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Prova CELEPAR - Noções de Informática 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova CELEPAR - Noções de Informática 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso CELEPAR.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca COPS-UEL, para nível Médio do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes CELEPAR.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Noções de Informática 1 do concurso CELEPAR.

  1. Questões de Noções de Informática.
  2. Questões de Técnicas de atendimento ao público e técnica de atendimento ao telefone.
  3. Questões de Informática: sistemas operacionais Windows e Linux – Telas, Comandos, Configurações.
  4. Questões de Suítes de Escritório – Processadores de textos, Planilhas, Apresentações – Utilização, Instalação, Configuração.
  5. Questões de Navegadores Internet – Utilização, Instalação, Configuração.
  6. Questões de Leitores de email – Utilização, Instalação, Configuração.
  7. Questões de Internet – Serviços, Funcionamento, Navegação.
  8. Questões de Conhecimentos adicionais necessários para o desempenho das atribuições da função.


  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Noções de Informática 1.

#32171
Banca
COPS-UEL
Matéria
Noções de Informática
Concurso
CELEPAR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
2
fácil

(1,0) 1 - 

Com base nos conhecimentos sobre informática, a parte física de um computador (partes eletrônicas e partes mecânicas) é chamada de

  • a) shareware.
  • b) software.
  • c) hardware.
  • d) firmware.
  • e) spyware.
#32172
Banca
COPS-UEL
Matéria
Noções de Informática
Concurso
CELEPAR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 2 - 

Um sistema operacional pode ser compreendido como um programa de alta complexidade responsável por todo o funcionamento dos softwares e hardwares de um computador. Os sistemas mais utilizados na atualidade são o Windows, Linux e Mac OS X.

 

Assinale a alternativa que apresenta as funções ou características de um sistema operacional.

  • a) Gerenciamento de processos, gerenciamento de memória, sistema de arquivos e entrada e saída de dados.
  • b) Armazenamento de dados e expansão da memória RAM através da gestão da memória virtual.
  • c) Dispositivo eletrônico utilizado para conexão à internet ou a outro computador.
  • d) Circuito integrado que realiza as funcões de cálculo e tomada de decisão de um computador.
  • e) Também conhecido como web browser, utilizado para interacão com documentos virtuais da internet.
#32173
Banca
COPS-UEL
Matéria
Noções de Informática
Concurso
CELEPAR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 3 - 

Muitos são os atalhos utilizados no teclado para otimizar o uso do sistema operacional Windows ou até para substituir o mouse como CTRL + ESC para abrir o menu iniciar ou CTRL + ALT + DEL para o gerenciador de tarefas.

 

Assinale, a seguir, a alternativa que indica o atalho de teclado, utilizado no windows, para alternar entre janelas abertas.

  • a) ALT + PRINT SCREEN
  • b) ALT + TAB
  • c) F5
  • d) CTRL + V
  • e) CTRL + C
#32174
Banca
COPS-UEL
Matéria
Noções de Informática
Concurso
CELEPAR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 4 - 

Muitos são os imprevistos que um representante de Teleatendimento deve saber resolver no momento do atendimento ao cliente, principalmente porque ele se utiliza de vários sistemas e ferramentas de trabalho.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência indicada para o caso de o computador “travar” inesperadamente.

  • a) CTRL + ALT + DEL, abrir o gerenciador de tarefas, aplicativos, localizar o programa “travado” e finalizar tarefa.
  • b) CTRL + ESC, abrir o gerenciador de tarefas, aplicativos, localizar o programa “travado” e finalizar tarefa.
  • c) SHIFT + ALT + TAB, abrir o gerenciador de tarefas, aplicativos, localizar o programa “travado” e finalizar tarefa.
  • d) SHIFT + F10, abrir o gerenciador de tarefas, aplicativos, localizar o programa “travado” e finalizar tarefa.
  • e) SHIFT + CTRL + TAB, abrir o gerenciador de tarefas, aplicativos, localizar o programa “travado” e finalizar tarefa.
#32175
Banca
COPS-UEL
Matéria
Noções de Informática
Concurso
CELEPAR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 5 - 

O telefone é a forma mais rápida para se entrar em contato com um cliente e também a porta de entrada para novos clientes. Porém, para que este meio de comunicação seja utilizado de forma consciente e eficaz deve se seguir algumas orientações de atendimento.

 

Considerando a qualidade do teleatendimento, assinale a alternativa que apresenta características de um bom atendimento.

  • a) A voz deve estar em um tom desagradável, mostrando falta de empatia e educação, com transferências indevidas e falhas de comunicação.
  • b) Os registros das ocorrências devem ser claros e completos. Caso seja necessário, deve-se encaminhar o processo às áreas técnicas, com acompanhamento contínuo.
  • c) Deve-se demorar no atendimento à chamada, pois esse procedimento demonstra que a empresa se preocupa com seus clientes.
  • d) O cumprimento dos prazos estabelecidos para a resolução de incidências técnicas passa pelo interesse ou não da empresa em relação ao assunto.
  • e) O tratamento dado ao cliente deve ser informal, com uso de uma linguagem cheia de gírias e de palavras vulgares.
#32176
Banca
COPS-UEL
Matéria
Noções de Informática
Concurso
CELEPAR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
2
médio

(1,0) 6 - 

As novas regras para o atendimento ao consumidor pelos call centers das empresas passam a valer a partir dessa segunda-feira (1º de dezembro 2008). A principal delas é o prazo máximo de um minuto para o contato direto com o atendente. Para bancos e cartões, de créditos o tempo é de 45 segundos, exceto às segundasfeiras, dias anteriores ou posteriores a feriados e no 5º dia útil do mês, quando a espera poderá ser de até 1,5 minuto.

Além dos serviços financeiros, as novas regras alcançam os call centers de empresas de telefonia, televisão por assinatura[...]

Texto adaptado: RODRIGUES, Lorenna. Novas regras para call center passam a valer a partir de segunda.

(Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u473005.shtml> Acesso em: 30 jul. 2009.)

 

Assinale a alternativa que corresponda a uma das novas regras de atendimento.

  • a) O call center deve funcionar ininterruptamente 20 horas/ dia, 6 dias por semana.
  • b) A empresa não precisa garantir, no primeiro menu eletrônico e em todas as suas subdivisões, o contato direto com o atendente.
  • c) As reclamações terão que ser resolvidas em até 10 dias úteis. O consumidor não será informado sobre a resolução de sua demanda.
  • d) A veiculação de mensagens publicitárias, durante o tempo de espera, só é permitida com a anuência do consumidor.
  • e) As opções de reclamações e de cancelamento têm de estar entre as últimas alternativas oferecidas ao consumidor.
#32177
Banca
COPS-UEL
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Noções de Informática
Concurso
CELEPAR
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Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 7 - 

Um dos principais recursos utilizados pelas empresas para cobrança de débitos é o teleatendimento, porém este meio de contato com o devedor deve ser utilizado de forma coerente.

 

Com base nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.

  • a) Contatar vizinhos, parentes, amigos ou diretamente o trabalo do devedor a fim de obrigá-lo a saldar as dívidas é uma forma legal de cobrança.
  • b) É vedado ao credor cobrar dívida através de cartas, telefonemas e até cobradores.
  • c) Ligar a toda a hora, em quaisquer lugares, com ameaças e linguajar deselegante, é considerado direito do credor.
  • d) É direito do credor cobrar a dívida por meio de cartas, telefonemas e até cobradores contratados para essa finalidade.
  • e) Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente poderá ser exposto ao ridículo e submetido a constrangimentos.
#32178
Banca
COPS-UEL
Matéria
Noções de Informática
Concurso
CELEPAR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 8 - 

Os termos citados, a seguir, são de uso comum na informática ao redor do mundo. Assinale a altertiva que apresenta a definição correta.

  • a) Bios é um protocolo de comunicação utilizado para transferir dados através das redes corporativas, as chamadas Intranets.
  • b) Link é um programa responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware.
  • c) HTTP é uma referência, num documento em hipertexto, que indica o caminho de acesso a outro documento ou a outro recurso disponível na Internet.
  • d) HTML é o mesmo que disco rígido.
  • e) Backup é cópia de segurança. Esta operação é essencial para dados importantes.
#32179
Banca
COPS-UEL
Matéria
Noções de Informática
Concurso
CELEPAR
Tipo
Múltipla escolha
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1
fácil

(1,0) 9 - 

Com base nos conhecimentos sobre segurança da informação e na análise da imagem anterior, assinale a alternativa que corresponde ao dispositivo utilizado para segurança de computadores.

  • a) Firefox.
  • b) Firestone.
  • c) Firewall.
  • d) Fireworks.
  • e) Firebug.
#32180
Banca
COPS-UEL
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Noções de Informática
Concurso
CELEPAR
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 10 - 

Pedro recebeu de um cliente um e-mail muito importante, contendo informações que deve analisar e responder dentro do prazo combinado. Pedro utiliza o Outlook Express em seu computador e, ao enviar a resposta, verificou que o cliente não consta em seu catálago de endereços.

Que caminho Pedro deve seguir para responder este e-mail pelo Outlook Express?

  • a) Selecionar a mensagem recebida e clicar em retornar.
  • b) Selecionar a mensagem recebida e clicar em encaminhar.
  • c) Selecionar a mensagem recebida e clicar em apagar.
  • d) Selecionar a mensagem recebida e clicar em responder.
  • e) Selecionar a mensagem recebida e clicar em encaminhar a todos.