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Prova SAP-SP - Conhecimentos Gerais 1 - Questões e Simulados (Edital 2014) | CONCURSO

Prova SAP-SP - Conhecimentos Gerais 1 - Questões e Simulados (Edital 2014)

Questões ou Simulados conforme Edital do Concurso Secretária de Administração Penitenciária de São Paulo-SAP 2014

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso Secretária de Administração Penitenciária de São Paulo-SAP.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Vunesp, para nível Médio do cargo de Agente de Segurança . Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Secretária de Administração Penitenciária de São Paulo-SAP.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Conhecimentos Gerais 1 do concurso Secretária de Administração Penitenciária de São Paulo-SAP.

  1. Questões de CONHECIMENTOS GERAIS relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do 2º semestre de 2013, divulgados na mídia local e/ou nacional. Questões relacionadas à Lei Federal n° 12.527, de 18 de novembro de 2011 e ao Decreto n° 58.052, de 16 de maio de 2012. Noções de Administração Pública e de Informática, nos termos do que dispõe o artigo 29 do Decreto 60.449, de 14.05.2014.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Conhecimentos Gerais 1.

#36484
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Gerais
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 1 - 

No primeiro semestre de 2014, o mapa europeu foi alterado com a divisão da Ucrânia e a posterior incorporação da Crimeia à federação russa. Até o fim do ano, estão previstas mais duas consultas populares que poderão declarar a independência de

  • a)  Sicília e Sardenha.
  • b)  Escócia e Espanha.
  • c) Quebec e Córsega.
  • d) Córsega e Catalunha.
  • e)  Escócia e Catalunha.
#36485
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Gerais
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 2 - 

Assinale a opção em que é apresentado o nome do instrumento sancionado em junho de 2014, após longa e difícil tramitação no Congresso Nacional, que oficializou, entre muitas outras determinações, a obrigatoriedade de o poder público investir o equivalente a 10% de sua receita na educação, em um prazo de até dez anos.

  • a) Plano Nacional de Educação.
  • b) Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
  • c) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
  • d)  Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica.
  • e) Prova Brasil.
#36486
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Gerais
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 3 - 

Ao descascar e comer uma banana durante uma partida de futebol, o brasileiro Daniel Alves, atleta do clube espanhol Barcelona e da seleção brasileira, protagonizou um caso que gerou repercussão mundial e que se soma a muitos outros episódios que traduzem

  • a) manifestações de preconceito no futebol ao redor do mundo.
  • b) violência homofóbica nas modernas arenas de futebol.
  • c) nova forma de antissemitismo e de intolerância religiosa.
  • d)  exacerbação de nacionalismo em competições esportivas.
  • e) expressão de totalitarismo político absorvida pelo esporte.
#36487
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Gerais
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 4 - 

O FMI projeta que a América Latina vai crescer só 2,5% este ano, mas a média esconde diferenças importantes. Pai'ses como Colômbia e Bolívia têm tido crescimento acelerado enquanto Venezuela e Argentina enfrentam crises e as duas maiores economias do bloco - México e Brasil - avançam com lentidão.

 


(Disponível em: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/7-paises-da-america-latina-que-crescem-o-dobro-do-brasil. Acesso em: 19/05/2014, às 14h31.)

 

Sobre a região tratada no texto, analise.

I. É formada pelos países de língua espanhola e portuguesa que se encontram restritos à região central e sul da América. 
II. Engloba nações que, de modo geral, possuem profundas desigualdades sociais e grandes instabilidades econômicas. 
Ill. São países que foram colonizados por nações europeias, como a Itália, que introduziu o latim, idioma que nomeia a região.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • a)  I, II e III.
  • b) I, apenas.
  • c) II, apenas.
  • d) III, apenas.
  • e) II e III, apenas.
#36488
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Gerais
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 5 - 

O FMI projeta que a América Latina vai crescer só 2,5% este ano, mas a média esconde diferenças importantes. Pai'ses como Colômbia e Bolívia têm tido crescimento acelerado enquanto Venezuela e Argentina enfrentam crises e as duas maiores economias do bloco - México e Brasil - avançam com lentidão.

 


(Disponível em: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/7-paises-da-america-latina-que-crescem-o-dobro-do-brasil. Acesso em: 19/05/2014, às 14h31.)

 

Sobre os movimentos políticos, econômicos e sociais que vêm se desenvolvendo na região, marque V para as afirmativas verdadeiras e Fpara as falsas.

( ) A esquerda conquistou o poder em importantes nações desta região a partir da década de 1990, dentre elas, o Brasil. 
( ) Com baixos índices de desenvolvimento econômico, a região passa por desaceleração das exportações e dos empregos. 
( ) Integrantes do bloco denominado "conservador", México e Colômbia são grandes parceiros comerciais dos Estados Unidos. 
( ) Venezuela, Peru, Bolívia e Paraguai formam o bloco bolivariano que atua na principal frente de oposição ao neoliberalismo. 

A sequência está correta em

  • a) F, F, V, V.
  • b)  F, V, V, F.
  • c) V, F, V, F.
  • d) V, V, F, F.
  • e) V, F, F, V.
#36489
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Gerais
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 6 - 

Em busca de consenso entre o governo da Venezuela e a oposição no país, a comissão de chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) concluiu hoje (19 de maio de 2014) uma série de reuniões com representantes do governo, da Nunciatura Apostólica Católica e da Mesa da Unidade Democrática (MUD), que reúne a coalisão de partidos opositores venezuelanos. Após os encontros, até tarde da noite de hoje, a Unasul não se pronunciou sobre o resultado obtido durante os dois dias de conversações em Caracas. A comissão da Unasul visitou o país depois de a oposição suspender as conversações, devido à prisão de estudantes há três semanas. A comissão é formada pelos chanceleres do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo; da Colâmbia, María Angela Holguín; e do Equador, Ricardo Patiño. 

 


(Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-05/unasul-conclui-reuniao-com-governo-venezuelano-opositores-e-igreja. Acesso em: 19/05/2014, às 23h47.)

 

A comissão de chanceleres tem a(s) função(ões) de

  • a)  apoiar o governo da Venezuela, já que o país é integrante do Unasul, buscando sempre defender seus interesses.
  • b) lutar pelos interesses da população, tornando-se porta voz de suas reivindicações junto ao governo venezuelano.
  • c) determinar as sanções que serão impetradas contra o governo da Venezuela, se a oposição tiver razão no conflito.
  • d)  ouvir as partes envolvidas no problema e decidir sobre qual delas recai a razão para que o bloco assuma posicionamento.
  • e) observar e mediar os diálogos entre o governo e a oposição, a fim de tentar resolver o conflito interno existente no país.
#36490
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Gerais
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 7 - 

Em busca de consenso entre o governo da Venezuela e a oposição no país, a comissão de chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) concluiu hoje (19 de maio de 2014) uma série de reuniões com representantes do governo, da Nunciatura Apostólica Católica e da Mesa da Unidade Democrática (MUD), que reúne a coalisão de partidos opositores venezuelanos. Após os encontros, até tarde da noite de hoje, a Unasul não se pronunciou sobre o resultado obtido durante os dois dias de conversações em Caracas. A comissão da Unasul visitou o país depois de a oposição suspender as conversações, devido à prisão de estudantes há três semanas. A comissão é formada pelos chanceleres do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo; da Colâmbia, María Angela Holguín; e do Equador, Ricardo Patiño. 

 


(Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-05/unasul-conclui-reuniao-com-governo-venezuelano-opositores-e-igreja. Acesso em: 19/05/2014, às 23h47.)

 

Acerca da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A organização é reconhecida pela ONU e tem o objetivo de facilitar as relações entre seus membros, gerando integração na região. 
( ) Assim como o Mercosul e a União Europeia, trata-se de um bloco econômico que engloba todas as nações da região sul do continente americano. 
( ) É formada por doze países sulamericanos, que são Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. 
( ) Foi oficializada por meio do Tratado de Assunção, firmado em 1991, no Paraguai, entre os cinco países-membros que são: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. 

A sequência está correta em

  • a) V, V, F, F.
  • b) V, F, V, F.
  • c) V, F, F, V.
  • d) F, V, V, F.
  • e) F, F, V, V.
#36491
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Gerais
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 8 - 

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central tem o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros, sendo a sistemática de metas de inflação uma das principais diretrizes dessa política. Usualmente a meta de inflação tem sido definida por um valor central e as margens de tolerância, em pontos percentuais, para cima e para baixo. Para 2014, o valor central e as margens de tolerância foram fixadas, respectivamente, em:

  • a) dois e meio por cento, 2 pontos percentuais;
  • b) três e meio por cento, 2 pontos percentuais;
  • c)  quatro e meio por cento, 2 pontos percentuais;
  • d) cinco por cento, 2 pontos percentuais;
  • e)  seis e meio por cento, 1 ponto percentual.
#36492
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Gerais
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 9 - 

“A Justiça Federal do Rio de Janeiro aceitou nesta quinta-feira, 15, a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra seis agentes do regime militar acusados de envolvimento no atentado do Riocentro, em 30 de abril de 1981. A juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, da 6ª Vara Criminal Federal, entendeu que o caso cabe à Justiça comum – e não militar – e que os crimes de tentativa de homicídio, associação em organização criminosa, transporte de explosivos e fraude processual não estão prescritos por terem sido cometidos de forma sistemática e frequente durante a ditadura.” 


Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,justica-acata-denuncia-contra-acusados-pelo-atentado-do-riocentro,1167081,0.htm, em 15 de maio de 2014, às 12h06.) 

O fato histórico tratado no texto pode ser descrito como

  • a)  uma tentativa de atentado promovido por um grupo de militares da chamada “linha dura”, insatisfeitos com o processo de abertura política e de redemocratização pelo qual vinha passando o Brasil.
  • b) crime hediondo contra os organizadores do evento em homenagem ao Dia do Trabalho, no Rio de Janeiro, após serem presos pelos militares, levados para o quartel onde foram torturados até a morte.
  • c)  invasão do Riocentro pelos militares que tentaram pôr fim à manifestação dos trabalhadores contra a ditadura militar, agredindo todos os participantes do evento e expulsando-os do local com violência.
  • d)  um plano mal sucedido de Golpe Militar envolvendo militares da aeronáutica e da marinha que se sentiam excluídos do poder federal concentrado nas mãos dos militares remanescentes do exército brasileiro.
  • e) motim de um determinado setor do exército insatisfeito com a redemocratização do Brasil que se concentraram no Riocentro para planejar ações de combate aos crescentes movimentos de esquerda no país.
#36493
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Gerais
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 10 - 

Leia a seguir a tradução do trecho final de um dos discursos mais famosos da história da humanidade: 



“... E quando isso acontecer, quando deixarmos a liberdade ecoar, quando a deixarmos ressoar em cada vila e vilarejo, em cada Estado e cada cidade, poderemos trazer para mais perto o dia que todos os filhos de Deus, negros e brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão se dar as mãos e cantar, nas palavras da velha canção negra, ‘livres, enfim! Livres, enfim! Louvado seja Deus Todo-Poderoso. Estamos livres, enfim!’” 


(Tradução de Clara Allain. Editora Abril.) 


Este discurso, denominado I have a dream (Eu tenho um sonho, em português), e o evento no qual foi proferido sensibilizaram o mundo, o que resultou no sepultamento de muitas leis segregacionistas e na garantia de muitos direitos aos negros. O autor de tal trecho foi tema recorrente em 2013, quando muito se discutiu o cinquentenário de um dos mais importantes acontecimentos pacíficos de luta pelos direitos civis. Trata-se de

  • a) Barack Obama.  
  • b) Nelson Mandela.
  • c) Abraham Lincon.
  • d) Martin Luther King.
  • e) n.d.a