Prova SAP-SP - Conhecimentos Gerais 1 - Questões e Simulados (Edital 2014) | CONCURSO
Questões ou Simulados conforme Edital do Concurso Secretária de Administração Penitenciária de São Paulo-SAP 2014
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso Secretária de Administração Penitenciária de São Paulo-SAP.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca Vunesp, para nível Médio do cargo de Agente de Segurança . Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Secretária de Administração Penitenciária de São Paulo-SAP.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Conhecimentos Gerais 1 do concurso Secretária de Administração Penitenciária de São Paulo-SAP.
- Questões de CONHECIMENTOS GERAIS relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do 2º semestre de 2013, divulgados na mídia local e/ou nacional. Questões relacionadas à Lei Federal n° 12.527, de 18 de novembro de 2011 e ao Decreto n° 58.052, de 16 de maio de 2012. Noções de Administração Pública e de Informática, nos termos do que dispõe o artigo 29 do Decreto 60.449, de 14.05.2014.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Conhecimentos Gerais 1.
- #36484
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 1 -
No primeiro semestre de 2014, o mapa europeu foi alterado com a divisão da Ucrânia e a posterior incorporação da Crimeia à federação russa. Até o fim do ano, estão previstas mais duas consultas populares que poderão declarar a independência de
- a) Sicília e Sardenha.
- b) Escócia e Espanha.
- c) Quebec e Córsega.
- d) Córsega e Catalunha.
- e) Escócia e Catalunha.
- #36485
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Assinale a opção em que é apresentado o nome do instrumento sancionado em junho de 2014, após longa e difícil tramitação no Congresso Nacional, que oficializou, entre muitas outras determinações, a obrigatoriedade de o poder público investir o equivalente a 10% de sua receita na educação, em um prazo de até dez anos.
- a) Plano Nacional de Educação.
- b) Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
- c) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
- d) Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica.
- e) Prova Brasil.
- #36486
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Ao descascar e comer uma banana durante uma partida de futebol, o brasileiro Daniel Alves, atleta do clube espanhol Barcelona e da seleção brasileira, protagonizou um caso que gerou repercussão mundial e que se soma a muitos outros episódios que traduzem
- a) manifestações de preconceito no futebol ao redor do mundo.
- b) violência homofóbica nas modernas arenas de futebol.
- c) nova forma de antissemitismo e de intolerância religiosa.
- d) exacerbação de nacionalismo em competições esportivas.
- e) expressão de totalitarismo político absorvida pelo esporte.
- #36487
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
O FMI projeta que a América Latina vai crescer só 2,5% este ano, mas a média esconde diferenças importantes. Pai'ses como Colômbia e Bolívia têm tido crescimento acelerado enquanto Venezuela e Argentina enfrentam crises e as duas maiores economias do bloco - México e Brasil - avançam com lentidão.
(Disponível em: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/7-paises-da-america-latina-que-crescem-o-dobro-do-brasil. Acesso em: 19/05/2014, às 14h31.)
Sobre a região tratada no texto, analise.
I. É formada pelos países de língua espanhola e portuguesa que se encontram restritos à região central e sul da América.
II. Engloba nações que, de modo geral, possuem profundas desigualdades sociais e grandes instabilidades econômicas.
Ill. São países que foram colonizados por nações europeias, como a Itália, que introduziu o latim, idioma que nomeia a região.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
- a) I, II e III.
- b) I, apenas.
- c) II, apenas.
- d) III, apenas.
- e) II e III, apenas.
- #36488
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
O FMI projeta que a América Latina vai crescer só 2,5% este ano, mas a média esconde diferenças importantes. Pai'ses como Colômbia e Bolívia têm tido crescimento acelerado enquanto Venezuela e Argentina enfrentam crises e as duas maiores economias do bloco - México e Brasil - avançam com lentidão.
(Disponível em: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/7-paises-da-america-latina-que-crescem-o-dobro-do-brasil. Acesso em: 19/05/2014, às 14h31.)
Sobre os movimentos políticos, econômicos e sociais que vêm se desenvolvendo na região, marque V para as afirmativas verdadeiras e Fpara as falsas.
( ) A esquerda conquistou o poder em importantes nações desta região a partir da década de 1990, dentre elas, o Brasil.
( ) Com baixos índices de desenvolvimento econômico, a região passa por desaceleração das exportações e dos empregos.
( ) Integrantes do bloco denominado "conservador", México e Colômbia são grandes parceiros comerciais dos Estados Unidos.
( ) Venezuela, Peru, Bolívia e Paraguai formam o bloco bolivariano que atua na principal frente de oposição ao neoliberalismo.
A sequência está correta em
- a) F, F, V, V.
- b) F, V, V, F.
- c) V, F, V, F.
- d) V, V, F, F.
- e) V, F, F, V.
- #36489
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Em busca de consenso entre o governo da Venezuela e a oposição no país, a comissão de chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) concluiu hoje (19 de maio de 2014) uma série de reuniões com representantes do governo, da Nunciatura Apostólica Católica e da Mesa da Unidade Democrática (MUD), que reúne a coalisão de partidos opositores venezuelanos. Após os encontros, até tarde da noite de hoje, a Unasul não se pronunciou sobre o resultado obtido durante os dois dias de conversações em Caracas. A comissão da Unasul visitou o país depois de a oposição suspender as conversações, devido à prisão de estudantes há três semanas. A comissão é formada pelos chanceleres do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo; da Colâmbia, María Angela Holguín; e do Equador, Ricardo Patiño.
(Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-05/unasul-conclui-reuniao-com-governo-venezuelano-opositores-e-igreja. Acesso em: 19/05/2014, às 23h47.)
A comissão de chanceleres tem a(s) função(ões) de
- a) apoiar o governo da Venezuela, já que o país é integrante do Unasul, buscando sempre defender seus interesses.
- b) lutar pelos interesses da população, tornando-se porta voz de suas reivindicações junto ao governo venezuelano.
- c) determinar as sanções que serão impetradas contra o governo da Venezuela, se a oposição tiver razão no conflito.
- d) ouvir as partes envolvidas no problema e decidir sobre qual delas recai a razão para que o bloco assuma posicionamento.
- e) observar e mediar os diálogos entre o governo e a oposição, a fim de tentar resolver o conflito interno existente no país.
- #36490
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Em busca de consenso entre o governo da Venezuela e a oposição no país, a comissão de chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) concluiu hoje (19 de maio de 2014) uma série de reuniões com representantes do governo, da Nunciatura Apostólica Católica e da Mesa da Unidade Democrática (MUD), que reúne a coalisão de partidos opositores venezuelanos. Após os encontros, até tarde da noite de hoje, a Unasul não se pronunciou sobre o resultado obtido durante os dois dias de conversações em Caracas. A comissão da Unasul visitou o país depois de a oposição suspender as conversações, devido à prisão de estudantes há três semanas. A comissão é formada pelos chanceleres do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo; da Colâmbia, María Angela Holguín; e do Equador, Ricardo Patiño.
(Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-05/unasul-conclui-reuniao-com-governo-venezuelano-opositores-e-igreja. Acesso em: 19/05/2014, às 23h47.)
Acerca da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A organização é reconhecida pela ONU e tem o objetivo de facilitar as relações entre seus membros, gerando integração na região.
( ) Assim como o Mercosul e a União Europeia, trata-se de um bloco econômico que engloba todas as nações da região sul do continente americano.
( ) É formada por doze países sulamericanos, que são Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
( ) Foi oficializada por meio do Tratado de Assunção, firmado em 1991, no Paraguai, entre os cinco países-membros que são: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
A sequência está correta em
- a) V, V, F, F.
- b) V, F, V, F.
- c) V, F, F, V.
- d) F, V, V, F.
- e) F, F, V, V.
- #36491
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central tem o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros, sendo a sistemática de metas de inflação uma das principais diretrizes dessa política. Usualmente a meta de inflação tem sido definida por um valor central e as margens de tolerância, em pontos percentuais, para cima e para baixo. Para 2014, o valor central e as margens de tolerância foram fixadas, respectivamente, em:
- a) dois e meio por cento, 2 pontos percentuais;
- b) três e meio por cento, 2 pontos percentuais;
- c) quatro e meio por cento, 2 pontos percentuais;
- d) cinco por cento, 2 pontos percentuais;
- e) seis e meio por cento, 1 ponto percentual.
- #36492
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
“A Justiça Federal do Rio de Janeiro aceitou nesta quinta-feira, 15, a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra seis agentes do regime militar acusados de envolvimento no atentado do Riocentro, em 30 de abril de 1981. A juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, da 6ª Vara Criminal Federal, entendeu que o caso cabe à Justiça comum – e não militar – e que os crimes de tentativa de homicídio, associação em organização criminosa, transporte de explosivos e fraude processual não estão prescritos por terem sido cometidos de forma sistemática e frequente durante a ditadura.”
Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,justica-acata-denuncia-contra-acusados-pelo-atentado-do-riocentro,1167081,0.htm, em 15 de maio de 2014, às 12h06.)
O fato histórico tratado no texto pode ser descrito como
- a) uma tentativa de atentado promovido por um grupo de militares da chamada “linha dura”, insatisfeitos com o processo de abertura política e de redemocratização pelo qual vinha passando o Brasil.
- b) crime hediondo contra os organizadores do evento em homenagem ao Dia do Trabalho, no Rio de Janeiro, após serem presos pelos militares, levados para o quartel onde foram torturados até a morte.
- c) invasão do Riocentro pelos militares que tentaram pôr fim à manifestação dos trabalhadores contra a ditadura militar, agredindo todos os participantes do evento e expulsando-os do local com violência.
- d) um plano mal sucedido de Golpe Militar envolvendo militares da aeronáutica e da marinha que se sentiam excluídos do poder federal concentrado nas mãos dos militares remanescentes do exército brasileiro.
- e) motim de um determinado setor do exército insatisfeito com a redemocratização do Brasil que se concentraram no Riocentro para planejar ações de combate aos crescentes movimentos de esquerda no país.
- #36493
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Leia a seguir a tradução do trecho final de um dos discursos mais famosos da história da humanidade:
“... E quando isso acontecer, quando deixarmos a liberdade ecoar, quando a deixarmos ressoar em cada vila e vilarejo, em cada Estado e cada cidade, poderemos trazer para mais perto o dia que todos os filhos de Deus, negros e brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão se dar as mãos e cantar, nas palavras da velha canção negra, ‘livres, enfim! Livres, enfim! Louvado seja Deus Todo-Poderoso. Estamos livres, enfim!’”
(Tradução de Clara Allain. Editora Abril.)
Este discurso, denominado I have a dream (Eu tenho um sonho, em português), e o evento no qual foi proferido sensibilizaram o mundo, o que resultou no sepultamento de muitas leis segregacionistas e na garantia de muitos direitos aos negros. O autor de tal trecho foi tema recorrente em 2013, quando muito se discutiu o cinquentenário de um dos mais importantes acontecimentos pacíficos de luta pelos direitos civis. Trata-se de
- a) Barack Obama.
- b) Nelson Mandela.
- c) Abraham Lincon.
- d) Martin Luther King.
- e) n.d.a