Simulado UNIFAP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO UNIFAP DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso UNIFAP.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UNIFAP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores UNIFAP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UNIFAP de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso UNIFAP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso UNIFAP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO UNIFAP
Para realizar o simulado UNIFAP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UNIFAP você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para UNIFAP é aqui!
- #172536
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Os resultados no controle do DM advêm da soma de diversos fatores e condições que propiciam o acompanhamento desses pacientes, para os quais o resultado esperado além do controle da glicemia é o desenvolvimento do autocuidado, o que contribuirá na melhoria da qualidade de vida e na diminuição da morbimortalidade. Os objetivos mais importantes das ações de saúde em DM são controlar a glicemia e, com isso, em longo prazo, reduzir morbimortalidade causada por essa patologia. Sobre a classificação do Diabetes Melitus, são assertivas, EXCETO:
- a) O termo “tipo 1” indica o processo de destruição da célula beta que leva ao estágio de deficiência absoluta de insulina, quando a administração de insulina é necessária para prevenir cetoacidose.
- b) Ainda sobre o DM tipo 1, a destruição das células beta em geral é rapidamente progressiva, ocorrendo principalmente em crianças e adolescentes (pico de incidência entre 10 e 14 anos), mas pode ocorrer também em adultos.
- c) O DM tipo 2 costuma ter início insidioso e sintomas mais brandos. Manifesta-se, em geral, em adultos com longa história de excesso de peso e com história familiar de DM tipo 2. No entanto, com a epidemia de obesidade atingindo crianças, observa-se um aumento na incidência de diabetes em jovens, até mesmo em crianças e adolescentes.
- d) Diabetes gestacional é um estado de hiperglicemia, menos severo que o diabetes tipo 1 e 2, detectado pela primeira vez na gravidez. Geralmente a puérpera mantém o quadro até o segundo mês em média e pode frequentemente retornar anos depois.
- #172537
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
A consulta de avaliação inicial de pessoas com diagnóstico de HAS deverá ser realizada pelo médico da UBS. O objetivo inclui identificar outros fatores de risco para DCV, avaliar a presença de lesões em órgãos-alvo (LOA) e considerar a hipótese de hipertensão secundária ou outra situação clínica para encaminhamento à consulta em outro nível de atenção. O processo de educação em Saúde estabelecido entre o médico e a pessoa deve ser contínuo e iniciado nessa primeira consulta. Sobre a consulta médica na avaliação inicial da pessoa com HAS, são assertivas, EXCETO:
- a) A história e o exame físico de um paciente hipertenso devem ser obtidos de forma completa. Especial destaque precisa ser dado à pesquisa de fatores de risco para HAS (obesidade, abuso de bebidas alcoólicas, predisposição familiar, uso de contraceptivos hormonais, transtornos do sono), achados sugestivos de hipertensão arterial secundária, fatores de risco cardiovascular associados, evidências de dano em órgão-alvo e doença cardiovascular clínica.
- b) A constatação de PA elevada em pacientes com cefaleia e epistaxe provavelmente decorre da queixa, principalmente em pessoas já hipertensas, e chama-se de causalidade reversa. Portanto, não se deve basear a suspeita de HAS pela presença de sintomas, sendo o diagnóstico feito por aferição de pressão arterial.
- c) Sobre o consumo de Álcool alguns estudos apontam que a partir do consumo diário médio de 30 g de etanol, quantidade presente em duas doses de destilados, em duas garrafas de cerveja ou em dois copos de vinho, há aumento difuso e exponencial da pressão arterial em homens. Para mulheres, as quantidades de risco correspondem a metade destes valores.
- d) O potássio sérico anormalmente alto sugere o uso prévio de diuréticos. Excluída essa causa, o paciente deve realizar, via encaminhamento, investigação de hiperaldosteronismo primário.
- #172538
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
A doença de Graves é a causa mais comum de Hipertiroidismo. Ocorre quando o sistema imunológico ataca a glândula tireoide, provocando seu aumento estimulando-a produzir excesso de hormônios. É uma doença crônica e normalmente ocorre em famílias com história de doenças de tireoide. Sobre o acompanhamento clínico do Hipertiroidismo é CORRETO afirmar:
- a) As causas menos comuns de hipertiroidismo incluem: Nódulos Tireoidianos, Tireoide subaguda, Tireoide linfocítica, Tireoide Pós-Parto.
- b) O exame de Captação de Iodo Radioativo tem a função de rastrear a quantidade de Iodo que a Tireoide produz, já que o mesmo é responsável pela produção do T3 e T4.
- c) Sobre os medicamentos antitireoidianos, para as grávidas a melhor opção é o Metimazol, pois seus efeitos são secundários.
- d) Os beta-bloqueadores são drogas que baixam os níveis de hormônios na Tireoide, assim o Atenolol ajuda a controlar sintomas graves como a frequência cardíaca acelerada.
- #172539
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Em âmbito nacional, destaca-se a Lei no 12.845/2013 que dispõe sobre o atendimento obrigatório e integral de pessoas em situação de violência sexual, e ainda as Leis de Notificação Compulsória no caso de violência contra mulheres, crianças, adolescentes e pessoas idosas, atendidas em serviços de saúde públicos ou privados (Lei n° 10.778/2003, Lei n° 8.069/1990, Lei n° 10.741/2003), a Lei Maria da Penha (Lei n° 11.340/2006), entre outros. O atendimento a vítima de estupro é complexo, necessitando idealmente de cuidados de uma equipe multidisciplinar familiarizada com casos similares. Quando praticado durante a gravidez, representa fator de risco para saúde da mulher e do feto, por aumentar a possibilidade de complicações obstétricas, abortamento e RN de baixo peso. (Fonte: Protocolo Clínico Diretrizes Terapêuticas para a Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis).
Relativos as profilaxias não virais e virais, é INCORRETO afirmar:
- a) A administração profilática do metronidazol ou suas alternativas pode ser postergada ou evitada em casos de intolerância gastrintestinal conhecida ao medicamento. Também deve ser postergada nos casos em que houver prescrição de contracepção de emergência e de profilaxia antirretroviral.
- b) Em caso de pessoas em situação de violência sexual não imunizadas ou com esquema vacinal incompleto para hepatite B, o MS recomenda vacinação para HBV e imunoglobulina hiperimune para hepatite B (IGHAHB).
- c) A IGHAHB deve ser administrada em dose única de 0,06 mL/kg, IM, em extremidade diferente da que recebeu a vacina para HBV, e se a dose da vacina ultrapassar 5 mL; deve-se dividir a aplicação em duas áreas corporais diferentes. A IGHAHB pode ser administrada até, no máximo, 14 dias apos a violência sexual, embora se recomende seu uso nas primeiras 48 horas a contar do ato, e está disponível nos CRIE.
- d) Sobre os critérios para a não realização da imunoglobulina B, torna-se necessário quando: Casos de violência sexual em que a vítima apresente exposição crônica e repetida.
- #172540
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Em 2015 o Ministério da Saúde apresentou a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para a Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis. Segundo estimativas da OMS (2013), mais de um milhão de pessoas adquirem uma IST diariamente. A cada ano, estima-se que 500 milhões de pessoas adquirem uma das IST curáveis (gonorreia, clamídia, sífilis e tricomoníase). Da mesma forma, calcula-se que 530 milhões de pessoas estejam infectadas com o vírus do herpes genital (HSV-2, do inglês Herpes Simplex Vírus tipo 2) e que mais de 290 milhões de mulheres estejam infectadas pelo HPV. O quadro 5.1.5 que trata da terapêutica para corrimentos vaginais descreve as opções medicamentosas. Sendo assim, marque a opção CORRETA.
- a) Para candidíase vulvovaginal a 1ª opção é Fluconazol 150mg V.O à noite em dose única.
- b) Para candidíase vulvovaginal a 1ª opção é Fluconazol 150mg V.O à noite em dose única e Miconazol creme a 2% Via vaginal a noite por 7 dias.
- c) O tratamento da vaginose bacteriana em gestantes deve ser feito: 1º trimestre Clindamicina 300mg V.O., 2 vezes ao dia por 7 dias; Após o 1º trimestre: Metronidazol 250mg, 1 comprimido 3 vezes ao dia, por 7 dias.
- d) No tratamento da Tricomoníase a 1ª opção medicamentosa é: Metronidazol 400mg, 5 comprimidos V.O em dose única (dose total 2,0g) e Metronidazol gel vaginal 100mg/g, por via vaginal por 5 dias.