Processando...

Simulado UFTPR | Psicólogo | CONCURSO

Simulado UFTPR | Psicólogo

SIMULADO UFTPR | PSICÓLOGO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFTPR para o cargo de Psicólogo.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca UFTFPR para o concurso UFTPR. Estas questões são especificamente para o cargo de Psicólogo, contendo Psicologia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFTPR | Psicólogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFTPR.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#114448
Banca
UTF-PR
Matéria
Psicologia
Concurso
UTFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

Considerando a legislação acerca do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), é correto afirmar que um de seus objetivos é:

  • a) democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal.
  • b) democratizar as condições de permanência dos jovens na educação básica pública federal.
  • c) contribuir para a promoção da integração digital da região norte e nordeste do Brasil.
  • d) criar condições para que estudantes que se tornaram mães durante o ensino superior possam ter condições de amamentar seus filhos com qualidade e dignidade.
  • e) aumentar as condições de acesso das pessoas com vulnerabilidade social à educação básica.
#114449
Banca
UTF-PR
Matéria
Psicologia
Concurso
UTFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

De acordo com o Código de Ética Profissional, ao psicólogo é vedado:

  • a) sugerir serviços de outros psicólogos, sempre que, por motivos justificáveis, não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente.
  • b) prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência.
  • c) fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional.
  • d) informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos.
  • e) induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas ou de orientação sexual, quando do exercício de suas funções profissionais.
#114450
Banca
UTF-PR
Matéria
Psicologia
Concurso
UTFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

Ainda consoante o estudo de Lajonquière, ao se tratar da educação de pessoas com deficiência ou com necessidades educativas especiais, é correto afirmar que, nesses casos, como base para uma educação possível está:

  • a) uma metodologia cientificamente embasada.
  • b) uma legislação que obrigue os sistemas educativos a uma inclusão de fato.
  • c) um aprendiz que, apesar da deficiência/necessidade, possui um aparato biológico capaz de compreensão racional.
  • d) uma aposta/desejo de um educador em um sujeito capaz de ser convocado à aprendizagem.
  • e) um sentimento de piedade e compaixão por parte do educador.
#114451
Banca
UTF-PR
Matéria
Psicologia
Concurso
UTFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

Os estudos de Leandro de Lajonquière apontam para um inevitável fracasso da empresa educativa, na tentativa da sociedade de educar seus membros. Nesse sentido, é correto afirmar que a educação é impossível porque:

  • a) a educação de crianças sempre se propõe uma idealização impossível de se manter quando se tenta educar crianças de “carne e osso”.
  • b) os métodos educativos ainda não conseguiram superar as diferenças sociais geradoras de condições distintas no desenvolvimento de cada criança.
  • c) os gestores da empresa educativa e, mais ainda, os legisladores não estão de fato interessados em promover uma sociedade consciente e educada.
  • d) os aparatos tecnológicos estão destruindo a condição natural do sujeito humano de aprender, e novos métodos devem ser construídos para que a educação possa voltar a ser possível.
  • e) as famílias, atualmente mais desestruturadas, não funcionam como base educativa, o que contribui para a ineficácia da educação formal.
#114452
Banca
UTF-PR
Matéria
Psicologia
Concurso
UTFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 20 - 

A adolescência é reconhecidamente um período de relações conturbadas, rebeldia e comportamentos considerados desviantes. Não obstante, a etiologia dessas características está relacionada não apenas ao desenvolvimento biológico do corpo, mas também a novas construções psíquicas e sociais na história do sujeito. Considerando a bibliografia indicada, em específico a obra de Aberastury e Knobel, é correto afirmar que o papel do psicólogo ao trabalhar com adolescentes deve ser, prioritariamente:

  • a) zelar por sua proteção contra más influências sociais, unindo forças com a família do adolescente para que ele não se perca do caminho familiar.
  • b) proporcionar ao adolescente condições de construir uma identidade adulta, podendo o jovem elaborar, na medida do possível, os lutos pelo corpo infantil, por sua identidade e por seus pais infantis.
  • c) possibilitar que o adolescente possa encontrar um caminho ótimo dentro de um ambiente que favoreça a aceitação de uma força superior, a qual o auxilie em seu caminhar na vida adulta.
  • d) comportar-se como um segundo pai/mãe, exercendo a função parental de cobrança de regras e normas adequadas ao bom convívio da sociedade.
  • e) orientar o jovem a escolher um posicionamento dentro das questões da sexualidade e identidade de gênero.