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Simulado UFSC | Técnico em Assuntos Educacionais | CONCURSO

Simulado UFSC | Técnico em Assuntos Educacionais

SIMULADO UFSC | TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFSC para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Coperve-UFSC para o concurso UFSC. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFSC | Técnico em Assuntos Educacionais contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFSC.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#50607
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(1,0) 1 - 

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase abaixo, referente à Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

 

Após cada _____________ de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, _____ a respectiva remuneração por até _________, para participar de curso de capacitação profissional.

 

  • a) triênio - com - três meses
  • b) quinquênio - sem - um ano
  • c) quinquênio - com - três meses
  • d) triênio - com - seis meses
  • e) quinquênio - sem - seis meses
#50608
Banca
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UFSC
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(1,0) 2 - 

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo, relativas ao Estatuto da Universidade Federal de Santa Catarina, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

 

( ) Os cursos de pós-graduação stricto sensu serão vinculados às unidades com que tenham mais afinidades e terão por finalidade desenvolver e aprofundar a formação adquirida nos cursos de graduação, conduzindo aos graus de mestre e de doutor.

( ) Os cursos de especialização e de aperfeiçoamento, promovidos pela Universidade em nível de pós-graduação, terão por objetivo desenvolver e aprofundar setores limitados de conhecimento ou técnicas correspondentes a cursos de graduação e melhorar os conhecimentos já adquiridos, respectivamente.

( ) Os cursos de atualização terão por objetivo renovar os conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação e pós-graduação na linha da educação permanente, podendo ser abertos a estudantes e graduados.

( ) Os cursos de extensão terão como objetivo difundir a cultura, conhecimentos e técnicas de trabalho à comunidade.

  • a) V - V - V - V
  • b) F - F - F - V
  • c) V - V - F - V
  • d) V - F - V - F
  • e) F - F - V - F
#50609
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(1,0) 3 - 

No que se refere ao conteúdo do Estatuto da Universidade Federal de Santa Catarina, identifique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

 

( ) A administração superior efetivar-se-á por intermédio de dois conjuntos de órgãos: deliberativos centrais e executivos centrais.

( ) Os órgãos executivos centrais são compostos por reitoria, vice-reitoria e secretarias.

( ) O Conselho Universitário tem como competência reformar o Estatuto e, para tal, necessita de três quintos do total de seus membros.

( ) A finalidade da educação superior é estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.

  • a) V - V - F - V
  • b) F - F - V - V
  • c) V - F - V - F
  • d) F - V - V - F
  • e) F - V - F - V
#50610
Banca
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(1,0) 4 - 

Com relação aos currículos e programas de graduação determinados pelo Regimento Geral da Universidade Federal de Santa Catarina, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

 

I. O currículo pleno será elaborado pelo colegiado do curso de graduação, ouvidos os departamentos envolvidos e o conselho da unidade ao qual o curso está vinculado, e aprovado pela Câmara de Graduação.

II. O currículo pleno é constituído por disciplinas desdobradas de matérias do currículo mínimo do curso, fixadas pela Câmara de Graduação, e por disciplinas complementares obrigatórias.

III. O plano de ensino de cada disciplina será elaborado pelo respectivo professor ou grupo de professores e, depois de submetido ao departamento, será aprovado pelo colegiado de curso.

  • a) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
  • b) Nenhuma afirmativa está correta.
  • c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
  • d) Todas as afirmativas estão corretas.
  • e) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
#50611
Banca
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(1,0) 5 - 

Com relação às atividades de pesquisa e extensão universitárias, de acordo com a Resolução Normativa nº 47/CUn/2014 e a Resolução Normativa nº 88/2016/CUn, é correto afirmar que:

  • a) os projetos de pesquisa desenvolvidos na Universidade Federal de Santa Catarina dividem-se em dois tipos quanto à forma de financiamento: sem financiamento ou com financiamento de agências de fomento internacionais, federais, estaduais ou municipais.
  • b) a extensão é a forma principal para a produção de conhecimento e inovação na universidade, idealmente através da transversalidade e da interdisciplinaridade, e é fundamental na formação e qualificação do seu corpo docente, técnico-administrativo e discente.
  • c) a extensão universitária é realizada prioritariamente por meio de projeto de extensão, o qual constitui um conjunto de ações de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico, prazo determinado e com vinculação a um programa.
  • d) projeto de pesquisa é uma proposta de investigação com prazo inicial e final definidos, fundamentada em objetivos específicos e metodologias apropriadas, visando à obtenção de resultados, à geração de novos conhecimentos e/ou à ampliação de conhecimentos existentes, à colocação de elementos novos em evidência ou à refutação de conhecimentos existentes.
  • e) a coordenação de projetos de extensão pode ser realizada somente por servidores docentes integrantes do quadro de pessoal da Universidade Federal de Santa Catarina, os quais podem ser efetivos ou aposentados, e deverá ser compatível com as atribuições inerentes ao seu cargo.
#50612
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(1,0) 6 - 

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase abaixo que se refere às atividades de pesquisa, de acordo com o art.10 da Resolução Normativa nº 47/CUn/2014.

 

Poderão participar das atividades de pesquisa os servidores __________ integrantes do quadro de pessoal da universidade, alunos regularmente matriculados em curso de educação básica, de graduação e de pós-graduação, professores e pesquisadores __________ à UFSC e professores, pesquisadores e/ou técnicos de outras instituições de ensino, de pesquisa ou de ________ conveniadas com a UFSC.

 

  • a) docentes - externos - instituições públicas
  • b) docentes - internos - empresas
  • c) docentes e técnico-administrativos - vinculados legalmente - instituições públicas
  • d) docentes e técnico-administrativos - internos - instituições privadas
  • e) docentes e técnico-administrativos - vinculados legalmente - empresas
#50613
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(1,0) 7 - 

Com relação ao registro e à tramitação de ações de extensão universitária, conforme o art. 8 da Resolução nº 88/2016/CUn, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

 

I. Qualquer órgão ou instância da universidade poderá ser responsável, tais como departamentos, centros de ensino, órgãos administrativos ou órgãos suplementares.

II. As ações de extensão poderão ser aprovadas durante o primeiro mês de sua execução, excepcionalmente.

III. Quando a ação de extensão envolver servidores de mais de um departamento ou equivalente, deverá ser apreciada pelo principal órgão envolvido.

 

  • a) Somente a afirmativa I está correta.
  • b) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
  • c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
  • d) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
  • e) Todas as afirmativas estão corretas.
#50614
Banca
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(1,0) 8 - 

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da afirmativa abaixo.

 

Segundo Sguissard (2015), constata-se que o Estado, tendo ideológica e operacionalmente dificuldade de apostar no investimento maciço na educação superior, tem buscado, via políticas focais de curto alcance, tais como _________ e _________, garantias de alguma igualdade de condições de acesso, mas que não preveem igualdade de condições de permanência e, em especial, de sucesso no mercado de trabalho.

 

 

  • a) PROUNI - FIES
  • b) PIBID - SINAES
  • c) ENADE - INEP
  • d) ENEM - SINAES
  • e) PROUNI - PIBIC
#50615
Banca
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(1,0) 9 - 

Segundo Severino (2013, p. 46), "a formação que se espera que a universidade forneça aos estudantes de todas as áreas, independentemente de sua especialização profissional, é o desenvolver, o suscitar e o amadurecer de uma capacidade de reflexão integradora das significações, de modo que todo profissional se torne um ‘pensador', não no sentido de uma especialização separada, mas como alguém que tenha desenvolvido sua sensibilidade intelectual à condição de sua existência histórica, como pessoa inserida num tempo histórico e num espaço social, tornando-se o mais capaz possível de inserir o microssentido de seu existir pessoal no macrossentido de seu existir social, passando a viver nas coordenadas de um projeto comum." Considerando essa afirmação, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A educação deve proporcionar a mediação da percepção das relações situacionais e possibilitar a apreensão das intrincadas redes políticas da realidade social, pois só a partir daí poderão os acadêmicos dar-se conta também do significado de suas atividades técnicas e culturais.

II. A educação só se legitima intencionalizando a prática histórica dos homens.

III. A educação só se efetiva priorizando o mercado de trabalho e uma efetiva adequação a ele.

IV. Cabe à educação, no plano da intencionalidade da consciência, desvendar os mascaramentos ideológicos de sua própria atividade, evitando, assim, que se instaure como mera força de reprodução social, tornando-se força de transformação da sociedade.

  • a) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
  • b) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
  • c) Somente a afirmativa I está correta.
  • d) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
  • e) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
#50616
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(1,0) 10 - 

A pedagogia universitária atua no sentido de incentivar que o docente universitário se torne um pesquisador, um participante ativo da construção do projeto pedagógico da sua instituição, se empenhe em trabalhar em equipe, passe a fazer parte de grupos de estudo, adquira uma visão interdisciplinar, entenda o processo de ensino e aprendizagem como construção de saberes e torne sua atuação um contínuo processo de construção ético?profissional (FÁVERO; PAZINATO, 2014). Nesse contexto, podemos indagar: que contribuições a pedagogia universitária pode trazer para a construção de um projeto qualificado de formação docente para o ensino superior? Com relação ao assunto, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

 

( ) São fundamentais a formação contínua e o livre acesso às informações através das novas tecnologias, como ferramentas facilitadoras da construção e reconstrução de novos conhecimentos sobre o fazer pedagógico.

( ) Devem-se evitar os processos avaliativos, pois são sempre geradores de desestabilização, na medida em que criam fissuras em imagens idealizadas.

( ) O corpo docente é um dos principais elementos de uma instituição, pois o professor em sala de aula, através da sua práxis pedagógica, é o protagonista que faz a mediação e constrói o conhecimento em conjunto com os seus alunos, de forma dialógica e dinâmica.

( ) A formação pedagógica não se limita ao desenvolvimento de aspectos práticos, didáticos e metodológicos do fazer docente, mas engloba dimensões éticas, afetivas e político-sociais envolvidas na docência.

( ) A pedagogia universitária deve concentrar-se no domínio dos saberes visando à transmissão ao aluno.

  • a) V - F - V - V - F
  • b) V - V - V - F - F
  • c) F - F - V - V - V
  • d) F - V - F - V - V
  • e) V - F - F - F - F
#50617
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(1,0) 11 - 

Segundo Gamboa (2003), a pesquisa começa com a localização dos problemas. Com base nas situações-problema, explicitam-se as dúvidas, as suspeitas, as indagações e as questões. Essas questões devem ser qualificadas até serem transformadas em perguntas claras e concretas. Dessa forma, essas perguntas serão o ponto de partida da pesquisa e terão a possibilidade de serem respondidas. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

 

I. Uma boa revisão de literatura considera os resultados de outras pesquisas sobre a mesma problemática.

II. Há a necessidade de seleção e definição das fontes que serão utilizadas na elaboração das respostas.

III. Justifica-se uma pesquisa quando as respostas para os problemas não estão dadas ou quando as respostas oferecidas pelos saberes acumulados na literatura científico-filosófica, ou por pesquisas anteriores, não são satisfatórias nem suficientes para esclarecer ou diagnosticar a problemática abordada.

IV. Os resultados devem ser possíveis à luz dos referenciais teóricos localizados nas tradições disciplinares e nas abordagens epistemológicas.

V. Deve-se evitar reduzir a pesquisa a uma mediação técnica sem antes compreender os problemas a serem pesquisados.

 

  • a) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • b) Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
  • c) Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas.
  • d) Todas as afirmativas estão corretas.
  • e) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
#50618
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(1,0) 12 - 

"Já não é mais suficiente para a universidade e para a formação de profissionais conhecimentos disciplinares, congelados, estabelecidos em disciplinas fechadas, estanques. O conhecimento que se exige hoje do profissional é um conhecimento interdisciplinar, que integre áreas de conhecimentos, ciências, novas pesquisas, diferentes perspectivas para entender melhor as realidades e os fenômenos com os quais nos encontramos dia a dia. Todo fenômeno humano é por si interdisciplinar e não se resolve, não se encaminha apenas com respostas de uma disciplina ou de disciplinas justapostas. Adquirir informações e construir conhecimento de forma interdisciplinar é uma exigência" (MASETTO; NONATO; MEDEIROS, 2017, p. 208).

 

Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

 

I. A produção de um conhecimento interdisciplinar foi grandemente incentivada pela revolução das tecnologias de informação e comunicação, que permitiu a aproximação das áreas de conhecimento, o diálogo entre as ciências exatas, as ciências da natureza, as ciências humanas e os demais campos do saber.

II. A atuação em equipe em campos de estágio e em atividades profissionais trouxe a perspectiva de se pensar em currículos inovadores, nos quais profissionais de áreas afins possam construir colaborativamente a própria formação teórica. Dessa forma, aprendem a pensar e a atuar integradamente, produzindo uma intervenção interprofissional.

III. O êxito de um projeto de currículo inovador depende da formação de um grupo de professores, gestores, alunos e funcionários que, comprometidos como grupo, sintam a necessidade urgente de mudar e de buscar uma resposta de inovação para os cursos de graduação que não mais respondem à formação contemporânea de profissionais.

 

  • a) Somente a afirmativa I está correta.
  • b) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
  • c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
  • d) Nenhuma afirmativa está correta.
  • e) Todas as afirmativas estão corretas.
#50619
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(1,0) 13 - 

"O espaço entre a escola e a universidade é um profundo e fértil caminho a ser percorrido pelos estudantes, a ser pesquisado pelos acadêmicos e a ser acompanhado, aferido e aprimorado pela estrutura de gerenciamento das políticas públicas educacionais" (CARMO et al., 2014, p. 323). Considerando o cenário anunciado acima, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

 

I. O ensino médio e o ensino superior precisam ser vistos como níveis complementares.

II. Universalizar o ensino com qualidade exige o estabelecimento de metas relacionadas à infraestrutura física e pedagógica das instituições educacionais

III. A deficiência registrada nas escolas públicas não pode ser compensada pela reconhecida qualidade das universidades públicas. A excelência de um nível de ensino precisa atingir o outro.

IV. As reformas educacionais de cada nível de ensino devem ser independentes e livres de compromissos prévios.

V. As políticas de expansão das vagas no ensino universitário esbarram na falta de preparação de uma parcela grande dos egressos do ensino médio.

 

  • a) Somente as afirmativas I, II, III e V estão corretas.
  • b) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
  • c) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
  • d) Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.
  • e) Todas as afirmativas estão corretas.
#50620
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(1,0) 14 - 

Segundo Libaneo (2009), há uma estreita relação entre a qualidade de ensino na universidade e o trabalho docente realizado em sala de aula. A premissa é muito simples: o núcleo de uma instituição universitária é a qualidade e a eficácia dos processos de ensino e aprendizagem, que, alimentados pela pesquisa, promovem melhores resultados de aprendizagem dos alunos. Em outras palavras, a universidade existe para que os alunos aprendam conceitos, teorias; desenvolvam capacidades e habilidades; formem atitudes e valores e se realizem como profissionais-cidadãos. É para isso que são formulados, em termos pedagógicos:

  • a) a previsão de provas bimestrais, o controle da frequência, as atividades de extensão e o estabelecimento de linhas de pesquisa.
  • b) o plano de gestão de matrículas, o plano de gestão dos egressos, os currículos e os processos de avaliação.
  • c) o plano de valorização da marca institucional, os planos de ensino, a integração entre planejamento e gestão e a integração entre estratégia e estrutura.
  • d) os projetos pedagógicos, os planos de ensino, os currículos e os processos de avaliação.
  • e) os projetos pedagógicos, o controle de frequência, os currículos e o plano de gestão dos egressos.
#50621
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(1,0) 15 - 

Veiga (2011), ao apresentar o que pensam diferentes autores sobre a docência na educação superior, insere a perspectiva de Zabalza (2004), que apresenta três grandes dimensões na definição do papel docente, sinteticamente apresentadas a seguir:

 

• uma dimensão profissional, que envolve os componentes essenciais que definem uma profissão: suas exigências, construção da identidade profissional, principais dilemas, necessidade de formação inicial e permanente etc.;

• uma dimensão pessoal, que considera alguns aspectos importantes da docência: tipo de envolvimento e compromisso pessoal característico da profissão, ciclos de vida e situações pessoais que afetam os professores, problemas de ordem pessoal, fontes de satisfação e insatisfação no trabalho;

• uma dimensão administrativa, relacionada aos aspectos contratuais, como os sistemas de seleção e formação, os incentivos, as condições e regime de trabalho.

 

Essas dimensões não são excludentes, e alguns dos aspectos que são tratados no bojo de uma dimensão poderiam ser trabalhados no de outra. Dito em termos simples, as dimensões são intercomplementares. A esse respeito, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta a respeito do perfil do docente da educação superior.

 

I. Conhecer os estudantes, a disciplina e o ensino de forma geral.

II. Possuir conhecimento didático, do contexto histórico-político e experiencial.

III. Possuir conhecimento que extrapola os limites da disciplina de seu campo científico para adquirir também habilidades complexas necessárias à condução do ensino.

IV. Apresentar didática especial que deve corresponder a cada ciência ou disciplina específica, objeto de um determinado ensino. Isso supõe que toda ciência ou disciplina teria implícitas estratégias didáticas, ao lado das científicas ou investigativas, para serem concretizadas em aula. Há uma identificação da didática com o conhecimento específico.

V. Reconhecer que o saber pedagógico nem sempre está em conexão com o saber epistemológico.

 

  • a) Somente os itens I, III e V estão corretos.
  • b) Somente os itens II, III e V estão corretos.
  • c) Todos os itens estão corretos.
  • d) Somente os itens IV e V estão corretos.
  • e) Somente os itens I e IV estão corretos.