(1,0) 1 -
As organizações caracterizam-se por uma hierarquia de autoridade, isto é, pela diferenciação de poder. Dentro de uma enorme semelhança com os autores neoclássicos, Parsons afirma que as organizações se desdobram em três níveis organizacionais. (Chiavenato, 2014)I - Nível institucional: é o nível organizacional mais elevado, composto por dirigentes ou de altos funcionários. É denominado nível estratégico, pois define os principais objetivos e estratégias da organização, lida com os problemas de longo prazo e com a totalidade da organização. É o nível que se relaciona com o ambiente externo da organização. II - Nível gerencial: é o nível intermediário situado entre o nível institucional e o nível técnico, cuidando do relacionamento e da integração desses dois níveis. As decisões tomadas no nível institucional são transformadas no nível gerencial em planos e programas para que o nível técnico os execute. nível gerencial trata da solução dos problemas, da captação dos recursos necessários para alocá-los dentro das diversas partes da organização e da distribuição e colocação dos produtos e serviços oferecidos pela organização. III - Nível técnico: ou nível operacional, é a camada entre o nível gerencial e o nível institucional da organização. É o nível em que as tarefas são executadas, os programas são desenvolvidos e as técnicas são aplicadas. Cuida da execução das operações e das tarefas, é focalizado no curto prazo e segue os programas e as rotinas que são desenvolvidos no nível gerencial.Considerando as afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA:
Recuperar senha