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Cargo: Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2 x
#74391
Concurso
ANAC
Cargo
Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
Banca
CESPE
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Matérias Diversas
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(1,0)

Com relação a radiocomunicações aeronáuticas, julgue os itens
seguintes.
Caso uma aeronave esteja sendo interceptada, seu piloto deverá seguir imediatamente as instruções dadas pela aeronave interceptadora; responder aos sinais visuais específicos; notificar, se possível, o fato ao órgão ATS apropriado; tentar entrar em comunicação, via rádio, na frequência de 121,5 MHz, com a aeronave interceptadora; e, caso o contato não seja restabelecido, ele deverá, se possível, repetir a chamada na frequência de emergência 243 MHz

#74390
Concurso
ANAC
Cargo
Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
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Certo/Errado
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(1,0)

Com relação a radiocomunicações aeronáuticas, julgue os itens
seguintes.
Se o piloto de uma aeronave da empresa XYZ que tenha decolado de São Paulo com destino a Brasília, tiver feito, em certa fase do voo, uma chamada ao órgão ATS da seguinte forma: “Controle Brasília bom dia, é o XYZ 3973”, é correto afirmar que, nesse caso, ele estava chamando o Centro de Controle de Área (ACC)

#74389
Concurso
ANAC
Cargo
Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
Banca
CESPE
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Certo/Errado
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(1,0)

Para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo
de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo
regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W),
conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM — Plano de
Navegação Aérea — Regiões do Caribe e da América do Sul. Com
relação a esse assunto, julgue os itens de 46 50.
O AFIS tem por finalidade proporcionar informações que assegurem a condução eficiente do tráfego aéreo nos aeródromos homologados ou registrados que não disponham de órgão ATC. Esse serviço será prestado por uma estação de telecomunicações aeronáuticas identificada como “RÁDIO” a todo o tráfego aéreo em operação na área de movimento e a todas as aeronaves em voo no espaço aéreo inferior, em um raio de 27 NM (50 km) do aeródromo

#74388
Concurso
ANAC
Cargo
Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
Banca
CESPE
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(1,0)

Para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo
de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo
regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W),
conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM — Plano de
Navegação Aérea — Regiões do Caribe e da América do Sul. Com
relação a esse assunto, julgue os itens de 46 50.
As aerovias inferiores têm limites laterais de 43 NM (80 km) de largura, estreitando-se a partir de 216 NM (400 km), antes de um auxílio à navegação, e atingindo sobre este a largura de 21,5 NM (40 km). Entre dois auxílios à navegação distantes entre si até 108 NM (200 km), as aerovias inferiores terão a largura de 21,5 NM (40 km) em toda a sua extensão

#74387
Concurso
ANAC
Cargo
Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
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CESPE
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Certo/Errado
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(1,0)

Para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo
de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo
regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W),
conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM — Plano de
Navegação Aérea — Regiões do Caribe e da América do Sul. Com
relação a esse assunto, julgue os itens de 46 50.
Aeronaves com Plano de Voo VFR poderão entrar, sem autorização do respectivo APP, em TMA ou em CTR classes B, C ou D. Os limites laterais e verticais das TMA e CTR são estabelecidos pela ANAC e publicados em cartas e manuais pertinentes

#74386
Concurso
ANAC
Cargo
Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
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(1,0)

Para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo
de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo
regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W),
conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM — Plano de
Navegação Aérea — Regiões do Caribe e da América do Sul. Com
relação a esse assunto, julgue os itens de 46 50.
Os espaços aéreos ATS são classificados e designados alfabeticamente da classe A à classe G. No espaço classe E, são permitidos voos IFR e VFR, apenas os voos IFR estão sujeitos ao serviço de controle de tráfego aéreo e são separados dos outros voos IFR. Nesta classe, todos os voos recebem informação de tráfego sempre que possível, e aeronaves VFR podem voar nesse espaço sem autorização prévia e sem notificação

#74385
Concurso
ANAC
Cargo
Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
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(1,0)

Para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo
de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo
regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W),
conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM — Plano de
Navegação Aérea — Regiões do Caribe e da América do Sul. Com
relação a esse assunto, julgue os itens de 46 50.
O espaço aéreo superior tem limite vertical superior ilimitado, limite vertical inferior FL 245 inclusive, e limites laterais indicados nas Cartas de Rota (ERC)

#74384
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Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
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Com relação aos recursos aprimorados pela engenharia aeronáutica
no intuito de incrementar o desempenho da aeronave, os parâmetros
de velocidade e peso/balanceamento, julgue os próximos itens.
A posição do CP e do CG normalmente é dada, em polegadas, da corda média aerodinâmica, a partir do bordo de ataque, ou em porcentagem, a partir do datum line

#74383
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Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
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Com relação aos recursos aprimorados pela engenharia aeronáutica
no intuito de incrementar o desempenho da aeronave, os parâmetros
de velocidade e peso/balanceamento, julgue os próximos itens.
Mudanças no formato das asas do tipo wing fences e wing lets contribuem para a redução do arrasto induzido, que é um subproduto da sustentação

#74382
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Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
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Acerca dos efeitos da reação aerodinâmica na alta velocidade,
julgue os itens seguintes.
yaw damper, ou amortecedor de guinada, é um recurso viável por meio do qual se pode eliminar o dutch roll, sem a necessidade de alteração do desenho da aeronave

#74381
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Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
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Acerca dos efeitos da reação aerodinâmica na alta velocidade,
julgue os itens seguintes.
Dado o aprimoramento da engenharia aeronáutica, as aeronaves modernas utilizam regimes de cruzeiro com velocidades acima do mach de divergência de arrasto (drag divergence mach number), o que resulta em elevada economia de combustível

#74380
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ANAC
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Acerca dos efeitos da reação aerodinâmica na alta velocidade,
julgue os itens seguintes.
À medida que, em uma aeronave, a reação é acelerada a certa fração de mach, a sua estabilidade direcional sofre oscilações em várias transições, de uma velocidade a outra, embora o mach trimmer seja programado para eliminar tais oscilações

#74379
Concurso
ANAC
Cargo
Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
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(1,0)

Acerca dos efeitos da reação aerodinâmica na alta velocidade,
julgue os itens seguintes.
As deflexões nas pontas de uma asa enflechada durante o voo resultam em inversão dos comandos e, para evitar tal efeito, geralmente são empregados dois pares de ailerons externos, sendo dois deles usados apenas em regime de baixa velocidade

#74378
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Considerando as consequências das variações de pré-estol conforme
a altitude, tal como o posicionamento da aeronave no ponto
denominado coffin corner, julgue os itens que se seguem.
Uma aeronave situada no ponto coffin corner sujeita-se a dois tipos de buffets: o de alta e o de baixa

#74377
Concurso
ANAC
Cargo
Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
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Considerando as consequências das variações de pré-estol conforme
a altitude, tal como o posicionamento da aeronave no ponto
denominado coffin corner, julgue os itens que se seguem.
Nas aeronaves a jato atuais, evita-se a ocorrência de buffets com a utilização de um teto de serviço abaixo do coffin corner