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#36642
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(1,0)

Prazeres mútuos 

 

                            (Danuza Leão)

         É normal, quando você vê uma criança bonita, dizer “mas que linda”, “que olhos lindos”, ou coisas no gênero. Mas esses elogios, que fazemos tão naturalmente quando se trata de uma criança ou até de um cachorrinho, dificilmente fazemos a um adulto. Isso me ocorreu quando outro dia conheci, no meio de várias pessoas, uma moça que tinha cabelos lindos. Apesar da minha admiração, fiquei calada, mas percebi minha dificuldade, que aliás não é só minha, acho que é geral. Por que eu não conseguia elogiar seus cabelos?
         Fiquei remoendo meus pensamentos (e minha dificuldade), fiz um esforço (que não foi pequeno) e consegui dizer: “que cabelos lindos você tem”. Ela, que estava séria, abriu um grande sorriso, toda feliz, e sem dúvida passou a gostar um pouquinho de mim naquele minuto, mesmo que nunca mais nos vejamos.
         Fiquei pensando: é preciso se exercitar e dizer coisas boas às pessoas, homens e mulheres, quando elas existem. Não sei a quem faz mais bem, se a quem ouve ou a quem diz; mas por que, por que, essa dificuldade? Será falta de generosidade? Inveja? Inibição? Há quanto tempo ninguém diz que você está linda ou que tem olhos lindos, como ouvia quando criança? Nem mesmo quando um homem está paquerando uma mulher ele costuma fazer um elogio, só alguns, mais tarde, num momento de intimidade e quando é uma bobagem, como “você tem um pezinho lindo”. Mas sentar numa mesa para jantar pela primeira vez, só os dois, e dizer, com naturalidade, “que olhos lindos você tem”, é difícil de acontecer.
         Notar alguma coisa de errado é fácil; não se diz a ninguém que ele tem o nariz torto, mas, se for alguém que estiver em outra mesa, o comentário é espontâneo e inevitável. Podemos ouvir que a alça do sutiã está aparecendo ou que o rímel escorreu, mas há quanto tempo você não ouve de um homem que tem braços lindos? A não ser que você seja modelo ou miss - e aí é uma obrigação elogiar todas as partes do seu corpo-, os homens não elogiam mais as mulheres, aliás, ninguém elogia ninguém.
         E é tão bom receber um elogio; o da amiga que diz que você está um arraso já é ótimo, mas, de uma pessoa que você acabou de conhecer e que talvez não veja nunca mais, aquele elogio espontâneo e sincero, é das melhores coisas da vida.
         Fique atenta; quando chegar a um lugar e conhecer pessoas novas, alguma coisa de alguma delas vai chamar a sua atenção e sua tendência será, como sempre, ficar calada. Pois não fique. Faça um pequeno esforço e diga alguma coisa que você notou e gostou; o quanto a achou simpática, como parece tranquila, como seu anel é lindo, qualquer coisa. Todas as pessoas do mundo têm alguma coisa de bom e bonito, nem que seja a expressão do olhar, e ouvir isso, sobretudo de alguém que nunca se viu, é sempre muito bom.
         Existe gente que faz disso uma profissão, e passa a vida elogiando os outros, mas não é delas que estamos falando. Só vale se for de verdade, e se você começar a se exercitar nesse jogo e, com sinceridade, elogiar o que merece ser elogiado, irá espalhando alegrias e prazeres por onde passar, que fatalmente reverterão para você mesma, porque a vida costuma ser assim.
         Apesar de a vida ter me mostrado que nem sempre é assim, continuo acreditando no que aprendi na infância, e isso me faz muito bem.

                                        (disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0611200502.htm

 

O modo pelo qual as palavras se relacionam no texto é determinante para a construção de sentidos. Assim, no fragmento “Apesar da minha admiração, fiquei calada,”, é possível notar que a expressão “apesar da” assume valor:

#36639
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(1,0)

Proponho um brinde à lei seca

 


Merece um brinde --aliás, vários brindes. Desde que
evidentemente não se volte dirigindo para casa.

Dados colhidos por Mônica Bergamo, da Folha, a partir
de relatórios oficiais, mostram que, desde a implantação
da lei que inibe o motorista de dirigir alcoolizado, a queda
no número de atendimentos nos hospitais especializados
em trauma, na cidade de São Paulo, foi de 55%.
Isso em apenas três semanas. O efeito, de fato, não
é da nova lei --já havia uma legislação que obviamente
proibia a combinação de bebida com direção. Pesaram
aqui a educação e, em especial, a punição.
O fato é que, neste momento, mexer abruptamente na
lei pode significar a tradução de que "liberou geral" e
implicar imediatamente mortes.
É hora, agora, de avançar ainda num esforço de também
impedir a glamourização da bebida feita pela publicidade.

 

Considere as afirmações: 

I. De acordo com o autor, a nova lei não trouxe nada de novo, pois a legislação já existia, ocorre que as pessoas hoje estão mais conscientes. 

II. O autor afirma que a publicidade auxilia na conscientização dos efeitos maléficos da bebida. 

Está correto o que se afirma em:

#36636
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Considere o período e as afirmações abaixo. 


O médico que realizou a cirurgia do presidente, declarou que ainda é necessário algumas precauções. 
I. Há um problema de concordância. 
II. A vírgula está empregada de forma incorreta. 

Está correto o que se afirma em:

#36635
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Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas. 


O prazo foi _______________ e a inscrição será de 16 _____ 20 de outubro.

#36634
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Considere as orações abaixo. 


I. A maioria das pessoas que trabalham na empresa está satisfeita. 

II. Devem haver outros meios para se resolver este problema. 

A concordância está correta em:

#36633
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Linha Tênue 

 

Maria Gadu

Todo lugar que chego, você não fica 
Tudo o que eu te peço, você não dá 
Se dou opinião, você implica 
Toda vez que ligo você não está 
Por que fazer questão deste jogo duro? 
De me mostrar o muro a nos dividir? 
Seu coração de fato está escuro 
Ou por de trás do muro 
Tem mais coisa aí?


Toda vez que passo você não nota 
Eu conto uma lorota você nem ri 
Me faço fina flor vem e desbota 
Me boto numa fria não socorre 
Eu cavo um elogio isso nem te ocorre 
A indiferença escorre fria a me ferir 
Será porque você não me suporta? 
Ou dentro desta porta 
Tem mais coisa aí
Entre o bem e o mal a linha é tênue, meu bem 
Entre o amor e o ódio a linha é tênue também.

 

 

 

 

Assinale a alternativa que indica a figura de linguagem que predomina nos versos abaixo.

Entre o bem e o mal a linha é tênue, meu bem 
Entre o amor e o ódio a linha é tênue também

#36632
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Gente-casa

        Existe gente-casa e gente-apartamento. Não tem nada a ver com tamanho: há pessoas pequenas que você sabe, só de olhar, que dentro têm dois pisos e escadaria, e pessoas grandes com um interior apertado, sala e quitinete. Também não tem nada a ver com caráter. Gente-casa não é necessariamente melhor do que gente-apartamento. A casa que alguns têm por dentro pode estar abandonada, a pessoa pode ser apenas uma fachada para uma armadilha ou um bordel. Já uma pessoa- apartamento pode ter um interior simples mas bem ajeitado e agradável. É muito melhor conviver com um dois quartos, sala, cozinha e dependências do que com um labirinto.

        Algumas pessoas não são apenas casas. São mansões. Com sótão e porão e tudo que eles, comportam, inclusive baús antigos, fantasmas e alguns ratos. É fascinante quando alguém que você não imaginava ser mais do que um apartamento com, vá lá, uma suíte, de repente se revela um sobrado com pátio interno, adega e solário. É sempre arriscado prejulgar: você pode começar um relacionamento com alguém pensando que é um quarto-e-sala conjugado e se descobrir perdido em corredores escuros, e quando abre a porta, dá no quarto de uma tia louca. Pensando bem, todo mundo tem uma casa por dentro, ou no mínimo, bem lá no fundo, um porão. Ninguém é simples. Tudo, afinal, é só a ponta de um iceberg (salvo ponta de iceberg, que pode ser outra coisa) e muitas vezes quem aparenta ser apenas uma cobertura funcional com qrt. sal. avab. e coz. só está escondendo suas masmorras.

(VERlSSIMO, Luís Fernando.O Melhor das Comédias da Vida Privada. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004)

 

Na construção do termo “gente-casa”, o autor explora possibilidades de arranjos morfológicos e o potencial de formação de palavras na Língua. Observe as afirmações abaixo:

I. “gente” é o termo determinado do composto.
II. “casa” é o termo determinante do composto. 
III. O hífen foi utilizado para marcar uma unidade morfológica e semântica.
IV. O processo que originou tal construção foi a derivação. 

São corretas as seguintes afirmações:

#36631
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Gente-casa

        Existe gente-casa e gente-apartamento. Não tem nada a ver com tamanho: há pessoas pequenas que você sabe, só de olhar, que dentro têm dois pisos e escadaria, e pessoas grandes com um interior apertado, sala e quitinete. Também não tem nada a ver com caráter. Gente-casa não é necessariamente melhor do que gente-apartamento. A casa que alguns têm por dentro pode estar abandonada, a pessoa pode ser apenas uma fachada para uma armadilha ou um bordel. Já uma pessoa- apartamento pode ter um interior simples mas bem ajeitado e agradável. É muito melhor conviver com um dois quartos, sala, cozinha e dependências do que com um labirinto.

        Algumas pessoas não são apenas casas. São mansões. Com sótão e porão e tudo que eles, comportam, inclusive baús antigos, fantasmas e alguns ratos. É fascinante quando alguém que você não imaginava ser mais do que um apartamento com, vá lá, uma suíte, de repente se revela um sobrado com pátio interno, adega e solário. É sempre arriscado prejulgar: você pode começar um relacionamento com alguém pensando que é um quarto-e-sala conjugado e se descobrir perdido em corredores escuros, e quando abre a porta, dá no quarto de uma tia louca. Pensando bem, todo mundo tem uma casa por dentro, ou no mínimo, bem lá no fundo, um porão. Ninguém é simples. Tudo, afinal, é só a ponta de um iceberg (salvo ponta de iceberg, que pode ser outra coisa) e muitas vezes quem aparenta ser apenas uma cobertura funcional com qrt. sal. avab. e coz. só está escondendo suas masmorras.

(VERlSSIMO, Luís Fernando.O Melhor das Comédias da Vida Privada. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004)

 

Ao afirmar, no segundo parágrafo, que “todo mundo tem uma casa por dentro, ou no mínimo, bem lá no fundo, um porão” pode-se perceber que:


 

#36630
Concurso
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(1,0)

Texto

                                   Gente-casa


        Existe gente-casa e gente-apartamento. Não tem nada a ver com tamanho: há pessoas pequenas que você sabe, só de olhar, que dentro têm dois pisos e escadaria, e pessoas grandes com um interior apertado, sala e quitinete. Também não tem nada a ver com caráter. Gente-casa não é necessariamente melhor do que gente-apartamento. A casa que alguns têm por dentro pode estar abandonada, a pessoa pode ser apenas uma fachada para uma armadilha ou um bordel. Já uma pessoa- apartamento pode ter um interior simples mas bem ajeitado e agradável. É muito melhor conviver com um dois quartos, sala, cozinha e dependências do que com um labirinto.
        Algumas pessoas não são apenas casas. São mansões. Com sótão e porão e tudo que eles, comportam, inclusive baús antigos, fantasmas e alguns ratos. É fascinante quando alguém que você não imaginava ser mais do que um apartamento com, vá lá, uma suíte, de repente se revela um sobrado com pátio interno, adega e solário. É sempre arriscado prejulgar: você pode começar um relacionamento com alguém pensando que é um quarto-e-sala conjugado e se descobrir perdido em corredores escuros, e quando abre a porta, dá no quarto de uma tia louca. Pensando bem, todo mundo tem uma casa por dentro, ou no mínimo, bem lá no fundo, um porão. Ninguém é simples. Tudo, afinal, é só a ponta de um iceberg (salvo ponta de iceberg, que pode ser outra coisa) e muitas vezes quem aparenta ser apenas uma cobertura funcional com qrt. sal. avab. e coz. só está escondendo suas masmorras.

(VERlSSIMO, Luís Fernando.O Melhor das Comédias da Vida Privada. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004)

 

A casa que alguns têm por dentro pode estar abandonada, a pessoa pode ser apenas uma fachada para uma armadilha ou um bordel.”

Considere o fragmento acima, e assinale a opção em que se faz um comentário lingüístico inadequado sobre ele.

#36627
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(1,0)

O Programa Ciência sem Fronteiras, lançado

em 2011, busca promover a consolidação, expansão e

internacionalização da ciência e tecnologia brasileiras, com

4 inovação e competitividade, por meio do intercâmbio com

outros países. No âmbito do programa, serão concedidas, até

2015, mais de 100 mil bolsas de estudos no exterior para

7 estudantes de graduação e pós-graduação. O Ciência sem

Fronteiras também pretende atrair pesquisadores do exterior

interessados em trabalhar no Brasil. Esse incentivo torna-se

10 imperativo no início do século XXI, devido à extrema

velocidade com que ciência e tecnologia se desenvolvem. Há

décadas, países como China e Índia têm enviado estudantes

13 para países centrais, com resultados muito positivos.

Provavelmente, o programa brasileiro vai acelerar a mobilidade

internacional e proporcionar avanços na ciência brasileira. Essa

16 iniciativa louvável talvez inspire outras não menos importantes

— como o estímulo à mobilidade nacional de estudantes —,

que ainda são incipientes. Estudantes do Acre, de Rondônia ou

19 do Maranhão certamente seriam beneficiados com a estada de

um ano em universidades de São Paulo, Rio de Janeiro e

Brasília. Da mesma forma, alunos de São Paulo, Rio de Janeiro

22 e Brasília se beneficiariam com uma temporada no Acre, em

Rondônia ou no Maranhão. Essa troca de experiências seria um

instrumento de coesão e compreensão dos diferentes aspectos

25 culturais e de problemas comuns e específicos de diferentes

regiões brasileiras.

Isaac Roitman. Brasil sem fronteiras. In: Revista DARCY. Brasília: UnB, n.º 11, jun.-jul./2012, p. 7 (com adaptações)

 

 

Julgue os itens , no que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima.

 

Seriam mantidos a correção gramatical e o sentido original do texto caso a locução “têm enviado” (l.12) fosse substituída por enviaram

#36626
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O Programa Ciência sem Fronteiras, lançado

em 2011, busca promover a consolidação, expansão e

internacionalização da ciência e tecnologia brasileiras, com

4 inovação e competitividade, por meio do intercâmbio com

outros países. No âmbito do programa, serão concedidas, até

2015, mais de 100 mil bolsas de estudos no exterior para

7 estudantes de graduação e pós-graduação. O Ciência sem

Fronteiras também pretende atrair pesquisadores do exterior

interessados em trabalhar no Brasil. Esse incentivo torna-se

10 imperativo no início do século XXI, devido à extrema

velocidade com que ciência e tecnologia se desenvolvem. Há

décadas, países como China e Índia têm enviado estudantes

13 para países centrais, com resultados muito positivos.

Provavelmente, o programa brasileiro vai acelerar a mobilidade

internacional e proporcionar avanços na ciência brasileira. Essa

16 iniciativa louvável talvez inspire outras não menos importantes

— como o estímulo à mobilidade nacional de estudantes —,

que ainda são incipientes. Estudantes do Acre, de Rondônia ou

19 do Maranhão certamente seriam beneficiados com a estada de

um ano em universidades de São Paulo, Rio de Janeiro e

Brasília. Da mesma forma, alunos de São Paulo, Rio de Janeiro

22 e Brasília se beneficiariam com uma temporada no Acre, em

Rondônia ou no Maranhão. Essa troca de experiências seria um

instrumento de coesão e compreensão dos diferentes aspectos

25 culturais e de problemas comuns e específicos de diferentes

regiões brasileiras.

Isaac Roitman. Brasil sem fronteiras. In: Revista DARCY. Brasília: UnB, n.º 11, jun.-jul./2012, p. 7 (com adaptações)

 

Julgue os itens , no que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima.

 

O pronome “que” (l.18) tem como referente o termo “estudantes” (l.17).

#36624
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(1,0)

Em vinte e poucos anos, a Internet deixou de ser um

ambiente virtual restrito e transformou-se em fenômeno

mundial. Atualmente, há tantos computadores e dispositivos

4 conectados à Internet que os mais de quatro bilhões de

endereços disponíveis estão praticamente esgotados. Por essa

razão, a rede mundial concentra as atenções não só das pessoas

7 e de governos, mas também movimenta um enorme contingente

de empresas de infraestrutura de telecomunicações e de

empresas de conteúdo. Pela Internet são compradas passagens

10 aéreas, entradas de cinema e pizzas; acompanham-se as notícias

do dia, as ações do governo, os gols e os capítulos das novelas;

e são postadas as fotos da última viagem, além de serem

13 comentados os últimos acontecimentos do grupo de amigos.

No entanto, junto com esse crescimento do mundo

virtual, aumentaram também o cometimento de crimes e outros

16 desconfortos que levaram à criação de leis que criminalizam

determinadas práticas no uso da Internet, tais como invasão a

sítios e roubo de senhas. 

19 Devido ao aumento dos problemas motivados pela

digitalização das relações pessoais, comerciais e

governamentais, surgiu a necessidade de se regulamentar o uso

22 da Internet.

Internet: <www.camara.leg.br> (com adaptações).

 

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir. 

O termo “de senhas” (l.18) e a oração “de se regulamentar o uso da Internet” (l.21 e 22) complementam o sentido de nomes substantivos

#36621
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Em vinte e poucos anos, a Internet deixou de ser um

ambiente virtual restrito e transformou-se em fenômeno

mundial. Atualmente, há tantos computadores e dispositivos

4 conectados à Internet que os mais de quatro bilhões de

endereços disponíveis estão praticamente esgotados. Por essa

razão, a rede mundial concentra as atenções não só das pessoas

7 e de governos, mas também movimenta um enorme contingente

de empresas de infraestrutura de telecomunicações e de

empresas de conteúdo. Pela Internet são compradas passagens

10 aéreas, entradas de cinema e pizzas; acompanham-se as notícias

do dia, as ações do governo, os gols e os capítulos das novelas;

e são postadas as fotos da última viagem, além de serem

13 comentados os últimos acontecimentos do grupo de amigos.

No entanto, junto com esse crescimento do mundo

virtual, aumentaram também o cometimento de crimes e outros

16 desconfortos que levaram à criação de leis que criminalizam

determinadas práticas no uso da Internet, tais como invasão a

sítios e roubo de senhas. 

19 Devido ao aumento dos problemas motivados pela

digitalização das relações pessoais, comerciais e

governamentais, surgiu a necessidade de se regulamentar o uso

22 da Internet.

Internet: <www.camara.leg.br> (com adaptações).

 

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.

Seriam mantidos o sentido e a correção gramatical do texto, se a forma verbal “há” (l.3) fosse substituída por existe.

#36619
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Construímos coisas o tempo todo, mas como

saberemos quanto tempo vão durar? Se construirmos depósitos

para resíduos nucleares, precisaremos ter certeza de que os

4 contêineres vão resistir até que o material dentro deles não

mais seja perigoso. E, se não quisermos encher o planeta de

lixo, é bom sabermos quanto tempo leva para que plásticos e

7 outros materiais se decomponham. A única forma de termos

certeza é submetendo esses materiais a testes de estresse por

cerca de 100 mil anos para ver como reagem. Então,

10 poderíamos aprender a construir coisas que realmente duram

— ou que se decompõem de uma forma “verde”. Experimentos

submeteriam materiais ao desgaste e a ataques químicos, como

13 variações de alcalinidade, e, ainda, alterariam a temperatura

ambiente para simular os ciclos de dia e noite e das estações.

Com as técnicas de simulação em laboratórios de que dispomos

16 atualmente, por exemplo, não se pode prever como será o

desempenho da bateria de um carro elétrico nos próximos

quinze anos. As simulações de computador podem, por fim,

19 tornar-se sofisticadas a ponto de substituir experimentos de

longo prazo. Enquanto isso, no entanto, precisamos adotar

cautela extra ao construirmos coisas que precisam durar.

 

Kristin Persson. Como os materiais se decompõem? In: Scientific American Brasil, s/d, 2013 (com adaptações)

 

Acerca de aspectos estruturais do texto acima e das ideias nele contidas, julgue os itens a seguir.

A expressão “no entanto” (l.20) poderia ser substituída pelo vocábulo entretanto, sem que houvesse prejuízo à correção gramatical e ao sentido do texto

#36617
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Construímos coisas o tempo todo, mas como

saberemos quanto tempo vão durar? Se construirmos depósitos

para resíduos nucleares, precisaremos ter certeza de que os

4 contêineres vão resistir até que o material dentro deles não

mais seja perigoso. E, se não quisermos encher o planeta de

lixo, é bom sabermos quanto tempo leva para que plásticos e

7 outros materiais se decomponham. A única forma de termos

certeza é submetendo esses materiais a testes de estresse por

cerca de 100 mil anos para ver como reagem. Então,

10 poderíamos aprender a construir coisas que realmente duram

— ou que se decompõem de uma forma “verde”. Experimentos

submeteriam materiais ao desgaste e a ataques químicos, como

13 variações de alcalinidade, e, ainda, alterariam a temperatura

ambiente para simular os ciclos de dia e noite e das estações.

Com as técnicas de simulação em laboratórios de que dispomos

16 atualmente, por exemplo, não se pode prever como será o

desempenho da bateria de um carro elétrico nos próximos

quinze anos. As simulações de computador podem, por fim,

19 tornar-se sofisticadas a ponto de substituir experimentos de

longo prazo. Enquanto isso, no entanto, precisamos adotar

cautela extra ao construirmos coisas que precisam durar.

 

Kristin Persson. Como os materiais se decompõem? In: Scientific American Brasil, s/d, 2013 (com adaptações)

 

Acerca de aspectos estruturais do texto acima e das ideias nele contidas, julgue os itens a seguir.

O texto permaneceria gramaticalmente correto caso as formas verbais infinitivas “ver” (l.9), “aprender” (l.10) e “substituir” (l.19) fossem substituídas pelas formas flexionadas vermos, aprendermos e substituírem, respectivamente.