Prova IFRO - Pedagogia 2 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso IFRO.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca Makiyama, para nível Superior do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes IFRO.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Pedagogia 2 do concurso IFRO.
- Questões de Pedagogia do IFRO
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Pedagogia 2.
- #34379
- Banca
- MAKIYAMA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFRO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 1 -
De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. Dessa forma, o servidor público estável só perderá o cargo:
I em virtude de sentença judicial transitada em julgado;
II mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;
III mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de resolução ordinária, assegurada ampla defesa.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
- a) I
- b) II
- c) I e II
- d) II e III
- e) I, II e III
- #34380
- Banca
- MAKIYAMA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFRO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Considerando as finalidades e características dos Institutos Federais conforme descritas na lei 11892/2008, podemos considerar que a educação profissional e tecnológica está
- a) voltada para o trabalho em seu aspecto operacional.
- b) empenhada em separar a educação geral da profissional.
- c) centrada na dicotomia trabalho manual/trabalho intelectual.
- d) comprometida em superar o sentido ontológico do trabalho.
- e) fundamentada na ideia da oferta de uma formação integrada.
- #34381
- Banca
- MAKIYAMA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFRO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 3 -
Segundo Lucília Machado em “Ensino médio e técnico com currículos integrados” a construção do currículo integrado exige, necessariamente
I a mudança de postura pedagógica dos professores e dos alunos;
II a consideração do modelo cultural que hierarquiza os conhecimentos como uma estrutura de organização para o planejamento do ensino e aprendizagem;
III a busca de inter-relações, de uma coerência de conjunto e a implementação de uma concepção metodológica global;
IV a consideração da diversidade dos processos educativos que historicamente foi criada e que demarca as culturas pedagógicas;
V a promoção de práticas pedagógicas compartilhadas e orientadas por uma relação dialógica;
VI o reconhecimento de que é preciso considerar as parcelas preexistentes de conhecimentos e também os novos conhecimentos que são produzidos nessa interação educacional.
Estão CORRETAS as afirmações descritas apenas em:
- a) IV, V e VI.
- b) I, III, IV, V e VI.
- c) II, IV, V e VI.
- d) I, II, III, IV e V.
- e) I, II, III, IV, V e VI.
- #34382
- Banca
- MAKIYAMA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFRO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 4 -
Em “Ensino médio e técnico com currículos integrados”, Lucília Machado, afirma que “(...) uma definição adequada de tecnologia não pode tomá-la como técnica. Trata-se de uma ciência.” Nesse sentido, mais adiante em seu artigo, a autora acrescenta que a tecnologia engloba:
I A prática social;
II Os aprendizados humanos em seus processos e produtos;
III O conhecimento empírico, o saber tácito produzido no trabalho;
IV As artes e técnicas desenvolvidas pelos homens;
V As forças produtivas;
VI As racionalidades e lógicas historicamente produzidas.
Estão CORRETAS as afirmações descritas apenas em:
- a) I, II, V e VI.
- b) II, IV e V.
- c) I, II e V.
- d) I, II, V e VI.
- e) I, II, III, IV, V e VI.
(1,0) 5 -
“Um breve retrospecto histórico nos indica uma trajetória de interrupções dos projetos societários que postulavam as reformas estruturais e os investimentos em educação, ciência e tecnologia, condições necessárias à constituição efetiva de uma nação soberana, mediante ditaduras e golpes.”
(In: “A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica”, Gaudêncio Frigotto)
Considere o marco histórico ou projetos societários a seguir, e relacione-os aos possíveis motivos de interrupções conforme descritos:
1. Movimentos que configuram a Semana de Arte moderna.
2. Após Ditadura, reformas estruturais e universalização da atual educação básica.
3. Educação emancipadora de Jovens e Adultos.
4. Promulgação da Constituição de 1988.
5. Nova Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e Decreto nº 2.208/97.
(__) Aliança conservadora da Revolução de 1930.
(__) Adesão à doutrina neoliberal, discurso técnico- gerencial pelo ideário do ajuste.
(__) Imposição de um projeto econômico concentrador e espoliador da classe trabalhadora.
(__) Substituição pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), sob a pedagogia do mercado.
(__) Restabelecimento do dualismo entre educação geral e específica, destruição autoritária do ensino médio integrado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de relação, de cima para baixo.
- a) 1, 4, 2, 3, 5.
- b) 1, 5, 2, 3, 4.
- c) 2, 1, 5, 4, 3.
- d) 2, 4, 1, 5, 3.
- e) 1, 2, 3, 4, 5.
- #34384
- Banca
- MAKIYAMA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFRO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 6 -
Em “A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica”, Gaudêncio Frigotto, afirma:
“Dois autores contemporâneos, de modo mais incisivo, permitem-nos aprender a especificidade da sociedade capitalista que constituímos e quais são as nossas (im)possibilidades e desafios.”
Nessa linha, Frigotto cita Florestan Fernandes e Francisco de Oliveira, sobre os quais é CORRETO afirmar:
- a) Florestan e Francisco defendem que no plano estrutural é necessária a ruptura de estruturas de profunda desigualdade econômica, social, cultural e educacional.
- b) Em direção oposta a de Florestan, Francisco evidencia que é justamente a imbricação do tradicional com o moderno que minimiza a nossa forma específica de sociedade capitalista dependente.
- c) Para Florestan e para Francisco os setores denominados de atrasados, improdutivos e informais se constituem em condição dispensável para a modernização do núcleo integrado ao capitalismo orgânico mundial.
- d) Os dois autores mostram-nos a relação dialética entre o arcaico, o atrasado, o tradicional, o subdesenvolvido, e o moderno e o desenvolvido na especificidade ou particularidade de nossa formação social capitalista.
- e) Contrário a Francisco, Florestan defende que os setores modernos e integrados da economia capitalista (interna e externa) alimentam-se e crescem apoiados e em simbiose com os setores atrasados.
- #34385
- Banca
- MAKIYAMA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFRO
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Ensino Médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:
I a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
II a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
III o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
IV a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, privilegiando o aprofundamento teórico, no ensino de cada disciplina.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
- a) I e II
- b) I e III
- c) II e III
- d) I, II e III
- e) II, III e IV