Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular
- #42198
- Concurso
- SEDUC-AM
- Cargo
- Assistente Social
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0)
Ao analisar a inserção contemporânea do Serviço Social na Educação, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) destaca que “Esta inserção supõe a referência a uma dada concepção de educação que assuma sintonia, coerência com a direção hegemônica do projeto ético-político profissional”.
Nesta perspectiva, impõe-se
- #42197
- Concurso
- SEDUC-AM
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(1,0)
Relacione os instrumentos utilizados pelo Assistente Social às suas respectivas características.
1 - Relatório Social
2 - Parecer Social
3 - Perícia Social
( ) Apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social.
( ) Avaliação, exame ou vistoria, por determinação ou solicitação, sempre que a situação exigir uma avaliação técnica ou científica.
( ) Esclarecimentos e análises, com base em conhecimento específico do Serviço Social, sobre uma questão que exija uma tomada de decisão.
Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
- #42196
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(1,0)
- #42195
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(1,0)
De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2001), no âmbito educacional, “A contribuição do Serviço Social consiste em identificar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam os processos que mais afligem o campo educacional no atual contexto (...)”.
A partir desta assertiva, assinale a alternativa que corresponde à atribuição do Assistente Social na Educação.
- #42194
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(1,0)
As crianças e adolescentes inseridos em Serviços de Acolhimento possuem o direito à continuidade de sua escolarização.
Para tanto,
- #42193
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(1,0)
No que diz respeito ao direito à Educação, o Estatuto da Criança e do Adolescente preconiza que é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente
I. atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade.
II. oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador.
III. ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
Assinale:
- #42192
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- #42191
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- #42190
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(1,0)
No que se refere ao diagnóstico da situação de famílias com crianças e adolescentes em Programas de Acolhimento Institucional, em situação de rua e em medida socioeducativa, o indicador deve ser composto por
I. número e perfil de famílias abrangidas pelas diferentes políticas protetivas, por região ou território, ao ano, inclusive comparando-se as médias nacionais e regionais.
II. número de crianças e adolescentes fora do convívio familiar por questões de pobreza, em relação à quantidade de crianças que vivem em família na mesma faixa de renda, por ano, observadas as variações de arranjos familiares, meio rural ou urbano e pertencimento étnico, inclusive comparando-se as médias nacionais e regionais.
III. número de famílias inseridas em programas de atendimento para prevenção da violência doméstica, em relação ao total de demanda e às famílias na mesma faixa de renda, no território, ano a ano, observadas as variações de arranjos familiares, meio rural ou urbano e pertencimento étnico.
Assinale:
- #42189
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(1,0)
Com relação às atribuições do Conselho Tutelar, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Elaborar políticas sociais públicas de proteção à criança e ao adolescente.
( ) Encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança e do adolescente.
( ) Autuar crianças e adolescentes envolvidos em ato infracional.
As afirmativas são, respectivamente,
- #42188
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(1,0)
- #42187
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(1,0)
Considerando a amplitude existente na política educacional, Almeida (2003) ao analisar as atividades, projetos ou programas desenvolvidos, elaborados ou implementados por assistentes sociais, destaca focos centrais na inserção profissional no campo da Educação.
São eles:
I. ações e atividades que convergem para a garantia do acesso da população à educação escolarizada.
II. atividades que apontam para o fortalecimento das propostas e ações de gestão democrática e participativa da população.
III. ações e atividades que são realizadas pelos assistentes sociais com o intuito de garantir a qualidade dos serviços prestados no sistema educacional.
Assinale:
- #42186
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(1,0)
Ao trabalhar na área da Educação, o Assistente Social deve considerar que esta é uma dimensão da vida social, o que lhe confere um caráter
- #42185
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(1,0)
Os estudos empreendidos pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2011) sobre a inserção do Assistente Social na política educacional indicam, como elementos decisivos para a organização e a condução do trabalho deste profissional,
I. a construção de um projeto de intervenção que atualize o progressivo confronto teórico com a realidade.
II. o desenvolvimento e a aplicação das políticas educacionais, de acordo com critérios previamente definidos.
III. a apropriação e o aprofundamento das produções teóricas sobre a realidade educacional brasileira.
Assinale: