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Simulado UFSJ de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado UFSJ de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO UFSJ DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso UFSJ.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFSJ que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores UFSJ, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFSJ de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso UFSJ.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso UFSJ. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO UFSJ
Para realizar o simulado UFSJ você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFSJ você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para UFSJ é aqui!


#169589
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(1,0) 1 - 

De acordo com o Estatuto da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), são competências do reitor, EXCETO

  • a) conferir grau e assinar diplomas ou certificados.
  • b) baixar portarias, ordens de serviço e normas de aplicação.
  • c) firmar contratos, convênios e ajustes com pessoas ou instituições públicas ou privadas.
  • d) gerenciar os processos de provimento de cargos, remoção e redistribuição dos servidores.
#169590
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(1,0) 2 - 

De acordo com o Estatuto da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), a Congregação é o órgão consultivo, normativo e de deliberação superior da Pró- reitoria de

  • a) Administração.
  • b) Ensino de Graduação.
  • c) Pesquisa e Pós-graduação.
  • d) Extensão e Assuntos Comunitários.
#169591
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(1,0) 3 - 

De acordo com o Estatuto da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), o seu órgão máximo, normativo, deliberativo e consultivo é

  • a) a Reitoria.
  • b) o Conselho Diretor.
  • c) o Conselho Universitário.
  • d) a Pró-reitoria de Administração.
#169592
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(1,0) 4 - 

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEP) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) é o órgão superior de coordenação e supervisão das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Quem o preside é o

  • a) reitor.
  • b) pró-reitor de Assuntos Estudantis.
  • c) pró-reitor de Ensino de Graduação.
  • d) pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação.
#169593
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(1,0) 5 - 

Com relação à organização e gestão de documentos e arquivos, analise as afirmativas a seguir.

I. O arquivo deve oferecer garantia de precisão na consulta a documentos e assegurar a localização de qualquer documento arquivado ou de qualquer documento que tenha sido dele retirado.

II. O arquivo deve apresentar condições mínimas de segurança, incluindo-se medidas de prevenção contra incêndio, extravio, roubo e deterioração.

III. O número e a variedade de documentos de uma instituição exigem necessariamente um arquivo complexo e de difícil entendimento para os usuários.

IV. O arquivo deve acompanhar o desenvolvimento ou crescimento da instituição, ajustando-se ao aumento do volume e à complexidade dos documentos a serem arquivados.

V. As normas de classificação dos documentos não devem ser muito rígidas, para facilitar a atividade de arquivamento.

Estão CORRETAS as afirmativas

  • a) I, IV e V.
  • b) II, III e V.
  • c) I, II, IV e V.
  • d) I, II, III, IV e V.
#169594
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(1,0) 6 - 

No que se refere à frequência do uso ou consulta, existem três tipos de arquivos: ativo, inativo e morto.

Os arquivos são inativos quando guardam documentos e papéis

  • a) de frequência de uso, consulta ou referência quase nulas.
  • b) com menor frequência de uso, consulta ou referência.
  • c) constantemente utilizados na organização.
  • d) que não devem ser do conhecimento do público em geral.Responder
#169595
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(1,0) 7 - 

Considerando a redação de correspondência e atos oficiais, analise as afirmativas a seguir e assinale-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O emprego do pronome de tratamento “Vossa Excelência" é usado para autoridades diversas do Poder Executivo, tais como Presidente da República, Ministros de Estado, Procurador Geral da República e Governadores de Estado e do Distrito Federal.

( ) O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é “Excelentíssimo Senhor" e, para as demais autoridades, usa-se o vocativo “Senhor".

( ) O uso do pronome de tratamento “Vossa Magnificência", empregado por força da tradição, é adequado em comunicações dirigidas a reitores e vice-reitores de universidades.

( ) “Doutor" não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Portanto, deve-se evitar usá-lo indiscriminadamente.

( ) O uso do pronome de tratamento “Vossa Senhoria" é indicado para autoridades como Deputados, Senadores, Juízes e Desembargadores.

Assinale a opção que contempla a sequência CORRETA.

  • a) F, V, F, F e F.
  • b) F, F, V, V e V.
  • c) V, F, V, F e V.
  • d) V, V, F, V e F.
#169596
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(1,0) 8 - 

O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República, deve-se utilizar o seguinte fecho:

  • a) Saudações.
  • b) Cordialmente.
  • c) Atenciosamente.
  • d) Respeitosamente.
#169597
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(1,0) 9 - 

A redação oficial é a maneira peculiar de redigir, seguindo normas e técnicas estabelecidas.

Das características relacionadas a seguir, a única que NÃO pode ser considerada na elaboração da redação oficial é

  • a) a uniformidade.
  • b) a pessoalidade.
  • c) a clareza e a concisão.
  • d) o uso do padrão culto de linguagem.
#169598
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(1,0) 10 - 

Prestar um atendimento de qualidade ao público, em geral, é dever de todo servidor público.

Pode-se dizer que as opções a seguir são fundamentais para a qualidade do atendimento ao público, EXCETO

  • a) a brevidade da resposta.
  • b) a cortesia no atendimento.
  • c) o tratamento com intimidade.
  • d) a limpeza e organização do local de trabalho.
#169599
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(1,0) 11 - 

Analise os itens a seguir, referentes ao que é vedado ao servidor público, de acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994.

I. Solicitar ou receber qualquer tipo de ajuda financeira para o cumprimento da sua missão.

II. Alterar o teor de documentos que deva encaminhar para providências.

III. Fornecer informações privilegiadas, obtidas dentro do seu ambiente de serviço, a um amigo de infância.

IV. Desviar servidor público para atendimento a interesse particular.

V. Permitir que simpatias ou antipatias interfiram no trato com o público ou com colegas.

Estão CORRETOS os itens

  • a) I, II e IV.
  • b) I, III e IV.
  • c) I, II, III e IV.
  • d) I, II, III, IV e V.
#169600
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(1,0) 12 - 

Conforme disciplinado pelo Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, Laurinda Mathias, servidora pública federal lotada no Ministério da Educação, tem deveres fundamentais a cumprir.

Analise as opções a seguir e assinale a que NÃO se refere a esses deveres fundamentais.

  • a) Utilizar-se, a todo tempo, das vantagens funcionais que lhe sejam atribuídas.
  • b) Participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções.
  • c) Tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público.
  • d) Resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem a obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas, em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas, e denunciá-las.
#169601
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(1,0) 13 - 

Genésio Tavares, servidor público efetivo da Universidade Federal de São João delRei (UFSJ), retirou do seu local de trabalho, sem estar legalmente autorizado, 20 folhas de papel ofício para que seu filho pudesse fazer um trabalho de escola.

Sobre o fato acima, é CORRETO afirmar que Genésio

  • a) praticou conduta vedada pelo Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.
  • b) não cometeu nenhuma infração ética prevista no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.
  • c) por ser servidor de universidade, não está sujeito ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.
  • d) não teve comportamento antiético, uma vez que ele retirou apenas 20 folhas de papel ofício.
#169602
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(1,0) 14 - 

Segundo Idalberto Chiavenato, a liderança é um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações. Com relação à liderança, analise as afirmativas a seguir.

I. Liderança é a habilidade de influenciar pessoas em direção ao alcance das metas organizacionais.

II. Liderança é uma característica exclusiva das pessoas que ocupam cargos de chefia.

III. Um líder democrático caracteriza-se por delegar autoridade aos subordinados, orientando e incentivando a participação de todos.

IV. O líder autocrático centraliza todas as decisões sem pedir a participação dos seus subordinados.

V. O estilo liberal é aquele em que o líder dá maior liberdade aos subordinados, ficando com a função de responder às dúvidas dos funcionários e fornecer os recursos necessários para o trabalho.

Estão CORRETAS as afirmativas

  • a) I, IV e V.
  • b) II, III e V.
  • c) I, III, IV e V.
  • d) I, II, III, IV e V.
#169603
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(1,0) 15 - 

A administração de compras ou gestão de compras é a atividade responsável pela aquisição de materiais e matérias-primas dentro de uma empresa de acordo com as políticas específicas de cada organização.

Entre os fatores básicos que fazem parte de uma operação de compras de uma organização, NÂO se enquadra

  • a) o preço do material.
  • b) a distribuição do material.
  • c) o prazo de entrega do material.
  • d) a especificação, quantidade e qualidade do material.