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“Um breve retrospecto histórico nos indica uma trajetória de interrupções dos projetos societários que postulavam as reformas estruturais e os investimentos em educação, ciência e tecnologia, condições necessárias à constituição efetiva de uma nação soberana, mediante ditaduras e golpes.” (In: “A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica”, Gaudêncio Frigotto) Considere o marco histórico ou projetos societários a seguir, e relacione-os aos possíveis motivos de interrupções conforme descritos: 1. Movimentos que configuram a Semana de Arte moderna. 2. Após Ditadura, reformas estruturais e universalização da atual educação básica. 3. Educação emancipadora de Jovens e Adultos. 4. Promulgação da Constituição de 1988. 5. Nova Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e Decreto nº 2.208/97. (__) Aliança conservadora da Revolução de 1930. (__) Adesão à doutrina neoliberal, discurso técnico- gerencial pelo ideário do ajuste. (__) Imposição de um projeto econômico concentrador e espoliador da classe trabalhadora. (__) Substituição pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), sob a pedagogia do mercado. (__) Restabelecimento do dualismo entre educação geral e específica, destruição autoritária do ensino médio integrado. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de relação, de cima para baixo.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA), que perdura até os dias de hoje, 2016, é vista como uma forma de alfabetizar quem não teve a oportunidade de estudar na infância ou aqueles que por um motivo qualquer tiveram que abandonar a escola e, por conseguinte, se faz necessário hoje a capacitação continuada em todas as fases da vida; e não somente durante a infância e a juventude, ou seja, a única diferença com o precursor da ideia,que foi o Mobral, é a escola que oferece um prédio e material de mais qualidade e de professores formados ou dos chamados eventuais, porém com as mesmas características do Mobral.
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