(1,0)
Após analisar diversas ferramentas da qualidade, uma determinada empresa optou por uma ferramenta que possui as seguintes características: i) liberação da criatividade; ii) ausência de julgamento prévio; iii) registro das ideias; iv) capacidade de síntese; e v) ausência de hierarquia durante o processo. A ferramenta que possui as características apresentadas é
Na gestão da qualidade, a ferramenta que auxilia o gestor a visualizar a alteração sofrida por uma variável quando outra se modifica é denominada
Entre as ferramentas de controle da qualidade, aquela que permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos é o
O setor de serviços hoje tem grande representatividade no mercado de trabalho e também na economia de muitos países. O processo de produção de um serviço é caracterizado como aberto porque tem um alto grau de interação com os clientes. Além disso, ele apresenta algumas características que o diferenciam de produto.Constitui-se em característica do serviço a seguinte propriedade:
O mercado globalizado apresenta desafios, cujas ferramentas desenvolvidas nas primeiras revoluções industriais, com produções estáticas e sem a participação do cliente, já não respondem à necessidade do consumidor. O design thinking (DT) que, em tradução livre, seria algo próximo a “pensamento do design” surgiu por meio da compreensão de que as ferramentas e perspectivas que orientavam os designers seriam aplicáveis para resolver desafios e solucionar problemas diversos, estimulando a criatividade. Em relação ao DT, assinale a alternativa que apresenta uma característica ou uma quebra de paradigma proposto por essa metodologia.
O gerenciamento da qualidade total proposto por Deming enfatiza a aplicação dos princípios de qualidade em todas as áreas de uma empresa ou instituição pública e se concentra no aperfeiçoamento contínuo. Uma das ferramentas japonesas usadas frequentemente na gestão da qualidade e que ajuda na eliminação dos desperdícios e na organização e limpeza do ambiente de trabalho chama-se 5S, que representa cinco palavras japonesas: SEIRI, SEITON, SEISO, SEIKETSU e SHITSUKE, que significam, respectivamente, senso de
Na área da administração pública, a qualidade está relacionada com a questão de cidadania. São princípios para a gestão da qualidade:I. as ações de desbloqueio gerencial.II. o desenvolvimento dos recursos humanos.III. a identificação dos clientes internos e externos.IV. a avaliação da satisfação dos clientes.É correto o que se afirma em:
Quanto aos 14 pontos de Deming para a produtividade gerencial, julgue os itens a seguir.I A alta administração e todas as pessoas devem adotar a filosofia de não mais conviver com atrasos, erros e defeitos no trabalho. II A administração deve eliminar exortações à produtividade quando os métodos necessários não tiverem sido providenciados. III A administração deve fortalecer a realização de negócios com base apenas no preço.Assinale a alternativa correta.
Desde a sua formalização, no início do século XX, a gestão da qualidade passou por diversas modificações, adotando, em cada uma dessas fases, diferentes interpretações e técnicas para se alcançar a qualidade na produção.Acerca das técnicas utilizadas comumente na gestão da qualidade, existe o entendimento de que
Uma gerente de certo órgão público recebeu uma tabela com os dados relativos ao tempo médio de espera, pelo público, de determinado documento emitido pelo órgão. Para analisar os dados recebidos, a gerente gostaria de fazer uso de uma ferramenta de gestão da qualidade e decidiu elaborar um histograma.São operações necessárias na elaboração de um histograma, entre outras:
Certa agência de um órgão público vem recebendo um número significativo de reclamações dos cidadãos atendidos em relação à qualidade dos serviços prestados. A gerente da agência quer identificar se há correlação entre o tempo de atendimento ao público e o tempo de experiência dos funcionários no cargo, com vistas a planejar possíveis ações para melhoria da qualidade.
Para identificar essa possível correlação, uma ferramenta de gestão da qualidade adequada seria:
Ao analisar as ferramentas de Gestão da Qualidade, observa-se uma variedade de ferramentas e estratégias que podem ser adotadas. Dessa forma, é importante o gestor adotar a melhor estratégia para o seu setor ou organização. Dentre as ferramentas que podem ser utilizadas, indique a alternativa inadequada conceitualmente.
Para Paladini (2019, p. 351), as ferramentas da Gestão da Qualidade “exercem (e têm exercido, ao longo do tempo) um papel essencial no êxito da aplicação prática dos princípios e definições que caracterizam esta área: elas asseguram a plena viabilização da estrutura conceitual e das diretrizes básicas da Gestão da Qualidade”. Dentre as várias ferramentas disponíveis para a gestão da qualidade, os Gráficos de Pareto são amplamente utilizados para classificar causas que atuam em um processo com maior ou menor intensidade, ou, ainda, com diferentes níveis de importância. Ele deriva do Princípio de Pareto, formalizado por Vilfredo Pareto, que propõe:
Assinale a opção que indica uma ferramenta da qualidade que propõe analisar uma série de possíveis causas que colaboram para ocasionar determinado efeito.
Recuperar senha