Simulado UFTPR | Psicólogo | CONCURSO
SIMULADO UFTPR | PSICÓLOGO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFTPR para o cargo de Psicólogo.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca UFTFPR para o concurso UFTPR. Estas questões são especificamente para o cargo de Psicólogo, contendo Psicologia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFTPR | Psicólogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFTPR.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #114448
- Banca
- UTF-PR
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UTFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Considerando a legislação acerca do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), é correto afirmar que um de seus objetivos é:
- a) democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal.
- b) democratizar as condições de permanência dos jovens na educação básica pública federal.
- c) contribuir para a promoção da integração digital da região norte e nordeste do Brasil.
- d) criar condições para que estudantes que se tornaram mães durante o ensino superior possam ter condições de amamentar seus filhos com qualidade e dignidade.
- e) aumentar as condições de acesso das pessoas com vulnerabilidade social à educação básica.
- #114449
- Banca
- UTF-PR
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UTFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
De acordo com o Código de Ética Profissional, ao psicólogo é vedado:
- a) sugerir serviços de outros psicólogos, sempre que, por motivos justificáveis, não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente.
- b) prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência.
- c) fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional.
- d) informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos.
- e) induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas ou de orientação sexual, quando do exercício de suas funções profissionais.
- #114450
- Banca
- UTF-PR
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UTFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Ainda consoante o estudo de Lajonquière, ao se tratar da educação de pessoas com deficiência ou com necessidades educativas especiais, é correto afirmar que, nesses casos, como base para uma educação possível está:
- a) uma metodologia cientificamente embasada.
- b) uma legislação que obrigue os sistemas educativos a uma inclusão de fato.
- c) um aprendiz que, apesar da deficiência/necessidade, possui um aparato biológico capaz de compreensão racional.
- d) uma aposta/desejo de um educador em um sujeito capaz de ser convocado à aprendizagem.
- e) um sentimento de piedade e compaixão por parte do educador.
- #114451
- Banca
- UTF-PR
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UTFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Os estudos de Leandro de Lajonquière apontam para um inevitável fracasso da empresa educativa, na tentativa da sociedade de educar seus membros. Nesse sentido, é correto afirmar que a educação é impossível porque:
- a) a educação de crianças sempre se propõe uma idealização impossível de se manter quando se tenta educar crianças de “carne e osso”.
- b) os métodos educativos ainda não conseguiram superar as diferenças sociais geradoras de condições distintas no desenvolvimento de cada criança.
- c) os gestores da empresa educativa e, mais ainda, os legisladores não estão de fato interessados em promover uma sociedade consciente e educada.
- d) os aparatos tecnológicos estão destruindo a condição natural do sujeito humano de aprender, e novos métodos devem ser construídos para que a educação possa voltar a ser possível.
- e) as famílias, atualmente mais desestruturadas, não funcionam como base educativa, o que contribui para a ineficácia da educação formal.
- #114452
- Banca
- UTF-PR
- Matéria
- Psicologia
- Concurso
- UTFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
A adolescência é reconhecidamente um período de relações conturbadas, rebeldia e comportamentos considerados desviantes. Não obstante, a etiologia dessas características está relacionada não apenas ao desenvolvimento biológico do corpo, mas também a novas construções psíquicas e sociais na história do sujeito. Considerando a bibliografia indicada, em específico a obra de Aberastury e Knobel, é correto afirmar que o papel do psicólogo ao trabalhar com adolescentes deve ser, prioritariamente:
- a) zelar por sua proteção contra más influências sociais, unindo forças com a família do adolescente para que ele não se perca do caminho familiar.
- b) proporcionar ao adolescente condições de construir uma identidade adulta, podendo o jovem elaborar, na medida do possível, os lutos pelo corpo infantil, por sua identidade e por seus pais infantis.
- c) possibilitar que o adolescente possa encontrar um caminho ótimo dentro de um ambiente que favoreça a aceitação de uma força superior, a qual o auxilie em seu caminhar na vida adulta.
- d) comportar-se como um segundo pai/mãe, exercendo a função parental de cobrança de regras e normas adequadas ao bom convívio da sociedade.
- e) orientar o jovem a escolher um posicionamento dentro das questões da sexualidade e identidade de gênero.