Simulado UFTPR | Psicólogo | CONCURSO
SIMULADO UFTPR | PSICÓLOGO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFTPR para o cargo de Psicólogo.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca UFTFPR para o concurso UFTPR. Estas questões são especificamente para o cargo de Psicólogo, contendo Psicologia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFTPR | Psicólogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFTPR.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #114433
- Banca
- UTF-PR
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UTFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A reflexão sobre o que seja desempenho, suas origens e modos de avaliação e as melhores formas de desenvolvê-lo ou aperfeiçoá-lo é um ponto vital para alguns campos de conhecimento, entre eles a Psicologia Organizacional e do Trabalho. Na ótica da bibliografia sugerida, é correto afirmar que:
- a) desempenho, resultado, eficiência e valor podem ser considerados sinônimos, no contexto das organizações.
- b) os estudos sobre desempenho na Psicologia Organizacional e do Trabalho podem ser divididos sob os pontos de vista das ações e dos resultados das ações.
- c) sob a perspectiva de desempenho de tarefas, são considerados comportamentos relevantes os emergentes (não prescritos) voltados para o apoio do ambiente psicossocial da organização.
- d) o alcance dos resultados desejados é determinado pelo controle exercido pelo indivíduo sobre seu desempenho (comportamento), o que ocorre quando este se esforça para dominar certas competências e tem proatividade, motivação e autoestima.
- e) a conceituação de desempenho aplica-se exclusivamente aos contextos de trabalho.
- #114434
- Banca
- UTF-PR
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UTFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Bastos, Yamamoto e Rodrigues abordam as características atuais da Psicologia Organizacional e do Trabalho a partir de quatro vetores principais de transformações. Com base nas características de cada vetor apontadas pelos referidos autores, assinale a alternativa correta.
- a) O primeiro vetor refere-se à manutenção das práticas tradicionais, sem que sejam incorporadas novas ferramentas ou preocupações mais globais.
- b) O segundo vetor abarca o conjunto de novas práticas que passam a integrar o leque de tecnologias utilizadas pelos psicólogos no mundo do trabalho, com foco na intervenção centrada no indivíduo.
- c) No terceiro vetor, embora seja incorporada a expansão da atuação do psicólogo para diversificados tipos de organizações (além do contexto industrial), as ações ainda permanecem desenvolvidas apenas em nível técnico.
- d) O quarto vetor fundamenta-se, sobretudo, na atenção às consequências das crises do emprego.
- e) As transformações ocorridas na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho sinalizam que as tensões entre capital e trabalho estão sendo superadas ou amortecidas.
- #114435
- Banca
- UTF-PR
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UTFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Ao aprovar e divulgar o Código de Ética Profissional do Psicólogo, o Conselho Federal de Psicologia tem a expectativa de que ele seja um instrumento capaz de delinear para a sociedade as responsabilidades e deveres do psicólogo, oferecer diretrizes para a sua formação e balizar os julgamentos das suas ações, contribuindo para o fortalecimento e ampliação do significado social da profissão. Sobre o documento, considere as seguintes sentenças:
I) O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.
II) O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas rela- ções sobre as suas atividades profissionais.
III) O psicólogo deverá informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo, detalhadamente, todos os dados coletados junto ao usuário ou beneficiário.
IV) Ao psicólogo é vedado induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.
V) O psicólogo poderá, quando necessário, assumir responsabilidades profissionais por atividades para as quais não esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente.
Assinale a alternativa que apresenta somente afirmativas que contemplam corretamente as diretrizes contidas neste Código de Ética.
- a) I, II, III e IV.
- b) II, III e IV.
- c) I, II e IV.
- d) I, III e IV.
- e) I, IV e V.
- #114436
- Banca
- UTF-PR
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UTFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A formulação do atual Código de Ética Profissional do Psicólogo, terceiro da profissão de psicólogo no Brasil, é reflexo da necessidade, sentida pela categoria e suas entidades representativas, de atender à evolução do contexto institucional-legal do país, marcadamente a partir da promulgação da denominada Constituição Cidadã, em 1988, e das legislações dela decorrentes. Consoante esse assunto e o que se entende por objetivos do Código de Ética Profissional do Psicólogo, considere as assertivas:
I) Normatizar a natureza técnica do trabalho do psicólogo.
II) Valorizar os princípios fundamentais como grandes eixos que devem orientar a relação do psicólogo com a sociedade, a profissão, as entidades profissionais e a ciência.
III) Abrir espaço para a discussão, pelo psicólogo, dos limites e interseções relativos aos direitos individuais e coletivos.
IV) Contemplar a diversidade que configura o exercício da profissão e a crescente inserção do psicólogo em contextos institucionais e em equipes multiprofissionais.
V) Estimular reflexões que considerem as práticas particulares, que surgem em contextos específicos de atuação.
Assinale a alternativa que contém apenas afirmativas corretas.
- a) I, II e III.
- b) II, III e IV.
- c) I, II e V.
- d) III, IV e V
- e) I, II, III, IV e V.
- #114437
- Banca
- UTF-PR
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UTFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A difundida ideia de que o indivíduo tem seu destino em suas próprias mãos faz com que o momento de escolha de uma profissão seja considerado fundamental, sendo, até mesmo, visto como o momento mais importante na vida de um jovem. Considerando a bibliografia sugerida a respeito do processo de escolha profissional, é correto afirmar que:
- a) a melhor conduta para balizar o processo de escolha de uma profissão é evitar buscar informações específicas sobre as profissões, pois o excesso de informações poderá confundir e gerar ainda mais dúvidas ao indivíduo.
- b) a possibilidade de acesso e permanência na escola é essencialmente determinada pelo esforço individual.
- c) questões de gênero podem exercer influência sobre o processo de escolha quanto à profissão, já que, na tradição cultural brasileira, há profissões vistas como femininas ou masculinas.
- d) o processo de escolha de uma profissão ocorre de forma apartada do processo de identidade do indivíduo.
- e) os fatores que determinam a escolha de uma profissão são de natureza biológica, ligados diretamente às características naturais do indivíduo.
- #114438
- Banca
- UTF-PR
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UTFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Ainda de acordo com Bock, Furtado e Teixeira, é válido ressaltar que processo grupal e psicologia institucional se inter-relacionam. A partir da visão destes autores sobre instituições, organizações e grupos, é correto afirmar que:
- a) regras sociais institucionalizadas têm suas referências de origem claramente percebidas no cotidiano.
- b) as instituições, entendidas de forma substantiva, representam o aparato que reproduz o quadro de organizações no cotidiano da sociedade.
- c) a organização é um valor ou regra social reproduzida no cotidiano com estatuto de verdade, que serve como guia básico de comportamento e de padrão ético para as pessoas em geral.
- d) o processo de institucionalização se encerra com o estabelecimento de hábitos fundamentados em razões concretas.
- e) o grupo é o lugar onde a instituição se realiza.
- #114439
- Banca
- UTF-PR
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UTFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Conforme Bock, Furtado e Teixeira, Vigotski dedicou parte de sua obra às questões escolares, trazendo contribuições importantes para a compreensão dos chamados “problemas de aprendizagem”. Considere as assertivas abaixo, a respeito do pensamento deste autor sobre aprendizagem e desenvolvimento.
I) Vigotski defende a ideia de que há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós que vai se atualizando conforme o tempo passa ou recebemos influência externa.
II) Vigotski concebe o desenvolvimento como um processo que antecede à aprendizagem.
III) Para Vigotski, o desenvolvimento é um processo que se dá de dentro para fora.
IV) Vigotski construiu o conceito de zona de desenvolvimento proximal, referindo-se às potencialidades da criança que podem ser desenvolvidas a partir do ensino sistemático.
V) A partir das concepções de Vigotski, a escola é vista como um espaço que deve privilegiar o contato social entre seus membros e torná-los mediadores da cultura.
Estão corretas apenas:
- a) I e II
- b) I, II e III.
- c) II e IV.
- d) III, IV e V.
- e) IV e V.
- #114440
- Banca
- UTF-PR
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UTFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Patto realizou revisão crítica e importante acerca do fracasso escolar, inovando do ponto de vista teórico-prático, permitindo analisar o fracasso escolar a partir de uma perspectiva psicossocial. Com base na leitura de “A Produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia”, assinale a alternativa correta.
- a) Apesar do fracasso escolar perpassar por uma construção social e cultural, o principal fator que desencadeia tal fracasso é o próprio indivíduo e sua relação com o professor.
- b) A autora endossa as explicações para o fracasso escolar com base nas teorias de déficits e diferença cultural.
- c) O fracasso escolar é colocado em um discurso científico que naturaliza o próprio fracasso aos olhos dos envolvidos no processo.
- d) A autora compreendeu que há naturalização no processo de fracasso escolar, mas destacou que tal aspecto não engloba a visão dos familiares, que o compreendem de maneira não naturalizada.
- e) As manifestações de rebeldia e insatisfação na escola fazem da clínica psicológica um lugar propício ao compromisso humano-genérico.
- #114441
- Banca
- UTF-PR
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UTFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Ainda com relação à autora citada na questão 31, considere as assertivas:
I) A autora destaca que a categoria “trabalho” é somente um indicativo de normalidade e adaptação social.
II) A autora retrata a posição central que teve o “trabalho” no campo conceitual da psicologia.
III) A autora aponta que a Psicologia do Trabalho se destinava, nos primórdios de sua atuação, principalmente à utilização de métodos e técnicas psicológicas com o objetivo de classificar e adaptar os trabalhadores.
Está(ão) correta(s):
- a) apenas I.
- b) apenas II.
- c) apenas III.
- d) apenas I e III.
- e) I, II e III.
- #114442
- Banca
- UTF-PR
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UTFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Maria da Graça Corrêia Jacques traz em seu artigo discussões acerca da relação entre psicologia, saúde e trabalho, enfatizando a importância e o objetivo de ressignificar essas relações. Diante disso, sobre saúde do trabalhador, assinale a afirmativa que corresponde às colocações realizadas pela autora.
- a) A relação trabalho e saúde é algo recente, não sendo encontrados registros anteriores, relacionando trabalho a determinadas manifestações patológicas.
- b) Os primeiros estudos referentes à doença mental e trabalho iniciaram-se na psiquiatria e não na psicologia.
- c) O trabalho é visto como meio de sobrevivência, independente de qualquer atributo e valor moral.
- d) O valor simbólico do trabalho corresponde a sua subsistência.
- e) A psicologia se preocupa com a saúde do trabalhador e desenvolve estudos sobre esse tema desde o Séc. XIX.
- #114443
- Banca
- UTF-PR
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UTFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A parte I do livro “Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil” apresenta o contexto no qual está inserido o tema que dá título ao livro. O capítulo I discorre sobre o conceito de “trabalho”, enfatizando sua construção histórica e as concepções contemporâneas. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
- a) O trabalho deve ser considerado um objeto com um único significado e um sentido.
- b) Quando o trabalho elimina a intencionalidade humana e suas capacidades cognitivas, é correto afirmar que o trabalho está sendo caracterizado pelo seu próprio sentido.
- c) As dimensões que compõem o mundo do trabalho são: concreta, gerencial, socioeconômica e ideológica.
- d) A dimensão gerencial representa a tecnologia que se pode utilizar para realizar o trabalho.
- e) No contexto do sistema capitalista, a ideologia dominante é a de que trabalhar muito corresponde a sucesso econômico.
- #114444
- Banca
- UTF-PR
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UTFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Um dos objetivos da obra “Psicologia Escolar: práticas críticas” é problematizar a relação psicologia-escola. Com base nas leituras realizadas, apresentam-se as seguintes sentenças:
I) O ensino e aprendizagem são práticas importantes de serem construídas coletivamente.
II) O trabalho do psicólogo no contexto escolar, por meio dos relatórios e encaminhamentos, contribui muitas vezes para uma possível impotência, bem como culpabilização dos que não seguem o que foi sugerido/encaminhado.
III) A partir do acompanhamento escolar, o psicólogo deveria, no que diz respeito à avaliação psicológica, trocar o enfoque de “avaliar alguém” por “avaliar um campo de força”.
Está(ão) correta(s):
- a) apenas I.
- b) apenas I e II.
- c) apenas II.
- d) apenas III.
- e) I, II e III.
- #114445
- Banca
- UTF-PR
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UTFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
De acordo com a teoria ecológica do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner, é correto afirmar que:
- a) o microssistema está relacionado ao ambiente imediato da pessoa em desenvolvimento.
- b) o exossistema é composto de microssistemas, dos quais a pessoa em desenvolvimento participa diretamente.
- c) as três estruturas do contexto são: microssistema, exossistema, cronossistema.
- d) a noção de desenvolvimento humano, proposta pelo autor, está relacionada com as mudanças que ocorrem nas características psicológicas da pessoa ao longo da sua vida.
- e) na teoria do autor, as variáveis genéticas e ambientais são pólos opostos, desconsiderando as variáveis genéticas para o desenvolvimento humano.
- #114446
- Banca
- UTF-PR
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UTFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Amazarrat, Dutra-Thomé e Seibel destacam que a escolha da profissão costuma acontecer no final da adolescência e está relacionada à continuação dos estudos em ensino superior, como também com a inserção no mercado de trabalho. Diante disso, no que diz respeito à orientação profissional, assinale a alternativa correta.
- a) Independente do nível socioeconômico dos jovens, os cursos universitários representam a etapa seguinte após a conclusão do ensino médio.
- b) A orientação profissional deve acontecer apenas a partir do ensino médio, compreendendo que é quando o adolescente tem maturidade emocional para decidir acerca do seu futuro.
- c) Entendendo a importância que o “trabalho” representa, de acordo com as autoras, destaca-se a necessidade de políticas públicas que insiram a orientação profissional de maneira contínua, iniciando no ensino fundamental e permanecendo até o ensino superior.
- d) O Brasil, devido à conexão existente entre escola e universidade, no que diz respeito à realidade empregatícia, oferta recursos eficientes para o enfrentamento dos jovens no mercado de trabalho.
- e) A escolha da profissão pelos jovens acontece a partir de uma estrita escolha individual.
- #114447
- Banca
- UTF-PR
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UTFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Consoante com a legislação atual, as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação deverão reservar, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, uma porcentagem mínima de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Assinale a alternativa que indica a porcentagem correspondente ao total de vagas.
- a) 10%
- b) 25%.
- c) 50%.
- d) 75%.
- e) 80%.