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Prova de Português 2 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Português 2 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca FUNIVERSA, tanto para nível médio como superior da matéria Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Acentuação Gráfica
  2. Coesão e Coerência
  3. Compreensão e Interpretação de Textos
  4. Concordância Nominal e Verbal
  5. Conjunções - Português
  6. Crase
  7. Emprego das Classes de Palavras
  8. Emprego dos Tempos e Modos Verbais
  9. Figuras de Linguagem
  10. Flexão Nominal e Verbal
  11. Fonologia
  12. Funções Morfossintáticas da Palavra SE
  13. Interpretação de Textos - Português
  14. Literatura - Português
  15. Ortografia e Semântica
  16. Pontuação
  17. Português
  18. Português - Geral
  19. Pronomes - Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
  20. Redação
  21. Redação Oficial
  22. Reescritura de Texto
  23. Regência Nominal e Verbal
  24. Relação de Causa e Consequência
  25. Significação das Palavras
  26. Sintaxe da Oração e do Período
  27. Tipologia Textual
  28. Vozes do verbo
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#16458
Banca
FUNIVERSA
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 1 - 

Com base nas ideias do texto I, assinale a alternativa correta.

 

  • a) A sustentabilidade foi uma preocupação constante na vida do autor do texto.
  • b) Em ao menos uma grande cidade brasileira, o trânsito é organizado de forma tal que dificulta a convivência entre motoristas e ciclistas.
  • c) Uma infraestrutura ciclística ideal é baseada no predomínio da construção de ciclovias e de ciclofaixas, para a garantia da segurança dos ciclistas.
  • d) O senso comum, segundo o texto, julga acertadamente que a bicicleta é sinônimo de empecilho para o trânsito nas grandes cidades.
  • e) As ciclovias e as ciclofaixas, nas grandes metrópoles mundiais mencionadas no texto, são as duas soluções adotadas para um trânsito mais seguro e mais humano.
#16459
Banca
FUNIVERSA
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 2 - 

Acerca da estruturação dos períodos e dos parágrafos do texto I, é correto afirmar que

 

  • a) os dez parágrafos que compõem o texto I apresentam quebras na estrutura lógica, o que provoca ruptura da coerência textual.
  • b) o terceiro parágrafo é constituído por períodos curtos, alguns dos quais organizados com apenas orações subordinadas; e isso confere ênfase às ideias expressas.
  • c) o quinto parágrafo organiza-se com o estabelecimento de relação de causa e consequência com referência ao parágrafo anterior.
  • d) o último parágrafo poderia, sem perda da progressão discursiva, ser deslocado para o início da linha 33.
  • e) o último período do texto é elaborado de forma tal que deixa no ar ideias inexplicáveis.
#16460
Banca
FUNIVERSA
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 3 - 

Considerando que o texto I é uma crônica escrita por um jornalista de uma revista semanal, assinale a alternativa correta.

 

  • a) O texto trata de tema técnico, sob uma perspectiva histórico-social.
  • b) O jornalista, inspirado nos acontecimentos diários, construiu o texto, buscando distanciar-se dos fatos, optando pela construção de um texto essencialmente informativo.
  • c) A ordenação dos fatos do texto é atemporal, para garantir maior duração às ideias defendidas pelo autor.
  • d) A linguagem do texto é predominantemente formal, com passagens informais.
  • e) O destinatário do texto é o ciclista que vive em São Paulo, convocado pelo autor a aderir ao grupo que reivindica às autoridades públicas melhor qualidade de vida.
#16461
Banca
FUNIVERSA
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 4 - 

O destinatário do texto é o ciclista que vive em São Paulo, convocado pelo autor a aderir ao grupo que reivindica às autoridades públicas melhor qualidade de vida.

 

  • a) A frase “Mas nem só de ciclovias e ciclofaixas se faz um paraíso ciclístico; em ruas largas, carros e bicicletas compartilham o mesmo espaço” (linhas de 39 a 41) exemplifica a neutralidade da linguagem denotativa do texto, que busca sustentação científica para a tese defendida.
  • b) A frase “Motorista que entra lá sabe que, se houver uma bicicleta à frente dele, será preciso manter distância dela, pois ele não pode ultrapassá-la” (linhas de 44 a 47) está dentro dos padrões do estilo formal brasileiro.
  • c) O trecho confinar as bicicletas aos domingos, de sete ao meio-dia, é mais para controlar os ciclistas que para dá-los espaços reescreve corretamente o original das linhas de 24 a 26.
  • d) Os dois períodos do segundo parágrafo do texto criam uma relação interna de contraste.
  • e) As palavras “Bogotá”, “lá”, “você”, “vê”, “também”, “nós”, “metrô” têm acento gráfico por serem todas oxítonas terminadas em vogal, seguida ou não de m ou s.
#16463
Banca
FUNIVERSA
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 5 - 

Assinale a alternativa que interpreta corretamente ideias do texto II.

 

  • a) O texto apresenta uma crítica às modernas técnicas de gestão empresarial.
  • b) O céu é apresentado no texto II como um lugar sujo, escuro e tenso, diferente de tudo o que se imagina entre os homens.
  • c) O síndico Pedro demonstrou ignorar formas de gestão modernas que solucionam os mais complicados problemas; por isso é que o céu, dirigido por ele, era bastante desorganizado.
  • d) A executiva, logo após aceitar o fato irrefutável de sua morte na Terra, procurou, no paraíso, assumir a posição de presidente do conselho de administração da empresa.
  • e) Imediatamente após fechar os olhos para sempre, a executiva viu-se diante de pessoas estranhas, que agiam de modo inusitado.
#16464
Banca
FUNIVERSA
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
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Múltipla escolha
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médio

(1,0) 6 - 

Assinale a alternativa correta com relação ao texto II.

 

  • a) O uso exagerado de termos estrangeiros e técnicos no texto II indica esnobismo e desejo de rápida ascensão hierárquica.
  • b) O texto é inteiramente registrado em linguagem formal e técnica.
  • c) A fala da executiva “— Sabe, meu caro Pedro, se você me permite, eu gostaria de lhe fazer uma proposta” (linhas 55 e 56) contém expressa a polidez do tratamento empresarial exclusiva da linguagem escrita.
  • d) A fala da executiva “— Bom dia. Muito prazer. Belas sandálias. Eu sou uma executiva bem-sucedida” (linhas 42 e 43) revela uma linguagem polida, em atendimento às convenções sociais, mas sem demonstração explícita de sinceridade.
  • e) A exatidão da descrição do Inferno nas palavras da recém-chegada atemorizou o “síndico” do paraíso.
#16467
Banca
FUNIVERSA
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Português
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. Concursos Diversos
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Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 7 - 

Com base em aspectos linguísticos do texto II, assinale a alternativa correta.

 

  • a) O termo de referência mais usado para a personagem principal do texto II é construído por substantivo feminino qualificado por expressão composta de advérbio mais adjetivo, com o propósito de ironizar a profissional.
  • b) Na frase “Ainda meio zonza, atravessou-o e viu uma miríade de pessoas, todas vestindo cândidos camisolões e caminhando despreocupadas” (linhas de 4 a 6), o advérbio “meio” pode ser corretamente empregado em sua forma feminina; o substantivo “miríade” é um substantivo coletivo de pessoas; e o adjetivo “cândidos” é um proparoxítono e significa inocentes.
  • c) Na frase das linhas 18 e 19 “Aqui todos vivemos em estado de gozo permanente”, a concordância verbal é condenada pelos gramáticos.
  • d) A frase Aonde é que nós estamos? é construção alternativa correta para a original da linha 13.
  • e) A construção sintática a executiva bem-sucedida custou um pouco de admitir que reescreve corretamente o original das linhas 22 e 23.
#16469
Banca
FUNIVERSA
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
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Múltipla escolha
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médio

(1,0) 8 - 

Acerca de fatos gramaticais presentes no texto II, assinale a alternativa correta.

 

  • a) A preposição “de” em “de que”, da linha 25, pode ser retirada sem prejuízo gramatical.
  • b) A frase daqui à uma semana reescreve corretamente a construção original da linha 26.
  • c) O advérbio indica lugar em todas as seguintes passagens: “fui trazida para cá” (linha 11); “e isto aqui está me parecendo” (linha 12); “E foi aí que o interlocutor sugeriu” (linha 29); “ali na organização” (linha 54).
  • d) O advérbio e a pontuação da frase da linha 35, “— Assim (...)?”, sugerem uma linguagem gestual por parte da personagem.
  • e) O “não” da linha 36 é um advérbio com valor semântico de negação, assim como o não repetido da linha 34.
#16470
Banca
FUNIVERSA
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
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médio

(1,0) 9 - 

Com base no texto II, é correto interpretar que a executiva não demonstrou sentir

 

  • a) orgulho.
  • b) espanto.
  • c) revolta.
  • d) insatisfação
  • e) curiosidade.
#16471
Banca
FUNIVERSA
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
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Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 10 - 

Ainda com relação a aspectos gramaticais do texto II, assinale a alternativa correta.

 

  • a) O sufixo -ada da palavra “pontada” (linha 2) cria significado semelhante em “despreocupadas” (linha 6) e “avançadas” (linha 25).
  • b) O advérbio na construção “reagiu rapidinho” (linha 41) foi usado de acordo com a norma padrão da língua portuguesa, com flexão de diminutivo.
  • c) O substantivo sofre mudança de classe gramatical na passagem “O distinto vai me dizer que” (linha 46), como costuma acontecer em situações de diálogo, assim como em O amigo gostaria de; O colega me perdoe; Meu caro, isso não se faz.
  • d) A crase da linha 51 é opcional.
  • e) Na passagem “o retorno do investimento do Grande Acionista... Ele existe, certo?” (linhas 81 e 82), as reticências marcam a interrupção do pensamento, em virtude de uma dúvida surgida na cabeça do falante, coroada pela frase interrogativa.