Prova CAIXA (CEF) - Conhecimentos Bancários 4 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso CAIXA (CEF).
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca Cesgranrio, para nível Médio do cargo de Técnico Bancário. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes CAIXA (CEF).
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Conhecimentos Bancários 4 do concurso CAIXA (CEF).
- Questões de Abertura e movimentação de contas: documentos básicos.
- Questões de Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio.
- Questões de Cheque – requisitos essenciais, circulação, endosso, cruzamento, compensação.
- Questões de Sistema de Pagamentos Brasileiro.
- Questões de Estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN): Conselho Monetário Nacional; Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários; Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional; bancos comerciais; caixas econômicas; cooperativas de crédito; bancos comerciais cooperativos; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; sociedades de crédito, financiamento e investimento; sociedades de arrendamento mercantil; sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários; bolsas de valores; bolsas de mercadorias e de futuros; Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC); Central de Liquidação Financeira e de Custódia de Títulos (CETIP); sociedades de crédito imobiliário; associações de poupança e empréstimo; Sistema de Seguros Privados: sociedades de capitalização; Previdência Complementar: entidades abertas e entidades fechadas de previdência privada.
- Questões de Noções de política econômica, noções de política monetária, instrumentos de política monetária, formação da taxa de juros.
- Questões de Mercado Financeiro - mercado monetário; mercado de crédito; mercado de capitais: ações – características e direitos, debêntures, diferenças entre companhias abertas e companhias fechadas, funcionamento do mercado à vista de ações, mercado de balcão; mercado de câmbio: instituições autorizadas a operar; operações básicas; contratos de câmbio – características; taxas de câmbio; remessas; SISCOMEX.
- Questões de Mercado Primário e Mercado Secundário.
- Questões de Produtos Bancários.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Conhecimentos Bancários 4.
- #26101
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Conhecimentos Bancários
- Concurso
- CAIXA-CEF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
As instituições financeiras mantêm relacionamento com pessoas físicas e jurídicas, e para que esse relacionamento possa ocorrer de uma forma legal, as pessoas precisam ter a capacidade para exercitar seus direitos, ou seja, a capacidade de fato. Nesse sentido, quais os procedimentos que um Banco deve adotar para abrir uma conta corrente de uma pessoa com dezessete anos de idade?
- a) Nenhum, porque os bancos são impedidos legalmente de abrir contas para menores de dezoito anos, pois são pessoas com incapacidade absoluta.
- b) O Banco deve exigir os documentos do menor e do seu responsável e a conta só poderá ser aberta pelo responsável legal (pai, ou mãe ou tutor).
- c) O Banco deve exigir a certidão de nascimento do menor e comprovante de escolaridade como histórico escolar ou declaração da instituição de ensino.
- d) O Banco deve exigir apenas os documentos pessoais (RG ou Carteira de Trabalho e CPF) e a conta pode ser aberta pelo próprio menor.
- e) O Banco deve exigir do menor certificado de reservista, cédula de identidade, comprovante de residência, CPF e procuração do responsável legal.
- #26102
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Conhecimentos Bancários
- Concurso
- CAIXA-CEF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 2 -
A Caixa Econômica Federal é a instituição financeira responsável pela operacionalização das políticas do Governo Federal, principalmente, para habitação, saneamento básico e apoio ao trabalhador. As principais atividades da Caixa Econômica Federal estão relacionadas a
- a) elaboração de políticas econômicas que irão auxiliar o Governo Federal na composição do orçamento público e na aplicação dos recursos em atividades sociais, como esporte e cultura.
- b) elaboração de políticas para o mercado financeiro, viabilizando a captação de recursos financeiros, administração de loterias, fundos, programas e aplicação dos recursos e obras sociais.
- c) captação de recursos financeiros para as transferências internacionais auxiliando os trabalhadores brasileiros residentes no exterior.
- d) administração de loterias, fundos (FGTS), programas (PIS) e captação de recursos em cadernetas de poupança, em depósitos à vista e a prazo e sua aplicação em empréstimos vinculados substancialmente à habitação.
- e) estruturação do Sistema Financeiro Nacional, auxiliando o Banco Central na elaboração de normas e diretrizes para administração de fundos e programas como FGTS e PIS.
- #26103
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Conhecimentos Bancários
- Concurso
- CAIXA-CEF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 3 -
Um dos recursos disponibilizados pelos bancos para os clientes movimentarem suas contas correntes é o cheque. Por ser uma ordem de pagamento à vista de fácil manuseio, o cheque é um dos títulos de crédito mais utilizados. Qual das seguintes afirmativas apresenta uma das características principais do cheque?
- a) Os cheques emitidos acima de R$ 50,00 devem, obrigatoriamente, ser nominativos, caso contrário serão devolvidos.
- b) Os cheques cruzados só poderão ser descontados com autorização do gerente da agência bancária no verso do cheque.
- c) O cheque é considerado ao portador quando constar o nome do beneficiário que irá portar o cheque dentro do seu prazo de validade.
- d) Os bancos podem recusar o pagamento de um cheque em caso de divergência ou insuficiência na assinatura.
- e) O endosso de um cheque só será aceito pelo banco, se o endossante apresentar cópia de uma procuração transferindo a propriedade do cheque.
- #26104
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Conhecimentos Bancários
- Concurso
- CAIXA-CEF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A reforma conduzida pelo Banco Central do Brasil em 2001 e 2002 no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) teve como foco o direcionamento para a administração de riscos, principalmente os riscos de crédito e liquidez. Dentre as mudanças conduzidas em 2001 e 2002 destaca-se a
- a) alteração da política cambial estabelecendo regras mais flexíveis para as transferências internacionais.
- b) definição de um capital mínimo baseado no risco de crédito para os bancos comerciais e bancos de investimento.
- c) manutenção da tabela de tarifas operacionalizada por bancos comerciais e caixas econômicas.
- d) realização de transferências de fundos interbancárias com liquidação em tempo real, em caráter irrevogável e incondicional.
- e) reestruturação das operações de empréstimos, principalmente das operações de leasing e CDC.
- #26105
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Conhecimentos Bancários
- Concurso
- CAIXA-CEF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 5 -
A conta corrente é o produto básico da relação entre o cliente e o banco, pois por meio dela são movimentados os recursos dos clientes. Para abertura de uma conta corrente individual, são necessários e indispensáveis os seguintes documentos:
- a) documento de identificação, como cédula de identidade (RG), ou documentos que a substituem legalmente, cadastro de pessoa física (CPF) e comprovante de residência.
- b) documento de identificação, como cédula de identidade (RG) ou documentos que a substituem legalmente, cadastro de pessoa física (CPF) e título de eleitor com comprovante da última votação.
- c) documento de habilitação com foto com o número do CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento e certificado de reservista.
- d) cadastro de pessoa física (CPF), cédula de identidade (RG), comprovante de residência, título de eleitor e certidão de nascimento ou casamento, se for o caso.
- e) cadastro de pessoa física (CPF), cédula de identidade (RG), título de eleitor com comprovante da última votação, certificado de reservista, e comprovante de residência.
- #26106
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Conhecimentos Bancários
- Concurso
- CAIXA-CEF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 6 -
As linhas de crédito que são abertas com determinado limite, que as empresas utilizam à medida de suas necessidades, e em que os encargos são cobrados de acordo com sua utilização, são chamadas de
- a) cartão de crédito.
- b) hot money.
- c) financiamento de capital fixo.
- d) crédito direto ao consumidor.
- e) crédito rotativo.
- #26107
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Conhecimentos Bancários
- Concurso
- CAIXA-CEF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 7 -
O Sistema Financeiro Nacional (SFN), conhecido também como Sistema Financeiro Brasileiro, compreende um vasto sistema que abrange grupos de instituições, entidades e empresas. Nesse sentido, o Sistema Financeiro Nacional é compreendido por
- a) uma rede de instituições bancárias, ONG, entidades e fundações que visam principalmente à transferência de recursos financeiros para empresas com deficit de caixa.
- b) um conjunto de instituições financeiras e instrumentos financeiros que visam, em última análise, a transferir recursos dos agentes econômicos (pessoas, empresas, governo) superavitários para os deficitários.
- c) dois subsistemas: um normativo e outro de intermediação financeira, sendo que este último é composto por instituições que estabelecem diretrizes de atuação das instituições financeiras operativas, como a Comissão de Valores Mobiliários.
- d) instituições financeiras e filantrópicas, situadas no território nacional, que têm como objetivo principal o financiamento de obras públicas e a participação ativa em programas sociais.
- e) agentes econômicos e não econômicos que objetivam a transferência de recursos financeiros, desde que previamente autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários, para os demais agentes participantes do sistema.