Simulado UNIFESP | Técnico em Segurança do Trabalho | CONCURSO
SIMULADO UNIFESP | TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UNIFESP para o cargo de Técnico em Segurança do Trabalho .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso UNIFESP. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico em Segurança do Trabalho , contendo Segurança e Saúde no Trabalho que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UNIFESP | Técnico em Segurança do Trabalho contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UNIFESP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #114778
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Concurso
- UNIFESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
No desenvolvimento do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, conforme prescreve a legislação vigente, deve-se
- a) incluir, entre outras, etapas como a antecipação e o reconhecimento dos riscos; a implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia e o monitoramento da exposição aos riscos.
- b) realizar a avaliação ambiental quantitativa sempre que for necessário demonstrar aos membros da CIPA porque determinado agente não deve constar do Mapa de Riscos.
- c) desenvolver a etapa de monitoramento da exposição aos riscos em conjunto com os exames médicos periódicos, previstos no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.
- d) efetivar a fase de reconhecimento dos agentes ambientais, buscando dados sobre a natureza e cada agente, sua formulação química, quando for o caso, e possíveis impactos à saúde do trabalhador e ao meio ambiente.
- e) adotar medidas necessárias e suficientes para a eliminação, minimização ou o controle dos riscos sempre que os exames médicos periódicos demonstrarem que as medidas de caráter organizacional e o uso de equipamentos de proteção individual não são eficazes.
- #114779
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Concurso
- UNIFESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A Análise Preliminar de Riscos
- a) opera com três categorias ou classes de risco, sendo a primeira desprezível, não apresentando danos significativos; a segunda limítrofe, apresentando danos graves; e a terceira crítica, provocando danos irreversíveis ao sistema.
- b) é um método que exige experiência do analista no estudo de sistemas semelhantes, e na capacidade de identificar quais falhas poderiam ser sanadas pela intervenção dos operadores do sistema.
- c) configura uma técnica específica para identificar, na fase pré-operacional do sistema, os riscos surgidos ou gerados por discrepâncias entre projeto e sua implantação.
- d) consiste no estudo, durante a fase de concepção ou desenvolvimento de um novo sistema, com o fim de se determinar os riscos que poderão estar presentes em sua fase operacional.
- e) é representada, assim como o Diagrama de Ishikawa, por uma espinha de peixe, permitindo a incorporação na análise de um grande número de fatores de risco ou agentes condutores de falhas.
- #114780
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Concurso
- UNIFESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A respeito da aplicação e da orientação prática das Normas Regulamentadoras, é correto afirmar que
- a) algumas normas regulamentadoras específicas da saúde do trabalhador foram referendadas pelo Ministério da Saúde, e sua aplicação tornou-se independente do regime de contratação do trabalhador.
- b) elas são previstas em legislação de hierarquia superior, tendo sido publicadas, originalmente, em Portaria do Ministério do Trabalho ao final da década de 70 e tem, atualmente, um processo tripartite de elaboração e atualização.
- c) sua organização não atende um padrão homogêneo de abordagem do problema na área de segurança e saúde no trabalho, mas vêm sendo atualizadas, atendendo demandas sociais, como a NR 37 - Equipamentos de Proteção Coletiva.
- d) normas regulamentadoras de caráter administrativo, como a NR 4 e a NR 5, vêm sendo objeto de discórdia entre sindicatos de empregadores e governo, em face da terceirização.
- e) em face de seu caráter universal, é impossível que, no âmbito da regulamentação processada em ambiente tripartite, se dê sustentação legal a acordos setoriais, como a redução da carga horária do curso de formação de membros de CIPA.
- #114781
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Concurso
- UNIFESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Há diversas técnicas de análise e avaliação de riscos que podem ser aplicadas pelos profissionais integrantes do SESMT no âmbito do Gerenciamento de Riscos, como
- a) a Análise de Árvores de Falhas, particularmente recomendada para sistemas complexos, em que a dimensão comportamental detém grande parte dos determinantes do status quo do sistema.
- b) o Estudo Sistêmico de Riscos, estruturado em função das não conformidades observadas em situações pregressas de trabalho, com ocorrência ou não de acidente.
- c) o Caminho Causa-Consequência, técnica que demanda experiência do analista, particularmente para situações de grande variação inerente ao sistema sob análise.
- d) a Análise de Modos de Falhas e Efeitos, que tem, entre outros objetivos, a determinação dos componentes do sistema cujas falhas teriam efeito crítico na operação do sistema.
- e) a Técnica de Observação Crítica, que ganha popularidade no meio prevencionista ao proporcionar uma ferramenta de análise que prescinde de experiência e não exige rigor metodológico.
- #114782
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Concurso
- UNIFESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A elaboração de relatórios e o registro periódico de dados atualizados de acidentes de trabalho são atividades pertinentes aos profissionais integrantes do SESMT e constituem subsídios para a obtenção de estatísticas importantes para avaliação do desempenho da organização em segurança e saúde no trabalho. Entre essas estatísticas, previstas em norma afim da ABNT, tem-se
- a) o Índice de Frequência Relativa, calculado discriminando os acidentes de um determinado período em função dos setores/funções onde ocorreram e ponderando as frações pelo grau de risco associado aos respectivos setores/funções.
- b) o Índice Global de Gravidade, obtido multiplicando-se o Tempo Computado Global pelo número de Horas-Homem de Exposição ao Risco e dividindo-se o resultado por 106.
- c) o Número Médio de Dias Debitados em consequência de incapacidade permanente, que é o resultado da divisão do número de dias debitados em consequência de incapacidade permanente (total e parcial) pelo número de acidentados correspondente.
- d) o Tempo Computado Médio de Exposição ao Risco, apurado mediante a divisão do número total de Horas-Homem Trabalhadas pelo fapímetro atribuído ao estabelecimento.
- e) a Taxa Intrínseca de Gravidade, calculada pela divisão da soma dos acidentes e incidentes ocorridos pelo número de dias perdidos computado no período sob análise.
- #114783
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Concurso
- UNIFESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Para que a CIPA cumpra seu papel, é necessário que seus membros recebam uma formação adequada, que, de acordo com a Norma Regulamentadora específica, deverá contemplar itens como:
- a) estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como do processo produtivo; metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho e direção defensiva.
- b) noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa; introdução à Toxicologia Ocupacional; e organização da CIPA.
- c) noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS e medidas de prevenção; princípios gerais de segurança do trabalho; e legislação trabalhista aplicada.
- d) noções sobre Epidemiologia e Saúde Coletiva; princípios gerais de Higiene do Trabalho e medidas individuais e coletivas de controle; e noções sobre a legislação previdenciária.
- e) princípios gerais de Higiene do Trabalho e de medidas de controle dos riscos; metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; e organização da CIPA.
- #114784
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Concurso
- UNIFESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Em conformidade com a regulamentação vigente, a CIPA terá por atribuição, entre outras, a de
- a) convocar o SESMT, onde houver, para esclarecer os impactos de alterações no ambiente e processos de trabalho relacionados à segurança e à saúde dos trabalhadores.
- b) requerer ao SESMT, quando houver, ou ao empregador, a paralisação de máquina ou setor em que considere haver risco grave e iminente à segurança e à saúde dos trabalhadores.
- c) elaborar, em conjunto com o SESMT, onde houver, plano de trabalho que possibilite a ação preditiva e corretiva na solução de problemas relativos às condições de trabalho.
- d) participar, em conjunto com o SESMT, onde houver, da investigação e da análise das causas das doenças e acidentes de trabalho, indicando os responsáveis e propondo medidas corretivas.
- e) responsabilizar-se pelo cumprimento das cláusulas de acordos e convenções coletivas de trabalho, relativas à segurança e à saúde no trabalho, divulgando-as entre todos os trabalhadores do estabelecimento.
- #114785
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Concurso
- UNIFESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Na prevenção e no combate a incêndios, incluindo a atuação da Brigada de Incêndio, são imprescindíveis alguns conhecimentos. Entre eles, tem-se que
- a) os pós especiais, utilizados no combate a fogo da classe D, fundem-se em contatos com os metais pirofóricos, formando uma camada protetora que isola o oxigênio, interrompendo a combustão.
- b) na temperatura de combustão, os gases desprendidos do combustível sólido aquecido se incendeiam apenas ao contato com o oxigênio do ar, o comburente da reação.
- c) o abandono, em caso de incêndio de edificações com vários pavimentos, só pode ocorrer por meio de elevadores enquanto o líder da Brigada entender que é seguro.
- d) o retorno imprescindível aos locais de trabalho, em caso de abandono de área em chamas, deve-se dar com acompanhamento de integrante da Brigada de Incêndios e mediante uso de comunicadores portáteis.
- e) para combustíveis de classe A, ao atingirem a temperatura de fulgor, os gases desprendidos durante o aquecimento têm a propriedade de incendiarem-se e sustentarem as chamas enquanto não acontecer sua extinção intencional.
- #114786
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Concurso
- UNIFESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
O adequado estudo das condições de trabalho pode indicar a existência de fatores e riscos de acidentes. Assim, o profissional integrante do SESMT, ao colaborar na elaboração do mapeamento de riscos,
- a) dirá, aos membros da comissão, que a vibração localizada sistêmica é um risco mecânico grave.
- b) considerará o risco de eletrocussão como um risco físico, uma vez que a eletricidade constitui área de conhecimento da Física.
- c) argumentará, junto aos demais, que, nos setores onde a empresa obrigatoriamente fornece equipamentos de proteção individual, não é cabível representar qualquer risco como sendo grave.
- d) lembrará aos demais que, de acordo com o modelo difundido pelo Ministério do Trabalho, os agentes biológicos compreendem desde aqueles unicelulares até os aracnídeos, ofídios e répteis.
- e) fornecerá à comissão eventuais dados quantitativos produzidos em avaliações ambientais e exercitará a compreensão quanto ao protagonismo da percepção dos trabalhadores em relação aos riscos consignados no mapa.
- #114787
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Concurso
- UNIFESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
No arcabouço jurídico e normativo da segurança e saúde no trabalho, além de sua terminologia específica, são utilizados alguns termos usuais nas circunstâncias e relações de trabalho, como
- a) empregador adjunto, que se refere ao responsável pelo estabelecimento em relação aos empregados de outras empresas que ali desenvolvem suas atividades profissionais.
- b) empregado, definido na Consolidação das Leis do Trabalho como a pessoa física que presta serviços de natureza eventual ou contínua a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
- c) canteiro de obras e frente de trabalho, que se assemelham por serem locais onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra e se diferenciam pelo caráter fixo do primeiro e móvel do segundo.
- d) estabelecimento, que, no Direito Administrativo, refere-se à unidade técnica da empresa que é depositária do CNPJ da organização e responsável pela gestão da segurança e da saúde no trabalho nela praticada.
- e) empregador, que, de acordo com a legislação trabalhista vigente, refere-se à empresa individual ou coletiva que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, remunera e coordena a prestação pessoal ou coletiva de serviço.
- #114788
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Concurso
- UNIFESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Na caracterização da exposição ocupacional aos raios-X nos serviços de radiologia
- a) considera-se área livre aquela que não demanda controle especial de proteção radiológica, onde os níveis de dose equivalente são inferiores a 2,0 mSv/ano.
- b) a dose absorvida é a grandeza expressa pela energia média depositada pela radiação ionizante na matéria em um volume específico multiplicada pelo tempo de exposição.
- c) faz-se necessário, após as medições, descontar a intensidade da radiação de fundo, ou seja, aquela radiação que não consegue atravessar o cabeçote ou o sistema de colimação.
- d) fechar totalmente os colimadores e bloquear a saída do feixe com uma placa de chumbo são ações que estão entre os procedimentos necessários à medição da radiação de fuga.
- e) e medição da radiação primária, deve-se posicionar o cabeçote direcionado para a barreira normalmente atingida por esse feixe com um fantoma, simulando presença de paciente.
- #114789
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Concurso
- UNIFESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
As medidas de proteção coletiva
- a) instaladas em máquinas operatrizes, que usam capacitor de radiofrequência no controle de acionamento indesejado, demandam dispositivos de ação direcional para dar liberdade de movimentos ao operador.
- b) aplicadas à instalação e à operação da serra circular incluem o aterramento elétrico da carcaça do motor, a instalação de coifa protetora do disco, do cutelo divisor e de coletor de serragem.
- c) desenvolvidas para a proteção contra riscos ambientais devem atender a hierarquia pautada pelo grau de eficácia, em que aquelas de caráter administrativo ou organizacionais precedem àquelas que reduzem os níveis ou a concentração dos agentes nocivos no ambiente de trabalho.
- d) adotadas na operação de máquinas, quando aplicam o método da proteção ou a barreira interligada, têm a vantagem de não requererem ajuste ou manutenção, mas podem interferir na visibilidade da operação.
- e) cumprem o papel de isentar de riscos máquinas, equipamentos, processo ou operação, de maneira tal que sua falha redunda em responsabilidade objetiva do empregador e de seus prepostos.
- #114790
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Concurso
- UNIFESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Na prática da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, a proteção individual
- a) a ser fornecida ao trabalhador que desempenha suas atividades em instalações elétricas inclui vestimentas que contemplem a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas.
- b) prescrita para situações de trabalho com risco de projeção de partículas e presença de radiações ionizantes de baixo potencial de penetração é o protetor facial ajustável.
- c) adequada para evitar a exposição a poeiras cuja granulometria esteja na faixa respirável consiste no respirador purificador de ar com filtros tratados eletrostaticamente, de circuito fechado e demanda com pressão positiva.
- d) imprescindível para trabalhadores que realizam movimentos repetitivos em suas atividades é a munhequeira de pressão autovariável.
- e) contra poeiras abrasivas, névoas ácidas, fumos metálicos e radionuclídeos é proporcionada pelo uso de protetor facial de peça inteira.
- #114791
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Concurso
- UNIFESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Em um determinado estabelecimento, no período de um ano, ocorreram 20 acidentes que provocaram 150 dias perdidos. Nesse ano, o número de Horas de Exposição ao Risco computado foi de 300000. Assim, a Taxa de Gravidade, no período considerado, foi igual a
- a) 7,5.
- b) 150.
- c) 500.
- d) 3000.
- e) 10000.
- #114792
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Concurso
- UNIFESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Em uma determinada instalação industrial, os relatórios do SESMT apontaram, no ano anterior, uma Taxa de Frequência de acidentes de trabalho igual a 50. Considerando que, nesse período, foi de 320000 o total de Horas de Exposição ao Risco e apurou-se um Tempo Perdido de 20 dias, sabe-se que o número de acidentes levados em conta no cálculo da referida Taxa de Frequência é igual a
- a) 4.
- b) 8.
- c) 16.
- d) 32.
- e) 320.