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Cargo: Analista Judiciário - Comunicação Social x
#117396
Concurso
TRT 3ª Região (MG)
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Analista Judiciário - Comunicação Social
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Comunicação Social
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(1,0)

Um canal de humor foi criado na internet em agosto de 2012, quando veiculou seu primeiro vídeo, com duração total de 15'24". Paulatinamente as postagens foram reduzidas, sendo que atualmente o grupo de humoristas posta esquetes com, geralmente, 1'30 a 3', às 11h de segundas e quintas-feiras. Quase três anos depois do primeiro programa, hoje tem mais de 10 milhões de usuários inscritos e seus vídeos costumam passar de 2 milhões de visualizações. Considerando as características da mídia usada, conclui-se que a drástica redução de duração dos vídeos contribuiu para o sucesso do canal porque

#117395
Concurso
TRT 3ª Região (MG)
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Analista Judiciário - Comunicação Social
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Comunicação Social
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(1,0)

A secretaria municipal de transportes públicos de uma capital brasileira criou um perfil em uma rede social. Entre os objetivos deste perfil estão:
I. Divulgação de notas e comunicados à população.
II. Interação com os usuários de transporte público por meio de respostas aos comentários.
III. Comunicação oficial dos acontecimentos sem interação com o usuário que faz comentários.
IV. Divulgação de fotos dos eventos promovidos pela secretaria.
Traz os objetivos do perfil na rede social desta secretaria o que consta APENAS em

#117394
Concurso
TRT 3ª Região (MG)
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Analista Judiciário - Comunicação Social
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Comunicação Social
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(1,0)

O assessor de comunicação de uma instituição recebe contato da produção de um programa televisivo de grande audiência informando que será veiculada reportagem sobre um procedimento que ocorre na instituição e pede uma nota oficial com o posicionamento. Após reunião com a presidência, optou-se por responder à solicitação e produzir a nota.
Marque V para verdadeiro e F para falso nos procedimentos adotados pelo assessor no tratamento a este caso.

( ) Entrar em contato com o departamento envolvido no procedimento citado pela produção do programa e recolher as informações necessárias.
( ) Levantar histórico sobre eventuais ocorrências anteriores.
( ) Levantar os aspectos positivos da instituição para acrescentar à nota, além da resposta pedida pelo veículo de comunicação.
( ) Redigir a nota e passar pela revisão da presidência antes do envio ao veículo.
( ) Enviar a nota para o veículo de comunicação dentro do horário combinado.
( ) Esperar ultrapassar o dead line pedido pelo veículo para evitar que novos assuntos possam aparecer e só enviar a nota quando o programa já estiver no ar.


A sequência correta e respectiva consta em

#117393
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(1,0)

O Texto I reproduz trechos da Lei de Diretrizes e Bases − LDB e do Estatuto da Criança e do Adolescente − ECA. O Texto II traz reprodução de trecho de reportagem veiculada em uma TV, em 2013, sobre a busca por vagas em creches na capital do Estado e o Texto III é a resposta da assessoria de imprensa da prefeitura da cidade X.

Texto I

Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n° 9.394/96):
Art. 4° O dever do Estado (poder público) com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: (...) IV − atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade.
Estatuto da Criança e do Adolescente
Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se lhes:
(...) V − acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

Texto II

Priscila luta há quase 10 meses para colocar seu filho em creche. Na região em que ela mora, zona de sul da cidade X, nenhuma escola tem vaga disponível. E o caso custa a ser resolvido mesmo com uma determinação judicial, que obriga a prefeitura da cidade a abrir vaga para o filho de Priscila.

Texto III

A Prefeitura tem uma lista de espera, por ordem de inscrição, na qual as crianças são cadastradas e aguardam pela liberação de vagas no município. Atualmente, cerca de 100 mil crianças cadastradas estão na lista de espera.

Com base na leitura,
I − do ponto de vista da imagem pública da prefeitura, o trecho grifado no Texto III mostra má gestão da informação ao revelar que o problema das vagas é ainda maior que o caso retratado na reportagem e o público pode alegar que a Prefeitura não estaria cumprindo artigos da LDB e do ECA ao deixar 100 mil crianças sem creche
PORQUE

II − ao invés de mostrar as ações que a prefeitura estaria fazendo para tentar reverter o problema, a resposta da assessoria tentou justificar a demora revelando uma informação interna que não seria de fácil conhecimento do público em gera

#117392
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(1,0)

Considere os releases abaixo.

I

Loja inaugura nova filial em Nova Lima

Após dois anos de obras, a nova filial na região de Nova Lima será inaugurada nesta terça (13 de junho), às 10h. A cerimônia terá a participação do Senador X e do Deputado Y. A coletiva acontece às 9h30.
Informações e programação: www.filial.novafilial.com.br Confirmação de presença com Karina: 3333-3333
II

Procedimento cirúrgico inédito é realizado em Uberlândia
Primeira prótese total de ombro do tipo reversa foi implantada pelo hospital ABC.
Os médicos ortopedistas do hospital ABC, Lucas Silva e Silvio Martins, realizaram procedimento cirúrgico inédito em Uberlândia e em toda região do Triângulo Mineiro. Trata-se da implantação da primeira prótese total de ombro do tipo reversa. De acordo com Silva, a implantação desse tipo de prótese é inovadora, pois funciona sem os tendões do chamado manguito rotador. “O procedimento é inédito em nossa cidade e região, pois se trata de uma cirurgia que se retira toda a articulação do ombro e coloca-se uma articulação de metal. É inovador, pois não se utiliza os tendões do ombro. Tal procedimento até então não havia sido realizado aqui em nossa cidade ou região", explica o ortopedista. Os especialistas enfatizam que o procedimento é um tratamento moderno. “No Brasil, essa técnica passou a ser usada somente a partir de 2008. E isso apenas nos grandes centros. Realmente, Uberlândia saiu na frente com esse processo", encerra Lucas Silva.

O modelo I e o modelo II de release são, respectivamente:

#117391
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(1,0)

Um órgão público municipal de assistência à população idosa criou um novo procedimento de atendimento em que marcações das consultas são feitas pela Internet. Para marcar este lançamento, a instituição promoveu um evento, seguido por coletiva, com a presença do presidente do órgão e do secretário municipal de assistência e desenvolvimento social. No dia seguinte ao evento, a clipagem das notícias nos veículos eletrônicos e impressos da cidade não encontrou nenhuma notícia que descrevesse o evento e a fala dos gestores. Havia apenas uma reportagem, no principal jornal da cidade, com a informação do novo procedimento, um guia explicando como a população deveria usar o serviço e a repercussão, positiva, entre os idosos entrevistados.
A partir da situação acima, considere:

I. Apesar de não terem sido encontradas notícias que descrevam o evento, o clipping trouxe informações positivas, pois o principal cliente, a população idosa, pareceu bem atendida com a iniciativa
PORQUE
II. a clipagem deve ser refeita até encontrar, ao menos em blogs, alguma notícia que traga o evento e a fala dos gestores. Do contrário, nem deve ser entregue.

#117390
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Uma empresa fabricante de tintas constatou que estava em segundo lugar no mercado de varejo. A assessoria de comunicação desta empresa, depois de uma série de pesquisas entre os stakeholders, diagnosticou que o fator preço não era o mais relevante na decisão de compra. As pesquisas também mostraram que não havia diferenças quanto à percepção da qualidade dentre as marcas líderes do mercado. A principal concorrente desta indústria trabalhava com uma faixa de preços muito semelhante. Em consulta aos departamentos industrial e comercial, verificou-se que não havia a possibilidade de fazer uma alteração radical na política de preços que diferenciassem sensivelmente as duas empresas. Ambas tinham igual tempo de presença no mercado e investiam números semelhantes em publicidade. A empresa líder do mercado havia ganhado e mantido, há dois anos, o selo de empresa amiga da criança e divulgava peças publicitárias com os projetos sociais atendidos. A partir deste cenário,

#117389
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(1,0)

Uma empresa multinacional, com mais de 35 anos no Brasil e líder de mercado, se instalou desde sua chegada em um bairro periférico de uma região metropolitana do sudeste brasileiro. Com o crescimento populacional, o entorno foi ocupado por população de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Em uma determinada época, os colaboradores da empresa passaram a reclamar com as chefias do elevado índice de assaltos nos horários de almoço, entrada e saída. Esta situação foi publicada por importantes veículos de comunicação. Sobre este cenário, considere:

I. A empresa pode investir em uma política de responsabilidade social na comunidade, com cursos de capacitação e letramento, construção de centros comunitários para práticas esportivas e culturais e reformas de espaços públicos, inclusive com a participação dos colaboradores
PORQUE
II. o investimento em responsabilidade social, pode gerar imagem positiva nos diversos stakeholders: nos colaboradores, que teriam outra imagem da comunidade; nos moradores do entorno, que teriam a empresa como parceira; no poder público que, ao se beneficiar dos investimentos, pode auxiliar a empresa nos eventos e colaborar para tentar diminuir os índices de vulnerabilidade social e, finalmente, nos consumidores finais que estariam adquirindo produtos com um selo de cidadania.

#117388
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(1,0)

Considere:
I. Características, internas e externas, lemas, ações e valores que definem o que a empresa é.
II. Percepção que as pessoas têm em relação a uma instituição. Ou seja, “Como o outro me vê?". Pode ser transitória.
III. Refere-se ao conceito ou opinião que se forma sobre essa instituição no decorrer do tempo.
Os itens I, II e III são, respectivamente, definidos como

#117387
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(1,0)

Uma empresa fabricante de vidros está instalada em um bairro residencial há mais de 30 anos. Com o aumento da demanda, houve crescimento dos processos fabris e máquinas que emitem ruídos mais altos, e são mais poluidoras, tiveram de ser instaladas nas áreas vizinhas às residências. A empresa, que no passado tinha imagem positiva na comunidade, passou a receber reclamações por carta e pelo fale conosco do site institucional. Para mitigar os problemas gerados com esta situação a empresa deve realizar

I. pesquisa de percepção de imagem com a comunidade, seguida de ações mitigadoras no processo fabril.
II. ações de responsabilidade social com a comunidade (cursos de capacitação, alfabetização, formação de empreendedores, reformas de praças e espaços públicos).
III. fechamento dos canais de interação do site institucional e migração para a rede social Linked in.
IV. nova pesquisa de percepção de imagem e reputação após as ações de mitigação e responsabilidade social.
V. campanha publicitária agressiva contra a concorrente para desviar a atenção da comunidade.
Está correto o que consta APENAS em

#117386
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Atualmente, cada vez mais as empresas e instituições estão preocupadas com o público interno. Em função disso, têm investido e dado atenção especial para o endomarketing, que pode ser definido como

#117385
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(1,0)

A intranet ocupa hoje um importante espaço nas organizações. Sobre ela, considere que
I. é uma espécie de mural eletrônico.
II. tem um público cativo e delimitado.
III. funciona somente como repositório de informações administrativas e normas.
IV. acelera a circulação de informações.
Está correto o que consta APENAS em

#117384
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(1,0)

Na redação jornalística, a técnica conhecida como pirâmide invertida é desenvolvida, fundamentalmente, a partir

#117383
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(1,0)

Uma das características da linguagem da publicidade e da propaganda é o diálogo entre texto e imagem, fundamental para a perfeita comunicação com o consumidor. Além disso, a estruturação do texto publicitário apresenta também, entre suas principais características,

#117382
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A modalidade de reportagem que utiliza técnicas instrumentais como planilhas de cálculo, banco de dados e informações coletadas na internet recebe o nome de