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Um dos principais objetivos de um Setor de Recursos Humanos em uma organização é criar o ambiente ideal para que as pessoas se motivem. Neste aspecto a “Teoria dos Dois Fatores" de Herzberg teve um importante papel. Frederick Herzberg foi um psicólogo norte-americano nascido em 1923. Ele realizou uma pesquisa no final dos anos 50, na qual fez perguntas a 203 engenheiros e contadores de Pittsburg a respeito da satisfação e insatisfação no emprego.Considerando o exposto, assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE os dois fatores principais, que segundo Herzberg, causam satisfação ou insatisfação no trabalho:
Hersey e Blanchard (1986) defendem um modelo de liderança conhecido como “Situacional". Assinale a alternativa que melhor descreve essa doutrina:
As atividades abaixo se referem à função administrativa chamada “ORGANIZAÇÃO". Identifique a alternativa que NÃO corresponde a tal função:
É o processo de identificar, dividir e alocar o trabalho. Isso envolve identificar, dividir e agrupar o trabalho a ser realizado; de definir responsabilidades e autoridades e estabelecer as relações entre os grupos, de modo a possibilitar que as pessoas trabalhem eficazmente para atingir os objetivos. (LACOMBE, 2009)Das funções do administrador, de acordo com o texto acima, estamos falando de:
Planejamento a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado. É a determinação consciente de cursos de ação e engloba decisões com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa disponível. Planejar é, portanto, decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer. (LACOMBE, 2009)O planejamento divide-se em três níveis hierárquicos que englobam decisões especificas da organização, assinale a alternativa que apresenta corretamente os três níveis de planejamento.
Para Coelho (2004) as organizações existem devido à necessidade de aquisição de bens e serviços para viver, e são as organizações as responsáveis por produzir esses bens e serviços. Portanto as organizações existem para atender às necessidades e desejos da sociedade e do mercado. É importante destacar a diferença entre Organização e Estrutura Organizacional. A primeira é a união de pessoas, ideias, ideologias, e recursos para atingir objetivos. A segunda trata da forma como essa organização será racionalizada, seus métodos e estruturação para agir.Toda organização é caracterizada por regras e regulamentos formalizados por escrito e por estruturas de posições e hierarquias que ordenam as relações entre os indivíduos ou órgãos componentes, nesse sentido estamos falando de uma organização. Considerando o texto acima, marque a alternativa CORRETA.
A administração de processos consiste em administrar as funções permanentes como elos de uma corrente e não como departamentos isolados uns dos outros. O resultado é uma cadeia horizontal de processos, em lugar da estrutura vertical da cadeia de comando. A horizontalização reformula o modo de administrar as operações, integrando todas as funções envolvidas na solução de um problema. A organização por processos permite que as funções trabalhem de forma coordenada, aumentando a eficiência ao longo de todo o processo.Todas as organizações podem ser desmembradas em processos que atravessam as fronteiras das áreas funcionais. Há dois tipos básicos de processos. Marque a alternativa que apresenta esses dois tipos CORRETAMENTE.
A Administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos (família, negócios, governo), que sempre exigem algum grau de planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Portanto, todos deveriam estudá-la, o que exigiria uma teoria geral da administração que pudesse ser ensinada.Uma das ideias básicas da função administrativa é a descrita acima, que fora definida por?
Suas origens se dão nas Teorias Comportamentalista e do Desenvolvimento Organizacional, ela é colocada, somente neste momento, como instrumento administrativo, pelo simples fato de que esse foi um assunto, embora de elevada simplicidade administrativa, que só começou a ser adequadamente aplicado quando outros instrumentos administrativos, provenientes de outras teorias, se consolidaram nas organizações. (OLIVEIRA, 2012)O exposto acima se refere a qual instrumento administrativo?
A Departamentalização ou Divisionalização é uma característica típica das grandes organizações, ela está relacionada com o tamanho da empresa e com a natureza de suas operações. Quando a empresa cresce, suas atividades não podem ser supervisionadas diretamente pelo proprietário ou pelo diretor, essa tarefa de supervisão pode ser facilitada atribuindo-se a diferentes departamentos a responsabilidade pelas diferentes fases ou aspectos dessa atividade. (CHIAVENATO, 2014)A Extroversão Administrativa é uma característica de qual tipo de departamentalização? Marque a alternativa CORRETA.
A sociedade humana é feita de organizações que fornecem os meios para o atendimento de necessidades das pessoas. Serviços de saúde, água e energia, segurança pública, controle de poluição, alimentação, diversão, educação em todos os níveis – praticamente tudo depende de organizações (Maximiano, 2011). Objetivos e recursos são palavras chaves na definição de administração e também organização, uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo ou conjunto de objetivos. Além de objetivos e recursos, as organizações têm outros dois componentes importantes. São eles:Marque a opção CORRETA.
As organizações caracterizam-se por uma hierarquia de autoridade, isto é, pela diferenciação de poder. Dentro de uma enorme semelhança com os autores neoclássicos, Parsons afirma que as organizações se desdobram em três níveis organizacionais. (Chiavenato, 2014)I - Nível institucional: é o nível organizacional mais elevado, composto por dirigentes ou de altos funcionários. É denominado nível estratégico, pois define os principais objetivos e estratégias da organização, lida com os problemas de longo prazo e com a totalidade da organização. É o nível que se relaciona com o ambiente externo da organização. II - Nível gerencial: é o nível intermediário situado entre o nível institucional e o nível técnico, cuidando do relacionamento e da integração desses dois níveis. As decisões tomadas no nível institucional são transformadas no nível gerencial em planos e programas para que o nível técnico os execute. nível gerencial trata da solução dos problemas, da captação dos recursos necessários para alocá-los dentro das diversas partes da organização e da distribuição e colocação dos produtos e serviços oferecidos pela organização. III - Nível técnico: ou nível operacional, é a camada entre o nível gerencial e o nível institucional da organização. É o nível em que as tarefas são executadas, os programas são desenvolvidos e as técnicas são aplicadas. Cuida da execução das operações e das tarefas, é focalizado no curto prazo e segue os programas e as rotinas que são desenvolvidos no nível gerencial.Considerando as afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA:
De acordo com Lacombe (2009) no que se trata de Eficácia, Eficiência e Produtividade temos as seguintes assertivas:I - Consiste em fazer aquilo que efetivamente precisa ser feito para atingir resultados que sejam válidos para a organização, ou seja, fazer a coisa certa ou correta. Não está diretamente ligada aos meios nem forma, mas, sim, à capacidade de se atingir resultados válidos, isto é, que precisam ser atingidos. Podemos dizer que é a relação entre os objetivos e os resultados. Diz respeito ao desempenho do sistema quanto realização de seus fins. II - Consiste em fazer bem feito, no sentido mais amplo, aquilo que está sendo feito, isto é, fazer aquilo que está sendo feito da maneira certa, ou fazer corretamente as coisas, considerando todos os aspectos e sua tendencia, mas sem considerar se o que está sendo feito é realmente o que deveria ser feito. Está relacionada aos meios e forma utilizados para atingir os resultados, sem considerar se esses resultados são válidos. É a relação entre os insumos aplicados no processo e os resultados, e diz respeito ao desempenho do sistema quanto ao uso dos meios. III - Nada mais é do que uma relação entre o que foi obtido e um dos recursos usados para obtê-lo.Está (ão) CORRETA(S) somente a(s) afirmativa(s):
Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado. É a determinação consciente de cursos de ação e engloba decisões com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa disponível. Planejar é, portanto, decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer (LACOMBE, 2009).Nesse sentido, temos o Planejamento Estratégico e Planejamento Operacional que são desdobramentos onde objetivam resultados específicos. Quanto às características do Planejamento Estratégico e do Planejamento Operacional, assinale a alternativa INCORRETA:
Segundo Oliveira (2012) são quatro as principais funções da administração: planejar, organizar, dirigir e controlar.É a capacidade e habilidade administrativa de supervisionar e orientar os recursos - humanos, financeiros, tecnológicos, materiais, equipamentos – alocados nas atividades das organizações, visando otimizar o processo decisório direcionado ao alcance dos resultados estabelecidos no planejamento.O conceito exposto acima se refere a qual função da administração?
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