Simulado UFSC | Técnico em Assuntos Educacionais | CONCURSO
SIMULADO UFSC | TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFSC para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Coperve-UFSC para o concurso UFSC. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFSC | Técnico em Assuntos Educacionais contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFSC.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #50622
- Banca
- COPERVE-UFSC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFSC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Podemos afirmar, segundo Saviani (2010), que a descontinuidade é uma das características estruturais mais fortemente expressas nos processos de:
- a) regras de matrículas no ensino superior e de financiamento.
- b) definição de seleção de professores para o ensino superior e médio.
- c) definição da autonomia universitária e nas políticas de extensão.
- d) definição dos currículos de graduação e pós-graduação.
- e) políticas públicas em nosso país.
- #50623
- Banca
- COPERVE-UFSC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFSC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Segundo Saviani (2017), existe uma distinção entre os conceitos de inovação e transformação, considerando que, se toda transformação é inovação, nem toda inovação é transformação. O conceito de transformação remete à mudança da própria forma, isto é, da essência do fenômeno ao qual se refere. Portanto, uma teoria transformadora da educação é empenhada não apenas em mudar os meios, os procedimentos, os métodos de ensino, mas a própria finalidade da educação, articulando-a com a transformação social, isto é:
- a) com a mudança estrutural da sociedade.
- b) com as reformas de ensino e diretrizes curriculares.
- c) com os processos avaliativos oficiais.
- d) com programas de formação de professores que priorizem sua atuação científica e pedagógica.
- e) com projetos de inovação curricular na graduação.
- #50624
- Banca
- COPERVE-UFSC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFSC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Com relação ao desenvolvimento do processo de planejamento estratégico em universidades, identifique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Como em outros modelos de administração utilizados pelas universidades em processos de mudanças gerenciais, o planejamento estratégico tem seus fundamentos na literatura sobre gestão empresarial.
( ) As características peculiares das instituições universitárias não geram a necessidade de introduzir adaptações na metodologia para que o planejamento estratégico seja utilizado com sucesso, pois ele não difere do realizado em empresas ou em instituições sem fins lucrativos.
( ) O planejamento estratégico trabalha com um horizonte de curto prazo que termina por se confundir com o horizonte do plano ou, muitas vezes, das propostas orçamentárias e das disponibilidades financeiras.
( ) Com base em um processo participativo de conhecimento e na análise dos pontos fortes e dos pontos fracos internos à organização e do estudo das oportunidades e restrições do ambiente externo, o planejamento estratégico estabelece estratégias, ou seja, os meios e ações integradas que visam a alcançar os objetivos e metas estabelecidas para o cumprimento da missão da organização.
- a) V - V - F - V
- b) V - F - F - V
- c) V - F - V - V
- d) F - F - F - F
- e) F - V - V - F
- #50625
- Banca
- COPERVE-UFSC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFSC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Segundo Luckesi (2011, p. 19), "o ato pedagógico, composto de três elementos, inicia-se com o estabelecimento de metas, com o planejamento. Sob sua guia, segue a execução que, dialeticamente, soma-se à avaliação, para que se produza o resultado desejado." A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Para que se possa trabalhar na busca e na construção de resultados satisfatórios da aprendizagem, necessita-se de clareza quanto às finalidades, quanto aos resultados que desejamos buscar e quanto a quem eles servem e/ou servirão, o que, em síntese, significa estabelecer um projeto filosófico-político para essa ação.
II. A ação pedagógica produtiva assenta-se sobre o conhecimento da realidade da aprendizagem do educando, conhecimento esse que subsidia decisões, seja para considerar que a aprendizagem já está satisfatória, seja para reorientá-la, se necessário, para a obtenção de um melhor desempenho do educando.
III. Um educador que avalia tem noção clara de que a aprendizagem depende exclusivamente do próprio educando, interessando ao avaliador apenas o desempenho presente do educando, como decorrente do que já aprendeu.
IV. A avaliação da aprendizagem pode subsidiar o educador, se necessário, em sua atividade de gestor do ensino, visto que lhe permite reconhecer a eficácia ou a ineficácia de seus atos e dos recursos pedagógicos utilizados.
V. No processo da avaliação da aprendizagem é válido só o que ocorre no presente, aqui e agora, em decorrência de um passado de aprendizagens. O passado é tomado como o tempo em que o estudante teve oportunidade de aprender; se não aprendeu, a responsabilidade é dele.
- a) Somente as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
- b) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
- c) Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
- d) Somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas
- e) Todas as afirmativas estão corretas.
- #50626
- Banca
- COPERVE-UFSC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFSC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Identifique se os itens abaixo são verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Lei n. 10.861/2004), ao promover a avaliação de instituições, de cursos de graduação e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar:
( ) avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos.
( ) o caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos.
( ) o respeito à identidade e à diversidade de instituições e de cursos.
( ) a participação do corpo discente, docente e técnico-administrativo das instituições de educação superior e da sociedade civil, por meio de suas representações.
- a) F - V - V - F
- b) F - V - F - V
- c) V - V - V - V
- d) V - F - V - F
- e) F - F - F - F