Prova do TER (MG) - Português 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior do TRE-MG.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca CESPE, tanto para nível médio como superior da matéria Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes do TRE-MG.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES / PROVA / SIMULADO
- Acentuação Gráfica
- Coesão e Coerência
- Compreensão e Interpretação de Textos
- Concordância Nominal e Verbal
- Conjunções - Português
- Crase
- Emprego das Classes de Palavras
- Emprego dos Tempos e Modos Verbais
- Figuras de Linguagem
- Flexão Nominal e Verbal
- Fonologia
- Funções Morfossintáticas da Palavra SE
- Interpretação de Textos - Português
- Literatura - Português
- Ortografia e Semântica
- Pontuação
- Português
- Português - Geral
- Pronomes - Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
- Redação
- Redação Oficial
- Reescritura de Texto
- Regência Nominal e Verbal
- Relação de Causa e Consequência
- Significação das Palavras
- Sintaxe da Oração e do Período
- Tipologia Textual
- Vozes do verbo
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado-prova-questões.
- #19498
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 1 -
O sentido original e a correção gramatical do texto serão mantidos caso se substitua
- a) "o somatório de agentes econômicos vistos como máquinas de calcular" (L.3-5) por o somatório de agentes econômicos visto enquanto máquina de calcular.
- b) "um mundo ordenado em que cada indivíduo agia sempre no interesse pessoal e da família" (L.7-8) por um mundo ordenado onde cada indivíduo agia sempre no interesse pessoal e da família.
- c) "gente que gasta mais do que ganha e compra aquilo de que não precisa" (L.17-18) por gente, que gasta mais do que ganha, compra aquilo que não precisa.
- d) "mas convivem com multidões" (L.24) por: convivem, pois, com multidões.
- e) "Eles agem de acordo com os misteriosos mecanismos mentais de aceitação e rejeição de risco" (L.29-30) por Agem, conforme a aceitação e à rejeição de risco dos misteriosos mecanismos mentais.
- #19499
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 2 -
Com relação às estruturas linguísticas do texto, assinale a opção correta.
- a) A correção gramatical e o sentido original do texto seriam mantidos caso se substituísse "só" por sozinhas.
- b) Os vocábulos "econômicas", "falíveis", "volúveis", "máquinas" e cálculos" recebem acento gráfico por terminarem em vogal seguida de s.
- c) O termo "o escocês Adam Smith (1723-1790)" (L.6-7) funciona como aposto de "O pai da economia moderna" (L.6).
- d) Na linha 20, o emprego da crase se justifica pela regência da forma verbal "dando".
- e) Em "Talvez seu maior mérito" (L.22), o pronome possessivo "seu" refere-se ao termo "pensamento econômico" (L.19-20).
- #19500
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 3 -
O texto apresenta, como ideia principal,
- a) a imaginação dos cientistas ao atribuir regras de comportamento sociais e econômicas aos seres humanos.
- b) as vicissitudes da psicologia humana no que diz respeito ao comportamento financeiro.
- c) a influência do capitalismo no comportamento social e econômico de padeiros, açougueiros e cervejeiros escoceses.
- d) os descontroles e as incoerências de comportamento dos empresários e investidores modernos.
- e) a formação econômica promovida pela educação protestante em uma sociedade capitalista e religiosamente conservadora.
- #19501
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 4 -
No que se refere ao emprego da pontuação no texto, assinale a opção correta.
- a) Nas linhas 1 e 3, o emprego de aspas indica que o trecho assim pontuado constitui uma explicação adicional ao texto, realizada por meio de isolamento sintático.
- b) No trecho 'Basta entregá-lo à alma, ela cuida de tudo' (L.2-3), a vírgula foi empregada para marcar que a oração 'Basta entregá-lo à alma' foi deslocada de sua posição original.
- c) Em "ele insistiu: não perdoou, não" (L.10-11), os dois-pontos foram empregados para indicar a mudança de sujeito oracional.
- d) No trecho "Minha alma perdoou, resolveu o assunto" (L.16-17), a vírgula foi empregada para separar orações coordenadas.
- e) Na linha 24, o ponto de interrogação foi empregado no diálogo para indicar o estado de dúvida e incerteza da personagem diante do conselho de Soledade.
- #19502
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
Assinale a opção correta com relação às estruturas linguísticas do texto.
- a) No trecho 'cansar-se bobamente' (L.2), o pronome 'se' indica reciprocidade.
- b) Obedecem à mesma regra de acentuação gráfica os vocábulos "pérola", "derruída" e "visível".
- c) No trecho "mas por fraqueza" (L.6), a conjunção "mas" estabelece uma relação de causalidade com a oração que a antecede.
- d) No trecho "Até o esqueço" (L.9), o pronome "o" se refere ao antecedente "meu molar de parede derruída" (L.8).
- e) No trecho "Como ele disse, aconteceu" (L.13-14), a conjunção "como" estabelece uma comparação entre o que foi dito e o que aconteceu.
- #19503
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
Com relação às ideias e à estrutura do texto, assinale a opção correta.
- a) O texto descreve a trajetória de uma personagem com escasso conhecimento teológico em busca de uma religião para professar.
- b) De acordo com o texto, os problemas físicos de pessoas que cultivam a fé são resolvidos por meio de orientações místicas e regras conventuais.
- c) Depreende-se do texto que a narradora, que manifesta uma atitude contrária a cerceamentos e repressões, aprova o ensinamento do Soledade.
- d) De acordo com o texto, a narradora encontrou-se com o místico Soledade para resolver problemas relacionados à sua mãe e ao seu excesso de peso.
- e) Infere-se do texto que os personagens consideram os relacionamentos familiares um fardo espiritual, cuja transigência resulta da descrença.
- #19504
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
A correção gramatical e o sentido original do texto serão mantidos caso se substitua
- a) "olhando para o céu noturno há 30.000 anos" (L.2-3) por ao olhar para o céu noturno a 30.000 anos atrás.
- b) "Partes diferentes de seu cérebro processaram à sua maneira a informação visual captada pelos olhos" (L.4-6) por Partes diferentes do cérebro deles processaram a informação visual a maneira que foi captada por seus olhos.
- c) "se aquele objeto luminoso oferecia algum perigo" (L.10-11) por se àquele objeto luminoso fosse oferecido algum perigo.
- d) "como a escassez ou a abundância de caça" (L.14) por conforme a escassez ou a abundância de caça.
- e) "as sociedades primitivas deram-se ao luxo de ter indivíduos dedicados a tarefas específicas" (L.27-29) por as sociedades primitivas se deram ao luxo de ter indivíduos dedicados a tarefas específicas.
- #19505
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TRE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 8 -
Assinale a opção correta a respeito das estruturas linguísticas do texto.
- a) Nos trechos "um Homo sapiens qualquer que, olhando para o céu noturno há 30.000 anos, viu a lua cheia" (L.2-3) e "aquela luz pálida emanada de um disco que parecia flutuar no espaço" (L.6-7), o pronome "que" exerce a mesma função sintática.
- b) No trecho "Uma delas, o lobo temporal, registrou aquela luz pálida" (L.6), a expressão "lobo temporal" exerce a função sintática de vocativo.
- c) No trecho "se era comestível" (L.11-12), o termo "comestível" qualifica a forma verbal "era".
- d) No trecho "ela lhe parecerá sublime, inexplicável, superior, poderosa, acachapante, religiosa" (L.20-21), o pronome "ela" se refere ao antecedente "aquela luz pálida" (L.6).
- e) No trecho "enquanto outros se dedicavam a rituais e magia" (L.30-31), a substituição de "enquanto" por porquanto manteria a correção gramatical e o sentido original do texto.