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A vigilância epidemiológica é um componente da vigilância em saúde, cuja ações estão centradas no controle de agravos e doenças consideradas prioritárias para a saúde pública. Suas ações consiste em
O Brasil figura entre os países de maior desigualdade social e, consequentemente, de iniquidades em saúde. Os principais fatores que têm contribuído para a redução das desigualdades regionais e socioeconômicas são:
Atualmente, o Brasil convive com uma carga dupla de doenças: infecciosas agudas e crônicas. A tendência de aumento da morbimortalidade por causas crônicas está relacionada
Nos últimos anos, várias políticas e programas de saúde foram implantados com o objetivo de melhorar os indicadores de saúde da mulher. Alguns fatores estão relacionados com a melhoria desses indicadores, como
Publicações recentes mostraram o perfil epidemiológico das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil, entre 1996 e 2007. Com base nesses dados observou-se que
Sobre os principais Sistemas de Informações em Saúde existentes no SUS, considera-se que
A Portaria/GM 687/2006 estabelece a Política Nacional de Promoção da Saúde e define algumas ações específicas de promoção relativas à
O Decreto n. 7508/2011, que regulamenta a Lei n. 8080/1990, conceitua Região de Saúde e determina as ações mínimas que devem ser prestadas no âmbito dessas regiões. Entre as ações, está
A Constituição Federal/1988 e a Lei Orgânica da Saúde determinam as competências da União, dos Estados e dos Municípios no âmbito do Sistema Único de Saúde. Segundo essa legislação,
De acordo com a Lei n. 8080/1990, também denominada de Lei Orgânica da Saúde, que criou o Sistema Único de Saúde (SUS), determina que os serviços de saúde para a população serão prestados
Para o planejamento do ensino ao cliente com intuito da melhoria do autocuidado, o profissional enfermeiro deve conhecer as diversas abordagens pedagógicas e suas implicações na prevenção e na promoção da saúde. Dentre os diversos tipos de abordagens, marque a opção que condiz com as seguintes características: Professor como mediador da aprendizagem; relação dialógica educador-educando; educação como ato político e educador e educando como sujeitos do processo ensino aprendizagem.
O processo educativo é um curso de ação sistemático, sequencial, lógico, planejado e com base científica que consiste de duas operações interdependentes principais: o ensino e a aprendizagem, que busca a mudança de comportamento mutuamente desejadas. Especificamente, educação dos pacientes consiste no processo de auxiliar as pessoas a aprenderem comportamentos relacionados à saúde que possam ser incorporados à vida diária com o objetivo de otimizar a saúde e a independência no autocuidado (BASTABLE, 2010). Assim, o processo educativo pode ser comparado com o processo de enfermagem, no qual o enfermeiro deve seguir passos para sua realização; na fase de Avaliação o enfermeiro deve:
O Manual de Primeiros Socorros, elaborado pelo Ministério da Saúde e FIOCRUZ em 2003, define primeiros socorros como sendo os cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com o fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas e procedimentos até a chegada de assistência qualificada. Para tanto, o enfermeiro atuante em uma empresa poderá realizar uma avaliação primária por meio do ABCD da vida, no qual essa letras correspondem a:
A NR 7 (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO) determina que o estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação de primeiros socorros. Assim, você como enfermeiro de uma empresa depara-se com a seguinte situação: Trabalhador desmaiado ocasionado pela intoxicação por Monóxido de Carbono. Qual a sua primeira conduta diante da situação?
Em um serviço de emergência clínico-cirúrgico o enfermeiro, na maioria das vezes é responsável pela triagem, que possui uma hierarquia fundamentada no potencial para a perda da vida. Logo, um paciente que chega apresentando problemas de saúde graves, mas não comportam risco de vida imediato, devendo ser avaliados no prazo de 1h são classificados como:
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