Simulado UNESP | Bibliotecário | CONCURSO
SIMULADO UNESP | BIBLIOTECÁRIO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UNESP para o cargo de Bibliotecário .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso UNESP. Estas questões são especificamente para o cargo de Bibliotecário , contendo Biblioteconomia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UNESP | Bibliotecário contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UNESP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #114915
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Biblioteconomia
- Concurso
- UNESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
De acordo com o Código de Ética Profissional do Bibliotecário, cumpre a este
- a) cooperar intelectual e materialmente para o progresso da profissão, mediante o intercâmbio de informações com associações de classe, escolas e órgãos de divulgação técnica e científica.
- b) divulgar especificidades do desempenho de suas atividades, quando o assunto assim exigir, e considerar que o comportamento profissional não influenciará nos juízos que se fizerem sobre a classe.
- c) realizar de maneira efetiva a publicidade de sua instituição ou atividade profissional, considerando que nem toda manifestação pode comprometer o conceito de sua profissão ou afetar um colega.
- d) conhecer a legislação que rege o exercício profissional da Biblioteconomia, executando-a corretamente e colaborando para o seu aperfeiçoamento, sem considerar as alterações legais que ocorrerem.
- e) combater o exercício legal da profissão e citar seu número de registro no respectivo Conselho Regional após sua assinatura em documentos referentes ao exercício profissional.
- #114916
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Biblioteconomia
- Concurso
- UNESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A Biblioteca 2.0 pode utilizar ferramentas de mídias sociais, como estratégias de marketing e disseminação da informação, tendo como principais características
- a) a comunicação efetiva e o custo elevado do desenvolvimento do serviço.
- b) a possibilidade de participação do usuário e a comunicação interativa.
- c) o acesso facultativo à informação e a via de mão única para comunicação.
- d) a dificuldade de uso desses recursos e o acesso fragmentado à informação.
- e) a complexidade do planejamento do serviço e o direcionamento voltado ao próprio sistema.
- #114917
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Biblioteconomia
- Concurso
- UNESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
O Centro Pan-Americano de Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente coordena uma base de dados bibliográficos especializada na área, denominada
- a) CidSaúde.
- b) HISA.
- c) DESASTRES.
- d) CABI Forestry Compendium.
- e) REPIDISCA.
- #114918
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Biblioteconomia
- Concurso
- UNESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
EEB e COMUT podem ser definidos, respectivamente, como:
- a) programa que permite, por intermédio de uma biblioteca, acesso às cópias de documentos de bibliotecas cooperantes do país e do exterior; e serviço que possibilita ao usuário de biblioteca acesso ao material bibliográfico de bibliotecas de uma rede.
- b) serviço que possibilita ao usuário de biblioteca acesso ao material bibliográfico de bibliotecas de uma rede; e sistema de informação científica que possibilita pesquisa a bases de dados em texto completo.
- c) portal brasileiro de informação científica que disponibiliza artigos e outros materiais em texto completo; e programa que permite, por intermédio de uma biblioteca, acesso às cópias de documentos de bibliotecas cooperantes do país e do exterior.
- d) serviço que possibilita ao usuário de biblioteca acesso ao material bibliográfico de bibliotecas de uma rede; e programa que permite, por intermédio de uma biblioteca, acesso às cópias de documentos de bibliotecas cooperantes do país e do exterior.
- e) portal brasileiro de informação científica que disponibiliza artigos e outros materiais em texto completo; e biblioteca eletrônica internacional que abrange uma coleção selecionada de periódicos e livros do Brasil e do exterior em texto completo.
- #114919
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Biblioteconomia
- Concurso
- UNESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
O estudo do usuário para a compreensão da natureza de suas necessidades informacionais e padrões de busca de informação
- a) consiste na etapa final do processo de gestão de projetos e serviços de uma biblioteca universitária ou especializada.
- b) auxilia a gerência da biblioteca a avaliar o sistema existente para iniciar, elevar ou diminuir ênfase, aperfeiçoar ou promover um serviço.
- c) apresenta elevado custo para os procedimentos de estudo e análise com resultados ineficientes para a gestão da biblioteca.
- d) indica requisitos de equipamentos, programas, formatos e fontes de informação sem relevância para a definição de serviços na biblioteca.
- e) define fontes de informação, padrões de comunicação e interfaces de pesquisa de utilidade irrelevante para o serviço de informática.
- #114920
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Biblioteconomia
- Concurso
- UNESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
O Serviço de Referência Virtual nas bibliotecas universitárias é uma modalidade de atendimento que consiste
- a) no uso de tecnologias de informação e comunicação no atendimento pessoal para acesso às bases de dados on-line.
- b) na utilização de mídias sociais para divulgação, informação e comunicação de notícias da biblioteca para os usuários.
- c) no oferecimento de um canal de contato via Internet para os usuários, por chat em tempo real ou por e-mails e formulários eletrônicos.
- d) nos serviços de e-commerce para acesso à informação e aos materiais bibliográficos on-line assinados pelas bibliotecas.
- e) nos serviços oferecidos pelos sistemas automatizados que integram redes de bibliotecas para empréstimo e intercâmbio.
- #114921
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Biblioteconomia
- Concurso
- UNESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Assinale a alternativa que apresenta a referência bibliográfica de acordo com a norma ABNT NBR 6023 do artigo de periódico indicado a seguir.
Informações sobre o artigo
Adriana Dibo Cruz, Jefferson Jesus Costa, Solange Maria Almeida. Educação à distância em radiologia odontológica: impacto imediato da implantação. Brazilian Dental Science, São José dos Campos, Instituto de Ciência e Tecnologia da UNESP, volume 17, número 4, outubro a dezembro de 2014, páginas 90 a 97. ISSN 2178-6011. http://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/cob/article/view/930/903
- a) CRUZ, A. D. et al. Educação à distância em radiologia odontológica: impacto imediato da implantação. Brazilian Dental Science, São José dos Campos, volume 17, número 4, out-dez. 2014, página 90-97. ISSN 2178-60118. Disponível em: http://ojs.fosjc. unesp.br/index.php/cob/article/view/930/903. Acesso em: 5 jan. 2015.
- b) CRUZ, A. D.; COSTA, J. J.; ALMEIDA, S. M. Educação à distância em radiologia odontológica: impacto imediato da implantação. Brazilian Dental Science, São José dos Campos, ICT/UNESP, vol. 17, no. 4, dez. 2014, p. 90-7. ISSN 2178-60118. Disponível em:<http://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/cob/article/view/930/903> . Acesso em: 5 jan. 2015.
- c) CRUZ, A. D. et al. Educação à distância em radiologia odontológica: impacto imediato da implantação. Brazilian Dental Science, São José dos Campos, vol. 17, número 4, dez. 2014, p. 90-7. ISSN 2178- 60118. Disponível em: http://ojs.fosjc.unesp.br/ index.php/cob/article/view/930/903. Acesso em: 5 jan. 2015.
- d) CRUZ, A. D.; COSTA, J. J.; ALMEIDA, S. M. Educação à distância em radiologia odontológica: impacto imediato da implantação. Brazilian Dental Science, São José dos Campos, vol. 17, n. 4, dez. 2014, p. 90-97. ISSN 2178-60118. Disponível em:<http://ojs.fosjc.unesp.br/ index.php/cob/article/view/930/903>.Acesso em: 5 jan. 2015.
- e) CRUZ, A. D.; COSTA, J. J.; ALMEIDA, S. M. Educação à distância em radiologia odontológica: impacto imediato da implantação. Brazilian Dental Science, São José dos Campos, ICT/UNESP, vol. 17, no. 4, dez. 2014, p. 90-97. ISSN 2178-60118. Disponibilizado por:<http://ojs.fosjc.unesp.br/ index.php/cob/article/view/930/903> . Acessado em: 5 jan. 2015.
- #114922
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Biblioteconomia
- Concurso
- UNESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Assinale a alternativa em que o documento indicado a seguir está corretamente referenciado segundo a norma ABNT NBR 6023.
- a) Rio de Janeiro (Estado). Secretaria do Ambiente. Plano estadual de resíduos sólidos do Rio de Janeiro: relatório síntese. Rio de Janeiro, 2013. 138 p. Disponível em:<http:// download.rj.gov.br/documentos/10112/1941396/DLFE-66812.pdf/PLANOESTADUALDERESIDUOSSPLIDOSDORIODEJANEIRO.pdf>. Acesso em 12 dez. 2014.
- b) Rio de Janeiro. Secretaria do Ambiente. Plano estadual de resíduos sólidos do Rio de Janeiro: relatório síntese. Rio de Janeiro: SEA, 2013. 138 p. Disponível em:<htt://download.rj.gov.br/documentos/10112/1941396/DLFE-66812.pdf/PLANOESTADUALDERESIDUOSSOLIDOS DORIODEJANEIRO.pdf>.Acesso em 12 dez. 2014.
- c) Rio de Janeiro (Estado). Secretaria do Ambiente. Plano estadual de resíduos sólidos do Rio de Janeiro: relatório síntese. Rio de Janeiro, SEA, 2013. 138 p. Disponível em: http://www.rj.gov.br/web/sea/exibeconteudo? article-id=1941406. Acessado em 12 dez. 2014.
- d) Rio de Janeiro. Secretaria de Estado do Ambiente. Plano estadual de resíduos sólidos do Rio de Janeiro: relatório síntese. Rio de Janeiro: SEA, 2013. 138 p. Disponível em: http://download.rj.gov.br/docu... DLFE-66812.pdf/PLANOESTADUALDERESIDUOSSOLIDOSDORIODEJANEIRO.pdf. Acesso em 12 dez. 2014.
- e) Rio de Janeiro. Secretaria de Estado do Ambiente. Plano estadual de resíduos sólidos do Rio de Janeiro: relatório síntese. Rio de Janeiro, 2013. 138 p. Disponível em: http://download.rj.gov.br/docu... DLFE-66812.pdf/PLANOESTADUALDERESIDUOSSOLIDOSDORIODEJANEIRO.pdf. Acesso em 12 dez. 2014.
- #114923
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Biblioteconomia
- Concurso
- UNESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A tipologia do resumo indicado a seguir, de acordo com a norma da ABNT NBR 6028, é
Objetivo: Este estudo avaliou o impacto imediato em termos de aprendizagem da anatomia radiográfica dentomaxilo-mandibular em radiografias periapicais intrabucais, após toda a substituição do método de ensino em sala de aula pela educação à distância com a plataforma Moodle. Material e Métodos: O ensino desta disciplina no ambiente educacional tradicional em sala de aula foi feito até o primeiro semestre de 2011, classe A (AC), utilizando pranchas de filmes radiográficos duplicados com marcações que indicavam estruturas anatômicas nas imagens e um livro texto com a descrição da referida estrutura, além de professor de apoio, que trabalhava na sala de aula junto com os alunos como apoio de aprendizagem. No segundo semestre de 2011, para a “classe B” (BC), essas mesmas pranchas radiográficas foram digitalizadas, incluindo a descrição do livro texto, para criar o curso digital Moodle sobre anatomia dentomaxilo-mandibular em radiografias intraorais para educação à distância. O impacto dessa substituição foi avaliado pela comparação das notas dos alunos dessas duas classes distintas, AC (N = 60) e BC (N = 62), após a aplicação de uma prova semelhante com todo o conteúdo do tema da anatomia dentomaxilo-mandibular, utilizando teste T-Student não pareado (α = 0,05). Um questionário voluntário e não identificado com 12 questões, desenvolvido em planilhas do Google Docs, foi utilizado para avaliar a aceitação dos alunos em relação ao curso digital. Resultados: Não houve diferença significativa (p > 0,05) entre as notas dos alunos das duas classes. Em relação às respostas do questionário, todos os alunos da BC que responderam ao questionário tinham interesse no conteúdo do material disponível no curso digital e o nível de satisfação medido em uma escala de 0 a 10 obteve média de 8,47 (DP = 1,69). Conclusão: O método de educação à distância sobre esse tema utilizando a plataforma Moodle pode ser utilizado com os mesmos resultados educacionais obtidos em um ambiente educacional tradicional.
- a) rescensão.
- b) resumo crítico.
- c) resumo indicativo.
- d) resenha.
- e) resumo informativo.
- #114924
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Biblioteconomia
- Concurso
- UNESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
De acordo com os FRBR – Functional requirements for bibliographic records, pode-se afirmar que
- a) obra ou item é o suporte, ou meio, que contém conteúdos de registros do conhecimento ou parte de um conteúdo.
- b) obra é um conjunto completo de criação intelectual ou artística, ou registro do conhecimento sobre qualquer suporte ou meio.
- c) item é um conjunto completo de criação intelectual ou artística, ou registro do conhecimento sobre qualquer suporte ou meio.
- d) obra é uma entidade concreta que pode se reproduzir em diversos suportes, e item é uma entidade abstrata e virtual.
- e) item é o conteúdo intelectual ou artístico distinto, independente de suporte, meio ou registro de conhecimento.
- #114925
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Biblioteconomia
- Concurso
- UNESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A indicação do título do periódico a seguir, na representação descritiva, pode ser realizada como:
- a) Brazilian Dental Science = Ciência Odontológica Brasileira.
- b) Brazilian Dental Science : Ciência Odontológica Brasileira.
- c) Brazilian Dental Science = Pós-Graduação em Revista Faculdade de Odontologia de São José dos Campos.
- d) BDS : Brazilian Dental Science.
- e) BDS = Brazilian Dental Science.
- #114926
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Biblioteconomia
- Concurso
- UNESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Assinale a alternativa que contém somente entradas de autoria de entidades coletivas corretas, segundo o AACR2, para os catálogos de bibliotecas brasileiras.
- a) UNESCO, Organización Panamericana de la Salud, Ministério do Meio Ambiente.
- b) United Nations Educational, Scientific, and Cultu- ral Organization, PAHO, Brasil. Ministério do Meio Ambiente.
- c) UNESCO, Pan American Health Organization, Ministério do Meio Ambiente.
- d) United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization, Pan American Health Organization, Brasil. Ministério do Meio Ambiente.
- e) UNESCO, Organização Pan-americana da Saúde, Brasil. Ministério do Meio Ambiente.
- #114927
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Biblioteconomia
- Concurso
- UNESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Quanto às regras do AACR2, para os cabeçalhos relacionados à autoria,
- a) a escolha do cabeçalho para uma pessoa deve ser seu nome verdadeiro, mesmo que seja conhecida por pseudônimo ou que tenha um título de nobreza ou honorífico.
- b) no cabeçalho para uma pessoa cujo nome possui numeral romano associado a um prenome, como alguns papas e membros da realeza, o numeral deve ser tratado como parte do nome.
- c) se as formas do nome de uma pessoa variam em extensão, a escolha para o cabeçalho deve ser a forma mais completa, com remissivas para a forma mais frequente e as outras formas.
- d) mesmo que os elementos do sobrenome de uma pessoa apareçam regular ou ocasionalmente ligados por hífen, a entrada deve ser pelo último sobrenome.
- e) para mulheres casadas com sobrenomes formados pela combinação do sobrenome de solteira e do marido, a entrada deve ser pelo primeiro elemento do sobrenome composto em qualquer idioma.
- #114928
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Biblioteconomia
- Concurso
- UNESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Sobre o AACR2, pode-se afirmar que
- a) está organizado em: Descrição (Parte I), Pontos de Acesso, Títulos Uniformes, Remissivas (Parte II) e Sumário de Revisões (Parte III).
- b) a primeira tradução brasileira desse código de catalogação foi publicada em 3 volumes entre 1983 e 1985.
- c) teve sua origem na “Conferência Internacional sobre Princípios de Catalogação” realizada em Paris em 1961, sendo publicado em 1967.
- d) está organizado em: Descrição (Parte I), Pontos de Acesso, Títulos Uniformes e Remissivas (Parte II).
- e) a primeira tradução brasileira desse código de catalogação foi publicada em 2 volumes em 1978.
- #114929
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Biblioteconomia
- Concurso
- UNESP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Os sinais auxiliares comuns da CDU /, : e :: indicam, respectivamente,
- a) extensão consecutiva, relação simples e ordenação.
- b) especificação alfabética, relação simples e subagrupamento.
- c) subagrupamento, ordenação e especificação alfabética.
- d) notações exteriores, ordenação e subagrupamento.
- e) extensão consecutiva, coordenação e ordenação.