Processando...

29 Simulados português Enem Grátis e Online Grátis

Simulados português Enem Grátis e Online

Enem

 

A disciplina de Língua Portuguesa está inserida na área de conhecimento de Linguagens, códigos e suas tecnologias, cuja prova é realizada no primeiro dia do Enem.

Dentro dessa área entram também Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação, mas as questões de português são as mais numerosas, representando cerca de 60% da prova.

É importante saber que esta prova do Enem engloba ainda as disciplinas de:

  • Artes;
  • Educação Física;
  • Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês);
  • Tecnologias da Informação e Comunicação.

 

Todos os nossos simulados contém ranking e gabarito final. Os Simulados português Enem Grátis e Online são feitos com questões de concursos anteriores, por isso os gabaritos são os oficiais das bancas.

 

Atualmente temos 29 Simulados português Enem Grátis e Online e um total de 245 questões. Muitos destes simulados contém comentários e todos são gratuitos.

 

Vejam alguns destes simulados:

 

  1. Simulado Português Enem 

  2. Questões de Português Enem 

  3. Prova Português Enem 

  4. Simulado Português Enem 

  5. Simulado ENEM | PORTUGUÊS 

  6. Simulado ENEM | PORTUGUÊS 

  7. Simulado ENEM | PORTUGUÊS 

  8. Simulado ENEM | PORTUGUÊS 

  9. Simulado ENEM | PORTUGUÊS 

Aqui estão TODOS os SIMULADOS PORTUGUÊS ENEM GRÁTIS E ONLINE. Se preferir, você poderá praticar com as questões do Enem.

 

Importante: Fique por dentro de tudo que acontece no concurso Enem

 

Simulado Português Enem 

Um exemplo de questão que está disponível sobre o simulado Português

1-  O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi aumentando. Nessa época passou a ser importado do Oriente Médio e produzido em pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo, extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoiras.
CAMPOS, R. Grandeza do Brasil no tempo de Antonil (1681-1716). São Paulo: Atual, 1996.

Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira, em virtude de

  • a) o lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso.
  • b) os árabes serem aliados históricos dos portugueses.
  • c) a mão de obra necessária para o cultivo ser insuficiente.
  • d) as feitorias africanas facilitarem a comercialização desse produto.
  • e) os nativos da América dominarem uma técnica de cultivo semelhante.


Resposta Correta: a

Confira os simulados completos Português

↑ voltar ao índice

 

Questões de Português Enem 


Um exemplo de questão que está disponível sobre o simulado Português

1-  De vez em quando, nas redes sociais, a gente se pega compartilhando notícias falsas, fotos modificadas, boatos de todo tipo. O problema é quando a matéria é falsa. E, pior ainda, se é uma matéria falsa que não foi criada por motivos humorísticos ou literários (sim, considero o “jornalismo ficcional” uma interessante forma de literatura), mas para prejudicar a imagem de algum partido ou de algum político, não importa de que posição ou tendência. Inventa-se uma arbitrariedade ou falcatrua, joga-se nas redes sociais e aguarda-se o resultado. Nesse caso, a multiplicação da notícia falsa (que está sempre sujeita a ser denunciada juridicamente como injúria, calúnia ou difamação) se dá em várias direções. Antes de curtir, comentar ou compartilhar, procuro checar as fontes, ir aos links originais. TAVARES, B. Disponível em: www.cartafundamental.com.br. Acesso em: 20 jan. 2015 (adaptado).
O texto expõe a preocupação de uma leitora de notícias on-line de que o compartilhamento de conteúdos falsos pode ter como consequência a

  • a) displicência natural das pessoas que navegam pela internet.
  • b) desconstrução das relações entre jornalismo e literatura.
  • c) impossibilidade de identificação da origem dos textos.
  • d) disseminação de ações criminosas na internet.
  • e) obtenção de maior popularidade nas redes.


Resposta Correta: d

Confira os simulados completos Português

↑ voltar ao índice

 

Prova Português Enem 


Um exemplo de questão que está disponível sobre o simulado Português

1-  MOSTRE QUE SUA MEMÓRIA É MELHOR DO QUE A DE COMPUTADOR E GUARDE ESTA CONDIÇÃO: 12X SEM JUROS

Campanha publicitária de loja de eletroeletrônicos.Revista Época Nº 424 03 Jul. 2006

Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é

  • a) influenciar o comportamento do leitor, por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.
  • b) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.
  • c) defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.
  • d) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.
  • e) questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.


Resposta Correta: a

Confira os simulados completos Português

↑ voltar ao índice

 

Simulado Português Enem 


Um exemplo de questão que está disponível sobre o simulado Português

1-  Os filhos de Ana eram bons, uma coisa verdadeira e sumarenta. Cresciam, tomavam banho, exigiam para si, malcriados, instantes cada vez mais completos. A cozinha era enfim espaçosa, o fogão enguiçado dava estouros. O calor era forte no apartamento que estavam aos poucos pagando. Mas o vento batendo nas cortinas que ela mesma cortara lembrava-lhe que se quisesse podia parar e enxugar a testa, olhando o calmo horizonte. Como um lavrador. Ela plantara as sementes que tinha na mão, não outras, mas essas apenas. LISPECTOR, C. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998

A autora emprega por duas vezes o conectivo mas no fragmento apresentado. Observando aspectos da organização, estruturação e funcionalidade dos elementos que articulam o texto, o conectivo mas

  • a) expressa o mesmo conteúdo nas duas situações em que aparece no texto.
  • b) quebra a fluidez do texto e prejudica a compreensão, se usado no início da frase.
  • c) ocupa posição fixa, sendo inadequado seu uso na abertura da frase.
  • d) contém uma ideia de sequência temporal que direciona a conclusão do leitor.
  • e) assume funções discursivas distintas nos dois contextos de uso.


Resposta Correta: e

Confira os simulados completos Português

↑ voltar ao índice

 

Simulado ENEM | PORTUGUÊS 


Um exemplo de questão que está disponível sobre o simulado Português

1-  Para as pessoas que estudam a inserção das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) na sociedade, não é suficiente dar acesso ao hardware (com softwaresinstalados). Deve-se, também, disponibilizar recursos físicos, digitais, humanos e sociais. Além disso, deve-se considerar conteúdo, linguagem, alfabetização e educação, comunidade e estrutura institucional, para se permitir o acesso significativo às tecnologias digitais. Por acesso significativo, entende-se não só a possibilidade de manejo do computador, de suas ferramentas e do acesso à internet, mas, sobretudo, a capacidade de utilizar esses conhecimentos para o acesso a conteúdos que tenham influência direta para a melhoria da qualidade de vida da pessoa, de seu grupo e de sua comunidade.

WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão social: a exclusão digital em debate. São Paulo: Senac, 2006.

O uso significativo dos recursos ligados às tecnologias da informação e da comunicação faz-se presente na hipótese de

  • a) distribuição de laptops aos alunos para que possam registrar o conteúdo passado em sala de aula em meio digital, diminuindo, assim, o tempo gasto com atividades feitas em papel
  • b) criação de uma rádio web escolar com programas gravados, editados e organizados pelos alunos e professores, com utilização de mídias como gravador de som, computador e internet.
  • c) inserção, na grade curricular do ensino médio, de disciplina que tenha o objetivo de ensinar o uso de aplicativos de edição de texto, planilhas eletrônicas, navegadores, editores de imagem etc.
  • d) liberação do uso dos laboratórios de informática em horários extraclasse para que os alunos possam utilizar as tecnologias da forma que precisarem.
  • e) incentivo ao uso da internet para realização de pesquisas escolares, pela grande quantidade de fontes e imagens que poderão enriquecer os trabalhos dos alunos.


Resposta Correta: b

Confira os simulados completos Português

↑ voltar ao índice

 

Simulado ENEM | PORTUGUÊS 


Um exemplo de questão que está disponível sobre o simulado Português

1-  “Ela é muito diva!”, gritou a moça aos amigos, com uma câmera na mão. Era a quinta edição da Campus Party, a feira de internet que acontece anualmente em São Paulo, na última terça-feira, 7. A diva em questão era a cantora de tecnobrega Gaby Amarantos, a “Beyoncé do Pará”. Simpática, Gaby sorriu e posou pacientemente para todos os cliques. Pouco depois, o rapper Emicida, palestrante ao lado da paraense e do também rapper MV Bill, viveria a mesma tietagem. Se cenas como essa hoje em dia fazem parte do cotidiano de Gaby e Emicida, ambos garantem que isso se deve à dimensão que suas carreiras tomaram através da internet — o sucesso na rede era justamente o assunto da palestra. Ambos vieram da periferia e são marcados pela disponibilização gratuita ou a preços muito baixos de seus discos, fenômeno que ampliou a audiência para além dos subúrbios paraenses e paulistanos. A dupla até já realizou uma apresentação em conjunto, no Beco 203, casa de shows localizada no Baixo Augusta, em São Paulo, frequentada por um público de classe média alta.

Disponível em: www.cartacapital.com.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).

As ideias apresentadas no texto estruturam-se em torno de elementos que promovem o encadeamento das ideias e a progressão do tema abordado. A esse respeito, identifica-se no texto em questão que

  • a) a expressão “pouco depois”, em “Pouco depois, o rapper Emicida”, indica permanência de estado de coisas no mundo.
  • b) o vocábulo “também”, em “e também rapper MV Bill”, retoma coesivamente a expressão “o rapper Emicida”.
  • c) o conectivo “se”, em “Se cenas como essa”, orienta o leitor para conclusões contrárias a uma ideia anteriormente apresentada.
  • d) o pronome indefinido “isso”, em “isso se deve”, marca uma remissão a ideias do texto.
  • e) as expressões “a cantora de tecnobrega Gaby Amarantos, a ‘Beyoncé do Pará'", “ambos” e “a dupla” formam uma cadeia coesiva por retomarem as mesmas personalidades.


Resposta Correta: d

Confira os simulados completos Português

↑ voltar ao índice

 

Simulado ENEM | PORTUGUÊS 


Um exemplo de questão que está disponível sobre o simulado Português

1-  As narrativas indígenas se sustentam e se perpetuam por uma tradição de transmissão oral (sejam as histórias verdadeiras dos seus antepassados, dos fatos e guerras recentes ou antigos; sejam as histórias de ficção, como aquelas da onça e do macaco). De fato, as comunidades indígenas nas chamadas “terras baixas da América do Sul" (o que exclui as montanhas dos Andes, por exemplo) não desenvolveram sistemas de escrita como os que conhecemos, sejam alfabéticos (como a escrita do português), sejam ideogramáticos (como a escrita dos chineses) ou outros. Somente nas sociedades indígenas com estratificação social (ou seja, já divididas em classes), como foram os astecas e os maias, é que surgiu algum tipo de escrita. A história da escrita parece mesmo mostrar claramente isso: que ela surge e se desenvolve - em qualquer das formas - apenas em sociedades estratificadas (sumérios, egípcios, chineses, gregos etc.). O fato é que os povos indígenas no Brasil, por exemplo, não empregavam um sistema de escrita, mas garantiram a conservação e continuidade dos conhecimentos acumulados, das histórias passadas e, também, das narrativas que sua tradição criou, através da transmissão oral. Todas as tecnologias indígenas se transmitiram e se desenvolveram assim. E não foram poucas: por exemplo, foram os índios que domesticaram plantas silvestres e, muitas vezes, venenosas, criando o milho, a mandioca (ou macaxeira), o amendoim, as morangas e muitas outras mais (e também as desenvolveram muito; por exemplo, somente do milho criaram cerca de 250 variedades diferentes em toda a América).

D'ANGELIS, W. R. Histórias dos índios lá em casa: narrativas indígenas e tradição oral popular no Brasil. Disponível em: www.portalkaingang.org. Acesso em: 5 dez. 2012.

A escrita e a oralidade, nas diversas culturas, cumprem diferentes objetivos. O fragmento aponta que, nas sociedades indígenas brasileiras, a oralidade possibilitou

  • a) a conservação e a valorização dos grupos detentores de certos saberes.
  • b) a preservação e a transmissão dos saberes e da memória cultural dos povos.
  • c) a manutenção e a reprodução dos modelos estratificados de organização social.
  • d) a restrição e a limitação do conhecimento acumulado a determinadas comunidades.
  • e) o reconhecimento e a legitimação da importância da fala como meio de comunicação.


Resposta Correta: b

Confira os simulados completos Português

↑ voltar ao índice

 

Simulado ENEM | PORTUGUÊS 


Um exemplo de questão que está disponível sobre o simulado Português

1-  João/Zero (Wagner Moura) é um cientista genial, mas infeliz porque há 20 anos atrás foi humilhado publicamente durante uma festa e perdeu Helena (Alinne Moraes), uma antiga e eterna paixão. Certo dia, uma experiência com um de seus inventos permite que ele faça uma viagem no tempo, retornando para aquela época e podendo interferir no seu destino. Mas quando ele retorna, descobre que sua vida mudou totalmente e agora precisa encontrar um jeito de mudar essa história, nem que para isso tenha que voltar novamente ao passado. Será que ele conseguirá acertar as coisas?

Disponível em: http://adorocinema.com. Acesso em: 4 out. 2011.

Qual aspecto da organização gramatical atualiza os eventos apresentados na resenha, contribuindo para despertar o interesse do leitor pelo filme?

  • a) O emprego do verbo haver, em vez de ter, em “há 20 anos atrás foi humilhado”.
  • b) A descrição dos fatos com verbos no presente do indicativo, como “retorna” e “descobre”.
  • c) A repetição do emprego da conjunção “mas” para contrapor ideias.
  • d) A finalização do texto com a frase de efeito “Será que ele conseguirá acertar as coisas?”.
  • e) O uso do pronome de terceira pessoa “ele” ao longo do texto para fazer referência ao protagonista “João/Zero”.


Resposta Correta: b

Confira os simulados completos Português

↑ voltar ao índice

 

Simulado ENEM | PORTUGUÊS 


Um exemplo de questão que está disponível sobre o simulado Português

1-  A velha Totonha de quando em vez batia no engenho. E era um acontecimento para a meninada... Que talento ela possuía para contar as suas histórias, com um jeito admirável de falar em nome de todos os personagens, sem nenhum dente na boca, e com uma voz que dava todos os tons às palavras! Havia sempre rei e rainha, nos seus contos, e forca e adivinhações. E muito da vida, com as suas maldades e as suas grandezas, a gente encontrava naqueles heróis e naqueles intrigantes, que eram sempre castigados com mortes horríveis! O que fazia a velha Totonha mais curiosa era a cor local que ela punha nos seus descritivos. Quando ela queria pintar um reino era como se estivesse falando dum engenho fabuloso. Os rios e florestas por onde andavam os seus personagens se pareciam muito com a Paraíba e a Mata do Rolo. O seu Barba-Azul era um senhor de engenho de Pernambuco.

José Lins do Rego. Menino de Engenho. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980, p. 49-51 (com adaptações).

Na construção da personagem “velha Totonha”, é possível identificar traços que revelam marcas do processo de colonização e de civilização do país. Considerando o texto acima, infere-se que a velha Totonha

  • a) tira o seu sustento da produção da literatura, apesar de suas condições de vida e de trabalho, que denotam que ela enfrenta situação econômica muito adversa.
  • b) compõe, em suas histórias, narrativas épicas e realistas da história do país colonizado, livres da influência de temas e modelos não representativos da realidade nacional.
  • c) retrata, na constituição do espaço dos contos, a civilização urbana européia em concomitância com a representação literária de engenhos, rios e florestas do Brasil.
  • d) aproxima-se, ao incluir elementos fabulosos nos contos, do próprio romancista, o qual pretende retratar a realidade brasileira de forma tão grandiosa quanto a européia.
  • e) imprime marcas da realidade local a suas narrativas, que têm como modelo e origem as fontes da literatura e da cultura européia universalizada.


Resposta Correta: e

Confira os simulados completos Português

↑ voltar ao índice

 

Não percam mais tempo e comecem já a estudar através do maior portal de simulados do Brasil.

 

Bons Estudos,

ConcursosAZ – Aprovando de A a Z.