(1,0)
O vírus do Nilo Ocidental (VNO) é transmitido por meio da picada de mosquitos infectados. Os hospedeiros naturais são algumas espécies de aves silvestres, que atuam como amplificadoras do vírus (viremia alta e prolongada) e como fonte de infecção para os mosquitos. Também pode infectar humanos e, entre os animais domésticos, equinos. O homem e os equídeos são considerados hospedeiros acidentais e terminais, uma vez que a viremia se dá por curto período de tempo e em níveis insuficientes para infectar mosquitos, encerrando o ciclo de transmissão. O vírus ornitofílico, frequentemente envolvido na transmissão da doença, pertence ao gênero:
A implementação da estocagem do leite cru refrigerado na fonte de produção iniciou-se no Brasil na década de 1990, sendo regulamentada pelo Ministério da Agricultura em 2002. Essa prática reduz os custos operacionais de produção, incluindo a deterioração do leite por atividade acidificante de bactérias mesofílicas. Porém, pode ocasionar problemas tecnológicos associados à atividade de enzimas proteolíticas e lipolíticas de bactérias psicrotróficas. Muitas destas enzimas são termorresistentes e estão relacionadas às perdas de qualidade e à redução da vida de prateleira do leite UHT e de outros produtos lácteos. Dentre as bactérias abaixo, assinale a psicotrófica mais frequentemente isolada no leite refrigerado.
A sarna suína é disseminada rapidamente pelo contato direto dos suínos, porém pode ser transmitida indiretamente por meio de pessoas, material de limpeza, alimentos, veículos de transporte ou instalações contaminadas. Nas granjas, os animais com lesões crônicas constituem a principal fonte de infestação por conterem maior número de ácaros. Esse tipo de lesão está presente principalmente em fêmeas multíparas e estão localizadas geralmente no interior do canal auditivo, entretanto também pode haver lesões hiperceratóticas extensas no corpo e em membros anteriores dos animais. Os machos também merecem grande atenção como veiculares, devido ao grande contato com as fêmeas. O agente da sarna dos suínos, o ácaro, é classificado como:
A qualidade microbiológica do leite cru pode ser avaliada pela prova da redutase. Quando essa prova é realizada e seu resultado pode ser observado em aproximadamente 30 minutos, pela perda da coloração azul, esse fato indica:
Pododermatite ou “Foot Rot” dos ovinos é uma doença crônica, necrosante da matriz do casco e epiderme interdigital, que, na sua forma virulenta, leva à manqueira, com consequente perda de peso do animal, queda na produção de lã e dificuldades reprodutivas em carneiros. A doença é o resultado do sinergismo entre agentes infecciosos, tais como:
Os Procedimentos de Controle da Listeria monocytogenes em produtos de origem animal prontos para o consumo do Ministério da Agricultura têm como objetivo monitorar e assegurar a inocuidade destes produtos em relação a este patógeno. Os produtos de origem animal, prontos para o consumo, alvo do programa, devem apresentar a seguinte característica físico-química:
São procedimentos a serem considerados durante a coleta oficial de amostras de produtos cárneos para análise de Escherichia coli verotoxigênica, segundo o Programa do Ministério da Agricultura para controle de patógenos:
A contaminação dos alimentos pode ocorrer em qualquer etapa da cadeia de produção. São exemplos de contaminação biológica, química e física, respectivamente:
O Programa Nacional de Raiva dos Herbívoros (PNCRH) tem como objetivo manter sob controle a incidência da raiva na população de herbívoros domésticos. Uma das estratégias desse programa é a vacinação de espécies susceptíveis. Em relação à vacinação contra a raiva, é CORRETO afirmar:
Desde que foi identificada em nossos rebanhos, a raiva tem acarretado importantes prejuízos ao patrimônio pecuário nacional. Assim como a raiva, são consideradas enfermidades neurossindrômicas, EXCETO:
Em relação às doenças que acometem animais domésticos de interesse na produção de alimentos, a enfermidade aguda causada por vírus da família Paramyxoviridae, altamente contagiosa que acomete aves e cujos principais sinais clínicos são secreção respiratória e/ou sinais neurológicos, letargia, congestão da conjuntiva e edema é:
A Instrução Normativa nº 20 de 2016 do MAPA estabelece ações para o controle e monitoramento de Salmonella spp. nos estabelecimentos avícolas comerciais de frangos e perus de corte, registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF). São medidas de controle de salmonelose:
O Plano de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) deve ser desenvolvido de acordo com uma sequência lógica de etapas a serem distribuídas da seguinte forma:
Em 1998, o MAPA institui o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) devido à necessidade de adequação das atividades do Serviço de Inspeção Federal (SIF) aos requerimentos internacionais. Em relação ao Sistema APPCC, é CORRETO afirmar:
O Decreto nº 9013 de 2017 do MAPA dispõe sobre o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal no Brasil. Em relação a este Decreto, é CORRETO afirmar:
Recuperar senha