Prova CELEPAR - Noções de Informática 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso CELEPAR.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca COPS-UEL, para nível Médio do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes CELEPAR.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Noções de Informática 1 do concurso CELEPAR.
- Questões de Noções de Informática.
- Questões de Técnicas de atendimento ao público e técnica de atendimento ao telefone.
- Questões de Informática: sistemas operacionais Windows e Linux – Telas, Comandos, Configurações.
- Questões de Suítes de Escritório – Processadores de textos, Planilhas, Apresentações – Utilização, Instalação, Configuração.
- Questões de Navegadores Internet – Utilização, Instalação, Configuração.
- Questões de Leitores de email – Utilização, Instalação, Configuração.
- Questões de Internet – Serviços, Funcionamento, Navegação.
- Questões de Conhecimentos adicionais necessários para o desempenho das atribuições da função.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Noções de Informática 1.
- #32171
- Banca
- COPS-UEL
- Matéria
- Noções de Informática
- Concurso
- CELEPAR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 2
(1,0) 1 -
Com base nos conhecimentos sobre informática, a parte física de um computador (partes eletrônicas e partes mecânicas) é chamada de
- a) shareware.
- b) software.
- c) hardware.
- d) firmware.
- e) spyware.
- #32172
- Banca
- COPS-UEL
- Matéria
- Noções de Informática
- Concurso
- CELEPAR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 2 -
Um sistema operacional pode ser compreendido como um programa de alta complexidade responsável por todo o funcionamento dos softwares e hardwares de um computador. Os sistemas mais utilizados na atualidade são o Windows, Linux e Mac OS X.
Assinale a alternativa que apresenta as funções ou características de um sistema operacional.
- a) Gerenciamento de processos, gerenciamento de memória, sistema de arquivos e entrada e saída de dados.
- b) Armazenamento de dados e expansão da memória RAM através da gestão da memória virtual.
- c) Dispositivo eletrônico utilizado para conexão à internet ou a outro computador.
- d) Circuito integrado que realiza as funcões de cálculo e tomada de decisão de um computador.
- e) Também conhecido como web browser, utilizado para interacão com documentos virtuais da internet.
- #32173
- Banca
- COPS-UEL
- Matéria
- Noções de Informática
- Concurso
- CELEPAR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 3 -
Muitos são os atalhos utilizados no teclado para otimizar o uso do sistema operacional Windows ou até para substituir o mouse como CTRL + ESC para abrir o menu iniciar ou CTRL + ALT + DEL para o gerenciador de tarefas.
Assinale, a seguir, a alternativa que indica o atalho de teclado, utilizado no windows, para alternar entre janelas abertas.
- a) ALT + PRINT SCREEN
- b) ALT + TAB
- c) F5
- d) CTRL + V
- e) CTRL + C
- #32174
- Banca
- COPS-UEL
- Matéria
- Noções de Informática
- Concurso
- CELEPAR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 4 -
Muitos são os imprevistos que um representante de Teleatendimento deve saber resolver no momento do atendimento ao cliente, principalmente porque ele se utiliza de vários sistemas e ferramentas de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência indicada para o caso de o computador “travar” inesperadamente.
- a) CTRL + ALT + DEL, abrir o gerenciador de tarefas, aplicativos, localizar o programa “travado” e finalizar tarefa.
- b) CTRL + ESC, abrir o gerenciador de tarefas, aplicativos, localizar o programa “travado” e finalizar tarefa.
- c) SHIFT + ALT + TAB, abrir o gerenciador de tarefas, aplicativos, localizar o programa “travado” e finalizar tarefa.
- d) SHIFT + F10, abrir o gerenciador de tarefas, aplicativos, localizar o programa “travado” e finalizar tarefa.
- e) SHIFT + CTRL + TAB, abrir o gerenciador de tarefas, aplicativos, localizar o programa “travado” e finalizar tarefa.
- #32175
- Banca
- COPS-UEL
- Matéria
- Noções de Informática
- Concurso
- CELEPAR
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
O telefone é a forma mais rápida para se entrar em contato com um cliente e também a porta de entrada para novos clientes. Porém, para que este meio de comunicação seja utilizado de forma consciente e eficaz deve se seguir algumas orientações de atendimento.
Considerando a qualidade do teleatendimento, assinale a alternativa que apresenta características de um bom atendimento.
- a) A voz deve estar em um tom desagradável, mostrando falta de empatia e educação, com transferências indevidas e falhas de comunicação.
- b) Os registros das ocorrências devem ser claros e completos. Caso seja necessário, deve-se encaminhar o processo às áreas técnicas, com acompanhamento contínuo.
- c) Deve-se demorar no atendimento à chamada, pois esse procedimento demonstra que a empresa se preocupa com seus clientes.
- d) O cumprimento dos prazos estabelecidos para a resolução de incidências técnicas passa pelo interesse ou não da empresa em relação ao assunto.
- e) O tratamento dado ao cliente deve ser informal, com uso de uma linguagem cheia de gírias e de palavras vulgares.
- #32176
- Banca
- COPS-UEL
- Matéria
- Noções de Informática
- Concurso
- CELEPAR
- Tipo
- Múltipla escolha
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- 2
(1,0) 6 -
As novas regras para o atendimento ao consumidor pelos call centers das empresas passam a valer a partir dessa segunda-feira (1º de dezembro 2008). A principal delas é o prazo máximo de um minuto para o contato direto com o atendente. Para bancos e cartões, de créditos o tempo é de 45 segundos, exceto às segundasfeiras, dias anteriores ou posteriores a feriados e no 5º dia útil do mês, quando a espera poderá ser de até 1,5 minuto.
Além dos serviços financeiros, as novas regras alcançam os call centers de empresas de telefonia, televisão por assinatura[...]
Texto adaptado: RODRIGUES, Lorenna. Novas regras para call center passam a valer a partir de segunda.
(Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u473005.shtml> Acesso em: 30 jul. 2009.)
Assinale a alternativa que corresponda a uma das novas regras de atendimento.
- a) O call center deve funcionar ininterruptamente 20 horas/ dia, 6 dias por semana.
- b) A empresa não precisa garantir, no primeiro menu eletrônico e em todas as suas subdivisões, o contato direto com o atendente.
- c) As reclamações terão que ser resolvidas em até 10 dias úteis. O consumidor não será informado sobre a resolução de sua demanda.
- d) A veiculação de mensagens publicitárias, durante o tempo de espera, só é permitida com a anuência do consumidor.
- e) As opções de reclamações e de cancelamento têm de estar entre as últimas alternativas oferecidas ao consumidor.
- #32177
- Banca
- COPS-UEL
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- Noções de Informática
- Concurso
- CELEPAR
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
Um dos principais recursos utilizados pelas empresas para cobrança de débitos é o teleatendimento, porém este meio de contato com o devedor deve ser utilizado de forma coerente.
Com base nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.
- a) Contatar vizinhos, parentes, amigos ou diretamente o trabalo do devedor a fim de obrigá-lo a saldar as dívidas é uma forma legal de cobrança.
- b) É vedado ao credor cobrar dívida através de cartas, telefonemas e até cobradores.
- c) Ligar a toda a hora, em quaisquer lugares, com ameaças e linguajar deselegante, é considerado direito do credor.
- d) É direito do credor cobrar a dívida por meio de cartas, telefonemas e até cobradores contratados para essa finalidade.
- e) Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente poderá ser exposto ao ridículo e submetido a constrangimentos.
- #32178
- Banca
- COPS-UEL
- Matéria
- Noções de Informática
- Concurso
- CELEPAR
- Tipo
- Múltipla escolha
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- 1
(1,0) 8 -
Os termos citados, a seguir, são de uso comum na informática ao redor do mundo. Assinale a altertiva que apresenta a definição correta.
- a) Bios é um protocolo de comunicação utilizado para transferir dados através das redes corporativas, as chamadas Intranets.
- b) Link é um programa responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware.
- c) HTTP é uma referência, num documento em hipertexto, que indica o caminho de acesso a outro documento ou a outro recurso disponível na Internet.
- d) HTML é o mesmo que disco rígido.
- e) Backup é cópia de segurança. Esta operação é essencial para dados importantes.
- #32179
- Banca
- COPS-UEL
- Matéria
- Noções de Informática
- Concurso
- CELEPAR
- Tipo
- Múltipla escolha
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- 1
(1,0) 9 -
Com base nos conhecimentos sobre segurança da informação e na análise da imagem anterior, assinale a alternativa que corresponde ao dispositivo utilizado para segurança de computadores.
- a) Firefox.
- b) Firestone.
- c) Firewall.
- d) Fireworks.
- e) Firebug.
- #32180
- Banca
- COPS-UEL
- Matéria
- Noções de Informática
- Concurso
- CELEPAR
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(1,0) 10 -
Pedro recebeu de um cliente um e-mail muito importante, contendo informações que deve analisar e responder dentro do prazo combinado. Pedro utiliza o Outlook Express em seu computador e, ao enviar a resposta, verificou que o cliente não consta em seu catálago de endereços.
Que caminho Pedro deve seguir para responder este e-mail pelo Outlook Express?
- a) Selecionar a mensagem recebida e clicar em retornar.
- b) Selecionar a mensagem recebida e clicar em encaminhar.
- c) Selecionar a mensagem recebida e clicar em apagar.
- d) Selecionar a mensagem recebida e clicar em responder.
- e) Selecionar a mensagem recebida e clicar em encaminhar a todos.