Processando...

Simulado UFTPR | Engenheiro Civil | CONCURSO

Simulado UFTPR | Engenheiro Civil

SIMULADO UFTPR | ENGENHEIRO CIVIL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFTPR para o cargo de Engenheiro Civil.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca UFTFPR para o concurso UFTPR. Estas questões são especificamente para o cargo de Engenheiro Civil, contendo Engenharia Civil que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFTPR | Engenheiro Civil contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFTPR.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#114364
Banca
UTF-PR
Matéria
Engenharia Civil
Concurso
UTFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Com relação a projetos e execução de obras de construção civil, considere:
I) As fundações denominadas indiretas ou profundas são aquelas em que a carga da estrutura é transmitida ao solo de suporte diretamente pela fundação, onde em seu dimensionamento o centro de gravidade da fundação deve coincidir com o centro de gravidade do elemento transmissor de carga. II) As estacas são utilizadas essencialmente para transmissão de cargas a camadas profundas do terreno. É preferido o uso de estacas, quando a taxa admissível do terreno for inferior ao carregamento pela estrutura e quando a fundação direta ficar sujeita a recalque incompatível com a estrutura a ser construída. Quanto aos esforços a que estão sujeitas podemos classificá-las em estacas de compressão, de tração e de flexão. Normalmente, as estacas são cravadas verticalmente e trabalham à compressão, entretanto as estacas pranchas trabalham à flexão. III) Para grandes estruturas, requer-se um planejamento para o lançamento do concreto, levando-se em consideração o projeto de escoramento e as deformações que nele são provocadas pelo peso próprio do concreto fresco e pelas eventuais cargas de serviço. Para limitar ou prevenir tensões desenvolvidas pelas variações sofridas, as estruturas de concreto devem ser providas de juntas originárias de projeto que têm por fim permitir os deslocamentos da estruturas como retrações, expansões e contrações devidas às variações de umidade e temperatura, bem como escorregamentos e empenamentos devidos às mesmas causas, e também de flexões causadas pelo carregamento ou condição do solo da fundação. Também há a necessidade de juntas de construção feitas de acordo com as interrupções da execução. IV) O adensamento do concreto lançado tem por objeto deslocar com esforço os elementos que o compõem e orientá-los para se obter maior capacidade, obrigando as partículas a ocupar os vazios e desalojar o ar do material. O processo de adensamento por meio da vibração permite ao concreto, além da desaeração, uma maior fluidez, sem aumentar a quantidade de água, e determinar a ascensão à superfície do excesso da água de amassamento e da pasta de cimento. Com isso, são melhoradas sensivelmente todas as características do concreto: compacidade, resistência à compressão, impermeabilidade, aderência, retração e durabilidade. V) As superfícies do concreto, expostas a condições que acarretem a secagem (perda da água de amassamento) prematura, deverão ser protegidas por meios adequados, de modo a conservarem-se úmidas, durante pelo menos sete dias contados a partir do dia do lançamento.
Estão corretas apenas:

  • a) II, III, IV e V.
  • b) I, II, III e IV.
  • c) III, IV e V.
  • d) IV e V.
  • e) I, II e III.
#114365
Banca
UTF-PR
Matéria
Engenharia Civil
Concurso
UTFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A Norma de Desempenho das Edificações – ABNT NBR 15.575/2013 tem como objetivo atender as exigências dos usuários em relação aos sistemas que compõem edificações habitacionais, independente dos seus materiais constituintes e do sistema construtivo utilizado. Com relação à ABNT NBR 15.575/2013 – Desempenho das Edificações, é correto afirmar que:

  • a) a ABNT NBR 15.575/2013 – Desempenho das Edificações está estruturada em sete partes: Requisitos Gerais; Sistemas Estruturais; Sistemas de Pisos; Sistemas de Vedações Verticais Internas e Externas; Sistemas de Coberturas; Sistemas Hidrossanitários; e Sistemas Elétricos.
  • b) a ABNT NBR 15.575/2013 restringe-se a edificações habitacionais e comerciais e é aplicável somente para edificações acima de 5 pavimentos, tendo requisitos e critérios de desempenho válidos em nível nacional, considerando as especificidades regionais do Brasil.
  • c) pode-se definir com Vida Útil de Projeto (VUP) o período estimado de tempo para o qual um sistema é projetado, a fim de atender aos requisitos de desempenho estabelecidos na ABNT NBR 15.575/2013, considerando o atendimento aos requisitos das normas aplicáveis, as informações conhecidas no momento do projeto e supondo o cumprimento da periodicidade e correta execução dos processos de manutenção especificados no respectivo manual de uso, operação e manutenção (a VUP não pode ser confundida com o tempo de vida útil, durabilidade, e prazo de garantia legal ou contratual). Na ABNT NBR 15.575/2013, pode-se destacar a VUP (anos) das estruturas da edificação com valor mínimo > 60, intermediário > 73 e superior > 95.
  • d) o ensaio de Impacto de corpo mole e de Impacto de corpo duro nas edificações procuram representar choques acidentais gerados pela utilização da edificação, atos de vandalismo, tentativas de intrusão, etc. Sob ação do impacto de corpo mole, os componentes da estrutura devem sofrer ruptura ou instabilidade sob as energias de impacto aplicadas. Sob a ação de impacto de corpo duro, os elementos impactados não podem ser transpassados, sofrer ruptura ou instabilidade sob ação de impactos de segurança com energias indicadas no procedimento de avaliação, porém admite-se fissuras ou escamações.
  • e) com relação ao desempenho acústico, a ABNT NBR 15.575/2013 ressalta a necessidade da adequada isolação acústica por parte de fachadas, coberturas, entrepisos e paredes. Para se definir o desempenho acústico dos pisos na habitação, deve-se avaliar o som resultante de ruídos de impacto (caminhamento, queda de objetos e outros) entre unidades habitacionais. Devem ser avaliados os dormitórios da unidade habitacional, e as medições devem ser executadas com portas e janelas fechadas, como foram entregues pela empresa construtora ou incorporadora, pois qualquer diferença de massa ou camada pode apresentar resultados diferentes. Os sistemas de pisos, separando unidades autônomas posicionadas em pavimentos distintos, devem ter nível de pressão sonora de impacto padrão ponderado, L’nT,w dB < 80.
#114366
Banca
UTF-PR
Matéria
Engenharia Civil
Concurso
UTFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Com relação à Norma Regulamentadora 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, sobre Medidas e Proteção Contra Queda em Altura e utilização de Andaimes, considere:
I) A proteção contra queda, quando constituída de anteparos rígidos, em sistema de guarda corpo e rodapé, deve ter altura mínima de 1,20m (um metro e vinte centímetros) para o travessão superior e 0,70m (setenta centímetros) para o travessão intermediário; ter rodapé na altura de 0,20m (vinte centímetros); e ter vão entre travessas, preenchidos com tela ou outro dispositivo que garanta o fechamento seguro da sua abertura. II) O dimensionamento de andaimes, sua estrutura de sustentação e fixação, deve ser realizado por profissional legalmente habilitado. Os projetos de andaime do tipo fachadeiro, suspensos e em balanço devem ser acompanhados da sua respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Somente empresas habilitadas no CREA, com profissional legalmente habilitado pertencente ao seu quadro de empregados ou societário, podem fabricar andaimes completos ou quaisquer componentes estruturais. III) O piso de trabalho dos andaimes deve ter forração completa, ser antiderrapante, ser nivelado e fixado de modo seguro e resistente. É proibida, sobre o piso de trabalho de andaimes, a utilização de escadas e outros meios para se atingirem lugares mais altos. IV) Os andaimes fachadeiros devem dispor de proteção com tela de arame galvanizado ou material de resistência e durabilidade equivalentes, desde a primeira plataforma de trabalho até pelo menos 2,00 m (dois metros) acima da última plataforma de trabalho. V) Em todo o perímetro da construção de edifícios com mais de 4 pavimentos ou altura equivalente, é obrigatória a instalação de uma plataforma principal de proteção na altura da primeira laje, que esteja, no mínimo, um pé direito do nível do terreno. Essa plataforma deve ter, no mínimo, 2,50 m de projeção horizontal da face externa da construção e 1 (um) complemento de 0,80m (oitenta centímetros) de extensão, com inclinação de 45 graus (quarenta e cinco graus), a partir da sua extremidade.
Estão corretas:

  • a) I, II, III e IV somente.
  • b) III, IV e V somente.
  • c) I, II, III, IV e V.
  • d) IV e V somente.
  • e) II, III e V somente.
#114367
Banca
UTF-PR
Matéria
Engenharia Civil
Concurso
UTFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

De acordo com a Norma Regulamentadora 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, é INCORRETO afirmar:

  • a) na execução de estruturas de concreto armado, as fôrmas devem ser projetadas e construídas de modo que resistam às cargas máximas de serviço, e os suportes e as escoras das formas devem ser supervisionados, antes e durante a concretagem, por trabalhador qualificado.
  • b) a serra circular necessária à realização da atividade de carpintaria deve ser dotada de mesa estável, com fechamento de suas faces inferiores, anterior e posterior, construída de madeira resistente; a carcaça do motor aterrada eletricamente; o disco deve ser mantido afiado e travado, devendo ser substituído quando apresentar trincas, dentes quebrados ou empenamentos; as transmissões de força mecânica devem estar protegidas obrigatoriamente por anteparos fixos e resistentes; e ser provida de coifa protetora do disco, cutelo divisor, com identificação do fabricante e ainda coletor de serragem.
  • c) são obrigatórios a elaboração e o cumprimento do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho da Indústria da Construção (PCMAT), nos estabelecimentos com 20 (vinte) trabalhadores ou mais, contemplando os aspectos da NR 18 e outros dispositivos complementares de segurança, e o mesmo deve ser mantido à disposição do órgão regional do Ministério do Trabalho, para aprovação.
  • d) os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25 m (um metro e vinte e cinco centímetros) devem ter a sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para esse fim. Além disso, as escavações com mais de 1,25 m (um metro e vinte e cinco centímetros) de profundidade devem dispor de escadas ou rampas, colocadas próximas aos postos de trabalho. Já os taludes com altura superior a 1,75m (um metro e setenta e cinco centímetros) devem ter a sua estabilidade garantida, independente da sua condição.
  • e) com relação à execução de fundações do tipo tubulão a céu aberto, toda a escavação só pode ser iniciada com a liberação e autorização do Engenheiro responsável pela execução da fundação, atendendo o disposto na NBR 6122:2010 ou alterações posteriores. Todos os tubulões devem ser encamisados, exceto quando houver projeto elaborado por profissional legalmente habilitado, que dispense o encamisamento. O diâmetro mínimo para escavação de tubulão a céu aberto é de 0,60m, e somente poderá ser utilizado o diâmetro de 0,50m com justificativa técnica do engenheiro responsável pela fundação.
#114368
Banca
UTF-PR
Matéria
Engenharia Civil
Concurso
UTFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Com relação à execução de obras de construção civil em concreto armado, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) Dentre as principais propriedades do concreto fresco, pode-se citar a sua trabalhabilidade, consistência e coesão. A trabalhabilidade é a propriedade do concreto fresco que identifica sua maior ou menor aptidão para ser empregado em uma determinada utilização com facilidade e sem perda de sua homogeneidade. A medida de consistência serve para verificar se está correta a quantidade de água adicionada ao concreto, durante sua confecção. Coesão é a propriedade do concreto que impede os componentes de se separarem da mistura. Para medir a consistência e a coesão de concretos plásticos, utiliza-se o método do abatimento do tronco de cone, também conhecido pela designação em inglês “slump test”
  • b) A variação da resistência à compressão do concreto, com relação ao fator água/cimento, varia de acordo com a Lei de Abrams: “Para dados materiais, a resistência depende diretamente da relação água/cimento, ou seja, quanto maior a relação água/cimento maior será a resistência”.
  • c) Além da relação água/cimento, a resistência mecânica do concreto depende: da idade da concretagem; da forma e graduação dos agregados; do tipo do cimento utilizado; da temperatura ambiente; da forma e dimensões do corpo de prova; da velocidade de aplicação da carga de ensaio; e da duração da carga atuante sobre o concreto.
  • d) A resistência à compressão do concreto se eleva com a idade e deve atingir o valor de projeto (fck) até os 28 dias. O valor do fck deve ser verificado aos 3 e 7 dias, para se ter mais rapidamente informações sobre o concreto. No caso de cimentos de Alta Resistencia Inicial (ARI), verifica-se também a resistência com 1 dia de idade.
  • e) A resistência à tração do concreto apresenta interesse principalmente quando se trata de concreto protendido, para se definir o valor máximo de tensão nos cabos, durante as etapas de protensão.
#114369
Banca
UTF-PR
Matéria
Engenharia Civil
Concurso
UTFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Nos últimos anos, o conceito BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) vem sendo implantado e amplamente utilizado nas diversas obras da construção civil. Essa tecnologia veio revolucionar a forma de elaboração de projetos. Considere as afirmativas: I) Um projeto desenvolvido na plataforma BIM, trata-se apenas de um modelo 3D detalhado, sem atributos de objetos, tendo como objetivo somente a visualização gráfica do projeto. II) O modelo 3D gerado pelo software BIM é projetado diretamente em vez de ser gerado a partir de múltiplas vistas 2D. Ele pode ser usado para visualizar o projeto em qualquer etapa do processo com a expectativa que terá dimensões consistentes em todas as vistas. III) Não há ferramentas de projeto BIM que permitam aos projetistas extrair uma lista precisa de quantitativos de materiais e produtos, que pode ser utilizada para estimar o custo. IV) Tendo em vista que, na utilização do BIM, o modelo virtual 3D da construção é a fonte para todos os desenhos 2D e 3D, os erros de projetos causados por desenhos 2D inconsistentes são eliminados. V) Uma vez que o BIM fornece um modelo preciso de projeto e dos recursos materiais requeridos para cada segmento do trabalho, ele proporciona a base para uma melhoria no planejamento da obra e no cronograma e ajuda a garantir a chegada de pessoal, equipamentos e materiais, no momento exato da sua necessidade.
Estão corretas:

  • a) I e III somente.
  • b) I e V somente.
  • c) I, II, III, IV e V.
  • d) II, IV e V somente.
  • e) II, III, IV e V somente.
#114370
Banca
UTF-PR
Matéria
Engenharia Civil
Concurso
UTFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Para a fabricação de 1m³ de argamassa para assentamento de alvenaria, com traço 1:1:6, adotam-se os seguintes consumos de insumos: 244,51 kg de cimento Portland CP II; 127,57 Kg de cal hidratada; 1,28 m³ de areia média; e 10 horas de servente.
Na execução do assentamento de 1m² de parede de alvenaria de blocos cerâmicos de 9cm(largura)x 14cmx19cm, com juntas horizontais e verticais de 1,5cm de largura, onde se demanda 0,90 horas de pedreiro e 0,9 horas de servente por m², considere:
I) O volume de argamassa por m² de alvenaria é de 0,01466 m³
II) A quantidade de blocos cerâmicos por m² de alvenaria são 38 unidades.
III) A quantidade de cimento utilizado na argamassa, por m² de alvenaria, é de 3,58 Kg.
IV) A quantidade de areia média utilizada na argamassa, por m² de alvenaria, é de 0,018765 m³.
V) A quantidade total de horas de servente para a execução de 1m² de alvenaria é de 2,546 horas.

Está correto o que se afirma em:

  • a) II e III somente.
  • b) I e II somente.
  • c) I, III e IV somente.
  • d) I, II, III, IV e V.
  • e) I e III somente.
#114371
Banca
UTF-PR
Matéria
Engenharia Civil
Concurso
UTFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Um determinado traço de concreto receberá 3 viagens de areia com padiolas de 35 cm x 45 cm x 24 cm para cada saco de cimento de 50 kg. A umidade da areia é de 3%. A massa unitária dessa areia é de 1,25 kg/dm3, e o fator água cimento desse traço é 0,65. A quantidade de água que deve ser adicionada, em litros, por saco de cimento, é de:

  • a) 32,5 litros.
  • b) 28,25 litros.
  • c) 31,08 litros.
  • d) 42,5 litros.
  • e) 36,98 litros.
#114372
Banca
UTF-PR
Matéria
Engenharia Civil
Concurso
UTFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

A respeito de instalações hidrossanitárias prediais, assinale a alternativa correta.

  • a) O sistema de ventilação é o conjunto de tubulações que protege os desconectores, impedindo o rompimento do fecho hídrico, permitindo a saída dos gases do esgoto para a atmosfera. É a proteção dos fechos hídricos dos desconectores.
  • b) Os reservatórios são destinados à acumulação de água. Quanto ao local de instalação, distinguem-se os seguintes tipos de reservatórios: superior, inferior e intermediário. O reservatório intermediário é executado quando a pressão estática em qualquer ponto da rede de distribuição é superior à 20 m.c.a., servindo para aliviar a pressão. Esse valor é estabelecido pela norma ABNT NBR 5626:1998 – Instalação predial de água fria.
  • c) Os reservatórios com capacidade acima de 3 mil litros devem ser divididos em dois compartimentos iguais, interligados por barrilete (possuir também registro de gaveta para facilitar a limpeza ou conserto de um dos compartimentos).
  • d) As tubulações dos sistemas prediais de água fria são dimensionadas para funcionar como condutos livres. Os parâmetros necessários no dimensionamento do sistema de distribuição são a vazão, a velocidade, a pressão e a perda de carga.
  • e) Em instalações prediais de esgotos sanitários, as tubulações de esgotos secundárias são o acesso dos gases provenientes do coletor público ou de dispositivos de tratamento. É a parte da instalação compreendida após os desconectores até o coletor público. Esses são os ramais provenientes das bacias sanitárias ou pias de despejo e serão sempre canalizações secundárias
#114373
Banca
UTF-PR
Matéria
Engenharia Civil
Concurso
UTFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

A respeito de sistemas de revestimentos de pisos, assinale a alternativa correta.

  • a) Diferentemente do porcelanato, a cerâmica tradicional possui absorção de água menor que 0,5% e, com isso, uma EPU (expansão por umidade) praticamente nula. É um material de baixa porosidade, tendo, com isso, maior facilidade na limpeza de sua superfície.
  • b) Em pisos internos com revestimentos cerâmicos, as juntas de movimentação, longitudinais e/ou transversais, devem ser executadas quando a área for igual ou superior a 20,0m2, ou sempre que a extensão do lado for maior que 5,00m.
  • c) Em pisos externos com revestimentos cerâmicos, as juntas de movimentação, longitudinais e/ou transversais, devem ser executadas quando a área for igual ou superior a 50,0m2, ou sempre que a extensão do lado for maior que 8,00m.
  • d) Em pisos com revestimentos cerâmicos, as juntas de dessolidarização são juntas no encontro do piso com obstáculos verticais, tais como paredes ou pilares. Devem ser preenchidas com material deformável, sendo a seguir vedadas com selante flexível.
  • e) O piso vinílico é um piso flutuante, ou seja, não é pregado ou colado no contrapiso. Suas réguas têm encaixe macho e fêmea e, ao serem unidas, formam uma superfície única, cobrindo todo o ambiente. As únicas peças fixas são os rodapés e perfis.
#114374
Banca
UTF-PR
Matéria
Engenharia Civil
Concurso
UTFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

A pintura na construção civil é uma camada de acabamento na forma de uma película aderente que pode ser aplicada em peças de concreto, revestimentos de argamassa, alvenarias aparentes, componentes metálicos e de madeira, telhas, pisos cimentícios e de madeira. A respeito de sistemas de pintura, assinale a alternativa correta.

  • a) O solvente é uma substância líquida, constituída por resinas, solventes e aditivos que, após aplicação, sofre processo de cura e se converte em uma película transparente, aderente e flexível.
  • b) A massa de nivelamento tem, entre outros, os seguintes objetivos: diminuir e uniformizar a absorção da tinta, isolar quimicamente a tinta do substrato, melhorar a aderência e diminuir o consumo da tinta de acabamento.
  • c) Os vernizes são líquidos voláteis, que permitem dissolver a resina, e são responsáveis pelo aspecto líquido da tinta; e os diluentes são líquidos adicionados aos vernizes com o objetivo de melhorar as características de aplicação.
  • d) A camada de fundo consiste em uma pintura com substância pastosa, constituída por resinas solventes (ou água) e cargas inertes, com a função de corrigir irregularidades e proporcionar uma superfície com textura lisa.
  • e) Em substratos de revestimentos argamassados, o sistema de pintura protege contra o esfarelamento, contra a ação da umidade, reduz a absorção de água e inibe o desenvolvimento de fungos e bolores. Em substratos de madeira, reduz a absorção de água e protege contra a ação das intempéries, da água e dos raios solares.
#114375
Banca
UTF-PR
Matéria
Engenharia Civil
Concurso
UTFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

Com base nas recomendações da norma brasileira ABNT NBR 6136:2016 – Blocos vazados de concreto simples para alvenaria: Requisitos, assinale a alternativa que apresenta a consideração correta para execução de alvenarias de blocos de concreto simples.

  • a) Permite-se o uso de blocos com função estrutural classe C (cuja resistência característica à compressão axial aos 28 dias é maior ou igual à 3,00 MPa), com largura de 115mm, para edificações de, no máximo, dois pavimentos.
  • b) Para aplicação abaixo do nível do solo, devem ser utilizados blocos classe A, cuja resistência característica à compressão axial aos 28 dias é maior ou igual à 6,00 MPa.
  • c) Permite-se o uso de blocos com função estrutural classe C (cuja resistência característica à compressão axial aos 28 dias é maior ou igual à 3,00 MPa), com largura de 90mm, para edificações de, no máximo, dois pavimentos.
  • d) Os blocos com largura de 90mm têm seu uso restrito para alvenaria sem função estrutural.
  • e) Os blocos de concreto simples para alvenaria são designados em quatro classes distintas, sendo as classes A, B, C e D, classificando-os conforme suas dimensões físicas, resistência à compressão, absorção e retração.
#114376
Banca
UTF-PR
Matéria
Engenharia Civil
Concurso
UTFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

Com base nas recomendações da norma brasileira ABNT NBR 8545:1984 – Execução de alvenaria sem função estrutural de tijolos e blocos cerâmicos, assinale a alternativa que apresenta a consideração correta para execução de alvenarias de tijolos e blocos cerâmicos.

  • a) Para obras com estrutura de concreto armado, a alvenaria deve ser interrompida abaixo das vigas ou lajes. Esse espaço deve ser preenchido após 28 dias, de modo a garantir o perfeito travamento entre a alvenaria e a estrutura.
  • b) Para obras com mais de um pavimento, o travamento da alvenaria, respeitado o prazo de 7 dias, só deve ser executado depois que as alvenarias do pavimento imediatamente acima tenham sido levantadas até igual altura.
  • c) Recomenda-se não molhar os componentes cerâmicos antes de seu emprego.
  • d) As alvenarias apoiadas em alicerces devem ser executadas no mínimo 7 dias após a impermeabilização destes.
  • e) Não se recomenda chapiscar a face da estrutura (lajes, vigas e pilares) que ficam em contato com a alvenaria.
#114377
Banca
UTF-PR
Matéria
Engenharia Civil
Concurso
UTFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

As fundações são responsáveis pela transmissão das cargas das edificações ao solo, podendo ser superficiais ou profundas. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) A nega corresponde à penetração permanente de uma estaca, causada pela aplicação de um golpe do pilão.
  • b) A fundação profunda do tipo Estaca raiz é preenchida com argamassa de cimento e areia, moldada in loco, executada por meio de perfuração rotativa ou roto-percussiva, podendo ser armada ou não.
  • c) Em planta, as sapatas não devem ter dimensão inferior a 60 cm.
  • d) Nas fundações rasas, as faces em contato com o solo devem ser concretadas sobre um lastro de concreto não estrutural, com no mínimo 5 cm de espessura.
  • e) Na Estaca Hélice Contínua Monitorada, a armadura sempre é colocada após a concretagem da peça.
#114378
Banca
UTF-PR
Matéria
Engenharia Civil
Concurso
UTFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Sobre instalações elétricas de baixa tensão, considere:
I) Um dos critérios para o dimensionamento dos condutores fase é de que a capacidade de condução de corrente do condutor deverá ser igual ou superior à corrente de projeto, desconsiderando as componentes harmônicas. II) O condutor neutro de um circuito monofásico poderá ter seção inferior a seção do condutor fase, quando esta for maior ou igual a 25 mm2. III) O dispositivo DR tem capacidade de interromper um circuito pelo fato de identificar a existência de corrente diferencial-residual. IV) Em circuitos de tomadas externas da edificação deve ser instalado o dispositivo DR.
Está correto o que se afirma em:

  • a) I, II, III e IV.
  • b) apenas II e III.
  • c) apenas III e IV.
  • d) apenas I, III e IV.
  • e) apenas II, III e IV.