Prova EMDEC - Conhecimento Específico Analista de Recursos Humanos-EMDEC 2 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso EMDEC.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca CAIPIMES, para nível Superior do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes EMDEC.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Conhecimento Específico Analista de Recursos Humanos-EMDEC 2 do concurso EMDEC.
- Questões de Conhecimento Específico Analista de Recursos Humanos-EMDEC;
- Questões de Conceito e cenário de empresa pública; conceito de RH nas Organizações; papel de RH; visão sistêmica de RH; Teorias Organizacionais e de Administração; Teorias do Comportamento Humano; Qualidade: Principais Teorias.
- Questões de Noções gerais dos subsistemas de RH envolvendo: Estratégias de Treinamento e Desenvolvimento; O Processo de Treinamento e Desenvolvimento; Administração de Pessoal, noções básicas de legislação trabalhista, previdenciária e de tributos (FGTS, INSS, I. Renda. ISS); benefícios; rotinas de admissão e demissão de empregados; Consolidação das Leis do Trabalho – CLT; Recrutamento e Seleção de Pessoal; Assistência Social Pública e Privada, o papel do Serviço Social na Empresa; Remuneração, Estrutura de Cargos e Salários; Avaliação de Desempenho; Avaliação por Competências; Segurança e Saúde do Trabalho.
- Questões de Elaboração de Relatórios.
- Questões de Elaboração de Normas e Procedimentos. Informática: Conhecimentos de Word, PowerPoint e Excel.
- Questões de Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Conhecimento Específico Analista de Recursos Humanos-EMDEC 2.
- #33686
- Banca
- CAIPIMES
- Matéria
- Conhecimento Específico Analista de Recursos Humanos-EMDEC
- Concurso
- EMDEC
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
A ___________________________ é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.
Complete a lacuna com a alternativa correta.
- a) análise de cargos.
- b) descrição de cargos.
- c) avaliação de desempenho.
- d) remuneração por competência.
- #33687
- Banca
- CAIPIMES
- Matéria
- Conhecimento Específico Analista de Recursos Humanos-EMDEC
- Concurso
- EMDEC
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
Com a alternativa correta, indique qual é o conceito de Pesquisa de campo.
- a) É um método tradicional de avaliação do desempenho bastante simples e que se baseia nas características externas (incidentes críticos) que representam desempenhos altamente positivos (sucesso) ou altamente negativos (fracasso).
- b) Consiste em avaliar o desempenho das pessoas através de blocos de frases descritivas que focalizam determinados aspectos do comportamento.
- c) É um método tradicional de avaliação de desempenho baseado em uma relação de fatores de avaliação a serem considerados (check-lists) a respeito de cada funcionário.
- d) É um dos métodos tradicionais mais completos de avaliação do desempenho. Baseia-se no princípio da responsabilidade de linha e da função de staff no processo de avaliação do desempenho. Requer entrevistas entre um especialista em avaliação (staff) com os gerentes (linha) para, em conjunto, avaliarem o desempenho dos respectivos funcionários.
- #33688
- Banca
- CAIPIMES
- Matéria
- Conhecimento Específico Analista de Recursos Humanos-EMDEC
- Concurso
- EMDEC
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
As principais ferramentas da Gestão por Competências são:
- a) mapeamento e mensuração por competências, seleção por competências, avaliação por competências, plano de desenvolvimento por competências e plano de cargos e salários.
- b) otimização e agilidade dos processos do RH, definição do perfil CHA (Conhecimentos/Habilidades/Atitudes) decada cargo da organização e comprometimento dos níveis de direção numa revisão disciplinada dos talentos de liderança.
- c) liderança e sustentação aos planos de carreira, alinhamento dos investimentos em treinamento às metas estratégicas da organização e plano de cargos e salários.
- d) mapeamento e mensuração por competências, Otimização e agilidade dos processos do RH e seleção por competências.
- #33689
- Banca
- CAIPIMES
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- Conhecimento Específico Analista de Recursos Humanos-EMDEC
- Concurso
- EMDEC
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- Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
O modelo de Gestão por Competências visa alcançar os objetivos da ___________ através do alinhamento da Missão, Visão e Valores; as estratégias do Negócio com as estratégias do _________________.
Complete as lacunas com a alternativa correta:
- a) habilidade / recursos humano.
- b) organização / recursos humano.
- c) organização / capital humano.
- d) avaliação / capital humano.
- #33690
- Banca
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- Concurso
- EMDEC
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- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
Indique com V para verdadeiro e F para falso.
( ) A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é uma imposição legal da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), metade dos componentes da CIPA é indicada pela empresa e a outra metade é escolhida pelo voto de funcionários periodicamente. Á CIPA cabe apontar os atos inseguros dos trabalhadores e as condições de inseguranças existentes na organização, ela deve fiscalizar o que já existe, enquanto os especialistas de RH apontam as soluções.A CIPA dá especial importância aos programas de segurança das pequenas e médias empresas.
( ) Os programas de higiene e segurança do trabalho estão recebendo atualmente muita atenção. Ao lado do respeito e consideração às pessoas, existe também o aspecto financeiro a ser analisado. As consequências de programas inadequados são visíveis: diminuição do absenteísmo e da rotatividade do pessoal, menor índice de afastamento por doenças ou acidentes, aumento dos prêmios de seguros, elevação dos custos laborais, maiores indenizações pagas por acidentes ou doenças profissionais, custos judicial menos elevado, pressões dos sindicatos e da sociedade e até mesmo negativa dos clientes em adquirir produtos de empresas poluidoras da natureza e predadoras do capital humano.
( ) O treinamento de segurança reduz acidentes, principalmente quando envolve novos empregados, no sentido de instruí-los em práticas e procedimentos para evitar potenciais riscos e trabalhar desenvolvendo sua percepção em relação à segurança no trabalho.
( ) A localização da área de risco, providências para eliminação de riscos de acidentes, inspeções periódicas, relatórios frequentes e atenção da alta administração são imprescindíveis.
- a) V, F, V, F.
- b) F, F, V, F.
- c) V, V, F, F.
- d) V, F, V, V.
- #33691
- Banca
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- Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
Para proteger documentos no Word, no menu Salvar como.., => Ferramentas, => Opções Gerais... podemos afirmar que:
o campo Senha de proteção serve para criar um código que impede a abertura do arquivo caso não seja fornecida a senha.
o campo Senha de gravação permite que criar um código que impede a gravação do arquivo caso não seja fornecida a senha.
Concluímos que:
- a) ambas as afirmativas estão incorretas.
- b) apenas a primeira afirmativa está correta.
- c) ambas as afirmativas estão corretas.
- d) apenas a segunda afirmativa está correta.
- #33692
- Banca
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- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
É um método tradicional de avaliação do desempenho bastante simples e que se baseia nas características extremas (incidentes críticos) que representam desempenhos altamente positivos (sucesso) ou altamente negativos (fracasso). O método não se preocupa com o desempenho normal, mas com desempenhos positivos ou negativos excepcionais. Aproxima-se da técnica de administração por exceções utilizada por Taylor no início do século XX.
Cada fator de avaliação do desempenho é transformado em incidente crítico ou excepcional, para avaliar os pontos fortes e os pontos fracos.
Indique à alternativa correspondente a definição acima:
- a) método do questionamento.
- b) método da entrevista.
- c) método dos incidentes críticos.
- d) método de observação.
- #33693
- Banca
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- Concurso
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- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 8 -
A partir da Teoria das Relações Humanas, todo o acervo de teorias psicológicas acerca da motivação humana passou a ser aplicado dentro da empresa. Verificou-se que o comportamento humano é motivado. A motivação, no sentido psicológico, é a tensão persistente que leva o indivíduo a algum comportamento visando à satisfação de uma ou mais determinadas necessidades. Trata-se do conceito de:
- a) ciclo motivacional.
- b) compensação.
- c) necessidades de auto-realização.
- d) necessidades psicológicas.
- #33694
- Banca
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(1,0) 9 -
O conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente, é uma condição dinâmica, na qual uma pessoa é confrontada com uma oportunidade, restrição ou demanda relacionada com o que ela deseja. O autoritarismo do chefe, a desconfiança, a pressão das exigências e cobranças, o cumprimento do horário de trabalho, a chateza e monotonia de certas tarefas, o moral baixo dos colegas, a falta de perspectiva de progresso profissional e a insatisfação pessoal não somente derrubam o bom humor das pessoas, como também provocam:
- a) desmotivação.
- b) abordagem mista.
- c) criação de papéis integradores.
- d) estresse no trabalho.
- #33695
- Banca
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(1,0) 10 -
Existe uma diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas, onde:
- a) o treinamento é orientado para o presente, focalizando o cargo atual e buscando melhorias aquelas habilidades e capacidades relacionadas com o desempenho imediato o cargo. O desenvolvimento de pessoas focaliza geralmente os cargos a serem ocupados futuramente na organização e as novas habilidades e capacidades que serão requeridas.
- b) o desenvolvimento é orientado para o presente, focalizando o cargo atual e buscando melhorias aquelas habilidades e capacidades relacionadas com o desempenho imediato o cargo. O treinamento de pessoas focaliza geralmente os cargos a serem ocupados futuramente na organização e as novas habilidades e capacidades que serão requeridas.
- c) o treinamento é o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos. O desenvolvimento é o processo de ensinar aos novos empregados as habilidades básicas que eles necessitam para desempenhar seus cargos.
- d) o desenvolvimento é habilitar as pessoas para execução e operação de tarefas, manejo de equipamentos, máquinas e ferramentas. O treinamento é desenvolver idéias e conceitos para ajudar as pessoas a pensar em termos globais e amplos.