Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Concurso: TRT 3ª Região (MG) x
#117391
Concurso
TRT 3ª Região (MG)
Cargo
Analista Judiciário - Comunicação Social
Banca
FCC
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Um órgão público municipal de assistência à população idosa criou um novo procedimento de atendimento em que marcações das consultas são feitas pela Internet. Para marcar este lançamento, a instituição promoveu um evento, seguido por coletiva, com a presença do presidente do órgão e do secretário municipal de assistência e desenvolvimento social. No dia seguinte ao evento, a clipagem das notícias nos veículos eletrônicos e impressos da cidade não encontrou nenhuma notícia que descrevesse o evento e a fala dos gestores. Havia apenas uma reportagem, no principal jornal da cidade, com a informação do novo procedimento, um guia explicando como a população deveria usar o serviço e a repercussão, positiva, entre os idosos entrevistados.
A partir da situação acima, considere:

I. Apesar de não terem sido encontradas notícias que descrevam o evento, o clipping trouxe informações positivas, pois o principal cliente, a população idosa, pareceu bem atendida com a iniciativa
PORQUE
II. a clipagem deve ser refeita até encontrar, ao menos em blogs, alguma notícia que traga o evento e a fala dos gestores. Do contrário, nem deve ser entregue.

#117390
Concurso
TRT 3ª Região (MG)
Cargo
Analista Judiciário - Comunicação Social
Banca
FCC
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Uma empresa fabricante de tintas constatou que estava em segundo lugar no mercado de varejo. A assessoria de comunicação desta empresa, depois de uma série de pesquisas entre os stakeholders, diagnosticou que o fator preço não era o mais relevante na decisão de compra. As pesquisas também mostraram que não havia diferenças quanto à percepção da qualidade dentre as marcas líderes do mercado. A principal concorrente desta indústria trabalhava com uma faixa de preços muito semelhante. Em consulta aos departamentos industrial e comercial, verificou-se que não havia a possibilidade de fazer uma alteração radical na política de preços que diferenciassem sensivelmente as duas empresas. Ambas tinham igual tempo de presença no mercado e investiam números semelhantes em publicidade. A empresa líder do mercado havia ganhado e mantido, há dois anos, o selo de empresa amiga da criança e divulgava peças publicitárias com os projetos sociais atendidos. A partir deste cenário,

#117389
Concurso
TRT 3ª Região (MG)
Cargo
Analista Judiciário - Comunicação Social
Banca
FCC
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Uma empresa multinacional, com mais de 35 anos no Brasil e líder de mercado, se instalou desde sua chegada em um bairro periférico de uma região metropolitana do sudeste brasileiro. Com o crescimento populacional, o entorno foi ocupado por população de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Em uma determinada época, os colaboradores da empresa passaram a reclamar com as chefias do elevado índice de assaltos nos horários de almoço, entrada e saída. Esta situação foi publicada por importantes veículos de comunicação. Sobre este cenário, considere:

I. A empresa pode investir em uma política de responsabilidade social na comunidade, com cursos de capacitação e letramento, construção de centros comunitários para práticas esportivas e culturais e reformas de espaços públicos, inclusive com a participação dos colaboradores
PORQUE
II. o investimento em responsabilidade social, pode gerar imagem positiva nos diversos stakeholders: nos colaboradores, que teriam outra imagem da comunidade; nos moradores do entorno, que teriam a empresa como parceira; no poder público que, ao se beneficiar dos investimentos, pode auxiliar a empresa nos eventos e colaborar para tentar diminuir os índices de vulnerabilidade social e, finalmente, nos consumidores finais que estariam adquirindo produtos com um selo de cidadania.

#117388
Concurso
TRT 3ª Região (MG)
Cargo
Analista Judiciário - Comunicação Social
Banca
FCC
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Considere:
I. Características, internas e externas, lemas, ações e valores que definem o que a empresa é.
II. Percepção que as pessoas têm em relação a uma instituição. Ou seja, “Como o outro me vê?". Pode ser transitória.
III. Refere-se ao conceito ou opinião que se forma sobre essa instituição no decorrer do tempo.
Os itens I, II e III são, respectivamente, definidos como

#117387
Concurso
TRT 3ª Região (MG)
Cargo
Analista Judiciário - Comunicação Social
Banca
FCC
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Uma empresa fabricante de vidros está instalada em um bairro residencial há mais de 30 anos. Com o aumento da demanda, houve crescimento dos processos fabris e máquinas que emitem ruídos mais altos, e são mais poluidoras, tiveram de ser instaladas nas áreas vizinhas às residências. A empresa, que no passado tinha imagem positiva na comunidade, passou a receber reclamações por carta e pelo fale conosco do site institucional. Para mitigar os problemas gerados com esta situação a empresa deve realizar

I. pesquisa de percepção de imagem com a comunidade, seguida de ações mitigadoras no processo fabril.
II. ações de responsabilidade social com a comunidade (cursos de capacitação, alfabetização, formação de empreendedores, reformas de praças e espaços públicos).
III. fechamento dos canais de interação do site institucional e migração para a rede social Linked in.
IV. nova pesquisa de percepção de imagem e reputação após as ações de mitigação e responsabilidade social.
V. campanha publicitária agressiva contra a concorrente para desviar a atenção da comunidade.
Está correto o que consta APENAS em

#117386
Concurso
TRT 3ª Região (MG)
Cargo
Analista Judiciário - Comunicação Social
Banca
FCC
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Atualmente, cada vez mais as empresas e instituições estão preocupadas com o público interno. Em função disso, têm investido e dado atenção especial para o endomarketing, que pode ser definido como

#117385
Concurso
TRT 3ª Região (MG)
Cargo
Analista Judiciário - Comunicação Social
Banca
FCC
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A intranet ocupa hoje um importante espaço nas organizações. Sobre ela, considere que
I. é uma espécie de mural eletrônico.
II. tem um público cativo e delimitado.
III. funciona somente como repositório de informações administrativas e normas.
IV. acelera a circulação de informações.
Está correto o que consta APENAS em

#117384
Concurso
TRT 3ª Região (MG)
Cargo
Analista Judiciário - Comunicação Social
Banca
FCC
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Na redação jornalística, a técnica conhecida como pirâmide invertida é desenvolvida, fundamentalmente, a partir

#117383
Concurso
TRT 3ª Região (MG)
Cargo
Analista Judiciário - Comunicação Social
Banca
FCC
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Uma das características da linguagem da publicidade e da propaganda é o diálogo entre texto e imagem, fundamental para a perfeita comunicação com o consumidor. Além disso, a estruturação do texto publicitário apresenta também, entre suas principais características,

#117382
Concurso
TRT 3ª Região (MG)
Cargo
Analista Judiciário - Comunicação Social
Banca
FCC
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A modalidade de reportagem que utiliza técnicas instrumentais como planilhas de cálculo, banco de dados e informações coletadas na internet recebe o nome de

#117381
Concurso
TRT 3ª Região (MG)
Cargo
Analista Judiciário - Comunicação Social
Banca
FCC
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Diz-se que toda a reportagem é também uma notícia, porém não pode-se afirmar que toda notícia seja uma reportagem. Essa recíproca não é verdadeira, pois a reportagem, em comparação com a notícia,

#117380
Concurso
TRT 3ª Região (MG)
Cargo
Analista Judiciário - Comunicação Social
Banca
FCC
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Na criação publicitária ele tem o papel de antecipar a construção do filme ao cliente e ilustrar o momento de apresentação da ideia. É um documento tradutório que busca sua expressão em forma de frames do filme ilustrado, que auxiliará na compreensão daquilo que a equipe da agência imaginou para o roteiro, no qual o diretor poderá aprimorar ou modificar de forma a colaborar com a ideia principal do filme. É como uma pauta, um direcionamento, uma interpretação, uma antecipação em cenas fragmentadas passível de modificação de suporte.
(BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação de filmes publicitários)
Essa é a definição para

#117379
Concurso
TRT 3ª Região (MG)
Cargo
Analista Judiciário - Comunicação Social
Banca
FCC
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

As cores transmitem sensações que transcendem muito o mero reconhecimento de tons e matizes. [...] Algumas cores podem mudar seu comportamento e sua influência com a mera aplicação de um recurso de luminosidade. É o caso do preto, que, por representar a ausência de luz, encerra em nossa cultura um sentimento trágico, de enlutamento, de vazio, de solidão.

(COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: arte e técnica da mídia impressa)
No entanto, ao receber uma camada de verniz ou mesmo de plastificação, adquirindo assim um certo brilho, o preto passa a transmitir

#117378
Concurso
TRT 3ª Região (MG)
Cargo
Analista Judiciário - Comunicação Social
Banca
FCC
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Na maioria das vezes, o produtor de telejornal está subordinado às chefias de reportagens e edição, tendo um destacado papel na realização das matérias. Em sua rotina diária na realização de pautas sua função compreende a

#117377
Concurso
TRT 3ª Região (MG)
Cargo
Analista Judiciário - Comunicação Social
Banca
FCC
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A produção de vinheta e chamadas para o rádio devem ser cercadas de certos cuidados tais como:

I. Os trechos de músicas não devem lembrar outros programas.
II. A incorporação de ruídos e efeitos sonoros é obrigatória.
III. A originalidade sonora é uma marca esperada.
IV. O ouvinte deve identificar rapidamente o programa.
Está correto o que consta APENAS em