(1,0)
Com o modelo clássico e a Teoria Quantitativa da Moeda pode-se compreender elementos que envolvem a oferta agregada na economia, bem como os determinantes para a circulação de moeda. Logo, é possível afirmar que:
Considerando o modelo IS-LM – BP e os efeitos das políticas econômicas sobre a renda e a taxa de juros, pode-se afirmar que:
No artigo 170 da Constituição Federal de 1988, está previsto que o Governo Federal poderá intervir na economia por meio da sua política macroeconômica. Essa intervenção ocorre em muitas situações para que seja possível atingir os objetivos macroeconômicos. Dessa forma, em relação aos instrumentos de política macroeconômica, entende-se que:
Na economia brasileira, o Estado sempre teve uma representação ímpar no que tange o processo de desenvolvimento econômico, assim, para o “Setor Público” criaram-se alguns conceitos para mensurar as contas fiscais. Um desses conceitos é a Necessidade de Financiamento do Setor Público (NFSP). Em relação à NFSP, marque V, para verdadeiro, e F, para falso.( ) Um aumento na taxa de juros nominal irá aumentar a NFSP no seu conceito nominal. ( ) Quedas sucessivas nas arrecadações tributárias contribuem para o aumento da NFSP. ( ) No conceito operacional da NFSP, considera-se a taxa de juros real. ( ) As variações da inflação não terão efeito para o cálculo da NFSP operacional.Agora marque a alternativa com a sequência das respostas corretas, de cima para baixo:
Segundo __________________, uma política fiscal com caráter expansionista e, que por esta razão realize reduções tributárias tem, via efeito multiplicador, um efeito positivo sobre o produto, uma vez que haverá uma elevação na renda disponível das famílias e, com isso, aumento na demanda agregada.Complete a lacuna com a resposta correta:
Uma das principais fontes de receita fiscal do governo são os impostos, porém, essa fonte de receita tem seus limites, segundo o estudo realizado pelo economista Arthur B. Lafer. Com o estudo deste economista surgiu a chamada curva de Lafer e, por meio dela, entende-se que:
A Necessidade de Financiamento do Setor Público (NFSP) é um tema que tem uma relevância singular na economia brasileira, visto atuação do Estado para geração de emprego e renda. Em relação a receita, déficit e dívida pública é correto afirmar que:
A expressão (M/P) = 0,5Y – 50r representa a demanda real por moeda (o Y é a renda real e “r” a taxa de juros). Além disso, sabe-se que a curva IS é representada por Y = 550 – 1000r. A renda de pleno emprego é $ 300 e o nível de preços se manterá igual a 1. Qual será o valor da oferta de moeda necessária para o pleno emprego?
O Produto e Renda na Economia é calculado por meio do “Sistema de Contas Nacionais”. Suponha os seguintes dados para contabilidade:Produto Interno Bruto (PIB): Consumo privado = $ 110 Investimento Privado = $ 45 Consumo e Investimento do Governo = $ 30 Exportações de bens e serviços = $ 15 Importações de bens e serviços = $ 10 Pagamento de juros da dívida interna = $ 5 Amortização da dívida externa = $ 40Considerando os dados apresentados, qual é o valor do PIB?
Assinale a alternativa correta, de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
Assinale a alternativa correta, a respeito do Superior Tribunal de Justiça, de acordo com a Constituição Federal.
Sobre a saúde, de acordo com a Constituição Federal, é INCORRETO afirmar que:
O Art. 52 da Constituição Federal estabelece que compete privativamente ao Senado Federal suspender a execução, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal. Acerca da mais recente interpretação dada pelo Supremo Tribunal Federal sobre o tema, é correto afirmar que:
Assinale a alternativa correta, a respeito do Poder Executivo, de acordo com o Constituição Federal.
Acerca das imunidades tributárias, de acordo com a Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa INCORRETA.
Recuperar senha