade utilizado no âmbito privado.
IV. Uma demanda importante ainda não contemplada nos Programas de Qualidade da esfera Pública é a premiação de iniciativas e práticas focadas na administração direta e indireta.
Em relação à interpretação dos conceitos e da aplicação da Qualidade na Administração está correto o que se afirma em
- a) I, II, III e IV.
- b) I, III e IV, apenas.
- c) II e III, apenas.
- d) I e II, apenas.
- e) II, III e IV, apenas.
- #31688
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Gestão Pública
- Concurso
- SEDUC-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
(FCC TRT PE/2012) O comportamento ético na gestão pública exige que se valorize
- a) a presteza acima da formalidade legal.
- b) a eficiência mais do que a eficácia.
- c) o consenso acima do conflito.
- d) a impessoalidade contra a afabilidade.
- e) o interesse público antes dos interesses privados.
- #31689
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Gestão Pública
- Concurso
- SEDUC-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 6 -
(FCC TRT RS/2011) Na gestão de pessoas do quadro próprio de uma organização, a avaliação de desempenho em 360 graus consiste na
- a) avaliação dos superiores pelos subordinados, objetivando o aumento da produtividade.
- b) construção de indicadores do desempenho de todos os funcionários de um mesmo nível hierárquico dentro de uma organização.
- c) construção de redes sociométricas das relações interpessoais, num determinado setor da organização visando a melhoria do clima organizacional.
- d) avaliação da organização pelos colaboradores, incluindo os superiores imediatos, os subordinados diretos, clientes, fornecedores, assim como a percepção que cada um tem de si mesmo.
- e) comparação da produtividade de todos os funcionários de um mesmo setor, tendo como objetivo a implementação de um processo debenchmarking.
- #31690
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Gestão Pública
- Concurso
- SEDUC-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
(FCC TCE GO/2009) O método de controle de custos mais adequado como apoio a um processo de avaliação de desempenho que possibilite a melhoria na qualidade dos serviços prestados à população por um órgão público é o de custeio
- a) variável.
- b) por absorção.
- c) gerencial.
- d) direto.
- e) baseado em atividades.
- #31691
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Gestão Pública
- Concurso
- SEDUC-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
(CESPE TJ AL/2012) Com relação ao papel do governo na nova administração pública e sua estrutura operacional, assinale a opção correta.
- a) A nova gestão pública apresenta o governo como um ente soberano capaz de impor as vontades da sociedade ao mercado.
- b) O papel do governo, de acordo com a nova gestão pública, é consolidar as demandas da sociedade estruturando e implementando políticas com foco em objetivos políticos predefinidos, por meio de uma estrutura descentralizada.
- c) A nova gestão pública apresenta o governo como um agente catalisador das forças de mercado, que busca o autoajuste das demandas sociais e pressupõe uma estrutura desconcentrada que utiliza diversas instâncias de controle.
- d) A autorreferência constitui grave falha das organizações gerenciais que operacionalizam as ações governamentais, pois estas passam a focar esforços excessivos para garantir o cumprimento de normas.
- e) O papel do governo na nova gestão pública corresponde ao de um catalisador que libera as forças do mercado e utiliza organizações públicas descentralizadas com controle primário de certos órgãos.
- #31692
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Gestão Pública
- Concurso
- SEDUC-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
(CONSULPLAN TSE/2012) Sobre os conceitos de projetos, analise.
I. Temporários: todo projeto tem início e fim definidos previamente.
II. Exclusivos: todo produto ou serviço gerado por um projeto é diferente de outros produtos e serviços já existentes.
III. Progressivos: conforme um projeto é melhor compreendido, maior é o seu detalhamento. Assinale
- a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
- b) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
- c) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
- d) se todas as afirmativas estiverem corretas.
- e) se todas as afirmativas estiverem erradas.
- #31693
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Gestão Pública
- Concurso
- SEDUC-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
(FUNCAB IDAF ES/2010) A transparência tem por fundamento a necessidade de o governo promover informações aos cidadãos sobre a estrutura e funções governamentais, no sentido de prestar esclarecimentos sobre as atividades que está desenvolvendo, com o objetivo de promover a participação popular nos atos de governo, democratizando a gestão. É exemplo de participação popular:
- a) inquérito administrativo.
- b) audiência pública.
- c) sindicância.
- d) apuração de falta grave.
- e) avaliação de desempenho.