(1,0)
Sobre o regime constitucional dos servidores públicos, assinale a alternativa incorreta.
A respeito dos servidores públicos, assinale a alternativa correta.
Sobre a organização territorial do município de Lagoa Santa, prevista em sua Lei Orgânica, assinale a alternativa incorreta.
Sobre os princípios da administração pública, é incorreto afirmar que o princípio da
Sobre a repartição e definição da competência legislativa e administrativa operada pela Constituição, é correto afirmar:
Sobre a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios, assinale a alternativa que não corresponde a uma exigência constitucional.
Leia o fragmento a seguir.
“Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), crianças (com 9 anos) não devem usar as telas (de celular) por mais de duas horas diárias. Já para as de 2 a 5 anos o rigor é maior: até uma hora. E bebês com menos de 2 anos não deveriam ter contato.”
Muito tempo de tela diminui memória e atenção da criança. Jornal O Tempo, 7 de out de 2018, p 29.
A fim de orientar pais e responsáveis por criança no uso de telas (celular, computadores, TVs, etc.), a SBP recomenda que os adultos também se desconectem quando em contato com crianças, ou que façam uso solidário do aparelho, discutindo e orientando o que se apresenta na tela, bem como limitem o acesso antes do sono e durante as refeições das crianças.
Em se tratando das refeições, o uso do celular deve ser evitado porque:
“Posso dizer que 100% das minhas vendas são concluídas pelo WhatsApp. Faço a divulgação no Facebook e no Instagram, mas negocio com o cliente via WhatsApp afirma a microempresária [...] (que) vende bolos e doces há três anos na internet. [...]”
O TEMPO. “WhatsApp é a ferramenta de venda para 70% dos negócios”, 14 out. 2018. p. 12.
De acordo com a reportagem, as redes sociais têm potencializado muitos negócios.
Considerando os fatores que explicam esse tipo de negócio, é correto afirmar:
“Entre 2008 e 2017, segundo dados levantado pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) junto ao Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (Sistema Única de Saúde), dobrou o número de tomografias computadorizadas em pacientes de até 19 anos. No mesmo período, essa faixa etária diminuiu no país. [...]”
O TEMPO. “Campanha pelo uso racional de exame com radiação em criança”, 13 out. 2018. p. 14.
A Sociedade Brasileira de Pediatria lançou uma campanha em favor do uso racional de exames com radiação em crianças. Essa campanha se relaciona a(o)
“A concentração econômica nos municípios caiu um pouco na passagem de 2002 para 2016, conforme o Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios de 2016, pesquisa divulgada ontem (14/12/2018) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 2016 apenas seis cidades concentravam um quarto do PIB nacional [...].
Apesar da elevada concentração, o quadro é melhor que o de 2002 (quando) apenas quatro municípios concentravam quase um quarto da atividade econômica nacional [...]”
O TEMPO. “Seis municípios concentravam 25% do PIB em 2016”. 15 dez. 2018. p. 12.
De acordo com esse trecho da reportagem, é correto afirmar sobre o PIB dos municípios no país:
No tocante aos usos didáticos de documentos, Circe Bittencourt trabalha e analisa o uso da Literatura como documento interdisciplinar nas práticas de ensino de História. Para a autora, “Romances, poemas, contos são textos que contribuem, pela sua própria natureza, para trabalhos interdisciplinares. O uso de textos literários por outras disciplinas faz parte de uma longa ‘tradição escolar’ que remonta ao período em que dominava o currículo humanístico”. BITTENCOURT, Circe Maria F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004, p. 338-339.Sobre a temática da Literatura em conexão com a História, Circe Bittencourt identifica uma relação de inúmeros benefícios. A respeito desses benefícios, é correto afirmar:
Uma nova percepção e consciência de patrimônio vem sendo desenvolvida nos estudos de José Ricardo Oriá Fernandes. O conceito de Patrimônio Histórico foi substituído pelo de Patrimônio Cultural, que abarca o histórico, mas amplia-o, incluindo o ecológico, o material e o imaterial, diferentemente do anterior, focado exclusivamente no patrimônio de “pedra e cal”.Nesse sentido, pensar a educação patrimonial e a cidadania na perspectiva interdisciplinar adotada por José Ricardo Oria Fernandes envolve necessariamente:
Martha Abreu e Hebe Mattos na análise das Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana identificam os limites e as possibilidades deste documento que visa atender a Lei 10 639 / 2003 que estabeleceu, conforme as autoras sinalizam, a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil.No tocante às contribuições para o âmbito da escola, as autoras indicam que as Diretrizes
No decorrer dos últimos anos, uma das principais discussões na área da metodologia do ensino de História tem sido o trabalho educativo com diferentes fontes e linguagens no estudo dessa disciplina. Esse movimento não é recente. No entanto, o debate desenvolveu-se no contexto de ampliação da pesquisa acadêmica no campo da historiografia e da educação; no movimento de críticas, avaliação e renovação dos livros didáticos, da difusão dos livros paradidáticos e outros materiais, do avanço das novas tecnologias, das mídias em geral e da internet. GUIMARÃES, Selva. Didática e prática de ensino de História. Campinas: Papirus, 2014, p. 257Em relação a essa abordagem, com as fontes e linguagens, Selva Guimarães nos indica que
Alessandra Nicodemos (2013), pensando no ensino de história, diferencia a EJA das concepções de educação formal para crianças e adolescentes, nas quais o elemento identificador está estruturado na lógica etária. A autora busca na reafirmação do legado da educação popular reconhecer a educação de jovens e adultos como uma etapa com suas especificidades, nomeando, em sua definição legal, pedagógica e política, os alunos trabalhadores não como educandos de uma etapa de ensino, mas como sujeitos.Sobre esse educando(a), suas características listadas pela autora, e sua postura e presença nos espaços educativos de EJA, é incorreto dizer que
Recuperar senha