Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Banca: CEPERJ x
#16657
Concurso
SEPLAG-RJ
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
CEPERJ
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) Hoffmann afirma que há, por parte dos professores, o uso equivocado dos testes, principalmente considerando-se que a sua finalidade mais importante, na escola, deve ser:

#16656
Concurso
SEPLAG-RJ
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
CEPERJ
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
difícil

(1,0) Os relatórios do SAEB, ao longo de uma década, foram analisados por Gomes em “Novas Perspectivas Sociológicas”. O autor destaca que um item avaliado, cujo efeito mostrou- se nulo sobre o desempenho dos alunos, gerando dúvidas quanto à sua efetividade, foi:

#16655
Concurso
SEPLAG-RJ
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
CEPERJ
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) Gadotti registra que Paulo Freire considera duas concep- ções de educação que são opostas – a concepção “bancária” e a concepção “problematizadora”. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo. 1- A concepção bancária fundamenta-se na relação dialó- gico-dialética entre educador e educando, de modo que ambos aprendem juntos. 2- A concepção problematizadora nega a dialogicidade, de modo que o educador é o sujeito do processo e os alunos representam o seu objeto. É correto afirmar que:

#16654
Concurso
SEPLAG-RJ
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
CEPERJ
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) “Foi sempre assim: por que agora teria que ser diferente? Meus avós fizeram assim; meus pais fizeram do mesmo modo. Então, não está certo?” (Luckesi – Filosofia da Educação – pág. 97) Nesse texto, o autor chama a atenção para o “rolo compressor que nos envolve, nos retira a possibilidade de questionamento em tudo, inclusive nas questões pedagógicas e educacionais”, referindo-se ao: .

#16653
Concurso
SEPLAG-RJ
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
CEPERJ
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) Luckesi analisa diversas tendências pedagógicas e as características da prática escolar a elas correspondentes. Nesse contexto, considere as observações abaixo, todas relativas a uma determinada tendência pedagógica. - Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, transmitindo informações precisas, objetivas e rápidas. - Os conteúdos de ensino são as informações, princípios científicos, etc, estabelecidos e ordenados por especialistas numa sequência lógica e psicológica. - A tarefa inicial do professor é modelar respostas apropriadas aos objetivos instrucionais. - O professor é apenas um elo entre a verdade científica e o aluno, devendo empregar o sistema instrucional previsto. - Foi efetivamente introduzida no Brasil no final da década de 1960, com o objetivo de adequar o sistema educacional à orientação político-econômica do regime militar então vigente. Essas características permitem identificar que o autor se refere à:

#16652
Concurso
SEPLAG-RJ
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
CEPERJ
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) Piletti cita a liderança como um dos principais mecanismos de sustentação dos agrupamentos escolares. Ao distinguir a liderança exercida pelo educador daquela exercida pelo educando, o autor assinala que a liderança do educador é institucional, oriunda da atribuição que lhe foi conferida socialmente, enquanto a liderança dos alunos está baseada principalmente: