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Fotografias são documentos que exigem cuidado extremo por causa de sua fragilidade de composição. Nesse sentido, o ambiente de arquivamento da fotografia deve ser controlado em relação a temperatura e umidade relativa do ar. Se não houver um controle muito rígido dos efeitos da exposição dos materiais fotográficos à luz, os raios ultravioleta podem deteriorar a imagem, induzindo à(ao)
A microfilmagem, que é a produção de imagens fotográficas de documentos em forma muito reduzida, serve para várias finalidades. Uma delas é a preservação dos documentos de uso e manuseio constantes. Alguns microfilmes servem para preservar as informações contidas nos documentos que são eliminados, visando a racionalizar e aproveitar os espaços físicos. Essa é a microfimagem de
Os materiais de consumo para os arquivos são os que sofrem desgaste a curto ou médio prazos, como as pastas, as guias, as fichas, etc. As guias divisórias possuem diversos elementos relacionados à sua finalidade. Um desses elementos é a projeção, na qual são feitas inscrições que podem ser alfabéticas, numéricas ou alfanuméricas, podendo ser também abertas ou fechadas. Arquivisticamente, cada uma dessas inscrições é conhecida como
A organização de documentos de arquivo de primeira idade requer a escolha racional do melhor método para uma eficiente e posterior recuperação da informação. Nesse sentido, considerando-se o agrupamento de assuntos correlatos por entradas gerais que subordinam entradas secundárias, e que são organizados de acordo com a rigorosa sequência das letras, a ordem utilizada é a
Um pesquisador necessita obter informações sobre um arquivo do IBGE, mas não está certo sobre qual. Nesse caso, o arquivista deverá indagar ao pesquisador sobre nomes, termos, códigos ou expressões que possam ser usados para a pesquisa, identificação e localização das descrições arquivísticas. Esses elementos de informação que levam ao arquivo desejado são os(as)
Para efetivar o acesso aos documentos permanentes de qualquer instituição, pública ou privada, o arquivista pode elaborar vários instrumentos, mas só um vai descrever os conjuntos documentais ou partes dos fundos. Este instrumento segue, fundamentalmente, a ordem sequencial dos verbetes, sem fazer seleção ou pular documentos, sendo que a apresentação pode seguir ou não a disposição física dos documentos. Este instrumento é o(a)
Os suportes plásticos, utilizados para produção de negativos em preto e branco e em cores, filmes cinematográficos e micrográficos, representam a produção fotográfica e cinematográfica do século XX. Os filmes e negativos produzidos entre 1888 e 1951 são bastante instáveis e podem entrar em combustão espontânea. A base desses filmes e negativos é de
A identificação de arquivos exige conhecimento e atenção por parte do arquivista, que precisa distinguir elementos vitais nos acervos para orientar a política arquivística em uma instituição. Nessa perspectiva, se um arquivista identifica uma formação artificial de documentos, acumulados com base em alguma característica comum, sem atentar para sua proveniência, ele terá certeza de que se trata de um (a)
Um arquivista deve conhecer alguns tipos de escrita, pois pode utilizar esse conhecimento para identificar a época em que um documento foi escrito. É o caso da Carta de Pero Vaz de Caminha, que foi escrita com letra carolíngia. Esta escrita caracteriza-se pelo traçado rápido, pela tendência à união das letras, traços com hastes caídas para a esquerda e por traços longos e finos envolvendo a letra. Esta é a apresentação inequívoca da letra gótica
Segundo Berwanger e Leal (2008), Paleografia é uma técnica que abrange a história da escrita, a evolução das letras, bem como os instrumentos utilizados para escrever. A escrita, por sua vez, é qualquer sistema semiótico de caráter visual e espacial que passou por fases, como aquela em que a palavra ou grupo de palavras representava uma ideia abstrata, uma ação ou uma qualidade. Um exemplo é estrela, calor, dia, sol, representativos da fase
Grande parte dos acervos de instituições públicas ou privadas é formada por documentação convencional, em suporte papel. Contudo, alguns arquivos são compostos também por documentos especiais como fotografias que, por seu suporte frágil, exigem tratamento específico. Para evitar a deterioração por umidade e acidez, as fotos devem ser acondicionadas em folders confeccionados em papel de
Segundo PAES (2004), o arquivamento de nomes obedece a treze regras chamadas de alfabetação. Em uma dessas regras aparece a orientação para arquivamento de nomes orientais, como: 1 - Lin Yin 2 - Al Ben Hur 3 - Chan Chen Xitong 4 - Mao Tse-Tung A ordenação correta é:
A organização de documentos em arquivos pode obedecer a uma variedade de métodos. Quando o elemento principal a ser considerado é a procedência ou o local, o melhor método para organização é o geográfico. A esse respeito, nas correspondências trocadas com outros países, como Portugal, aparecem os seguintes nomes: 1 - José de Oliveira - Lisboa 2 - Maria Albuquerque - Coimbra 3 - Manoel Ferreira - Aveiros 4 - Augusto Silveira - Porto Por meio do método geográfico, ficam eles organizados na seguinte ordem:
Para organizar adequadamente um acervo, o arquivista deve conhecer a origem que dita o fundo, a evolução institucional que lhe permite detectar alterações, acréscimos e supressões de órgãos internos, etc. Nessa direção, o arquivista analisa o material em termos de:I - proveniência II - história da entidade III - origens funcionais IV - conteúdo V - tipos de materialEle observa que somente dois desses cinco itens podem ser detectados a partir do exame direto da documentação. São eles:
Em arquivos de qualquer fase é importante reconhecer que documentos diplomáticos são os de natureza estritamente jurídica que refletem, na forma escrita, as relações sociais, legais, políticas e administrativas entre Estado e cidadãos. São, portanto, a quase totalidade dos documentos de arquivo. Nesse caminho, é fácil entender que o objeto da diplomática é a configuração interna dos documentos, o estudo jurídico das partes e dos seus caracteres, visando a aquilatar elementos importantes do documento, que são:
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