Simulado UNIFESP | Técnico em Segurança do Trabalho | CONCURSO
SIMULADO UNIFESP | TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UNIFESP para o cargo de Técnico em Segurança do Trabalho .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso UNIFESP. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico em Segurança do Trabalho , contendo Segurança e Saúde no Trabalho que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UNIFESP | Técnico em Segurança do Trabalho contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UNIFESP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #114793
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Concurso
- UNIFESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
A Comunicação de Acidente de Trabalho
- a) deve ser emitida, de acordo com a legislação vigente, pelo médico coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional ou, na ausência deste, pelo profissional coordenador do SESMT.
- b) Simplificada – CATS somente pode ser emitida para casos em que a perícia do INSS não se faz necessária, como nos acidentes de trajeto.
- c) de reabertura será utilizada para casos de agravamento de quadro clínico associado a acidente de trabalho após a liberação para o trabalho ser aprovada pela perícia do INSS.
- d) que trata de doença profissional ou do trabalho pode considerar, dependendo do caso, como dia do acidente a data de início da incapacidade laborativa para a atividade habitual ou o dia em que for realizado o diagnóstico.
- e) é emitida em cinco vias de igual teor, sendo a primeira via encaminhada ao INSS; a segunda, ao segurado ou dependente; a terceira, ao sindicato de classe do trabalhador; a quarta, retida na empresa; e a quinta via encaminhada à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.
- #114794
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Concurso
- UNIFESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Pode-se apreender a sinalização de segurança como aquela sinalização que está relacionada com um objeto, uma atividade ou uma determinada situação, suscetíveis de provocar determinados riscos para os trabalhadores. Dessa maneira,
- a) devem ser usadas cores no local de trabalho, a fim de indicar e advertir de riscos existentes, cuidando para não haver exageros, que possam provocar distração, confusão e fadiga ao trabalhador.
- b) ao confeccionar placas, faixas e outros meios de sinalização, a cor azul deverá ser reservada para situações como vigas colocadas a baixa altura e fundos de letreiros e avisos de advertência.
- c) em conformidade com as normas técnicas aplicáveis, a cor laranja deverá ser utilizada para identificar portas e aberturas que dão acesso a locais onde se armazenam materiais contaminados por radioatividade.
- d) para atender a legislação vigente, os pictogramas, os sinais e as demais formas de comunicação visual adotados pela segurança do trabalho devem ser sujeitados a teste prévio de inteligibilidade por parte dos trabalhadores.
- e) os rótulos dos produtos químicos que apresentam riscos deverão conter, conforme convenção internacional, a fórmula química do produto, as formas de contaminação possíveis e os antídotos disponíveis, além dos telefones úteis em caso de contaminação.
- #114795
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Concurso
- UNIFESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
No estudo, no desenvolvimento e na implantação de medidas de proteção individual e coletiva contra os riscos ambientais, a estratégia de controle deverá, de acordo com a boa prática profissional da Higiene do Trabalho, obedecer uma hierarquia em que
- a) o fornecimento do equipamento de proteção individual é precedido pela seleção adequada da mão de obra a ser exposta a determinados agentes ambientais nocivos à saúde.
- b) a adoção de medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho tem prioridade em relação àquelas que buscam reduzir os níveis ou a concentração dos agentes nocivos no ambiente de trabalho.
- c) as medidas que eliminam ou reduzem a utilização de agentes prejudiciais à saúde precedam àquelas que previnem a liberação de tais agentes no ambiente de trabalho.
- d) as medidas que reduzem as concentrações dos agentes nocivos à saúde têm preferência em relação àquelas que previnem a disseminação de tais agentes no ambiente de trabalho.
- e) as medidas de proteção individual devem ser adotadas antes das providências de caráter organizacional, como aquelas que buscam limitar a exposição dos empregados mais suscetíveis ao risco.
- #114796
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Concurso
- UNIFESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Os acidentes de trabalho
- a) podem ensejar, além da indenização securitária, outras previstas no âmbito do direito previdenciário, em caso de dolo ou culpa grave do empregador.
- b) que provocam sequelas na vítima e reduzem sua capacidade de trabalho, conforme laudo da perícia do INSS, dão direito à percepção do auxílio-doença após o retorno ao trabalho.
- c) são equiparados, para fins previdenciários, às doenças do trabalho, entendidas como tais aquelas produzidas ou desencadeadas pelo exercício do trabalho peculiar a determinado ramo de atividade.
- d) que provocam afastamento do trabalhador devem, no momento de sua comunicação ao INSS, receber classificação técnica e jurídica adequada por se tratarem de eventos capazes de gerar ônus para a Previdência Social.
- e) podem ocorrer fora do local e do horário de trabalho, sendo exemplos o de trajeto e aquele ocorrido na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito.
- #114797
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Concurso
- UNIFESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Entre os conceitos e definições observados mais comumente na comunicação formal na área de segurança e saúde no trabalho, há
- a) aqueles relativos ao acidente de trabalho, definido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT como sendo uma ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com a atividade profissional que provoca lesão no empregado ou comprometimento da capacidade de produção.
- b) os pertinentes à doença do trabalho, que é referida, na norma OHSAS 18001:2007 – Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional – Requisitos, como a condição física ou mental adversa identificável, oriunda de, e/ou agravada por uma atividade laboral e/ou situação relacionada ao trabalho.
- c) alguns que tratam da dimensão previdenciária, como a aposentadoria especial, o Laudo Técnico dos Contaminantes Ambientais – LTCAT, o Perfil Previdenciário Profissional – PPP e o Nível de Atenuação da Exposição – NAE, que irá definir o grau de eficácia do Equipamento de Proteção Individual – EPI.
- d) aqueles adotados na elaboração de questionários, formulários e outros documentos afins exigidos pela administração pública, que classificam os agravos à saúde como acidente técnico ou pessoal, doença do trabalho ou profissional, acidente com perda de tempo ou não e acidente com perda de produção ou não.
- e) o risco, definido nacional e internacionalmente como a fonte, a situação ou o ato com potencial para provocar danos humanos em termos de lesão ou doença ou combinação destas e que surge associado, no ambiente de trabalho, a um perigo ou a uma série deles.