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Simulado UNIVASF | Técnico em Assuntos Educacionais | CONCURSO

Simulado UNIVASF | Técnico em Assuntos Educacionais

SIMULADO UNIVASF | TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UNIVASF para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IDECAN para o concurso UNIVASF. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais , contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UNIVASF | Técnico em Assuntos Educacionais contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UNIVASF.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#114453
Banca
IDECAN
Matéria
Pedagogia
Concurso
UNIVASF
Tipo
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(1,0) 1 - 

As universidades devem atender aos três pilares definidos como de sustentação do ensino superior. São eles: o ensino, a pesquisa e a extensão. Assinale a alternativa incorreta quanto aos conceitos de cada uma delas.

  • a) Entende-se por pesquisa as ações desenvolvidas que fomentem atividades de pesquisa dentro das universidades, desenvolvidas através de projetos, como, por exemplo, Monografia, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ou Iniciação Científica.
  • b) O ensino compreende as atividades destinadas ao aprendizado dos estudantes, como por exemplo, atividades de sala de aula, de laboratórios, de monitoria, entre outras, de modo que facilitem o pleno aprendizado do estudante.
  • c) O objetivo da extensão é criar uma relação entre a comunidade e a universidade. A experiência na extensão é rica em aprendizados acadêmicos e sociais, o que contribui para a formação de um profissional mais integrado com as demandas da sociedade.
  • d) A pesquisa, a extensão e o ensino devem dialogar entre si, compondo assim o tripé do ensino superior.
  • e) O ensino e a extensão são as atividades de oferta obrigatória nas universidades, sendo a oferta de pesquisa, facultativa.
#114454
Banca
IDECAN
Matéria
Pedagogia
Concurso
UNIVASF
Tipo
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(1,0) 2 - 

Segundo a LDB, entende-se por educação especial a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Atribua “V”, caso verdadeiro, ou “F”, caso falso, quanto ao que a lei assegura nos sistemas de ensino para estes educandos:
( ) Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades. ( ) Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados. ( ) Professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns. ( ) Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora. ( ) Acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.
A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é:

  • a) V, V, V, F, V.
  • b) V, F, F ,F, V.
  • c) V, V, V, V, V.
  • d) V, V, F, F, V.
  • e) V, V, V, F, F.
#114455
Banca
IDECAN
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Pedagogia
Concurso
UNIVASF
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(1,0) 3 - 

Quanto ao SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, instituído pela Lei nº 10.861/2004, assinale a alternativa incorreta.

  • a) A avaliação dos cursos de graduação tem por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.
  • b) A avaliação do desempenho dos docentes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do ENADE.
  • c) A aplicação do ENADE será acompanhada de instrumento destinado a levantar o perfil dos avaliados, relevante para a compreensão de seus resultados.
  • d) Os resultados considerados insatisfatórios ensejarão a celebração de protocolo de compromisso, a ser firmado entre a instituição de educação superior e o Ministério da Educação.
  • e) O Ministério de Estado da Educação regulamentará os procedimentos de avaliação do SINAES.
#114456
Banca
IDECAN
Matéria
Pedagogia
Concurso
UNIVASF
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(1,0) 4 - 

A Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Atribua “V”, caso verdadeiro, ou “F”, caso falso, quanto ao que deve ser assegurado pelo SINAES:
( ) Avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos. ( ) O caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos. ( ) O respeito à identidade e à diversidade de instituições e de cursos. ( ) A participação do corpo discente, docente e técnico-administrativo das instituições de educação superior, e da sociedade civil, por meio de suas representações.
A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é:

  • a) V, V, V, V.
  • b) V, F, V, V.
  • c) V, V, F, V.
  • d) V, V, V, F.
  • e) F, V, V, V.
#114457
Banca
IDECAN
Matéria
Pedagogia
Concurso
UNIVASF
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(1,0) 5 - 

Segundo a Lei nº 9.394/1996 – LDB, a educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:
I. Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. II. Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional. III. Atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral. IV. Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 80% (oitenta por cento) do total de horas. V. Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
Assinale

  • a) se somente as afirmativas I, II, III e IV estiverem corretas.
  • b) se somente as afirmativas II, III, IV e V estiverem corretas.
  • c) se somente as afirmativas I, II, IV e V estiverem corretas.
  • d) se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
  • e) se somente as afirmativas I, II, III e V estiverem corretas.
#114458
Banca
IDECAN
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Pedagogia
Concurso
UNIVASF
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(1,0) 6 - 

O Ministério da Educação do Brasil define as instituições de ensino superior como públicas ou privadas. As instituições públicas utilizam recursos públicos e podem ser federais, estaduais ou municipais, sendo estas últimas em menor proporção. As instituições privadas podem ser comunitárias, confessionais, filantrópicas ou particulares. Sobre o tema, atribua “V”, caso verdadeiro, ou “F”, caso falso, para as assertivas a seguir:
( ) No sistema de Ensino Superior privado, os recursos são oriundos do pagamento das mensalidades por parte dos estudantes, tanto para a graduação como para a pós-graduação. ( ) O que distingue as instituições confessionais, comunitárias e filantrópicas são as isenções fiscais, por se caracterizarem como instituições sem fins lucrativos. ( ) As instituições particulares se definem basicamente como instituições com fins lucrativos. São fundadas por proprietários ou mantenedores que não são do meio educacional, mas originam-se no campo empresarial ou político.
A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é:

  • a) V, F, F.
  • b) V, V, F.
  • c) F, V, V.
  • d) V, V, V.
  • e) F, V, F.
#114459
Banca
IDECAN
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Pedagogia
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UNIVASF
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(1,0) 7 - 

Segundo a Lei nº 13.005/2014, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas no PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação da referida Lei. Os entes federados estabelecerão nos respectivos planos de educação estratégias que

  • a) considerem apenas as necessidades gerais das populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural.
  • b) garantam o atendimento apenas das necessidades gerais na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades.
  • c) assegurem a articulação das políticas educacionais com as demais políticas sociais, particularmente as culturais.
  • d) promovam a articulação intermunicipal na implementação das políticas educacionais.
  • e) garantam o atendimento dos filhos de agricultores e filhos de comerciários no ingresso do ensino superior.
#114460
Banca
IDECAN
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UNIVASF
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(1,0) 8 - 

A Lei nº 9.394/1996 estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O art. 1º da Lei diz que “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.” Segundo a lei, os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal compreendem

  • a) as instituições de educação superior mantidas pelo Poder Público federal.
  • b) as instituições de ensino mantidas, respectivamente, pelo Poder Público estadual e pelo Distrito Federal.
  • c) as instituições de ensino fundamental e médio criadas e mantidas pelo Poder Público.
  • d) os órgãos de educação estaduais, municipais e do Distrito Federal.
  • e) as instituições de educação superior mantidas pelo Poder Público estadual.
#114461
Banca
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(1,0) 9 - 

Segundo a Lei 9.394/96 (LDB), são finalidades da educação superior:
I. Formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais. II. Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais. III. Estimular a participação em eventos internacionais de tecnologia. IV. Contribuir para a formação do ensino técnico de ensino médio.
Assinale

  • a) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • b) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • c) se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.
  • d) se somente as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.
  • e) se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
#114462
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(1,0) 10 - 

A Lei nº 13.005/2014 aprova o Plano Nacional de Educação – PNE. A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados por determinadas instâncias. Sobre o tema, assinale a alternativa que não indica uma dessas instâncias.

  • a) Ministério da Educação – MEC.
  • b) Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.
  • c) Conselho Nacional de Educação – CNE.
  • d) Fórum Nacional de Educação.
  • e) Comissão Própria de Avaliação – CPA.
#114463
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(1,0) 11 - 

A inovação é um dos aspectos importantes para os projetos educacionais, porque pode contribuir para o planejamento dos professores e da escola quanto a flexibilidade para adaptações à realidade em que estão inseridos. Porém, deve-se levar em consideração

  • a) a formatação do projeto e sua estética.
  • b) o enquadramento das metodologias e suas características.
  • c) os elementos globais, utilizando se possível a interdisciplinaridade.
  • d) que as atividades devem ser desenvolvidas somente pelos professores
  • e) que as atividades devem ser desenvolvidas somente pelos estudantes.
#114464
Banca
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(1,0) 12 - 

Para facilitar o planejamento, o professor deve utilizar como instrumento o plano de ensino, que serve para sistematizar suas atividades de modo que contemple seus objetivos quanto aos componentes curriculares, devendo ter a definição dos objetivos, procedimentos metodológicos, avaliação e os recursos necessários. Para tanto, é necessário considerar

  • a) a objetividade, a contextualização com a realidade, a flexibilidade e a utilidade.
  • b) a objetividade, a funcionalidade e o lúdico.
  • c) a clareza, a objetividade e os aspectos históricos.
  • d) a objetividade, os aspectos filosóficos e os aspectos históricos do conteúdo.
  • e) a objetividade, a utilidade e os aspectos sociológicos.
#114465
Banca
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(1,0) 13 - 

O sistema de ensino superior pode ser oferecido por

  • a) universidades públicas e privadas, escolas de ensino médio e institutos superiores.
  • b) universidades públicas e privadas, centros educacionais e centros universitários.
  • c) universidades públicas e privadas, centros universitários e institutos superiores.
  • d) universidades públicas e privadas, centros universitários, faculdades, institutos superiores e centros de educação tecnológica.
  • e) universidades públicas e privadas, centros universitários, institutos superiores e centros de educação tecnológica.
#114466
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(1,0) 14 - 

A gestão pedagógica trabalha com

  • a) a organização administrativa de uma Instituição de Ensino Superior.
  • b) o processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar.
  • c) o planejamento financeiro de uma Instituição de Ensino.
  • d) a avaliação da aplicação de recursos financeiros da escola.
  • e) a execução do plano de gestão da Secretaria de Educação Municipal.
#114467
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Pedagogia
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UNIVASF
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(1,0) 15 - 

Uma das tendências pedagógicas historicamente constituídas é a libertadora. Assinale a alternativa que define corretamente essa tendência.

  • a) A tendência pedagógica libertadora propõe a transformação da personalidade do sujeito considerando a vivência do educando, fazendo a relação do saber sistematizado e o seu uso prático.
  • b) Na tendência pedagógica libertadora, o professor é o detentor do saber e deposita os seus conhecimentos nos estudantes, por ser o especialista naquele conhecimento.
  • c) Na tendência pedagógica libertadora, há repetição de conteúdos e uma rígida exigência de memorização e de aula expositiva.
  • d) A tendência pedagógica libertadora relaciona a educação à conscientização de classe do oprimido, conhecendo a realidade em que está inserido. Trabalha com temas sociais e políticos e é também conhecida como a Pedagogia de Paulo Freire.
  • e) Na tendência pedagógica libertadora, a escola preocupa-se essencialmente com a formação psicológica do estudante, sendo, portanto, centrada no estudante.